Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Curioso, não pude deixar de reparar no mapa de superfície do HN que o Mario colocou o tão famoso anticiclone Siberiano consegue ter menos pressão do que o nosso AA.
 


actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Bem também já me passei para o lado dos que têm de dar o braço a torcer :(, episódios de possível frio e chuva a cotas baixas é para esquecer :sad:. Em Março isso já é completamente impossível aqui no nosso castigado rectângulo, chamado Portugal.
Com sucessivos adiamentos de uma entrada como deve de ser de ar frio, neste momento só para o ano, coisa que será cada vez mais difícil, pois realmente o Inverno tende a ser cada vez de menor duração e um ano assim como este tendencialmente mais seco é que apresenta melhores hipóteses de ver-mos o fenómeno neve mais democratizado pelo nosso território. Mas como todos sabemos que o necessário é mesmo a chuva, ela que venha e em abundância :rain:, porque isto não está nada famoso assim :disgust:
O que mais me irrita são as pessoas, o zé povinho de uma forma geral, completamente inconsciente nas suas afirmações, que anda eufórico com este belo tempo, para um carnaval de sol e calor!! Acho que a influencia das novelas do outro lado do Atlântico já deturparam a nossa realidade na cabeça das pessoas... Enfim...

Isto não é bem uma opinião de seguimento da previsão do Tempo e Modelos, mas realmente isto sim é uma porcaria de tempo!!! :angry:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Bem também já me passei para o lado dos que têm de dar o braço a torcer :(, episódios de possível frio e chuva a cotas baixas é para esquecer :sad:. Em Março isso já é completamente impossível aqui no nosso castigado rectângulo, chamado Portugal.
Com sucessivos adiamentos de uma entrada como deve de ser de ar frio, neste momento só para o ano, coisa que será cada vez mais difícil, pois realmente o Inverno tende a ser cada vez de menor duração e um ano assim como este tendencialmente mais seco é que apresenta melhores hipóteses de ver-mos o fenómeno neve mais democratizado pelo nosso território. Mas como todos sabemos que o necessário é mesmo a chuva, ela que venha e em abundância :rain:, porque isto não está nada famoso assim :disgust:
O que mais me irrita são as pessoas, o zé povinho de uma forma geral, completamente inconsciente nas suas afirmações, que anda eufórico com este belo tempo, para um carnaval de sol e calor!! Acho que a influencia das novelas do outro lado do Atlântico já deturparam a nossa realidade na cabeça das pessoas... Enfim...

Isto não é bem uma opinião de seguimento da previsão do Tempo e Modelos, mas realmente isto sim é uma porcaria de tempo!!! :angry:

es capaz de ter alguma razao mas tenhemos esperanca:thumbsup::(

 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Bem também já me passei para o lado dos que têm de dar o braço a torcer :(, episódios de possível frio e chuva a cotas baixas é para esquecer :sad:. Em Março isso já é completamente impossível aqui no nosso castigado rectângulo, chamado Portugal.
Com sucessivos adiamentos de uma entrada como deve de ser de ar frio, neste momento só para o ano, coisa que será cada vez mais difícil, pois realmente o Inverno tende a ser cada vez de menor duração e um ano assim como este tendencialmente mais seco é que apresenta melhores hipóteses de ver-mos o fenómeno neve mais democratizado pelo nosso território. Mas como todos sabemos que o necessário é mesmo a chuva, ela que venha e em abundância :rain:, porque isto não está nada famoso assim :disgust:
O que mais me irrita são as pessoas, o zé povinho de uma forma geral, completamente inconsciente nas suas afirmações, que anda eufórico com este belo tempo, para um carnaval de sol e calor!! Acho que a influencia das novelas do outro lado do Atlântico já deturparam a nossa realidade na cabeça das pessoas... Enfim...

