Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009



Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Aqui para Queluz as coisas até estão a ficar bem molhadas para o fim de semana :lmao: espero que metam mais, pra ver se o pessoal acorda :eek: :w00t:

O freemeteo também prevê quantidades razoáveis de precipitação para aqui, à volta dos 90 mm totais acumulados. Se não me engano, estão previstos 50 mm (desses 90) para domingo. :shocking:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
duvida?
parece que nesta run esta a acentuar o cavamento
que dizem::eek:

Mais a Érica do que a Dina... Os níveis de precipitação também parecem estar a subir um pouco. Os ventos ainda não sei. Mais logo com o output GFS do MeteoPT tiraremos as dúvidas... Mas traços largos sim, é uma run que parece intensificar ambas as situações um pouco
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Tal como a run das 06 esta run das 12 volta a intensificar a depressão principalmente pelo que vejo no que toca aos ventos, quanto a precipitação mantém níveis muito elevados em todo o sul.
 

meo

Cirrus
Registo
30 Nov 2008
Mensagens
62
Local
caneças
Mais a Érica do que a Dina... Os níveis de precipitação também parecem estar a subir um pouco. Os ventos ainda não sei. Mais logo com o output GFS do MeteoPT tiraremos as dúvidas... Mas traços largos sim, é uma run que parece intensificar ambas as situações um pouco

obrigado ;)
tambem me deu essa ideia mas fiquei na duvida
poderemos ter uma situaçao um pouco mais complicada pelo que me da a enteder
tambem podera estar a entrar mais frio a 850hpa o que podera levar o pessoal do norte a levar mais um nevao.
estou certo ou errado?:thumbsup:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Destaque para a corrente de sul bastante marcada capaz de produzir rajadas de 100 km /h...durante uma primeira fase de aproximação da depressão!:shocking:

airpressuremm5.png


Hoje é quarta feira e ainda poderá desagravar, mas vista assim como mostra o modelo é de facto uma depressão intensa, vamos aguardar pelas saídas de amanhã e sexta!
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Em termos de vento as primeiras horas da depressão podem ser bastante fortes com rajadas acima dos 100km/h principalmente quando estiver conjugado as isobaras mais juntas com a passagem da frente fria :surprise: depois com a aproximação do centro da depressão entramos numa calmaria!





 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Continua a mostrar um cenário muito interessante tanto para sexta como para a madrugada de domingo principalmente ;) depois vejo já em mais do que um modelo algo que poderá ganhar forma que é a depressão de domingo ser empurrada para Este e arrasta uma massa fria a 500hpa pelo norte de Espanha que vai ser absorvida por uma depressão a NE da PI que irá fazer com que esta ganhe muita força e nos venha a afectar dia 4, é uma possibilidade em aberto.

E pegando nisto que eu disse esta manha, esta run mostra exactamente isto que falei, com o ar frio arrastado para o atlântico pelo deslocamento para Este da Tempestade que nos vai afectar no fim do dia de Sábado e domingo, ar frio esse que vai gerar uma nova depressão potente com novas frentes activas que praticamente podem nem deixar respirar as autoridades de protecção civil que vão andar muito atarefadas nestes dias.claro que isto ainda pode mudar...mas não sei não :rolleyes:
 

JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
No 2ºpainel a run das 12h mostra nova entrada fria para dia 9 de Fevereiro. A entrada prevista para esta segunda/terça-feira deverá ser breve, já que nova frente atlântica com o consequente aumento das temperaturas poder-nos-à atingir a meio da semana que vem. Situações a acompanhar...
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
vamos todos sonhar um pouco?? :p