Seg. Especial - Sist. Depressionário «Filipa» 4 Fev/ 7 Fev 2009

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
:sad: Não tenho neve...:sad:
Mas tenho tido chuva, vento, trovoada e granizo:D
A "filipa" é ruinzinha, podia dar um bocadinho que fosse do elemento branco.
Bem, de chuva não é parca e ainda não acabou...hoje pelas 24h vejo quanto me deu o dia - será que desde que improvisei o pluviómetro a 20 de Janeiro terei pela 4ª vez mais de 50 mm? A ver vamos!
Continuem a acompanhar o "fenómeno" meteorológico que eu por mais 45 minutos acompanho também o fenómeno "vermelho" que não quer marcar um golinho que seja. Bolas!!!:disgust:
 


Peixoto

Cirrus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
53
Local
Viseu (500 metros)
Boa noite,

Hoje nevou pela Serra do Montemuro e penso que a estrada entre Cinfães e Castro Daire chegou a estar cortada. Ao passar junto a Bigorne, via-se muita neve no alto do Montemuro. A temperatura às 17H. era de 0,5ºC aos 1000 metros de altitude.

O mais certo é apanhar neve amanhã de manhã no trajecto para Lamego. Vou levar máquina fotográfica...

Até amanhã...
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Cai um aguaceiro forte com algum granizo.
A temperatura encontra-se nos 9,8 ºC.
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Não desanimes! Mais aguaceiros ainda estão para vir.
Eu também ainda não perdi as esperanças de ver uma boa trovoada durante a "Filipa"

A Filipa anda a jogar às fintas com Odivelas.:mad:

Será desta? :p

Satlite-Noitede04-02-20092.gif


Tenho 9,6ºC, após uma descida aos 8,9ºC!
Humidade nos 80%
Pressão a 997 hPa
 

bezaranha

Cirrus
Registo
1 Fev 2009
Mensagens
12
Local
vila nova de santo andre
E as trovoadas?? Onde andam as trovoadas:angry:? Desde Setembro de 2007 que não passa por aqui uma trovoada digna desse nome!:disgust: Há 3 dias que ando de máquina e tripé...
Só muita chuva e algum vento. A meio da tarde caiu algum granizo mas nada de "animante".:sad:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,174
Local
Setúbal
Estas trovoadas não valem nada dão duas ou três e morrem...vou com 9,5ºC, 997hpa, 77%HR e vento fraco a moderado...11,6mm desde as 00h
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Bom dia!

Só vos digo: IMPRESSIONANTE!

Vento como há muito não via, cortinas de chuva que mais pareceram cataratas e até algum granizo! E não é exagero, é o mais aproximado que consigo para descrever o que por aqui se abateu por volta das 9h! :rain::surprise::rain:
Deve ser algo do género que muitos, da zona de Lisboa e Setúbal, descreveram com a "Érica".
Mais logo coloco algumas imagens que tirei, infelizmente com o telemóvel, que era o único meio que tinha à mão!

(...)

E aqui ficam as prometidas imagens, nada de especial, porque são com o telemóvel :sad:

dsc00677mediumgn3.jpg


dsc00678mediumsx0.jpg


dsc00679mediumnv9.jpg


Aquilo era ribeiras de água por todo o lado e mais que Elvas não é uma cidade tipicamente alentejana, no que a relevo se refere, pois está num monte com uma elevação de 300 metros de altitude mais ou menos.

Fora isso, que eu me apercebesse, de destaque apenas houve outro aguaceiro moderado a forte pelas 13h, não tanto como o da manhã, mas ainda assim fez correr muita água pelas ruas e avenidas da cidade.
Resumindo, à conta da Filipa hoje foram 2 molhas! :hehe:

Deixo ainda aqui umas fotos dos cumulus congestus, um arco-íris e uma iridescente que foi a surpresa e alegria do dia! :eek:

PA132855Medium.jpg


PA132857Medium.jpg


PA132851Medium.jpg


PA072804Medium.jpg


PA192892Medium.jpg


No período da tarde as precipitação foi escasseando e o Sol deu o ar da sua graça.

A temperatura máxima foi de 9,9ºC e a mínima, por enquanto :unsure:, é a temperatura actual 6ºC.

Um abraço alentejano! :thumbsup:
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Que fotos magnificas actioman!!

Bem por aqui já cai neve com alguma chuva à mistura graças ao forte aguaceiro que se faz sentir neste momento, a temperatura baixou para os 2,7ºC.
 

amarusp

Nimbostratus
Registo
10 Set 2008
Mensagens
795
Local
Lousã
Neste momento um mistura de chuva neve em Loriga, a temperatura está a descer lentamente: 3,3ºC
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Deixo ainda aqui umas fotos dos cumulus congestus, um arco-íris e uma iridescente que foi a surpresa e alegria do dia! :eek:

Um abraço alentejano! :thumbsup:[/QUOTE]

Esplêndidas fotos, sem dúvida|:thumbsup:

Também me interrogo se este Inverno, que quase de tudo teve um pouco, nos irá ainda presentear com trovoadas do género a que já assisti em Bragança e no Douro.:)
 

amarusp

Nimbostratus
Registo
10 Set 2008
Mensagens
795
Local
Lousã
Parou e já é possivel observar a lua, um momento raro:D