Isto não é bem uma opinião de seguimento da previsão do Tempo e Modelos, mas realmente isto sim é uma porcaria de tempo!!! :angry:


Em termos de animação meteorológica, sim é uma "seca"...mas também não é uma porcaria de tempo.;) Aliás este tempo até parece que nos transmite mais alegria e animo, do que em dias nublados com chuva...(é claro que sempre prefiro as Trovoadas:p e é desse tipo de animação que espero que volte rápido;))
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Em termos de animação meteorológica, sim é uma "seca"...mas também não é uma porcaria de tempo.;) Aliás este tempo até parece que nos transmite mais alegria e animo, do que em dias nublados com chuva...(é claro que sempre prefiro as Trovoadas:p e é desse tipo de animação que espero que volte rápido;))

talvez se o AA se deslocar " de mais "para norte no verao tenhamos um levante brutal com calor e trovoadas:D:w00t:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
talvez se o AA se deslocar " de mais "para norte no verao tenhamos um levante brutal com calor e trovoadas:D:w00t:

Isso é tão provável como eu me chamar Amélia de Matos Cruz :lmao::lmao:
 

Chuvento

Cirrus
Registo
14 Jan 2007
Mensagens
18
Local
Entroncamento
Bem também já me passei para o lado dos que têm de dar o braço a torcer :(, episódios de possível frio e chuva a cotas baixas é para esquecer :sad:. Em Março isso já é completamente impossível aqui no nosso castigado rectângulo, chamado Portugal.
Com sucessivos adiamentos de uma entrada como deve de ser de ar frio, neste momento só para o ano, coisa que será cada vez mais difícil, pois realmente o Inverno tende a ser cada vez de menor duração e um ano assim como este tendencialmente mais seco é que apresenta melhores hipóteses de ver-mos o fenómeno neve mais democratizado pelo nosso território. Mas como todos sabemos que o necessário é mesmo a chuva, ela que venha e em abundância :rain:, porque isto não está nada famoso assim :disgust:
O que mais me irrita são as pessoas, o zé povinho de uma forma geral, completamente inconsciente nas suas afirmações, que anda eufórico com este belo tempo, para um carnaval de sol e calor!! Acho que a influencia das novelas do outro lado do Atlântico já deturparam a nossa realidade na cabeça das pessoas... Enfim...

Isto não é bem uma opinião de seguimento da previsão do Tempo e Modelos, mas realmente isto sim é uma porcaria de tempo!!! :angry:

É verdade, eu assino por baixo ! :thumbsup:
As pessoas pensam apenas no seu conforto pessoal esquecendo tudo o que por inerência acontece devido à falta de chuva (insuficiente água nas barragens e no subsolo - aproximação de mais uma época de fogos) além de não haver qualquer garantia do que o próximo Inverno venha a ter chuvas regulares. :hmm:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Isto não é bem uma opinião de seguimento da previsão do Tempo e Modelos, mas realmente isto sim é uma porcaria de tempo!!! :angry:

Calma! A run do GFS já começa a enfraquecer o anticiclone no final do primeiro painel. E já temos a iso -6 no norte da península para daqui a 150 h, já a médio prazo. As coisas vão melhorar, e não se esqueçam que as melhores situações meteorológicas costumam ocorrer aquando da saída do anticiclone. Vamos sonhando, que é de graça, melhores dias virão certamente.
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
talvez se o AA se deslocar " de mais "para norte no verao tenhamos um levante brutal com calor e trovoadas:D:w00t:

Exemplos como Junho de 2006 ou Setembro de 2007?:huh:
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
es capaz de ter alguma razao mas tenhemos esperanca:thumbsup::(

Boas stormy :), é isso resta-nos a esperança, mas esperança de que o AA vá para a outras paragens. Outro tipo de esperança :cold: já nem com :pray: lá vai! :D


Em termos de animação meteorológica, sim é uma "seca"...mas também não é uma porcaria de tempo.;) Aliás este tempo até parece que nos transmite mais alegria e animo, do que em dias nublados com chuva...(é claro que sempre prefiro as Trovoadas:p e é desse tipo de animação que espero que volte rápido;))

squidward tudo bem!? :thumbsup:, eu não estava a afirmar que o Sol e o calor é uma porcaria de tempo (se bem que eu pessoalmente dispenso o calor :hehe:), eu refiro-me a que estas condições nesta altura do ano, sim são uma desgraça, estamos em Fevereiro meus caros! :shocking: E reza a história meteorológica aqui do meus Alentejo que o Fevereiro é um mês de frios por excelência, mas isso era no outro milénio porque neste já não se confirma.

A RUN das 12Z já saiu e nada de novo, apenas mais do mesmo. Claro +192h é ver tudo mudar a cada saída :rolleyes:.


É verdade, eu assino por baixo ! :thumbsup:
As pessoas pensam apenas no seu conforto pessoal esquecendo tudo o que por inerência acontece devido à falta de chuva (insuficiente água nas barragens e no subsolo - aproximação de mais uma época de fogos) além de não haver qualquer garantia do que o próximo Inverno venha a ter chuvas regulares. :hmm:

Olá Chuvento! :), eu nem reclamava, se estivéssemos a ter um Fevereiro do género do Janeiro último, até seria justo nos tais dias de Carnaval e dos desfiles que não chovesse e assim não estragasse o que muita gente leva meses e meses a construir. Mas na presente situação, onde até já quase me esqueci de quando foi o último dia de chuva, é claro que fico piurso quando vejo o pessoal todo contente com a Primavera antecipada. Talvez se os meios de informação não perdessem tempo a mais com politiquices à boa moda da máfia portuguesa e informassem a sério, as pessoas se apercebessem que as barragens não estão lá grande coisa, em especial as mais a Sul :mad:.


Calma! A run do GFS já começa a enfraquecer o anticiclone no final do primeiro painel. E já temos a iso -6 no norte da península para daqui a 150 h, já a médio prazo. As coisas vão melhorar, e não se esqueçam que as melhores situações meteorológicas costumam ocorrer aquando da saída do anticiclone. Vamos sonhando, que é de graça, melhores dias virão certamente.

Companheiro David sf :), embora aparente ser como tu bem dizes, eu não acredito muito. O GFS, que até me tem surpreendido neste Inverno, parece ter voltado ao mesmo, ou seja falhanço atrás de falhanço, em especial de médio prazo para a frente. Até às 42h ainda se vai safando, mas mais que isso ... :unsure:
Acho que eles lidam mal com as situações anti-ciclónicas.

Eu até nem digo que não possa haver ainda alguma entrada fria de destaque, mas que já não será para cotas baixas, isso é uma certeza. Quando muito cotas médias e e e... :rolleyes:
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Agora é que eu reparei, a suposta depressão que nos ia afectar vai ficar-se pela Madeira e alargar a sua área de influência :confused::confused: :lmao:


Parece que sim, a acreditar na última run do GFS. Este modelo até prevê que a referida depressão seja o início do fim do AA,:thumbsup: mas como aqui já foi referido "quando a esmola é grande o pobre desconfia...":lol:

gfs-0-204_npt2.png


gfs-2-204_uju2.png
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Bem também já me passei para o lado dos que têm de dar o braço a torcer :(, episódios de possível frio e chuva a cotas baixas é para esquecer :sad:. Em Março isso já é completamente impossível aqui no nosso castigado rectângulo, chamado Portugal.
Com sucessivos adiamentos de uma entrada como deve de ser de ar frio, neste momento só para o ano, coisa que será cada vez mais difícil, pois realmente o Inverno tende a ser cada vez de menor duração e um ano assim como este tendencialmente mais seco é que apresenta melhores hipóteses de ver-mos o fenómeno neve mais democratizado pelo nosso território. Mas como todos sabemos que o necessário é mesmo a chuva, ela que venha e em abundância :rain:, porque isto não está nada famoso assim :disgust:
O que mais me irrita são as pessoas, o zé povinho de uma forma geral, completamente inconsciente nas suas afirmações, que anda eufórico com este belo tempo, para um carnaval de sol e calor!! Acho que a influencia das novelas do outro lado do Atlântico já deturparam a nossa realidade na cabeça das pessoas... Enfim...

Isto não é bem uma opinião de seguimento da previsão do Tempo e Modelos, mas realmente isto sim é uma porcaria de tempo!!! :angry:





Por acaso está ciente na afirmação que está a fazer em relação ao zé povinho querer calor e sol? Por acaso é onde muita pessoas investiram nesta quadra para ter algum dinheiro:huh:!
 

chuvinha

Cirrus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
26
Local
Amadora
Como é possível não gostar de sol? se vivessem nos países nórdicos talvez gostassem mais...talvez ansiassem por um pouquinho que fosse de solzinho...
oh meus amigos tenham paciência!sol é vida , é o melhor que há...qual neve qual trovoadas...:cool::D
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Por acaso está ciente na afirmação que está a fazer em relação ao zé povinho querer calor e sol? Por acaso é onde muita pessoas investiram nesta quadra para ter algum dinheiro:huh:!


Por acaso estou!

E tu estás ciente de como estão os recursos hídricos e a quantidade de água nos solos em Portugal, o que pesará mais? ;)
E quanto ao zé povinho, não fiquem assustados ou chocados, o zé povinho é a massa, Vicente e toda a gente, Raimundo e todo o mundo. :) Não é depreciativo é apenas uma forma de referir, aliás bem à portuguesa.