2009 será um dos anos mais quentes da história

Orvalho

Cirrus
Registo
14 Nov 2007
Mensagens
59
Local
Vila Nova De Poiares e Serra da Estrela (400 m)
Tens dados que sustentem esta tua última afirmação?

E será que o frio está mesmo garantido?

Temperaturas em Moscovo nos últimos 90 dias:


E quanto ao padrão ameno do nosso Inverno estar cada vez mais a desvanecer-se, peço que meteorologicamente te relembres do nosso Janeiro de 2008. Foi assim tão agreste?


Não quero com isto defender a teoria de que 2009 será um ano quente e muito menos que "será um dos anos mais quentes da história".
Quero apenas relembrar que o clima evolui num todo, e não por partes.

Não é por estar frio na Europa Ocidental, que o planeta está obrigatoriamente a arrefecer. Foi por isso que postei as temperaturas de Moscovo.

Quando se fala na globalidade, há que ter em conta o que é realmente global. :thumbsup:

Olá André:)
Quanto ao vento em Portugal não pesquisei o tema. É uma afirmação pouco cientifica, observo que há menos vento e menos superficies frontais.
Penso que tens razão não devemos extrapolar fenómenos regionais para a escala global mas quando eles se tornam globais no sentido em que aparecem vagas de frio,cada vez mais severas por todo o Mundo. As temperaturas de Moscovo devem-se a ventos contínuos de Sul, sudoeste, dorsal Africana a entrar pelo leste europeu até á Rússia.
No ano passado apenas a Europa Ocidental não experimentou temperaturas invernais abaixo da média favorecida por ventos de origem subtropical. A Europa Ocidental parecia uma ilha rodeada de frio por todos os lados, situação favorável por todo o Inverno, altamente excepcional.
Temos tido Verões muito frescos.
Temos recordes de neve nas estancias de esqui da América do Norte e da Europa desde o ínicio do Outono, esta área já é uma vasta área do Hemisfério Norte. Recordes de frio na Antartida e no Hemisfério Sul que aliás nos últimos anos arrefeceu mais que o Hemisfério Norte.
Os valores da PDO no Pacífico são um claro sinal de arrefecimento global.
Agora não tenho á mão dados concretos de pesquizas que efectuei em termos de temperaturas globais medidas através de satélite, mas prometo que assim que tiver tempo e mudar a minha ligação á net, que é muito lenta, colocarei os dados.:)
Há uma quantidade de cientistas e de dados que demonstram que estamos em arrefecimento Global.
Na minha opinião e embora sem certezas, Este arrefecimento global deve-se ao CICLO SOLAR, raios cósmicos a teoria do dinamarquês Svensmark e o seu livro ,The Chilling Stars. Este assunto é muito controverso,penso que não podemos ter certezas de nada mas na verdade a Ciência é isso mesmo, uma procura da verdade com abertura e sem sectarismo.
Julgo que mesmo em cenário de arrefecimento Global vamos continuar a ter vagas de calor o que verifico é que elas são já em menor número que as vagas de frio, é só fazer-se uma pesquisa na Net.
O dogma do aquecimento Global desmedido e eterno começa a ser posto em causa até na CNN onde um cientista nos diz que a temperatura média global derrapou 0.6ºC nos ultimos 2 anos. A ser verdade é uma descida perigosa por ser tão rápida e a ter continuidade.... temos frio garantido e até demais.:cold:
http://edition.cnn.com/video/#/video/bestoftv/2009/01/13/ldt.ferre.climate.debate.cnn
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Lembraste do rigoroso inverno do Sudeste Asiático? Foi noticia em todo o mundo.
Chenzhou, foi uma localidade que foi fortemente afectada pelo frio extremo, e até foi referida aqui no fórum por isso.

Sabes o que se sucedeu depois daqueles dias gelados? Ninguém sabe, porque deixou de ser noticia.

Mas se pesquisares, descobres que apesar da anomalia de -7ºC daquelas semanas de Janeiro e Fevereiro, o ano acabou com uma anomalia positiva na região.



E isto em questão às vagas de frio, que são vagas sim, noticias de jornal. Mas depois quando acabam, acabam-se os problemas, as dores de cabeça... E mais ninguém quer saber. E Chenzhou é sinónimo disso mesmo. Depois de uma grande vaga de frio, não foi preciso vir uma vaga de calor para equilibrar. Bastou que praticamente todo o ano que se lhe seguiu, fosse morno. Acabando o ano com +0,6ºC, apesar do inverno mais frio de sempre. Mas lá está, isso não foi noticia.

O mesmo com os Alpes. Este inverno estão com um carregamento de gigantes. Mas no inicio de Janeiro de 2007, eu próprio vi as cotas de neve nos Alpes lá bem nas nuvens.
Há anos mais frios, e anos mais quentes. São precisos muitos anos para se formar uma teoria.

E mais uma vez não estou do lado do frio/calor. Estou a olhar para um todo, e não para uma vaga de frio/1mês de calor.

Já agora, talvez aqui consigas encontrar alguns dados:
NOAA

E quanto ao vento, acho que em Portugal, apenas se lhe começou a dar importância, a partir do momento em que se viu que se podia fazer $$ com o vento.
No relatório do primeiro semestre de 2008 de energia eólica, verifica-se que houve ligeiramente mais vento que o normal. O mesmo não se passou no semestre anterior que foi ligeiramente inferior ao normal.
Mas pouco mais se sabe do vento. (Ou pelo menos eu não sei... :p)
 

Orvalho

Cirrus
Registo
14 Nov 2007
Mensagens
59
Local
Vila Nova De Poiares e Serra da Estrela (400 m)
Lembraste do rigoroso inverno do Sudeste Asiático? Foi noticia em todo o mundo.
Chenzhou, foi uma localidade que foi fortemente afectada pelo frio extremo, e até foi referida aqui no fórum por isso.

Sabes o que se sucedeu depois daqueles dias gelados? Ninguém sabe, porque deixou de ser noticia.

Mas se pesquisares, descobres que apesar da anomalia de -7ºC daquelas semanas de Janeiro e Fevereiro, o ano acabou com uma anomalia positiva na região.



E isto em questão às vagas de frio, que são vagas sim, noticias de jornal. Mas depois quando acabam, acabam-se os problemas, as dores de cabeça... E mais ninguém quer saber. E Chenzhou é sinónimo disso mesmo. Depois de uma grande vaga de frio, não foi preciso vir uma vaga de calor para equilibrar. Bastou que praticamente todo o ano que se lhe seguiu, fosse morno. Acabando o ano com +0,6ºC, apesar do inverno mais frio de sempre. Mas lá está, isso não foi noticia.

O mesmo com os Alpes. Este inverno estão com um carregamento de gigantes. Mas no inicio de Janeiro de 2007, eu próprio vi as cotas de neve nos Alpes lá bem nas nuvens.
Há anos mais frios, e anos mais quentes. São precisos muitos anos para se formar uma teoria.

E mais uma vez não estou do lado do frio/calor. Estou a olhar para um todo, e não para uma vaga de frio/1mês de calor.

Já agora, talvez aqui consigas encontrar alguns dados:
NOAA

E quanto ao vento, acho que em Portugal, apenas se lhe começou a dar importância, a partir do momento em que se viu que se podia fazer $$ com o vento.
No relatório do primeiro semestre de 2008 de energia eólica, verifica-se que houve ligeiramente mais vento que o normal. O mesmo não se passou no semestre anterior que foi ligeiramente inferior ao normal.
Mas pouco mais se sabe do vento. (Ou pelo menos eu não sei... :p)



