Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009



Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
Não será durante a actividade convectiva :huh:
na outra vez houve grandes mudanças bruscas de temperatura Miguel !!
Eu nunca me lembro é de alertas laranjas devido a neve e olha que eles coloca todos os distritos do Norte e Interior Centro

Sim também poderá ser uma hipotesse, mas penso que mesmo assim, é muito difícil, realmente é uma situação estranha. Sinceramente esta a fazer me espécie, mas se acontecer desde já dou os Parabéns ao IM, será uma grande prova de confiança se, se verificar.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O freemeteo passou-se veja a previsão por exemplo para Lisboa para dia 5 :D

A sério eu tenho estado a acompanhar as ultimas saídas depois de 3/4 e acho curiosa o comportamento da depressão em termos de linhas de instabilidade vs precipitação ....
Mas disso falaremos mais tarde ..
Agora temos a Dina e a Erica !!
A prima :D se vier ainda falta muito tempo ...
 

Bgc

Nimbostratus
Registo
17 Nov 2007
Mensagens
985
Local
Nogueira,Bragança(770m)/Porto
Ainda que eu gostasse de estar errado, segundo o meu ponto de vista, é impossível nevar a cotas médias amanhã no Norte e Centro.

Aponto para 1000m (bem generosos), em determinadas zonas de Trás-os-Montes e Minho.

Se o IM acertar, mando-lhes um ramo de flores :lmao:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Concordo, está um evento significativo em marcha onde a cota de neve é o menos importante nisto tudo.
Mas pronto, todos tem diferentes interesses nesta comunidade ;)

Claro!! Mas o IM devia de mudar aqueles ventos moradas que lá tem que já me tão a fazer confusão de ver lá nesta altura do campeonato, já esta manha deveriam ter colocado para o final do dia de Sábado vento forte a muito forte com rajadas X(110/120km/h):p Litoral e terras altas...sempre em cima dos acontecimentos bah
 

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
O freemeteo passou-se veja a previsão por exemplo para Lisboa para dia 5 :D

A sério eu tenho estado a acompanhar as ultimas saídas depois de 3/4 e acho curiosa o comportamento da depressão em termos de linhas de instabilidade vs precipitação ....
Mas disso falaremos mais tarde ..
Agora temos a Dina e a Erica !!
A prima :D se vier ainda falta muito tempo ...

Passou-se:maluco::maluco:

 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Não será durante a actividade convectiva :huh:
na outra vez houve grandes mudanças bruscas de temperatura Miguel !!
Eu nunca me lembro é de alertas laranjas devido a neve e olha que eles coloca todos os distritos do Norte e Interior Centro

Muito difícil penso que vão subir a cota brevemente pelo menos 700m :)
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Mesmo que haja neve à cota assumida pelo IM não vejo razão para lançar alerta para neve, uma vez que esta a acontecer será numa situação pós frontal, não havendo acumulação dado que o solo estará encharcado de água na forma líquida. Mas mais vale prevenir que remediar, se algo acontecer estão preparados.
Quanto às previsões a mais longo prazo acho que o GFS está confuso: às 6z dava uma invasão do A dos Açores pela Europa adentro, às 12z uma entrada fria de leste e às 18z uma circulação atlântica relativamente quente própria de meses como Outubro ou Abril. Acho que a mais credível é a das 12z pois é tradicionalmente a mais fiável e é semelhante ao modelo ECMWF.

PS: Não sei se acontece o mesmo noutras localidades mas o ensemble do GFS para Portel mete no dia 14 precipitação infinita numa das linhas, o que demonstra que esta run não é muito para levar a sério.
 

VerticalHorizon

Cumulus
Registo
29 Nov 2008
Mensagens
282
Local
Porto / Paços de Ferreira (350m)
Boa noite!
Estou a achar extraordinária a atitude e confiança que o IM ganhou nas suas previsões desde o famoso dia 9 de Janeiro/2009... De uma época pré-dia 9 em que as cotas eram exageradamente altas passaram para cotas incrivelmente baixas que os modelos praticamente não apoiam...
Bom...antes uma atitude preventiva do que negligente... por isso, :thumbsup: para o IM.
Alerta laranja para neve acima dos 500metros... pouco provável mas... :p
P.S - Dia entediante em Paços de Ferreira: chuva fraca-moderada, vento fraco-moderado, temperatura máxima = 11ºC. BORING! (antes um solzinho primaveril! ...)
 

brandas

Cirrus
Registo
22 Jan 2009
Mensagens
28
Local
Braga
Viva pessoal,

amanha pela tarde vou arrancar para uma aldeia situada entre Cabeceiras de Basto e Boticas, com uma altura de cerca de 1000m.

A questão é,será que durante a viagem vou ser confrontado com neve (entre 14h e 17h), é que já tive uma má experiência de ter de andar a pedir às pessoas da aldeia para me rebocarem o carro e não quero que aconteça o mesmo....

Ou seja, para que horas estará previsto a queda de neve para esses lados??

Agradeço desde já a vossa atenção


Saudações
 

meo

Cirrus
Registo
30 Nov 2008
Mensagens
62
Local
caneças
boa noite
o im esta a por o factor supresa neve a 6oo m
nao e o que a maior parte de pesoal quer?
ora aqui esta.
e alquem vai ter que mandar flores:D
ai vai, vai:lol:
agora uma duvida.
sera posivel termos ainda uma entrada com frio sufeciente para nevar em tantos destritos com o im tem nos alertas?:huh: