Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Re: Newbie

Caríssimos,

Este é o meu primeiro post. Chamo-me Paulo e sou do Porto. Sempre tive um fascínio pelas condições atmosféricas adversas. Gostava de adquirir uma estação metereológica, mas não consigo tomar uma decisão.
1 - Gostava de ter uma estação que me permitisse descarregar os dados no pc;
2 - Não queria gastar muito;
Outra questão: Existe algum tipo de sensor que permita ligação ao PDA?

Obrigado pelas dicas e continuem o bom trabalho. É que eu já venho aqui à uns tempos sem me inscrever.

Cumprimentos.



"Este é o meu primeiro post. Chamo-me Paulo e sou do Porto" ...APRESENTAÇÔES aqui: http://www.meteopt.com/forum/forum-comunidade/apresentacoes-121.html



"Gostava de adquirir uma estação metereológica, mas não consigo tomar uma decisão." ...ESCOLHA, COMPRA, DÚVIDAS aqui: http://www.meteopt.com/forum/instru...logica-escolha-compra-lojas-duvidas-1440.html




"É que eu já venho aqui à uns tempos" ...Mais uma razão para conheceres a casa e, se calhar, colocares os posts nos locais certos ;)





:p
 


nunobreia

Cirrus
Registo
6 Fev 2009
Mensagens
3
Local
Castelo Branco
Estações Meteorológicas - Novato

Boas pessoal,

Recentemente descobri este forum e achei bastante interessante e despertou-me algum interesse, no entanto gostava que me esclarecessem algumas duvidas.

- Existe algum estação de baixo custo em que o transmissor e o receptor sejam alimentados por electricidade? as que tenho visto em sites são todas alimentadas a pilhas. (Falo de estações com termo-higrometro, anemometro e com pluviometro).

- Disponibilizar os dados online é simplesmente com um programa?
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Newbie

1 - Gostava de ter uma estação que me permitisse descarregar os dados no pc;
2 - Não queria gastar muito;
Outra questão: Existe algum tipo de sensor que permita ligação ao PDA?

1/2 - Estações para ligar ao PC custam no mínimo entre 100 e 200 euros, não sei se é muito ou pouco para ti.

3- A consola das estações liga-se ao PC via USB (ou serial nas mais antigas). O software por norma corre em windows, se o PDA correr software windows normal dá, se for um windows especial (mobile, etc) penso que não, mas é ver se alguns dos softwares mais populares (Virtual Weather Station, Weather Display, etc) são compatíveis ou se tem versões para PDA.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Posso comprar umas pilhas novas (alcalinas, claro) e melhores, e fazer o reset a toda a estação e colocá-las, isto tudo sem problemas? (Isto tendo em conta que a estação funciona também com um painel solar).

Pois claro que sim, mal seria se não se pudesse mudar umas simples pilhas :) Provavelmente depois é preciso é estar outra vez a estabelecer a comunicação entre os sensores e a consola.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Estações Meteorológicas - Novato

- Existe algum estação de baixo custo em que o transmissor e o receptor sejam alimentados por electricidade? as que tenho visto em sites são todas alimentadas a pilhas. (Falo de estações com termo-higrometro, anemometro e com pluviometro).

Desconheço. Algumas tem bateria carregada por painel solar.

- Disponibilizar os dados online é simplesmente com um programa?

Sim, a estação tem que ter capacidade de se ligar ao PC (por USB ou RS232) e é o software que comunica com a consola da estação. Alguns dos sofwares mais populares são o Virtual Weather Station ou o Weather Display. As estações Davis também vem com o software próprio , o Weather Link.
 

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
Tenho uma dúvida.
Fiz o download do virtual weather station mas lá não aparece o modelo ws3650.
Como devo fazer?
 

DMartins

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2008
Mensagens
834
Local
Guimarães - 199mts Altitude
Uma pequena dúvida que me puseram, e não sobe responder:

Os sensores das "Oregon", tipo a RMR383, podem apanhar humidade?
Este tipo de sensor não tem leitura de dados de humidade, só temperatura.
Não "pifam" se colocados expostos a esse tipo de situações?

Já agora, não me apetecia gastar mais que isto por enquanto, assim sendo, o que acham disto:
LA CROSSE TECHNOLOGY Estação meteorológica WD450 - prateada da pixmania?
Um abraço.
 

PauloJota

Cirrus
Registo
1 Fev 2009
Mensagens
30
Local
Porto - Ramalde (3 km do mar)
Re: Newbie

1/2 - Estações para ligar ao PC custam no mínimo entre 100 e 200 euros, não sei se é muito ou pouco para ti.

3- A consola das estações liga-se ao PC via USB (ou serial nas mais antigas). O software por norma corre em windows, se o PDA correr software windows normal dá, se for um windows especial (mobile, etc) penso que não, mas é ver se alguns dos softwares mais populares (Virtual Weather Station, Weather Display, etc) são compatíveis ou se tem versões para PDA.

Obrigado pela resposta.

Queria uma estação que tivesse apenas sensor de temperatura, humidade e pressão. Existe alguma com estas características e que permita ligação ao pc?

Quando me referia ao pda, seria para recolher informação em viagem, e depois descarragar para o pc. A minha dúvida é se haverá este sistema.

Grato pela atenção.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Boas:

Por favor, conseguem indicar-me, uma loja em Portugal, que venda painéis solares, para a minha Oregon WMR 100N ?

Obrigado desde já.

Em Portugal, pelo menos que eu saiba, não existe.
Mas mesmo que existisse, penso que talvez não quisesses comprar cá, porque os preços em Portugal não costumam ser vantajosos.
Talvez se arranje esse tipo de acessórios no ebay dos Estados Unidos ou da Alemanha, preferencialmente. ;)
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: Newbie

Obrigado pela resposta.

Queria uma estação que tivesse apenas sensor de temperatura, humidade e pressão. Existe alguma com estas características e que permita ligação ao pc?

Tão simples, penso que não existe.
As estações com interface para PC costumam ser mais completas.


Quando me referia ao pda, seria para recolher informação em viagem, e depois descarragar para o pc. A minha dúvida é se haverá este sistema.

Grato pela atenção.

Quando se visualiza informação na Internet, esta não precisa de ser descarregada.
Pode ser visualizada quer num computador, quer num PDA, quer num telemóvel.
Não precisas de descarregar nada, porque o próprio software que vais utilizar para colocar a estação online se encarrega de gravar os dados, por isso eles nunca se perdem.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Onde comprar uma DAVIS VANTAGE PRO 2 PLUS e o que têm a mais por ser PLUS? :unsure:

Agradeço dicas, porque mais tardar, no Próximo Inverno Elvas poderá ficar online :w00t: ;).
A minha ideia é deixar a estação ligada por fios, pois o wireless por vezes falha com os routers das imediações, não é assim? Ou as Davis são imunes a este tipo de interferências?

O meu obrigado desde já! :thumbsup:
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Re: A tua Estação Meteorológica

olá!

Podes comprar uma estação destas na loja Gestel ou na Loja Náutica.

A diferença da estação Plus é que tem mais os sensores de radiação solar e de Ultravioletas.

Quanto à questão dos routers e wireless, poderão ocorrer interferências se as frequências usadas nos aparelhos forem iguais, julgo eu.

PS: Peço aos administradores que possam anular este post, pois já o coloquei como reply á questão do actionman no outro tópico. Obrigado.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Re: A tua Estação Meteorológica

olá!

Podes comprar uma estação destas na loja Gestel ou na Loja Náutica.

A diferença da estação Plus é que tem mais os sensores de radiação solar e de Ultravioletas.

Quanto à questão dos routers e wireless, poderão ocorrer interferências se as frequências usadas nos aparelhos forem iguais, julgo eu.

PS: Peço aos administradores que possam anular este post, pois já o coloquei como reply á questão do actionman no outro tópico. Obrigado.

Obrigado ecobcg :thumbsup:
Já estive a ver esses dois sites, o da Gestel não funciona e o da Náutica até me tive de sentar, a Plus wireless à volta de 2000 €! :surprise: :hehe:

E lá fora, não se conseguirão melhores preços? Alguém tem a experiência de alguma loja, preferentemente na UE, pois os amigos das alfas estão sempre à espreita e as taxas pesam! :disgust: