Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

Defender

Cirrus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
51
Local
Miranda do Corvo - Lousã
Deixo aqui uma reflexão ....

Estando prevista alguma precipitação acima do normal, ou seja muita precipitação num curto espaço de tempo, através dos modelos que foram apresentados o que vai eventualmente originar um aumento rápido do caudal das linhas de água e aumentar as escorrências superficiais uma vez que os solos estão já algo saturados pela precipitação dos ultimos dias ... e partindo do principio que a Autoridade Nacional da Protecção Civil estará já a par da situação não seria vantajoso, e como forma apenas de prevenção e não alarme, avisar já as autarquias para na medida do possivel prever verificações extras de sumidoros, limpeza de linhas de água problemáticas, etc ...... ?????!!!!!

Colocar avisos coloridos no mapa normalmente não resolve e normalmente já não há tempo nem pessoal disponivel para medidas preventivas.....

Apesar de saber que os "posts" se baseiam em modelos e que poderão existir alterações, para melhor ou pior, vou tentar promover alguma prevenção por parte da autarquia no Concelho e tentar minimizar os efeitos ...

Obrigado a todos :thumbsup:
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Comparando as previsões com os modelos sazonais posso dizer que os Z200 e Z700 (pressão atmosferica ??????????) tem uma anomalia muito interessante para este mes de Fevereiro desde os EUA passando por Portugal ...
Em termos de precipitação no dia de hoje tb preve que Fevereiro seja tb muito chuvoso.

PS: Contudo tenho reparado que essa anomalia cada vez tende mais para Norte !!

Fonte: NCEP
 

vinc7e

Nimbostratus
Registo
30 Nov 2008
Mensagens
1,045
Local
Vila Verde
Acho que a questão que se põe é... Quando é que não está prevista precipitação? :lol:

lol

sim mas eu estava-me a referir a partir de segunda feira que é quando supostamente vamos ter uma entrada fria de leste..

...ate lá parece que não ha duvidas quanto a existência de :rain:
 

Bgc

Nimbostratus
Registo
17 Nov 2007
Mensagens
985
Local
Nogueira,Bragança(770m)/Porto
lol

sim mas eu estava-me a referir a partir de segunda feira que é quando supostamente vamos ter uma entrada fria de leste..

...ate lá parece que não ha duvidas quanto a existência de :rain:

Se deres uma vista de olhos em vários sites (se não quiseres ir mais longe, basta o IM), verás que as cotas de neve são já médias a partir de Sexta-feira.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Para esclarecer os últimos post's embora ainda seja um cenário muito irrealista depois de 2ª feira.

Bragança

image1ft5.jpg
 

Camone

Cirrus
Registo
25 Jan 2009
Mensagens
40
Local
Serra do Muradal, a 550m
Nao ha' fome que nao de em fartura, depois de um outono bastante seco finalmente um inverno com com alguma chuva para compensar. A minha estacao Davis Vantage Pro2 Plus (wireless) ja' registou cerca de 350 mm desde Dez. Espero que venha mais, e eu nunca uso guarda-chuva :)

Previsao do total de precipitacao (em mm ou L/m^2) no Sa'bado e Domingo (GFS) e Domingo (JMA):