A tua Estação Meteorológica



Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Boas:

Para a minha estação WMR 100N quantos painéis solares devo comprar?
Ou 1 chegará para alimentar tudo (sensor da temp, do vento e da precipitação)?

Um abraço.

Penso que o material que a estação traz de origem é suficiente. ;)
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
De origem não traz nenhum painel solar:sad:

Precisamente. ;)

Não é necessário nenhum painel solar; pelo menos de todas a WMR100 que eu vi, nenhuma precisou de ser alimentada por um painel solar.
A estação traz pilhas e é necessário substituí-las de tempos a tempos.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
A primeira foto depois de a retirar da caixa:

Boa noite,


Surgiu-me uma dúvida relativamente à instalação da estação, mais especificamente em relação ao pluviómetro. É necessário procedermos à colocação do adaptador métrico no pluviómetro para termos as leituras em mm, não é?

Quanto ao anemómetro, convém instalá-lo logo com o braço virado para o Norte geográfico? Qual é a declinação a usar relativamente ao Norte Magnético?
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Boa noite,


Surgiu-me uma dúvida relativamente à instalação da estação, mais especificamente em relação ao pluviómetro. É necessário procedermos à colocação do adaptador métrico no pluviómetro para termos as leituras em mm, não é?

Quanto ao anemómetro, convém instalá-lo logo com o braço virado para o Norte geográfico? Qual é a declinação a usar relativamente ao Norte Magnético?

Tal como disse por PM, tens mesmo de colocar o adaptador métrico, desmontando o cilindro do pluviómetro e separando-o da estrutura do módulo principal da Davis.
Entre as cochas pluviométricas e imediatamente debaixo delas fica instalado esse adaptador; só depois dessa adaptação podes usar as leituras em mm.

O anemómetro deve ter o braço metálico apontado para Norte, no meu caso orientei-o com uma bússola e coloquei-o rigorosamente para Norte, mas apenas com a ajuda da bússola, que julguei suficiente; ainda há poucos dias estive a rever a sua instalação e pareceu-me bem orientado.


Depois mostra-nos algumas fotos da instalação. ;)
 

DMartins

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2008
Mensagens
834
Local
Guimarães - 199mts Altitude
Boas.
Se por acaso alguém souber, tinha uma questão para vos colocar.


Oregon Scientific WMR100N (RE-ENG)

Alguém sabe o que isto a negrito quer dizer?
São as comuns WMR100N, ou algo é diferente?
Pergunto, porque aqui em baixo, estão a um preço que julgo mais baixo que o normal...

http://www.redcoon.pt/index.php/cmd/shop/a/ProductDetail/pid/B163120/cid/6042/Oregon_Scientific_WMR100N_(RE_ENG)/



Já agora, e como à partida o sítio onde irá ser colocada vai ser de acesso difícil (telhado do prédio, que implica pedir ao condomínio para lá ir mudar baterias, o que não é nada fácil), que acham desta? -

http://www.redcoon.pt/index.php/cmd/shop/a/ProductDetail/pid/B169206/cid/6042/La_Crosse_Technology_WS2350/#


(Desculpem ter copiado o post para este tópico, mas como ninguém respondeu no outro, poderiam não ter visto)
Obrigado! :thumbsup:
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Boas.
Se por acaso alguém souber, tinha uma questão para vos colocar.


Oregon Scientific WMR100N (RE-ENG)

Alguém sabe o que isto a negrito quer dizer?

Não faço a mínima ideia, deve ser a versão de Inglaterra ou uma referência para o modelo europeu, algo do género, mas não estou seguro daquilo que digo.


Já agora, e como à partida o sítio onde irá ser colocada vai ser de acesso difícil (telhado do prédio, que implica pedir ao condomínio para lá ir mudar baterias, o que não é nada fácil), que acham desta? -

http://www.redcoon.pt/index.php/cmd/shop/a/ProductDetail/pid/B169206/cid/6042/La_Crosse_Technology_WS2350/#

As La Crosse têm o inconviente de ter os sensores ligados por fios, o que para ti parece ser uma vantagem.
No entanto, vais ter de mudar as pilhas do termo-higro, que normalmente se coloca no telhado, no interior de um bom radiation shield, que o proteja devidamente da radiação solar.
Logo por aí, também terás de ir ao telhado, de tempos a tempos, mudar as suas pilhas.

Se queres a minha opinião, as La Crosse são as mais fracas - de uma forma geral - e deixam um pouco a desejar a nível de sinal; o sinal é fraco, interfere facilmente com outros aparelhos, não raras vezes há erros na leitura dos dados dos vários instrumentos.
Para além disso, os sensores são, geralmente, de uma durabilidade bastante reduzida, avariam facilmente e o termo-higro tende a dar valores de temperatura demasiado extremados.
Ou seja, as mínimas exageradamente baixas, em comparação com um qualquer outro sensor, e as máximas a fugir um pouco para o elevado.
Acrescento ainda que, quando a humidade sobe, no higrómetro apresenta uma descida e, quando na realidade desce, ocorre o inverso no sensor, observando-se um ligeira subida da mesma.

São, portanto, sensores bastante instáveis, frágeis, de fiabilidade um pouco mais reduzida e com uma durabilidade que deixa um pouco a desejar.
Mas isto é só a minha opinião e algum conhecimento de causa, pois aquilo que afirmo resulta de experiências que eu próprio tive com sensores da La Crosse, nomeadamente nos modelos mais básicos, com a WS1600 e 9119.
A WS2350, que é a que referes, também parece sofrer do mesmo no termo-higro.
Tenho mais confiança na La Crosse nos modelos mais avançados e de maior qualidade, nomeadamente a WS3600 e WS3650, que já parecem mais fiáveis e robustas.

Por isso, se fosse a ti, avançava com mais confiança para uma Oregon, nomeadamente o modelo que referiste.
É uma estação bastante acessível, razoavelmente equipada e com fiabilidade mais ao nível da Oregon.
Atenção à letra N no final da nomenclatura; escolhe o modelo WMR100N, para que possas ter o termo-higrómetro separado dos restantes instrumentos.
 

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
Não faço a mínima ideia, deve ser a versão de Inglaterra ou uma referência para o modelo europeu, algo do género, mas não estou seguro daquilo que digo.




As La Crosse têm o inconviente de ter os sensores ligados por fios, o que para ti parece ser uma vantagem.
No entanto, vais ter de mudar as pilhas do termo-higro, que normalmente se coloca no telhado, no interior de um bom radiation shield, que o proteja devidamente da radiação solar.
Logo por aí, também terás de ir ao telhado, de tempos a tempos, mudar as suas pilhas.

Se queres a minha opinião, as La Crosse são as mais fracas - de uma forma geral - e deixam um pouco a desejar a nível de sinal; o sinal é fraco, interfere facilmente com outros aparelhos, não raras vezes há erros na leitura dos dados dos vários instrumentos.
Para além disso, os sensores são, geralmente, de uma durabilidade bastante reduzida, avariam facilmente e o termo-higro tende a dar valores de temperatura demasiado extremados.
Ou seja, as mínimas exageradamente baixas, em comparação com um qualquer outro sensor, e as máximas a fugir um pouco para o elevado.
Acrescento ainda que, quando a humidade sobe, no higrómetro apresenta uma descida e, quando na realidade desce, ocorre o inverso no sensor, observando-se um ligeira subida da mesma.

São, portanto, sensores bastante instáveis, frágeis, de fiabilidade um pouco mais reduzida e com uma durabilidade que deixa um pouco a desejar.
Mas isto é só a minha opinião e algum conhecimento de causa, pois aquilo que afirmo resulta de experiências que eu próprio tive com sensores da La Crosse, nomeadamente nos modelos mais básicos, com a WS1600 e 9119.
A WS2350, que é a que referes, também parece sofrer do mesmo no termo-higro.
Tenho mais confiança na La Crosse nos modelos mais avançados e de maior qualidade, nomeadamente a WS3600 e WS3650, que já parecem mais fiáveis e robustas.

Por isso, se fosse a ti, avançava com mais confiança para uma Oregon, nomeadamente o modelo que referiste.
É uma estação bastante acessível, razoavelmente equipada e com fiabilidade mais ao nível da Oregon.
Atenção à letra N no final da nomenclatura; escolhe o modelo WMR100N, para que possas ter o termo-higrómetro separado dos restantes instrumentos.

