Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

tpais

Cirrus
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
18
Local
Oeiras
Re: Análise Modelos, Previsão e Alertas - Janeiro 2009

Talvez esta minha questão seja ligeiramente off-tópic mas gostaria de saber se alguem tem modelos de previsão para Portugal Continental onde se entre com a orografia, nem que seja com areas de 50Km2? Ou seja, utilizar os outputs de modelos estabelecidos e aplicar-lhes uma matriz básica de orografia tendo em conta os elementos mais significativos do continente.
Desde já agradeço a resposta a quem souber.
Abraç
TP
 


meo

Cirrus
Registo
30 Nov 2008
Mensagens
62
Local
caneças
boa tarde
pelo que parece a run das 12 esta a acentuar ainda mais o cavamento e meter mais frio a 850hpa.
SERA POSSIVEL ou estou a ler mal?
 

Sirilo

Cumulus
Registo
10 Dez 2008
Mensagens
141
Local
Omnipresente
O IM diz:
Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva passando gradualmente a regime de aguaceiros,
temporariamente fortes a partir da tarde nas regiões Norte e
Centro.
Queda de neve acima dos 1200/1400 metros, baixando gradualmente a
cota para 600/800 metros a partir da tarde.
Condições favoráveis à ocorrência de trovoadas a partir da tarde.
Vento moderado (25 a 35 km/h) do quadrante sul, soprando forte
(35 a 45 km/h) no litoral e forte a muito forte (40 a 60 km/h)
com rajadas da ordem dos 90 km/h nas terras altas, rodando
gradualmente para noroeste a partir da tarde e diminuindo de
intensidade.
Descida de temperatura a partir da tarde.

Isto para amanha.
E têm alerta amarelo de neve e vento para alguns distritos.


Será?????:huh::huh:
São estas cotas de neve previstas?
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
boa tarde
pelo que parece a run das 12 esta a acentuar ainda mais o cavamento e meter mais frio a 850hpa.
SERA POSSIVEL ou estou a ler mal?

Hum não me parece... Relativamente à Dina há um desagravamento ligeiro. Em relação à Erica tudo na mesma. O cavamento até aprece ser ligeirissimamente menor. A questão é que a depressão fica mais tempo por cima do território aumentando a precipitação como consequência de um prolongamento até segunda feira.
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Exactamente Vitamos concordo, a nível de ventos tudo na mesma. A precipitação poderá aumentar ligeiramente como já foi explicado.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Exacto tudo na mesma nesta run, rajadas em especial no Litoral Sul que poderão ir aos 120km/h nos máximos e localmente não descartando que durante a frente e numa situação convectiva mais complexa se possa ultrapassar os 120km/h...Resumindo uma situação complicada a ter muito em conta...Quanto a frente de sexta parece-me que tem vindo a aumentar os ventos dessa situação podendo ter rajadas na ordem dos 70km/h ou 80km/h em especial no Norte para o fim do dia de sexta...
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
A precipitação não atingirá então niveis preocupantes ou na noite de Sàbado/Domingo serão de prever algumas complicações a nivel de caudais acumulados/instantaneos de linhas de águas??? :huh:

Sim penso que se poderá registar algumas complicações, já que a chuva a cair deverá ser muita em pouco tempo ou seja madrugada de domingo talvez até meio da manha, sem esquecer o pós frontal que poderá localmente causar problemas durante o dia de Domingo. Numa depressão deste género todos os cuidados são poucos.Apetecia-me alertar para outros problemas mas não se se deva :p como é o caso de possíveis tornados porque aquela precipitação da frente é convectiva e muito intensa e até mesmo o próprio pós frontal:( Penso que alertar não tem mal nenhum :)
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Apetecia-me alertar para outros problemas mas não se se deva :p como é o caso de possíveis tornados porque aquela precipitação da frente é convectiva e muito intensa e até mesmo o próprio pós frontal:( Penso que alertar não tem mal nenhum :)

Nunca nenhum cenário é de excluir... Mas o cenário mais plausível é ainda o da precipitação em grandes quantidades em certos períodos. E essa de facto merece as cautelas habituais. Penso que a protecção civil irá dizer algo nas próximas horas...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Sim penso que se poderá registar algumas complicações, já que a chuva a cair deverá ser muita em pouco tempo ou seja madrugada de domingo talvez até meio da manha, sem esquecer o pós frontal que poderá localmente causar problemas durante o dia de Domingo. Numa depressão deste género todos os cuidados são poucos.Apetecia-me alertar para outros problemas mas não se se deva :p como é o caso de possíveis tornados porque aquela precipitação da frente é convectiva e muito intensa e até mesmo o próprio pós frontal:( Penso que alertar não tem mal nenhum :)

Desculpa Miguel obviamente tens a tua opinião mas acho que não deves mesmo como dizes ... porque sabes quem sabe o que é um tornado, está habituado a ver as imagens dos EUA e então pode ficar apavorado !! :hehe:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
É apenas impressão minha ou a depressão mantem mais tempo o encavamento até quase segunda-feira e parece mais estacionária !!

Os ventos mantem-se mas penso pelo que vejo que terá o seu "epicentro" cerca das 0h de domingo no litoral sul com rajadas máximas de 90/100 kmh não mais do que isso ...
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Desculpa Miguel obviamente tens a tua opinião mas acho que não deves mesmo como dizes ... porque sabes quem sabe o que é um tornado, está habituado a ver as imagens dos EUA e então pode ficar apavorado !! :hehe:

Eu disse porque vi as características desta depressão com outras que tiveram esse resultado e esta não fica atrás pelo contrario ;) Grave é não alertar e depois termos desgraças por falta de prevenção, se bem que para tornados nada há a fazer mas para inundações é que se pode fazer algo para evitar problemas de maior.Mas claro que não acredito que nada esteja a ser feito e agora iam tarde...veremos as consequências
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
E esta run volta a afastar a possibilidade de queda de neve a cotas baixas a curto prazo...Vejo sim é a continuação de frentes com a continuação de muita chuva durante toda a semana que vem.
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,568
Local
Eborae
Julgo que esta depressão irá trazer problemas graves em algumas zonas... isso é um facto! Quanto aos tornados, SE acontecer, espero que fiquem lá mesmo no meio do mato, não fazem aqui falta. Os avisos que a Protecção Civil irá comunicar ao País vão ser os mesmos do custume, evitar activadades ao ar livre, fechar bem portas e janelas, limpar aljerozes, retirar objectos que possam ser arremeçados pelo vento, carros debaixo de árvores, etc.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Eu disse porque vi as características desta depressão com outras que tiveram esse resultado e esta não fica atrás pelo contrario ;) Grave é não alertar e depois termos desgraças por falta de prevenção, se bem que para tornados nada há a fazer mas para inundações é que se pode fazer algo para evitar problemas de maior.Mas claro que não acredito que nada esteja a ser feito e agora iam tarde...veremos as consequências

É verdade quando as depressões descem em cavamento em determinadas situações pode ser existir tornados ou remoinhos com ventos mais fortes do que a rajada máxima e que normalmente acontecem neste tipo de situações e se reparares não discordei de ti :D
Quanto á prevenção dos tornados ou da Protecção Civil avisar de essa possibilidade não sei se eles conseguem prever isso ...
Penso que não .. mas não tenho a certeza !!
 
Última edição: