Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009



AlwaysHot

Cirrus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
4
Local
Almada e Algarve
Bem vindo ao Fórum ;) O tempo por terras algarvias, vai estar muito chuvoso e ventoso, não arriscaria viagens muito longas pois a chuva pode ser muito forte aliado ao vento forte, a visibilidade é reduzida e a estrada fica tipo manteiga;)

Abraço

Embora o cenário não seja muito animador :rain: , agradeço a ajuda :thumbsup:
Lá terei de ir devagarinho e muito atenta :shocking:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Olá Boa noite !
Não sei como é que há algumas semanas vim parar a este forum ...Acho que foi por causa da neve.:cold:
Tenho acompanhado com alguma atenção e interesse o que se passa por estas bandas. Não sou meteorologista nem nada que se pareça :)
Este fim de semana tenho que me deslocar para o Algarve . Alguem me pode dar uma ajuda com o que se vai passar ao Sul na zona de Silves.
Desde já um obrigada e continuem com este excelente forum :thumbsup:


Bem vindo ao Forum !!
Bem o tempo deste fim de semana será caracterizada pela passagem de duas poderosas frentes frias.
Amanhã aqui no Algarve terás aguaceiros de intensidade moderada, qui sa um outro mais forte em especial para o final do dia.

Sábado durante o dia penso que terás boas abertas mas para o final do dia já deverá ocorrer alguma chuva fraca a moderada.

Domingo terás aguaceiros por vezes fortes e trovoadas, em especial durante a manhã, mas que durarão o dia todo (mais fracos para o final do dia).
Chamo-te a atenção para o vento que vai soprar geralmente com intensidade moderada a forte mas sendo que no final do dia de Sábado até meio do dia Domingo poderá soprar com rajadas da ordem dos 100 km/h.

Se tens que viajar evita viajar durante o periodo da Noite!!
 

Chuvento

Cirrus
Registo
14 Jan 2007
Mensagens
18
Local
Entroncamento
gostava de ver esse metograma em Tomar
se gostava
:cold::thumbsup:

Boa noite,
Os"fulanos" do Free Meteo são mesmo uns brincalhões :lmao:, mas pelo menos desta vez gostava que tivessem razão, chegava lá num instante :rolleyes:
A partir de amanhã vamos ter direito a várias "cerejas" no bolo e como o bolo vai ser bem comprido não vão faltar oportunidades para o decorar :lol:
Vamos a isto que estou sedento de chuva, trovoada, frio e neve :thumbsup:
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
A se confirmarem as previsões do im (neve a cotas de 500m) serei eu o primeiro a dar os parabéns ao im pois só eles conseguiram ver o que nimguém viu. Agora se esses dados não se verificarem (que é o mais certo) também não terei problemas em lhes fazer uma critica e que não venham com a desculpa que mais vale "prevenir do que remediar" pois para a instituição que é tem como responsabilidade acrescida divulgar dados o mais crediveis (aproximados) possiveis e não desvaneios absurdos ,acho eu.
Agora como nota também tenho a dizer que se o im estiver certo acabará por nos dar uma lição pois ninguém aqui do forum arriscou essa cota, apenas um se não estou em erro.

Aqui fica o meteograma actualizado para Bragança
2290800metgramyx1.gif


As cotas no dia 31 devem ser superiores a 1300/1400m descendo apenas aos 950/1000m durante a tarde quando quase não haverá precipitação. Depois volta a precipitação e a cota volta a subir para os 1300/1400m.

Uma -1ºC a 850hPa e -21ºC a 500hPa é o melhor do dia por isso as cotas devem ser bem altas...

Falta muito frio em altitude.

Mais, o IM já prevê neve para o fim do dia de amanhã acima dos 600m e segundo o GFS apenas teremos para o fim do dia 3ºC a 850hPa e -23ºC a 500hPa o que daria uma cota superior a 1350/1450m.


Se o IM tiver razão serei o primeiro a fazer-lhe uma vénia mas dúvido muito.
 

AlwaysHot

Cirrus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
4
Local
Almada e Algarve
Bem vindo ao Forum !!
Bem o tempo deste fim de semana será caracterizada pela passagem de duas poderosas frentes frias.
Amanhã aqui no Algarve terás aguaceiros de intensidade moderada, qui sa um outro mais forte em especial para o final do dia.

Sábado durante o dia penso que terás boas abertas mas para o final do dia já deverá ocorrer alguma chuva fraca a moderada.

Domingo terás aguaceiros por vezes fortes e trovoadas, em especial durante a manhã, mas que durarão o dia todo (mais fracos para o final do dia).
Chamo-te a atenção para o vento que vai soprar geralmente com intensidade moderada a forte mas sendo que no final do dia de Sábado até meio do dia Domingo poderá soprar com rajadas da ordem dos 100 km/h.

Se tens que viajar evita viajar durante o periodo da Noite!!

Obrigada quase vizinho a sul :thumbsup:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
O pessoal está muito vidrado na neve com um cenário tão tempestuoso a caminho eu não vejo que possa cair neve nem a 700m quanto mais 500m o IM se actualizasse a previsão para sábado e domingo mais correctamente é que fazia bem e não se preocuparem mais com as cotas de neve do que com a actualização dos valores do vento... :angry:
 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
O pessoal está muito vidrado na neve com um cenário tão tempestuoso a caminho eu não vejo que possa cair neve nem a 700m quanto mais 500m o IM se actualizasse a previsão para sábado e domingo mais correctamente é que fazia bem e não se preocuparem mais com as cotas de neve do que com a actualização dos valores do vento... :angry:

Sim, eu tive a ver uns modelos, tive a tirar a minha propia analise e vejo em probabilidade de nevar a cota 500 m,uns 20%, mas se ocorrer eu ficava espantado, mas quem sabe é o IM, eles é que comandam as operações:D Acho que agora para já, devíamos centrarmos neste temporal, poderá ocorrer situações de alguma dificuldade, desde a cheias, árvores derrubadas,derrocadas,etc..Mas pronto eu também gosto do frio e gostava de ter temperaturas negativas aqui outra vez :cold::D
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O pessoal está muito vidrado na neve com um cenário tão tempestuoso a caminho eu não vejo que possa cair neve nem a 700m quanto mais 500m o IM se actualizasse a previsão para sábado e domingo mais correctamente é que fazia bem e não se preocuparem mais com as cotas de neve do que com a actualização dos valores do vento... :angry:

Não será durante a actividade convectiva :huh:
na outra vez houve grandes mudanças bruscas de temperatura Miguel !!
Eu nunca me lembro é de alertas laranjas devido a neve e olha que eles coloca todos os distritos do Norte e Interior Centro
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O pessoal está muito vidrado na neve com um cenário tão tempestuoso a caminho eu não vejo que possa cair neve nem a 700m quanto mais 500m o IM se actualizasse a previsão para sábado e domingo mais correctamente é que fazia bem e não se preocuparem mais com as cotas de neve do que com a actualização dos valores do vento... :angry:

Concordo, está um evento significativo em marcha onde a cota de neve é o menos importante nisto tudo.
Mas pronto, todos tem diferentes interesses nesta comunidade ;)
 

Snow

Cumulus
Registo
25 Jan 2006
Mensagens
364
Local
Mouriscas - Abrantes
Boa noite a todos!!!

O cenário que se aproxima é defacto bastante interessante, no entanto acho que so amanhã poderemos ter uma maior certeza do que realmente nos irá contemplar o fim de semana.

Cotas de neve de 500m, acho muito dificil, ou quase impossivel, o Gfs tem retirado muito frio, mas acho que os modelos não tão a lidar bem com a situação.

Acho que o frio só virá a partir de segunda feira, e os modelos não mostraram isso nesta run.

Acho que tudo vai depender do posicionamento do AA. E o Gfs anda um pouco as voltas com isso.