Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Tb não disse que era em Portugal...mas as diferenças não devem ser muitas,
e essas cotas também me parecem irreais.

E a cota zero que referi é para a provincia de Ourense.

Ás vezes é desnecessário situações em que todos ralham e todos têm razão! :)

Todos os sites têm um tempo de actualização! Estava prevista queda de neve a cotas baixas, devido a uma entrada de Leste, SIM! Já não existe possibilidade de queda de neve a cotas baixas porque as previsões se alteraram totalmente de ontem para hoje, tb SIM!

Pronto simples! :) Todos têm a sua razão... Agora vamos acompanhar as situações que estão a chegar com calma e responsabilidade!
 


psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Atençao no norte a cotas altas na madrugada de Sábado para Domingo! pode haver quantidades de neve muito razoaveis! Com a precipitaçao prevista e com a intensidade do vento! É uma situaçao acompanhar!

Of-tópico: O que Acham da previsao do nosso Im na madrugada de sábado e Domingo?



Pois, há uma coisa que me estranha:huh:. O trajécto desta depressão, e o ar a ela associado vem de origem tropical humida, por isso muito quente e humida e a unica coisa a favorecer a queda de neve a cotas mais baixas nestes dias de fim de semana, é o muito frio que há nas capas altas da atmosfera.
 

vinc7e

Nimbostratus
Registo
30 Nov 2008
Mensagens
1,045
Local
Vila Verde
Ás vezes é desnecessário situações em que todos ralham e todos têm razão! :)

Todos os sites têm um tempo de actualização! Estava prevista queda de neve a cotas baixas, devido a uma entrada de Leste, SIM! Já não existe possibilidade de queda de neve a cotas baixas porque as previsões se alteraram totalmente de ontem para hoje, tb SIM!

Pronto simples! :) Todos têm a sua razão... Agora vamos acompanhar as situações que estão a chegar com calma e responsabilidade!

É verdade, mas esses dados do aemet foram actualizados em "jueves 29 de enero de 2009 a las 05:45:16"
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Pois, há uma coisa que me estranha:huh:. O trajécto desta depressão, e o ar a ela associado vem de origem tropical humida, por isso muito quente e humida e a unica coisa a favorecer a queda de neve a cotas mais baixas nestes dias de fim de semana, é o muito frio que há nas capas altas da atmosfera.

Poderá alguma convecçao extraodinária trazer algum frio que está em altura a cotas médias! Mas sinceramente com esta ultima run (gfs) nao acredito! Situaçao preocupante! essa sim é nos locais habituais, na terras Altas aonde este inverno tem sido generoso em termos do elemento branco! Mas esperemos agora pelas alteraçoes (ou nao) da proxima run!
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Assim sendo não sei em que se baseiam... É melhor aguardar por próximas actualizações! Mas neste momento essas cotas foram postas de lado!

Não é no HIRLAM? :)

Seja como for, também o ECMWF hoje às 00UTC tem essa entrada, mas "cortada" não muito a Norte da península..
Ou seja, uma entrada fria vigorosa com precipitação, e cotas baixas, mas a acontecer, será muito limitada ao extremo Norte, pois há uma "guerra imensa" com o ar mais húmido e quente que vem sendo arrastado do Atlântico.. Aliás, daí esta ciclogénese toda... ;)

Quanto a esse frio, embora ao Norte da península esteja na "corda-bamba".. A países como França, ou na Grã-Bretanha promete neve a cotas bem baixas, mais um bom episódio lá..
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Ás vezes é desnecessário situações em que todos ralham e todos têm razão! :)

Pois. Porque é que o GFS mudou tanto numa simples saída. Por uma pequena alteração no AC escandinávio que depois tem grande impacto por cá. Mas até lá vai mudar muita vez, é sempre assim, há que seguir com calma :)

50869625pm7.gif
 

RUiMoReIrA

Cirrus
Registo
26 Jan 2009
Mensagens
56
Local
Porto - Gondomar - Fanzêres Lat:41.16 Long: -8.53
Ás vezes é desnecessário situações em que todos ralham e todos têm razão! :)

Todos os sites têm um tempo de actualização! Estava prevista queda de neve a cotas baixas, devido a uma entrada de Leste, SIM! Já não existe possibilidade de queda de neve a cotas baixas porque as previsões se alteraram totalmente de ontem para hoje, tb SIM!

Pronto simples! :) Todos têm a sua razão... Agora vamos acompanhar as situações que estão a chegar com calma e responsabilidade!

Quem fala assim não é gágo :thumbsup:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Xiiii vocês e a neve, tanta neve querem, quando a tiverem ás semanas seguidas depois digam se é chato ou não :lmao:

Off-topic

------------------------

Há aqui membros que me fazem lembrar uma música do Tony Carreira quando falam em neve, a música reza assim:

"REFRÃO:
Sonhador, sonhador mas ao menos a sonhar
Tenho amor, tenho amor que não tenho ao acordar
Sonhador, sonhador não me importa ser chamado
Se tenho amor, tenho amor que já não tenho acordado

Podes falar que já nada me dói
Porque a sonhar volto a ser um herói
E volto a ter tudo o que é teu
Pois nos meus sonhos quem manda sou eu"