Tenho uma ws3650 e não tenho razão de queixa. Os sensores estão entre um router e dois pc's e recebo os dados sem problemas e sem serem extremados.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Tenho uma ws3650 e não tenho razão de queixa. Os sensores estão entre um router e dois pc's e recebo os dados sem problemas e sem serem extremados.

Precisamente; foi o que eu referi no meu post - as La Crosse mais avançadas, como a WS3600 e WS3650 são notoriamente mais fiáveis em todos os aspectos.
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Eu tenho a WS3600 e tinha problemas com a recepção do sinal e não dava por ela, só dei devido à precipitação, chovia e chovia e o sinal do pluviómetro nem sempre era transmitido, comecei a achar estranho o valor que tinha para o que tinha chovido. Liguei o termo-higrómetro à base por cabo, nunca mais tive problemas e de um modo geral estou satisfeito com os valores obtidos.
Para mim o grande ponto negativo, são os reset:maluco: que estas estações fazem, por vezes estão meses sem fazer, mas também já me aconteceu 2 vezes num mês, isto é que me tira do sério:confused:.
 

under

Cumulus
Registo
20 Fev 2009
Mensagens
116
Local
coimbra (130 metros)
Boas Pessoal!
Nao levem a mal esta minha "brincadeira" mas eu sou um fã da meteorologia e esta é a minha "estaçao meteorologica" :D
Tem sido fiavel ao longo dos anos para prever com razoavel pontaria o tempo.Alem deste tenho mais 2,todos a energia solar e com ALTI/BARO/TEMP. e todos batem certo.

http://i265.photobucket.com/albums/ii216/ionplated/IMG_2676.jpg

PS: peço desculpa mas nao tenho fotos,aqui os graus estao expressos em farenheit.
Um Abraço em milibares.
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Boas,

Tenho andado arredado do fórum há uns dias porque tenho andado de volta da minha estação que comprei no Lidl. Sei que não é sofisticada mas nunca esperei é que não conseguisse sequer afinar a temperatura exterior. Comprei um ninho de piriquitos para o abrigar e pintei com tinta de esmalte branco com várias camadas e coloquei no parapeito da janela da sala. Coloquei na abertura circular rede mosquiteira (várias camadas) para reduzir a secção e num orificio pequeno coloquei cola de pistola a vedar...

Não sei o que estou a fazer mal para ontem à tarde marcar 32ºC exteriores... :confused:

A casota só apanha sol até às 13h...a partir daí deixa de apanhar...

Alguém tem ideia do que possa ser? Devo ter feito algo mal de certeza...

P.S. Ontem à noite marcava 18ºC enquanto a do miguel (a uns 3km) marcava 14,5ºC!
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Boas,

Tenho andado arredado do fórum há uns dias porque tenho andado de volta da minha estação que comprei no Lidl. Sei que não é sofisticada mas nunca esperei é que não conseguisse sequer afinar a temperatura exterior. Comprei um ninho de piriquitos para o abrigar e pintei com tinta de esmalte branco com várias camadas e coloquei no parapeito da janela da sala. Coloquei na abertura circular rede mosquiteira (várias camadas) para reduzir a secção e num orificio pequeno coloquei cola de pistola a vedar...

Não sei o que estou a fazer mal para ontem à tarde marcar 32ºC exteriores... :confused:

A casota só apanha sol até às 13h...a partir daí deixa de apanhar...

Alguém tem ideia do que possa ser? Devo ter feito algo mal de certeza...

P.S. Ontem à noite marcava 18ºC enquanto a do miguel (a uns 3km) marcava 14,5ºC!

Olá! :)

Bem, se apanha sol até às 13h, imagino que esteja voltado a este. E a levar com o sol desde que ele nasce. Como está no parapeito da janela, está directamente sobre a influência do calor da parede que aquece ao sol. Calor esse que permanecerá armazenado, ainda que o sol não lhe incida directamente.

O ninho de piriquitos, penso também não ser o melhor isolante.
Imagina um novelo de lã branco ao sol. Apesar de branco, acaba por aquecer na mesma, e se não houver vento, este é capaz de armazenar calor no seu interior durante bastante tempo.

Penso que a solução passa por: expor o sensor, distanciando-o o máximo possível das paredes; evitar que apanhe sol o máximo possível, e usar um material isolante, mas ao mesmo tempo que permita a circulação do ar. ;)