Seg. Especial - Depressão «Dina» e «Érica» 28 Jan/2 Fev 2009



Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Por Melgaço, a temperatura caiu abruptamente a partir das 12h

 

BeiraTejo

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,396
Local
Alcochete (6m)
Chuva deixa prédio em risco
Mau tempo generalizado provocou inundações e obrigou a evacuar edifícios
00h08m
CARINA FONSECA,, GINA PEREIRA,, E RICARDO PAZ BARROSO

Um casal de idosos recusou, esta sexta-feira, sair do prédio degradado que habita em Lisboa, apesar dos esforços da Protecção Civil, e mesmo depois do telhado ter ruído quinta-feira. Em Coimbra, o rio Mondego galgou as margens.

Prédios devolutos ou em estado avançado de degradação, nomeadamente em Lisboa, foram o principal alvo da chuva constante que tem assolado o Centro e Sul do país, o que tem obrigado a vários realojamentos (ver caixa). A chuva também abriu buracos no pavimento, como no caso da Avenida Infante D. Henrique, ou o abatimento de solo que se registou na Rua da Verónica, à Graça - o Regimento de Sapadores Bombeiros já reforçou o dispositivo.

Apesar dos esforços dos técnicos da Protecção Civil, Manuel David, 84 anos, morador há 46 anos no número 144 da Calçada de Santana, em Lisboa, recusou-se a sair de casa. Nem a derrocada, anteontem à noite, de parte do telhado convenceu este reformado e a mulher, Miquelina Marques, 80 anos (mais a filha de 60 anos) a abandonarem o local. "Se é para perder tudo o que tenho, mais vale ir com as coisas do que ficar depois a olhar para elas destruídas", explicou Manuel David.

Mas Adelina Lameiras, 50 anos, que há quase três décadas explora uma pequena tabacaria no rés- do-chão do edifício, não foi avisada pela Protecção Civil dos riscos que corre o prédio. "Se interditarem o prédio, para onde é que vou?", pergunta ao JN.

No edifício, que albergava ainda mais três moradores, que aceitaram ser realojados em casa de familiares, constata-se logo a falta de condições: Paredes rachadas, chuva no primeiro andar (quando o prédio tem quatro pisos) e instalações eléctricas a ressumar humidade. O prédio foi considerado em risco de derrocada após uma vistoria preliminar da Divisão de Conservação de Edifícios Particulares, da Câmara de Lisboa, que segunda-feira regressa para uma vistoria técnica.

Vigilância foi a palavra de ordem, ontem, em Coimbra, devido à chuva contínua e às descargas da Barragem da Aguieira, que fizeram subir os níveis do rio Mondego e da Ribeira de Fornos. Ao final da tarde, três corporações de bombeiros mantinham na rua equipas de prevenção, mas não havia registo de danos, além de pequenas infiltrações em casas.

"A situação mais alarmante é a subida das águas do Mondego, devido a descargas da Barragem da Aguieira. Na margem direita do Parque Verde, há zonas em que a água já saiu do leito e, na Praça da Canção [margem esquerda], a água atingiu 15 centímetros de altura", explicou fonte dos Bombeiros Sapadores. No primeiro caso, durante a tarde, a zona de esplanadas chegou a ser ameaçada pela água.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,936
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
That's right! ;)
Confirmo. Temperatura = 5,5ºC há 1 hora.
Dia de chuva moderada-intensa, vento em geral moderado, sem rajadas.
Acredito que neve nos montes em redor de Paços de Ferreira... Não acredito que caia este fim de semana novamente em Paços mesmo nem em freguesias mais altas como Barrosas... achas, Aristocrata?
Quando muito, a habitual água-neve ;)
Já não sei o que pensar...isto vai uma açorda no clima que se tinha portado tão homogeneamente nos últimos anos, sempre bem calminho...:lmao:
Não sei se teremos é precipitação esta noite ou no pós-frontal de sábado para domingo; quem sabe? Pode ser que numa convecção mais marcada ela dê um ar da sua graça...mas sinceramente não acredito.:sad:
Talvez se pensarmos a mais longo prazo - 1\2 semanas prá frente talvez, talvez...;)
Boa noite que o sono já aí vem
 

iceworld

Nimbostratus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
1,052
Local
coimbra ( 85m )
Acabei de ver na sicnoticias e para quem conhece Coimbra perceberá melhor...

Zona de Esplanadas do parque verde com água pela altura das mesas exteriores (junto ao rio Mondego) ...... :surprise:

Não é nada de mais uma vez que aquela zona fica entre 1 a 2 metros do rio.
Já tem inundado várias vezes.
Já hoje aqui referi que as comportas em Coimbra na ponte do açude estavam todas abertas já de manhã, quando ainda não tinha começado a chover.
O que preocupa é o que ainda pode chover, :rain: e como nos últimos anos não houve cheias o rio um pouco mais a montante junto há ponte de portela apresenta um leito completamente obstruído por árvores, troncos, etc... :angry: exactamente onde desagua o rio Ceira que quando enche é um rio que provoca muitas inundações em varias povoações.:unsure:
Entretanto e para ajudar mais um pouco recomeça a chover com bastante intensidade. :)
 

Bgc

Nimbostratus
Registo
17 Nov 2007
Mensagens
985
Local
Nogueira,Bragança(770m)/Porto
No IP4, neva com 1ºC na zona do Alto de Espinho.

No alto de Justes, zona sujeita a diversas complicações devido à neve e ao gelo e que foi palco de um trágico acidente recentemente, chove com 3ºC.

Na zona de Macedo de Cavaleiros, chove também com cerca de 3ºC.

Por aqui, caminho para os valores normais da região. 5.4ºC, por agora.
Creio que até nascer o sol, começará a nevar em Bragança.
 

Defender

Cirrus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
51
Local
Miranda do Corvo - Lousã
Não é nada de mais uma vez que aquela zona fica entre 1 a 2 metros do rio.
Já tem inundado várias vezes.
Já hoje aqui referi que as comportas em Coimbra na ponte do açude estavam todas abertas já de manhã, quando ainda não tinha começado a chover.
O que preocupa é o que ainda pode chover, :rain: e como nos últimos anos não houve cheias o rio um pouco mais a montante junto há ponte de portela apresenta um leito completamente obstruído por árvores, troncos, etc... :angry: exactamente onde desagua o rio Ceira que quando enche é um rio que provoca muitas inundações em varias povoações.:unsure:
Entretanto e para ajudar mais um pouco recomeça a chover com bastante intensidade. :)

Sim tens razão também .... há uns anos, antes da construção dos bares, aquela zona, que era um laranjal, era totalmente inundada pelo Mondego quase todos os Invernos ... ;) ...
 

rfll

Cirrus
Registo
30 Jan 2009
Mensagens
58
Local
Olivais / Fundão
sou novo neste tipo de foruns, "pensava era so eu com este fascinio pelo tempo" :lol: (gosto de mau tempo pena sao os estragos, principalmente trovoadas - dao boas fotos:hehe:)

vejo que este fim de semana promete (nao percebo muito de mapas) mas pelo que tenho lido...
queria apenas dar os meus parabens pelo forum.:thumbsup:
 

BeiraTejo

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,396
Local
Alcochete (6m)
sou novo neste tipo de foruns, "pensava era so eu com este fascinio pelo tempo" :lol: (gosto de mau tempo pena sao os estragos, principalmente trovoadas - dao boas fotos:hehe:)

vejo que este fim de semana promete (nao percebo muito de mapas) mas pelo que tenho lido...
queria apenas dar os meus parabens pelo forum.:thumbsup:
bem-vindo! :thumbsup:
 

Bgc

Nimbostratus
Registo
17 Nov 2007
Mensagens
985
Local
Nogueira,Bragança(770m)/Porto
sou novo neste tipo de foruns, "pensava era so eu com este fascinio pelo tempo" :lol: (gosto de mau tempo pena sao os estragos, principalmente trovoadas - dao boas fotos:hehe:)

vejo que este fim de semana promete (nao percebo muito de mapas) mas pelo que tenho lido...
queria apenas dar os meus parabens pelo forum.:thumbsup:

Bem-vindo amigo. :)

Contamos com o teu contributo. Irás, com certeza, aprender muito nos próximos tempos :thumbsup:
 

iceworld

Nimbostratus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
1,052
Local
coimbra ( 85m )
Não tenho data das fotos :( mas creio que foi no Inverno de 2006/2007

Parque verde do Mondego



A construção da ponte pedonal alterou o curso das águas e estas com um pouco mais de chuva desgastaram e fizeram ruir as margens.



Como é fácil de ver estas esplanadas estão facilmente sujeitas a inundar.;)
Amanhã dou lá um pulo para ver se vale a pena umas fotos.

Continua a chuva, agora num ritmo lento e a temp. nos 7º :D