Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Caros amigos,

Se isto não é grave, o que será?

Rtavn908.png


Fonte: Wetterzentrale

E
gfs-0-90_kwc8.png
e
gfs-0-96_nsi0.png


Fonte: Meteociel

A única certeza é que os meios da protecção civil têm de estar alerta! :p

E Já agora deixo uma achega: Preia-Mar por volta das 6:45 da madrugada!
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
A depressão Érica cavou mais na run GFS 06Z. Mas atenção que ainda faltam muitas horas. Uma certeza já temos, não vai estar um lindo dia de sol.

com esses amounts de precipitação e com a permanencia de valores elevados de rain-rate por varias horas......nem sei:shocking::shocking:
com essa intabilidade até pode rebentar uma celula e provocar uma situação igual ou pior que fev de 2008.....:surprise: e a primeira frente tambem é forte:shocking::eek:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Não me admirava nada que afinal a depressão entrasse pela zona noroeste da península - é óbvio que deixando muita chuva e vento mas na zona centro e não tanto a sul.
Esperemos pelas próximas runs
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
com esses amounts de precipitação e com a permanencia de valores elevados de rain-rate por varias horas......nem sei:shocking::shocking:
com essa intabilidade até pode rebentar uma celula e provocar uma situação igual ou pior que fev de 2008.....:surprise: e a primeira frente tambem é forte:shocking::eek:

Manter a calma em primeiro lugar meu caro! Podem existir "n" situações, mas nunca podemos lançar pânicos nem medos exagerados, sobretudo a quem nos vier aqui visitar!

Situação a merecer toda a atenção sim, sem dúvida! Pode gerar situações pontualmente complicadas: SIM, ninguém o negou! Mas acima de tudo avisar, prevenir, sem alarmar! E para isto precisamos da responsabilidade e cooperação de todos!
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Com os solos já tão saturados e com o degelo da neve nas serras em alguns locais a ajudar é de prever uma situação algo complicada ao nivel dos rios e ribeiras!

Penso que mais que o vento serão as quantidades de precipitação que podem causar problemas!Mas só seguindo em directo pelo satélite o acontecimento poderemos ter a certeza sobre a gravidade( ou não ) da situação que se avizinha!

Uma coisa é certa , esta chuvinha que tem caído já não está a ser bem absorvida pelos solos, já há locais ( terrenos agricolas) que estão a ficar com grandes poças/empapados...
 

vinc7e

Nimbostratus
Registo
30 Nov 2008
Mensagens
1,045
Local
Vila Verde
com esses amounts de precipitação e com a permanencia de valores elevados de rain-rate por varias horas......nem sei:shocking::shocking:
com essa intabilidade até pode rebentar uma celula e provocar uma situação igual ou pior que fev de 2008.....:surprise: e a primeira frente tambem é forte:shocking::eek:

O que aconteceu em fevereiro de 2008??

Não me lembro de nada extraordinario :huh:
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Com os solos já tão saturados e com o degelo da neve nas serras em alguns locais a ajudar é de prever uma situação algo complicada ao nivel dos rios e ribeiras!

Penso que mais que o vento serão as quantidades de precipitação que podem causar problemas!Mas só seguindo em directo pelo satélite o acontecimento poderemos ter a certeza e a gravidade( ou não ) da situação que se avizinha!

Uma coisa é certa , esta chuvinha que tem caído já não está a ser bem absorvida pelos solos, já há locais ( terrenos agricolas) que estão a ficar com grandes poças/empapados...

Essa situação sendo de madrugada e coincidindo com a preia-mar pode causar problemas...
 

vinc7e

Nimbostratus
Registo
30 Nov 2008
Mensagens
1,045
Local
Vila Verde
Pelo que fui vendo em vários sites, todos apontam para uma entrada fria
e seca de leste após estas duas depressões (la para 2ª feira).

A partir de terça regressam as nuvens, ainda de leste, o que poderá
originar algo parecido com o de 9 de jan, mas em menor escala já que
o frio instalado não será tanto como nesse acontecimento...
 

José C

Cirrus
Registo
14 Jan 2009
Mensagens
21
Local
Loures
Pelo que fui vendo em vários sites, todos apontam para uma entrada fria
e seca de leste após estas duas depressões (la para 2ª feira).

A partir de terça regressam as nuvens, ainda de leste, o que poderá
originar algo parecido com o de 9 de jan, mas em menor escala já que
o frio instalado não será tanto como nesse acontecimento...

É pena porque de repente fiquei com esperança de que a baixa de temperaturas para esses dias fosse suficiente para ver neve por aqui, tal como no ano passado…:disgust:
De momento 15 ºC (Sacavém).
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Com os solos já tão saturados e com o degelo da neve nas serras em alguns locais a ajudar é de prever uma situação algo complicada ao nivel dos rios e ribeiras!

Penso que mais que o vento serão as quantidades de precipitação que podem causar problemas!Mas só seguindo em directo pelo satélite o acontecimento poderemos ter a certeza sobre a gravidade( ou não ) da situação que se avizinha!

Uma coisa é certa , esta chuvinha que tem caído já não está a ser bem absorvida pelos solos, já há locais ( terrenos agricolas) que estão a ficar com grandes poças/empapados...

Também há a situação da queda de árvores, os terrenos no estado em que estão não permitem tanta resistência.
Devemos estar atentos, tomar as devidas precauções e acompanhar a situação sem alarmismo.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Continua a mostrar um cenário muito interessante tanto para sexta como para a madrugada de domingo principalmente ;) depois vejo já em mais do que um modelo algo que poderá ganhar forma que é a depressão de domingo ser empurrada para Este e arrasta uma massa fria a 500hpa pelo norte de Espanha que vai ser absorvida por uma depressão a NE da PI que irá fazer com que esta ganhe muita força e nos venha a afectar dia 4, é uma possibilidade em aberto.
 

Perfect Storm

Cumulus
Registo
1 Set 2008
Mensagens
273
Local
Vieira de Leiria (Casal dos Lobos) 20m
Manter a calma em primeiro lugar meu caro! Podem existir "n" situações, mas nunca podemos lançar pânicos nem medos exagerados, sobretudo a quem nos vier aqui visitar!

Situação a merecer toda a atenção sim, sem dúvida! Pode gerar situações pontualmente complicadas: SIM, ninguém o negou! Mas acima de tudo avisar, prevenir, sem alarmar! E para isto precisamos da responsabilidade e cooperação de todos!

Concordo a 100%:thumbsup:
 

PedroNTSantos

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
515
Local
Covilhã [562m]/Algoz (Silves)[49m]
Sabendo que estamos a vários dias de distância, com toda a imprevisibilidade associada, alguém tem dados/previsões que confirmem a possibilidade de queda de neve para o início da próxima semana (tal como previsto pelo IM espanhol para localidades fronteiriças):

Semttulo.jpg


P.S. - Por outro lado, haverá realmente possibilidade de queda de neve na próxima sexta, a 600/800 m, tal como previsto pelo nosso IM?