Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja


iceworld

Nimbostratus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
1,052
Local
coimbra ( 85m )
Viva pessoal,

amanha pela tarde vou arrancar para uma aldeia situada entre Cabeceiras de Basto e Boticas, com uma altura de cerca de 1000m.

A questão é,será que durante a viagem vou ser confrontado com neve (entre 14h e 17h), é que já tive uma má experiência de ter de andar a pedir às pessoas da aldeia para me rebocarem o carro e não quero que aconteça o mesmo....

Ou seja, para que horas estará previsto a queda de neve para esses lados??

Agradeço desde já a vossa atenção


Saudações

Viaja o mais cedo que puderes, e com máxima atenção pois chuva e vento terás com certeza. Se fores até ás 17h00 de amanhã neve não creio que haja.
Atenção a eventuais detritos na estrada.
Boa viajem :thumbsup:
De qualquer forma antes de ires consulta o site da protecção civil e do Im.
 

meo

Cirrus
Registo
30 Nov 2008
Mensagens
62
Local
caneças
poderemos estar a beira de um final de semana historico no nosso pequeno mas grande portugal.:thumbsup:
um simples bater de asas de uma borboleta numa estremidade pode causar um furacao na outra.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
poderemos estar a beira de um final de semana historico no nosso pequeno mas grande portugal.:thumbsup:
um simples bater de asas de uma borboleta numa estremidade pode causar um furacao na outra.

História...:huh:Não me parece. Mas tá bem! Penso que vamos ter uma situação de muita chuva, muito vento mas mesmo assim sem ser alguma coisa de extraordinário - a não ser que se considere relativamente aos últimos anos, que foram parcos nestas coisas.
Agoa essa da boboleta :D tem lógica; imagine-se que em vez da boboleta era um elefantezito a bater as "asinhas"? Era uma tempestade verdadeiramente histórica...:lmao::lmao:
Agora mais a sério (que até agora foi a brincar e não quero que me levem a mal:thumbsup:), penso que teremos situações a seguir com atenção no centro e sul - onde se vai concentrar a chuva e em relação ao vento, chamo a atenção para os residentes nas costas Alentejana e Vicentina onde ele deverá ser muito forte e poderá provocar muitas dores de cabeça - penso que aqui a protecção civil deveria actuar o quanto antes.
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
É, de facto, fascinante estar a ler todos estes posts, a ver os modelos, as previsões, as interpretações que cada um faz dos modelos, e é essa a verdadeira força deste forum, a liberdade de expressão, que faz com que muito se aprenda...:thumbsup:
Para quem, como eu, sempre foi um apaixonado pelo tempo, mas sem conhecimentos específicos de metereologia, pois até a minha formação académica é de uma área totalmente distinta, nada melhor que ler tudo o que é escrito e procurar assimilar o que se aprende, pelo que gostaria de deixar as minhas próprias conclusões acerca do que foi dito:
Acho que o IM assume uma atitude mais destemida com as cotas de neve, mas como foi dito, e até sou insuspeito pois sou um amante da neve, creio que isso será o menos preocupante e o menos importante em relação ao que se aproxima.
Devemos estar mais preocupados com os reais efeitos do que aí vem e que nos tocará a todos, ou pelo menos à maioria, nomeadamente o vento, a agitação marítima e a chuva que vem cair em solos já algo saturados, ou pelo menos mais propícios à saturação, embora sem alarmismos pois não é o fim do mundo que se aproxima, apenas uma(s) típica(s) tempestade(s) de inverno, das boas!:)
Desculpem o testamento...:)
 

rogers

Cumulus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
200
Local
Paços de Ferreira
História...:huh:Não me parece. Mas tá bem! Penso que vamos ter uma situação de muita chuva, muito vento mas mesmo assim sem ser alguma coisa de extraordinário - a não ser que se considere relativamente aos últimos anos, que foram parcos nestas coisas.
Agoa essa da boboleta :D tem lógica; imagine-se que em vez da boboleta era um elefantezito a bater as "asinhas"? Era uma tempestade verdadeiramente histórica...:lmao::lmao:
Agora mais a sério (que até agora foi a brincar e não quero que me levem a mal:thumbsup:), penso que teremos situações a seguir com atenção no centro e sul - onde se vai concentrar a chuva e em relação ao vento, chamo a atenção para os residentes nas costas Alentejana e Vicentina onde ele deverá ser muito forte e poderá provocar muitas dores de cabeça - penso que aqui a protecção civil deveria actuar o quanto antes.

Eu Concordo Plenamente com o Aristocrata, pois os modelos não mostram nada de Extraordinario ( a não ser a chuva extra e as temperaturas ordinárias para a época do ano). Pela primeira vez vi nevar numa cota de 200m este ano e para isso tivemos temperaturas na ordem dos -1ºC com chuva e -5ºC céu limpo, não me parece que estes eventos que se aproximam sejam semelhantes.

Mas claro que quando vi a entrada de Leste fiquei todo animado, contudo havia uma grande diferença em relação as temperaturas no 2m e por isso desanimei. :)
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
A questão é,será que durante a viagem vou ser confrontado com neve (entre 14h e 17h), é que já tive uma má experiência de ter de andar a pedir às pessoas da aldeia para me rebocarem o carro e não quero que aconteça o mesmo....

É melhor estar prevenido com correntes de neve...:p
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Bem pessoal! Olho para os modelos e vejo um inverno que no proximo mês promete que não nos vai deixar mal em termos de precipitação! Mas claro que já estou a falar de muitas horas! E como se sabe em meteorologia tudo é incerto a 24h quanto mais a muitas e muitas! :D Basta um simples posicionamento do AA para o cenario mudar completamente...
Até lá Aproveitem que este fds vai ser em grande! Embora eu pessoalmente não ache nada de especial! Vai ser um inverno á antiga! Isso vai! Vamos ter de tudo! Vamos! E concerteza que os devidos alertas não tardaram a chegar! (que já deviam ter chegado)
Vai ser um fds que vai dar que falar, e nós estaremos aqui concerteza a acompanhar o dessenrolar dos acontecimentos com toda a dedicação que é peculiar nesta fantastica cumunidade!
Um apelo ao IM... Avisem a cumunicação social porque não é a ultima da hora que se vai Limpar aljerozes, que se vai cortar ramos de arvores em risco de cair e que poderá provocar danos etc. etc! :thumbsup:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

de facto a depressão cava ligeiramente!

Amanhã promete ser um dia espectacular pois irá haver queda de neve acima dos 500 m:D isto segundo o IM... Vou ver se me desloco ali para os montes nos lados de Paredes e Paços de Ferreira para ver o grande nevão! Afinal estamos em alerta laranja devido a neve:w00t:...

Para já sigo com 13 graus mas amanhã por esta hora devem estar aí uns 5 ou 4 ºe a nevar intensamente mais para o interior do distrito do Porto.....

O vento já soprou com rajadas de 58 km / de sul.
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Bons dias,

Realmente se olharmos ao Aladin e ao ECMWF constatamos que em certos locais ao inicio da noite as temperaturas a 2m irão descer bastante até valores próximos dos 4ºC. Vendo por este prisma poderá haver neve por essas cotas...mas não acredito que isso aconteça em alguma zona do litoral!
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Sábado:

Predicción
EN CATALUNA Y BALEARES, LLUVIAS DEBILES A MODERADAS, AUMENTANDO
DE INTENSIDAD POR LA TARDE, PUDIENDO LLEGAR A SER FUERTES Y/0
PERSISTENTES, Y OCASIONALMENTE CON TORMENTA EN EL LITORAL CATALAN
Y EN LAS ISLAS. LAS PRECIPITACIONES AFECTARAN A TODA LA
PENINSULA, BARRIENDOLA DE OESTE A ESTE, ABRIENDOSE CLAROS TRAS SU
PASO. AL FINAL DEL DIA, UNA NUEVA BANDA NUBOSA AFECTARA A LA
MITAD OESTE PENINSULAR, DEJANDO LLUVIAS DEBILES A MODERADAS EN
GALICIA Y, MENOS INTENSAS Y PROBABLES, EN EL EXTREMO OESTE DE
CASTILLA Y LEON Y DE EXTREMADURA. LA COTA DE NIEVE DESCENDERA
HASTA LOS 800/1000M EN EL OESTE Y CENTRO PENINSULAR, Y A LOS
1000/1300M EN EL RESTO DE LA PENINSULA
. EN CANARIAS, INTERVALOS
NUBOSOS.


BRUMAS MATINALES EN EL INTERIOR DEL NORESTE PENINSULAR.


TEMPERATURAS EN LA PENINSULA: MAXIMAS EN MODERADO DESCENSO,
NOTABLE EN CASTILLA- LA MANCHA; MINIMAS EN LIGERO ASCENSO EN
CATALUNA, SIN CAMBIOS O EN LIGERO DESCENSO EN EL RESTO DEL AREA
MEDITERRANEA; EN MODERADO DESCENSO EN EL RESTO; HELADAS DEBILES
EN ZONAS DE MONTA A DE LA MITAD NORTE. EN LAS ISLAS,
TEMPERATURAS SIN CAMBIOS O EN LIGERO DESCENSO.


VIENTO DE COMPONENTE S FUERTE EN EL LITORAL DE GALICIA Y FLOJO A
MODERADO EN EL INTERIOR DE GALICIA Y EL CANTABRICO. EN EL RESTO
DE LA PENINSULA, VIENTO DE COMPONENTE W Y COMPONENTE S FLOJO A
MODERADO, SIENDO FUERTE EN EL ESTRECHO Y LITORAL ANDALUZ. EN
BALEARES, SE MODERADO GIRANDO POR LA TARDE A W MODERADO, CON
INTERVALOS DE FUERTE AL FINAL. EN CANARIAS, NE MODERADO.

Domingo:

EN EL SUROESTE DE LA PENINSULA, PRECIPITACIONES MODERADAS
GENERALIZADAS, LOCALMENTE FUERTES Y QUE PODRIAN SER PERSISTENTES
EN AREAS DE MONTANA. LAS PRECIPITACIONES EN FORMA MAS DEBIL
AFECTARAN TAMBIEN AL RESTO DE LA PENINSULA Y A BALEARES, SIENDO
MENOS PROBABLES EN EL CANTABRICO ORIENTAL, Y CON POSIBILIDAD DE
QUE LLEGUEN A SER LOCALMENTE FUERTES EN BALEARES AL FINAL DEL
DIA. COTA DE NIEVE EN LA PENINSULA: 1000/1300 M EN ANDALUCIA;
800/1000 M EN EL CENTRO, BAJANDO TRANSITORIAMENTE A 600M POR LA
MA ANA, PARA POSTERIORMENTE SUBIR HASTA 1200M.
EN CANARIAS,
PROBABILIDAD DE LLUVIAS DEBILES EN FUERTEVENTURA, LANZAROTE Y
NORTE DEL RESTO DE LAS ISLAS; INTERVALOS NUBOSOS EN EL RESTO.


EN LA PENINSULA, TEMPERATURAS MAXIMAS SIN CAMBIOS O EN LIGERO
DESCENSO; MINIMAS EN LIGERO A MODERADO DESCENSO EN LA MITAD
NORORIENTAL Y SIN CAMBIOS EN EL RESTO. EN BALEARES, EN LIGERO
DESCENSO. EN CANARIAS, EN LIGERO ASCENSO

VIENTO DE COMPONENTE W: MODERADO CON INTERVALOS DE FUERTE EN EL
LITORAL DE ANDALUCIA OCCIDENTAL Y AREA DEL ESTRECHO, FUERTES EN
EL LITORAL MEDITERRANEO ATLANTICO Y MODERADOS CON ALGUN INTERVALO
DE FUERTES EN BALEARES. EN EL RESTO DE LA MITAD OCCIDENTAL DE LA
PENINSULA, VIENTO DE COMPONENTE S, MODERADO CON INTERVALOS DE
FUERTE. EN EL RESTO DE LA PENINSULA, VIENTO DEL SE FLOJO A
MODERADO. EN CANARIAS, VIENTO DE COMPONENTE N MODERADO A FUERTE.

Fonte: AEMET