Não sei se é o caso dos dados sobre a China que apresentaste mas Atenção a muitos dados de temperaturas medidas em terra, especialmente os divulgados pelo IPCC com medições efectuadas em áreas urbanas anteriormente rurais e que por isso sofrem do efeito de ilha de calor.
E que dizer de estações meteorológicas nos Estados Unidos colocadas ao lado de saídas de ar condicionado etc; Pesquizar no site cientifico www.wattsupwiththat.com
Quanto aos Media exageram todo o tipo de situações mas com esmagador destaque para o Aquecimento Global. Para mim o facto de estarem a começar a dar destaque a Estudos cientificos sobre o Arrefecimento Global é revelador e sendo o aquecimento global um negócio de triliões que realmente devemos estár a entrar num período de grande arrefecimento, em que a teoria do Global Warming começa a ser indefensável.
Será o Sol....ou será coincidencia que o arrefecimento acontece neste fraquissimo ciclo solar?
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Não sei se é o caso dos dados sobre a China que apresentaste mas Atenção a muitos dados de temperaturas medidas em terra, especialmente os divulgados pelo IPCC com medições efectuadas em áreas urbanas anteriormente rurais e que por isso sofrem do efeito de ilha de calor.
E que dizer de estações meteorológicas nos Estados Unidos colocadas ao lado de saídas de ar condicionado etc; Pesquizar no site cientifico www.wattsupwiththat.com
Quanto aos Media exageram todo o tipo de situações mas com esmagador destaque para o Aquecimento Global. Para mim o facto de estarem a começar a dar destaque a Estudos cientificos sobre o Arrefecimento Global é revelador e sendo o aquecimento global um negócio de triliões que realmente devemos estár a entrar num período de grande arrefecimento, em que a teoria do Global Warming começa a ser indefensável.
Será o Sol....ou será coincidencia que o arrefecimento acontece neste fraquissimo ciclo solar?

Sim, acho que já todos temos conhecimento dessas estações dos Estados Unidos.
Mas a informação que retirei foi daqui: Climate Prediction Center.
Se não pudermos confiar nestes dados, vamos confiar em quê?

Em relação ao aquecimento global e as suas previsões de +6ºC são de facto uma noticia que vende. Da mesma forma que vendem as vagas de frio.
Obviamente que um inverno quente não vende. Se em Lisboa este mês estivessem dias consecutivos de temperaturas a variar entre os 10 e os 17ºC, o que interessaria?
Um inverno frio dá muito mais prejuízos (económicos, energéticos) que um inverno quente. Logo é de destacar todos quantos são atingidos pelo frio e fazer disso noticia.
No verão passa-se o contrário.

Globalmente, veremos para onde caminharemos. A ver se vivemos tempo suficiente para isso. :p

Mas em relação ao mínimo solar, se o sol está assim há tanto tempo num mínimo solar, não seria de esperar que "ainda estivesse mais frio" a nível global?
 

Orvalho

Cirrus
Registo
14 Nov 2007
Mensagens
59
Local
Vila Nova De Poiares e Serra da Estrela (400 m)
Sim, acho que já todos temos conhecimento dessas estações dos Estados Unidos.
Mas a informação que retirei foi daqui: Climate Prediction Center.
Se não pudermos confiar nestes dados, vamos confiar em quê?

Em relação ao aquecimento global e as suas previsões de +6ºC são de facto uma noticia que vende. Da mesma forma que vendem as vagas de frio.
Obviamente que um inverno quente não vende. Se em Lisboa este mês estivessem dias consecutivos de temperaturas a variar entre os 10 e os 17ºC, o que interessaria?
Um inverno frio dá muito mais prejuízos (económicos, energéticos) que um inverno quente. Logo é de destacar todos quantos são atingidos pelo frio e fazer disso noticia.
No verão passa-se o contrário.

Globalmente, veremos para onde caminharemos. A ver se vivemos tempo suficiente para isso. :p

Mas em relação ao mínimo solar, se o sol está assim há tanto tempo num mínimo solar, não seria de esperar que "ainda estivesse mais frio" a nível global?




A inactividade solar reflete-se nas temperaturas 3,4 anos depois, então as temperaturas agora são um pequeno adiantamento de frio. Os efeitos da paragem serão mais:cold: sentidos dentro de poucos anos.

Interessante e a reforçar a possibilidade da decisiva influencia solar no clima da Terra o facto de nos ultimos 20, 30 anos não apenas a Terra aqueçeu mas também TODOS OS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR NO MESMO TIMMING.:w00t:

Mas há tantos outros factores que podem influenciar o clima que de facto ainda temos muito para aprender sobre os caóticos sistemas climáticos do nosso planeta, penso até que nada sabemos.:hehe:
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Mas em relação ao mínimo solar, se o sol está assim há tanto tempo num mínimo solar, não seria de esperar que "ainda estivesse mais frio" a nível global?

Li o teu comentário com muita atenção e concordo com as tuas conclusões, excepto esta última frase que me pareceu, pelo menos, controversa...

É que já li comentários de alguns cientistas que relacionam os máximos solares com períodos mais frios na superficie terrestre. Segundo alguns estudos, os máximos de actividade solar, provocam que o excesso de radiação que chega ao nosso planeta interaja com as camadas mais altas da atmosfera provocando um aumento da formação de núvens.

