Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
É verdade quando as depressões descem em determinadas situações pode ser existir tornados ou remoinhos com ventos mais fortes do que a rajada máxima e que normalmente acontecem neste tipo de situações e se reparares não discordei de ti :D
Quanto á prevenção dos tornados ou da Protecção Civil avisar de essa possibilidade não sei se eles conseguem prever isso ...
Penso que não .. mas não tenho a certeza !!

Sim eles preverem e alertarem isso está fora de questão...veremos os alertas lançados pelo estofex :)

E para por um pouco de agua na fervura, é apenas uma possibilidade não interpretem como vai fazer e saber onde iria fazer seria como encontrar uma agulha num palheiro :)
 


trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,568
Local
Eborae
É verdade quando as depressões descem em determinadas situações pode ser existir tornados ou remoinhos com ventos mais fortes do que a rajada máxima e que normalmente acontecem neste tipo de situações e se reparares não discordei de ti :D
Quanto á prevenção dos tornados ou da Protecção Civil avisar de essa possibilidade não sei se eles conseguem prever isso ...
Penso que não .. mas não tenho a certeza !!

Acho que em Portugal não há radares doplers, não conseguem prever.
 

meo

Cirrus
Registo
30 Nov 2008
Mensagens
62
Local
caneças
Hum não me parece... Relativamente à Dina há um desagravamento ligeiro. Em relação à Erica tudo na mesma. O cavamento até aprece ser ligeirissimamente menor. A questão é que a depressão fica mais tempo por cima do território aumentando a precipitação como consequência de um prolongamento até segunda feira.

obrigado:thumbsup:
fiz uma ma leitura.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Sim eles preverem e alertarem isso está fora de questão...veremos os alertas lançados pelo estofex :)

E para por um pouco de agua na fervura, é apenas uma possibilidade não interpretem como vai fazer e saber onde iria fazer seria como encontrar uma agulha num palheiro :)

Ya boa ideia Miguel ... existem instituições europeias mais especializadas nisso do que o nosso IM !!
Penso de que ...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bem meus caros e estimados colegas da Meteorologia esta run é um espectáculo ... :D
Mas ainda não vi as outras ...
1º round: Sexta - Domingo:
2º round: Quarta até dia 9 de Fevereiro !!
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
obrigado:thumbsup:
fiz uma ma leitura.

Acontece :) Um pequeno truque que eu uso para ver a evolução das runs por exemplo no meteociel... Há medida que vai saindo passa com o rato e vê a frame correspondente à run anterior para o parâmetro que estás a ver. (por exemplo se estiver nas 24h a ultima frame que saiu, o frame das 30h é o correspondente da run anterior). Obviamente que isto só se pode fazer no preciso instante em que a run vai saindo. :)
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Penso que está mesmo na hora da protecção civil alertar!

Mais uma vez...atenção à preia-mar das 6h45m da madrugada de Domingo...especialmente na Grande Lisboa e zona de Setúbal e em zonas ribeirinhas!
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Acontece :) Um pequeno truque que eu uso para ver a evolução das runs por exemplo no meteociel... Há medida que vai saindo passa com o rato e vê a frame correspondente à run anterior para o parâmetro que estás a ver. (por exemplo se estiver nas 24h a ultima frame que saiu, o frame das 30h é o correspondente da run anterior). Obviamente que isto só se pode fazer no preciso instante em que a run vai saindo. :)

Same here :lol:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Acontece :) Um pequeno truque que eu uso para ver a evolução das runs por exemplo no meteociel... Há medida que vai saindo passa com o rato e vê a frame correspondente à run anterior para o parâmetro que estás a ver. (por exemplo se estiver nas 24h a ultima frame que saiu, o frame das 30h é o correspondente da run anterior). Obviamente que isto só se pode fazer no preciso instante em que a run vai saindo. :)


Excelente técnica .... Vitamos
É o que normalmente também faço e certamente muitos de nós !!

Estiver a ver a run das 00h do ECMWF e também ela é muito fixe !!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Penso que está mesmo na hora da protecção civil alertar!

Mais uma vez...atenção à preia-mar das 6h45m da madrugada de Domingo...especialmente na Grande Lisboa e zona de Setúbal e em zonas ribeirinhas!

Acho que amanhã de manhã serão lançados os alertas da PC, mas para um dia cada vez !!
Já agora todo o Norte e Centro (em especial litoral) estão com alerta amarelo devido á chuva para o dia de amanha !!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Duas animações de um modelo de mesoescala (WRF/NMM com resolução de 12km) do Meteoblue .


Rajada Vento hora a hora


vento-11.gif



Precipitação hora a hora

prec-27.gif
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Acontece :) Um pequeno truque que eu uso para ver a evolução das runs por exemplo no meteociel... Há medida que vai saindo passa com o rato e vê a frame correspondente à run anterior para o parâmetro que estás a ver. (por exemplo se estiver nas 24h a ultima frame que saiu, o frame das 30h é o correspondente da run anterior). Obviamente que isto só se pode fazer no preciso instante em que a run vai saindo. :)

Boa técnica!:thumbsup:

mas neste site : http://www.netweather.tv/index.cgi?action=nwdc;sess=

já disponibilizam as runs lado a lado (anterior e actual)

seleccionam o parâmetro ( select chart type) no 1º separador e no segundo põem o mesmo parâmetro e clicam em prev.
 

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
Desculpa Miguel obviamente tens a tua opinião mas acho que não deves mesmo como dizes ... porque sabes quem sabe o que é um tornado, está habituado a ver as imagens dos EUA e então pode ficar apavorado !! :hehe:

boas

aqui fica um alerta do meteopt , para que todos tenham liberdade de expressão, e caso as pessoas fiquem preocupadas, já sabem onde ir buscar informações dadas por instituições governamentais.

Aviso MeteoPT.com
As análises, previsões ou alertas neste tópico são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.


Depressão «Dina» e Depressão «Érica»
Nomear depressões que nos afectam é uma iniciativa interna do fórum MeteoPT.com não sendo portanto uma lista oficial de nomes para tempestades.

este aviso encontra-se na primeira pagina de um evento especial, para que todos aqui possam dizer o que lhes parece que os modelos estão a indicar, por isso aqui e mais uma vez digo, são livres de expor as sua opinião, caso assuste ou não.

espero que da próxima vez tenhas isso em consideração.

abraços