Seg. Especial - Sist. Depressionário «Filipa» 4 Fev/ 7 Fev 2009

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Ola pessoal. Bem, durante o dia todo de ontem foram ocorrendo alguns aguaceiros normais, esta madrugada caiu água neve, acumulando a cerca dos 800/900 metros, apartir daí até agora nada a registar. Céu com boas abertas e vento fraco. Temperatura 11C durante o meio dia, neste momento 9.5 aproximadamente. Agora uma pergunta, segundo as previsões para amanha a cota de neve deverá baixar ligeiramente, e a precipitação amanha, será aguaceiros fracos ou chuva mesmo? Será que por aqui haverá neve acumulada novamente?

Essencialmente serão aguaceiros... Poderá não acumular aí, mas é provável a queda de alguma neve.

Aqui permanece o sol, mas muitíssimo perto uma nuvem negríssima parece continuar a descarregar na parte norte da cidade!
 


DMartins

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2008
Mensagens
834
Local
Guimarães - 199mts Altitude
Aqui, nem é carne, nem peixe.
A Norte faz sol, a sul chove... Eu estou no meio...

6,6º
 

Peixoto

Cirrus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
53
Local
Viseu (500 metros)
Boa tarde!

Pois é, soube há instante que na terra dos meus pais, na Serra de Montemuro e a 950m de altitude, está uma "enorme camada de neve"! Palavras de quem lá vive. :hehe:
Do Mezio lá, são uns meros 8km no meio da serra e nos moinhos eólicos! :D

vifra, eu só tenho pena que não haja nenhuma estação meteorológica, com webcam na nossa zona. :(

-----------------------

Por aqui, sigo com muitas nuvens e 10ºC.
Vou com 4,8mm acumulados desde as 0h.

É verdade!!!

Este Inverno, no Montemuro, não tem faltado neve.

Como em todos os dias da semana tenho que passar junto a Bigorne às 8H. da manhã, rumo ao trabalho, em Lamego, o que não me tem faltado nas viagens tem sido a companhia da neve.

Parece que amanhã a queda de neve vai descer aos 500 metros de altitude. Sendo assim, a ver vamos se vou conseguir chegar a horas ao trabalho. Os meus colegas que dão aulas em Cinfães e que são de Viseu têm-se visto gregos para chegar a Cinfães. É que a estrada que liga Castro Daire a Cinfães têm estado sucessivamente cortada e as ligações pelo Montemuro são escassas.

Deixo uma foto da viagem de hoje na A24 para Lamego. Estava a nevar bem na altura e a temperatura rondava o -1ºC.

p1090202rv7.jpg


Aproveitem (os que podem) o nevão de amanhã!!!:thumbsup:
 

C.R

Cumulus
Registo
19 Out 2008
Mensagens
120
Local
Armamar / Matosinhos
Essencialmente serão aguaceiros... Poderá não acumular aí, mas é provável a queda de alguma neve.

Aqui permanece o sol, mas muitíssimo perto uma nuvem negríssima parece continuar a descarregar na parte norte da cidade!

Obrigado vitamos... Pode ser que haja surpresas... Segundo radar, aproximam-se aguaceiros... Eles que venham em força para a noite quando a temperatura estiver bem baixinha... Lol... E o sol permanece a aquecer...
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
É verdade!!!

Este Inverno, no Montemuro, não tem faltado neve.

Como em todos os dias da semana tenho que passar junto a Bigorne às 8H. da manhã, rumo ao trabalho, em Lamego, o que não me tem faltado nas viagens tem sido a companhia da neve.

Parece que amanhã a queda de neve vai descer aos 500 metros de altitude. Sendo assim, a ver vamos se vou conseguir chegar a horas ao trabalho. Os meus colegas que dão aulas em Cinfães e que são de Viseu têm-se visto gregos para chegar a Cinfães. É que a estrada que liga Castro Daire a Cinfães têm estado sucessivamente cortada e as ligações pelo Montemuro são escassas.

Deixo uma foto da viagem de hoje na A24 para Lamego. Estava a nevar bem na altura e a temperatura rondava o -1ºC.

p1090202rv7.jpg


Aproveitem (os que podem) o nevão de amanhã!!!:thumbsup:

Isso é que é alegria, antes de trabalhar, passar pelo nevão! :D

Por aqui o dia começou com céu pouco nublado. A nebulosidade tem vindo em aumento ao longo do dia e a chuvita começou à pouco a marcar a sua presença. Pelo radar vejo que não durará muito :(.

Neste momento a temperatura é de 9,8ºC.
 

ct5iul

Nimbostratus
Registo
27 Mar 2008
Mensagens
782
Local
Lisboa Ajuda (110m)
LISBOA-AJUDA-MONSANTO
BOA TARDE :thumbsup:

Parece que ontem a "Filipa" andou a portar-se mal; hoje estava a ler o Correio da Manhã e na última página tinha esta noticia:Maia: Avião atingido com raio
Um avião da companhia Lufthansa que aterrava no aeroporto Francisco Sá Carneiro, Maia, foi atingido com um raio. O caso levou a que o piloto desse o alerta para a torre de controlo, que accionou o alerta amarelo. Os bombeiros chegaram a estar mobilizados, mas a saída dos passageiros ocorreu com tranquilidade.http://www.correiodamanha.pt/notici...hannelid=00000021-0000-0000-0000-000000000021
Provavelmente amanhã no Correio da Manhã deve sair a noticia completa
Sigo neste momento com céu nublado por vezes chove moderadamente mas não dura mais de 2 a 3 minutos
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Boas,

Agora reparei que o IM prevê mínima de 3ºC para hoje para Setúbal e de 2ºC para amanhã. Será que com estas temperaturas e caso haja lugar a precipitação, poderá nevar na Arrábida?!? :hehe:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Boas,

Agora reparei que o IM prevê mínima de 3ºC para hoje para Setúbal e de 2ºC para amanhã. Será que com estas temperaturas e caso haja lugar a precipitação, poderá nevar na Arrábida?!? :hehe:

Quase que diria que sim, mas continuo a achar as temperaturas em altitude acima do esperado para as cotas descerem muito... Mas há sempre o factor de imprevisibilidade destas situações.
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Quase que diria que sim, mas continuo a achar as temperaturas em altitude acima do esperado para as cotas descerem muito... Mas há sempre o factor de imprevisibilidade destas situações.

Pois, também estranho é o facto de preverem temperaturas tão baixas em Setúbal, em comparação com a envolvente :confused: