Construção Radiation Shield ou Abrigo (faça você mesmo)

jr-roberto

Cirrus
Registo
27 Jan 2009
Mensagens
14
Local
Fraiburgo, Santa Catarina - Brasil
Olá pessoal!

Sou novo aqui no fórum. Tenho um sensor da Oregon THGR 228 e gostaria de colocá-lo em um abrigo para melhorar minhas medições. Encontrei este tópico mas ainda assim estou com algumas dúvidas, espero que possam me ajudar.

Há algum problema em comprar pratos pretos? Ainda que eu os pinte de branco depois?

Quntas porcas e anilhas eu preciso para um RS de 10 pratos?
 


Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Olá pessoal!

Sou novo aqui no fórum. Tenho um sensor da Oregon THGR 228 e gostaria de colocá-lo em um abrigo para melhorar minhas medições. Encontrei este tópico mas ainda assim estou com algumas dúvidas, espero que possam me ajudar.

Há algum problema em comprar pratos pretos? Ainda que eu os pinte de branco depois?

Bem-vindo ao MeteoPT, Roberto. ;)

Desde que os pratos fiquem bem pintados de branco e completamente opacos, não haverá problemas com a radiação.
 

Acardoso

Cumulus
Registo
25 Abr 2008
Mensagens
251
Local
Sobreiro-Bustos (Aveiro)
bem vindo ao fórum... como o Daniel disse e muito bem se ficarem bem pintados não deve haver grande problema...eu construí um RS e usei apenas oito porcas e oito anilhas...em vez das porcas para fazer o espaçamento entre os pratos usei tubos com 1cm de altura entre cada prato, e muito mais fácil e fica um melhor trabalho!!!se quiseres ver coloquei algumas fotos neste tópico!!
se precisares de ajuda apita...o pessoal esta cã para ajudar!!!um abraço :thumbsup:
 

jr-roberto

Cirrus
Registo
27 Jan 2009
Mensagens
14
Local
Fraiburgo, Santa Catarina - Brasil
bem vindo ao fórum... como o Daniel disse e muito bem se ficarem bem pintados não deve haver grande problema...eu construí um RS e usei apenas oito porcas e oito anilhas...em vez das porcas para fazer o espaçamento entre os pratos usei tubos com 1cm de altura entre cada prato, e muito mais fácil e fica um melhor trabalho!!!se quiseres ver coloquei algumas fotos neste tópico!!
se precisares de ajuda apita...o pessoal esta cã para ajudar!!!um abraço :thumbsup:

Obrigado Acardoso!

Então, no fórum espanhol que postaram aqui vi que construíram usando estes tubos, mas não entendi. São feitos de que estes tubos e onde os encontro?
 

Acardoso

Cumulus
Registo
25 Abr 2008
Mensagens
251
Local
Sobreiro-Bustos (Aveiro)
Tive mais uma dúvida. Em um outro fórum de meteorologia os foristas recomendam a utilização de uma tampa de ralo no último prato para possibilitar a ventilação do abrigo. Alguém já viu um RS com esta característica? O que acham?


eu nos que fiz, não fiz abertura nenhuma, pois o objectivo principal é proteger o sensor da radiação !!!pelo que li e me explicaram o interior do RS tem que ficar completamente escuro...dai o pormenor do distanciamento entre os pratos!
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Só uma pergunta:
Onde vocês compraram os ferros para o RS? Os que suportam os pratos?:thumbsup:

Oi,

comprei à dias no IZI, antigo mestre Maco, um com 1 metro de comprimento que cortei em 3 pedaços iguais.

Custou 1 euro e pico...:huh:


Ficaram mais caras as porcas e as anilhas:D




Z Z Z Z Z Z Z Z Z Z Z Z Z
 

ALBIMETEO

Furacão
Registo
25 Abr 2008
Mensagens
20,960
Local
CASTELO BRANCO (382m)
Obrigado a todos pelo esclarecimento!



:lmao::lmao::lmao:

DMartins eu no espaço entre pratos meti tubo pvc das instalações eléctricas cortados todos há mesma medida,só usei anilhas e parafusos nas pontas para dar aperto.
É mais fácil por aquilo tudo certinho com os tubos todos cortados pela mesma medida do que os parafusos:thumbsup:

Tenho 2 RS caseiros e fica mais barato em vez de levar tantos parafusos.
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
DMartins eu no espaço entre pratos meti tubo pvc das instalações eléctricas cortados todos há mesma medida,só usei anilhas e parafusos nas pontas para dar aperto.
É mais fácil por aquilo tudo certinho com os tubos todos cortados pela mesma medida do que os parafusos

Tenho 2 RS caseiros e fica mais barato em vez de levar tantos parafusos.




;)Excelente ideia!

Só explicaste isso hoje???:disgust:



:D um abraço




z z z z z z z z z z z z z