Seg. Especial - Depressão «Dina» e «Érica» 28 Jan/2 Fev 2009



Peixoto

Cirrus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
53
Local
Viseu (500 metros)
Bom dia.

Hoje, pela manhã, no trajecto Viseu-Lamego dominou a chuva miudinha e vento moderado. A temperatura rondou os 9ºC. Agora (8.30H) são visíveis algumas abertas esparsas. por onde passam alguns raios de sol, mas o céu encontra-se bastante carregado com nuvens de elevado desenvolvimento vertical.

Pelas cartas sinópticas parece-me provável que ocorra alguma queda de neve nas terras altas para o fim-de-semana e início da próxima. Dada a descida de temperatura para o final da semana, penso que há a possibilidade de queda de neve para a zona da A24, junto a Bigorne (1000 metros de altitude) na próxima 2ª feira. Confirmam?

Abraços
 

PedroNTSantos

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
514
Local
Covilhã [562m]/Algoz (Silves)[49m]
Previsão de precipitação do serviço meteorológico da Marinha Norte-americana para as 108 h (4,5 dias):

ngp10prp108europeg.gif


E previsão de queda de neve para o início da próxima semana segundo o IM espanhol:

Semttulo.jpg


São previsões e tudo o que seja a mais de 2/3 dias tem um elevado grau de incerteza, mas não deixam de ser tendências de dois "sites" que considero terem informação muito rigorosa de acordo com o actual estado da ciência meteorológica (com toda a variabilidade que esta tem por natureza).

NOTA: As cotas de neve que o nosso IM está a colocar para a próxima 6ª-feira e início de Sábado parecem-me muito baixas quando comparadas com as do IM espanhol para as zonas fronteiriças. Alguém tem dados suplementares sobre esta situação em concreto?
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Até já o meteorologista Costa Teso pede sol :lmao: anda já tudo enjoado com tanta chuva, e soubessem ainda o que os espera ainda ficavam pior :lmao:

Por cá já acumulei 1 mm, estou com 13.2ºC e vento fraco.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Bom dia!

Por Coimbra chuva fraca, e assim vai desde ontem... Mas como o nosso caro Iceworld referiu anteriormente (e bem) existe um nível de saturação dos solos já significativo... Não pude deixar de notar ontem, até com alguma surpresa, algumas acumulações de água junto às bermas, reactivação de mini cascatas em alguns terrenos, e o barulho intenso de deslocamento de águas em lençóis subterrâneos junto a sarjetas...
Mas vamos crer que teremos um evento significativo sem problemas de maior! Cá estaremos a fazer o acompanhamento necessário :)
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Bom dia!
Logo duas meninas?!? O sonho de qualquer homem (metereologicamente falando, claro...:D:D)!!
O dia amanhece chuvoso, alternando entre a morrinha e a chuva fraca.
Em relação a temperaturas, sigo com 14.4ºC, enquanto que a mínima foi de 13.2ºC.
O vento está fraco a moderado, e a pressão nos 1022hpa...
 

PDias

Cumulus
Registo
29 Jan 2008
Mensagens
333
Local
Torres Vedras
Bom dia!

Por Coimbra chuva fraca, e assim vai desde ontem... Mas como o nosso caro Iceworld referiu anteriormente (e bem) existe um nível de saturação dos solos já significativo... Não pude deixar de notar ontem, até com alguma surpresa, algumas acumulações de água junto às bermas, reactivação de mini cascatas em alguns terrenos, e o barulho intenso de deslocamento de águas em lençóis subterrâneos junto a sarjetas...
Mas vamos crer que teremos um evento significativo sem problemas de maior! Cá estaremos a fazer o acompanhamento necessário :)

Bom dia,

é verdade Vitamos, eu também tenho vindo a notar uma elevada saturação dos solos por aqui, ainda ontem à noite fui dar uma breve volta pelo meu terreno, e este encontra-se muito empapado, chegando a haver certos pontos que fiquei com os botins enterrados quase até à canela, e a água ouve-se a correr constantemente, e já quase de há duas semanas para cá que venho a notar no trajecto casa-trabalho (Merceana - Santa Iria de Azoia) alguns lençois de água provenientes dos terrenos a atravessar as estradas.
A noite foi de chuviscos e continua, a temperatura oscilou entre os 11ºC e os 13ºC, e o vento foi e continua fraco.
Vamos aguardar pelo que estas "meninas" nos trazem.
Um bom dia para todos e até logo:thumbsup:
 

redragon

Cumulus
Registo
5 Nov 2006
Mensagens
242
Local
Elvas
No dia 01 de Fevereiro parace que as coisas vão aquecer aqui na parte centro/sul do país. Acham que será algo preocupante ou não?
 

ferreirinha47

Cumulus
Registo
12 Jan 2009
Mensagens
212
Local
figueiras 179m / Leiria
bom dia, por leiria morrinha desde ontem, infelizmente nao posso registrar valores ( a crise nunca mais me deixa comprar a minha estação):lol:esperemos então pelas duas meninas que pelos modelos postados, podem trazer algo de significativo acredito mais para domingo,
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Bom dia!
Logo duas meninas?!? O sonho de qualquer homem (metereologicamente falando, claro...:D:D)!!
O dia amanhece chuvoso, alternando entre a morrinha e a chuva fraca.
Em relação a temperaturas, sigo com 14.4ºC, enquanto que a mínima foi de 13.2ºC.
O vento está fraco a moderado, e a pressão nos 1022hpa...

E neste momento mantém-se esse tempo... :)