Seguimento - Fevereiro 2009

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Valor mínimo de 8,2 ºC esta noite.

Agora, céu com poucas nuvens, vento fraco e 17,2 ºC.
 


ac_cernax

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
1,936
Local
Cernache do Bonjardim - Sertã (400m) Distrito de C
Um gradiente interessante, no que respeita ao aquecimento ao nível do solo:

Temperatura a 1,65m: 16,9 ºC

Temperatura a 0,85m: 20,6 ºC

Vento médio: 4,7 km/h


Pois é, por essas e por outras influencias (por ex. radiação difusa) que eu às vezes ando "às aranhas", é que gosto de registar e divulgar a temperatura com o maior rigor possível.
Antigamente por qualquer termómetro que passa-se ou tivesse e observa-se a temperatura não ligava a isso, a temperatura que marcava deveria estar correcta, agora tudo tem pormenores. E fico sempre na duvida :lmao:

Sigo pela Cidade de Montijo com 15.8ºC e céu pouco nublado.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Pois é, por essas e por outras influencias (por ex. radiação difusa) que eu às vezes ando "às aranhas", é que gosto de registar e divulgar a temperatura com o maior rigor possível.
Antigamente por qualquer termómetro que passa-se ou tivesse e observa-se a temperatura não ligava a isso, a temperatura que marcava deveria estar correcta, agora tudo tem pormenores. E fico sempre na duvida :lmao:

Mas estes valores que apresentei são retirados da minha estação meteorológica, com um RS instalado a 1,65m, e também de mais um sensor, dentro de outro RS, a 0,85m, colocado a essa altura propositadamente, de forma a ter uma noção do aquecimento/arrefecimento mais ao nível do solo em determinados dias de sol constante e noites de céu limpo e vento fraco.
Assim, tenho 2 pontos de medição da temperatura, para ter uma noção desse gradiente em determinados dias em que seja relevante observá-lo.
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Boas Tardes!

Por aqui, o céu encontra-se pouco nublado por Cirrus, e é possível vizualizar ainda alguns Fractus, que se dissipam pouco depois de se formar...

A temperatura encontra-se nuns agradáveis 17,1ºC, sendo que a máxima atingiu os 18,5ºC, pelas 13:54!

Humidade nos 46%
Pressão a 1023 hPa
Vento a 10,1 km/h de ONO (292º)
Ponto de Orvalho nos 5,3ºC
Variação de Temperatura nos -1,1ºC/h
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Boas:)

Tenho estado um pouco ausente devido aos estudos;)

Por agora 13.7ºC céu limpo... Mínima de 1.0ºC
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Estremoz (dados de hoje):

TEMPERATURA
Máxima = 16,4 ºC (11h54)
Mínima = 7,3 ºC (06h03)

CONDIÇÕES ACTUAIS:
Temperatura = 13,6 ºC
Pressão atmosférica = 1025 hPa

Tempo típico de Primavera.

Último dia com precipitação: 10 de Fevereiro

ESTE MÊS: Temp. Máxima = 17,4 ºC (dia 15); Temp. Mínima = 2,8 ºC (dia 8); Pressão mínima = 987 hPa (dia 1).
 

ac_cernax

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
1,936
Local
Cernache do Bonjardim - Sertã (400m) Distrito de C
Mas estes valores que apresentei são retirados da minha estação meteorológica, com um RS instalado a 1,65m, e também de mais um sensor, dentro de outro RS, a 0,85m, colocado a essa altura propositadamente, de forma a ter uma noção do aquecimento/arrefecimento mais ao nível do solo em determinados dias de sol constante e noites de céu limpo e vento fraco.
Assim, tenho 2 pontos de medição da temperatura, para ter uma noção desse gradiente em determinados dias em que seja relevante observá-lo.

Mas eu não estava a falar do teu caso, pois a tens uma boa estação e com uma boa instalação, apenas quis-me referir às possíveis influências nas temperaturas que possamos ver por ai nos termómetros de rua ou até mesmo nos que temos no exterior de nossas casas, alguns sem qualquer tipo de protecção, e também sem conhecimento da altura a que estão os sensores, o que também é importante.

Cidade de Montijo - Setubal

Céu pouco nublado
Temp. 15.2ºC



-------------------