Com o aumento da alta nebulosidade, aumenta a quantidade de radiação que é reflectida de novo para o espaço, causando um maior arrefecimento a nível global...

Será? :eek:




***************
 

Orvalho

Cirrus
Registo
14 Nov 2007
Mensagens
59
Local
Vila Nova De Poiares e Serra da Estrela (400 m)
Zoelae, só para corrigir o Sol em periodos de menos actividade emite menos

vento solar em direção a Terra e a todo o sistema solar. Esse vento

afasta os raios cósmicos existentes no espaço de atingirem a Terra que

consequentemente ao atingirem a terra originam nebulosidade.

Basicamente a teoria consiste em:

fraca actividade solar = menos vento solar em direção á Terra = mais raios

cósmicos atingem a Terra = Aumento da nebulosidade = Maior refleção da

radiação solar = Temperaturas mais frias na Terra :)




***************[/QUOTE]
 

abrantes

Cumulus
Registo
4 Jan 2008
Mensagens
237
Local
Rio de Janeiro
bom sem entrar na polêmica,...pelo menos na Austrália esta sendo,..


Latest Records registered during 2009:

* Lepa Komna (Slovenia) min. -49 (questioned)
* Busa di Manna (Italy) min. -43.8
* La Tuque (Canada) min. -44.9
* Big Black River (United States) min. -45.6 New State record low Maine
* Jabal ash Sham (Oman) min. -7.8 New national record low for Oman (unofficial)
* Yongala (Australia) max. 43.5
* Maitland (Australia) max. 45
* Mount Barker (Australia) max. 44.5
* Keith (Australia) max. 45.5
* Meningie (Australia) max. 45.1
* Edithburg (Australia) max. 44.9
* Wilsons (Australia) max. 42
* Morwell (Australia) max. 45.1
* Wonthaggi (Australia) max. 43.7
* Scoresby (Australia) max. 43.8
* Hamilton (Australia) max. 44.5
* Ballarat (Australia) max. 44.1
* Mangalore (Australia) max. 46.1
* Maryborough (Australia) max. 45.4
* Flinders Island AP (Australia) max. 41.5
* Ross (Australia) max. 41.6
* Fingal (Australia) max. 41.3
* St Helens (Australia) max. 41
* Scamander (Australia) max. 42.2
* Thredbo (Australia) max. 33.5
* Tumbarumba (Australia) max. 39.8
* Omeo (Australia) max. 40.2
* Mt Buller (Australia) max. 30.7
* Lake Heildon (Australia) max. 45.4
* Launceston AP (Australia) max. 39.9
* Scottsdale (Australia) max. 37.7
* Taralga (Australia) max. 39.8
* Hume (Australia) max. 44.9
* Wagga Wagga (Australia) max. 45.2
* Ouien (Australia) max. 46.8
* Horsham (Australia) max. 47.6
* Longerenong (Australia) max. 47.6
* Echuca (Australia) max. 46.8
* Kerang (Australia) max. 46.9
* Kyabram (Australia) max. 47
* Tatura (Australia) max. 45
* Strathbogie (Australia) max. 42
* Essendon (Australia) max. 47.3
* Moorabbin (Australia) max. 46.7
* Laverton (Australia) max. 47.5
* Nonning (Australia) max. 45.5
* Yongala (Australia) max. 44
* Eudunda (Australia) max. 43.9
* Melbourne City (Australia) max. 46.4
* Avalon Airport (Australia) max. 47.9
* Geelong (Australia) max. 47.4
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Não quero estar a questionar a veracidade do texto e dos cientistas que o fizeram (espero que tenham sido cientistas e não "sapateiros" que nada percebem do assunto e que só querem vender a noticia), mas acho que ainda não há muito tempo ouvi algo assim.... AH já sei, foi em 2008, que deveria ser dos anos mais quentes dos últimos 25.


STAY
 

tvsc

Cirrus
Registo
6 Mai 2008
Mensagens
6
Local
Setúbal
Alguém por ai que me dê a previsão para daqui a 15 dias? :hmm:
...
...
...
...não há ninguém...? :sad:
...
...
...
... mas para daqui as 6 meses já há!!!! Boa!!!! :palmas: :uau: