Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009



Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Este Carnaval seria importante que não chovesse para que as pessoas se possam divertir, as brasileiras se descascarem :D e o dinheiro, trabalho e suor investido durante meses não seja deitado abaixo!!

Quanto ao tempo a médio prazo, o que vos digo é que apenas vejo AA, AA, AA e não acredito em mais nada a não ser AA !!

Como já disse anteriormente num outro post, acredito que aqui no Algarve ainda chova antes de eu fazer anos !!

O que não vos disse é quando é que eu fazia anos :lmao::lmao::lmao:
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
Este Carnaval seria importante que não chovesse para que as pessoas se possam divertir, as brasileiras se descascarem :D e o dinheiro, trabalho e suor investido durante meses não seja deitado abaixo!!

Quanto ao tempo a médio prazo, o que vos digo é que apenas vejo AA, AA, AA e não acredito em mais nada a não ser AA !!

Como já disse anteriormente num outro post, acredito que aqui no Algarve ainda chova antes de eu fazer anos !!

O que não vos disse é quando é que eu fazia anos :lmao::lmao::lmao:

[off-topic] fazes a 31 de Dezembro??:lmao:[/off-topic]

vamos ter cAAlmAA.
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Srs. Moderadores parece-me que este tópico se está transformar em tudo menos em "Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009", daqui a pouco está-se a prever qual será a escola de samba que irá ganhar numa das cidades com tradição carnavalesca...:rolleyes:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Não ... faço dia 6 de Abril!!

PS: Não respondam ser usar a análise dos modelos para que não nos ponhamos aqui andar todos a fugir ao tópico, por isso relacionem caso respondam com uma análise aos modelos !!

Em relação aos modelos pode-se observar que as runs das 12h são positivas a médio-longo prazo (>180h), mas contudo nós já sabemos que tem sido assim nos ultimos dias.
Contudo é preciso bastante calma e não esquecermos que estamos em Fevereiro e que certamente ainda não chegámos ao fim do frio nem da chuva.

Por isso é preciso calma ... quanto ao facto de estar a falar do tempo do Carnaval penso que já disse o que tinha a dizer: espero que esteja bom tempo !!!
Em relação aos meus anos o que disse tem muito a ver com os sinais que tem surgido dos modelos e certamente que teremos chuva em Março, mas achei engraçado dar esta piada !!
Boa noite fiquem bem ... FootballManager aí vou eu !!!!
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Srs. Moderadores parece-me que este tópico se está transformar em tudo menos em "Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009", daqui a pouco está-se a prever qual será a escola de samba que irá ganhar numa das cidades com tradição carnavalesca...:rolleyes:

Acho que mais do que moderação, é preciso ter-se noção do tema do tópico onde se escreve.
Nos últimos dias e uma vez que as previsões têm sido em tudo monótonas, o tema principal do tópico tem descarrilado para outros temas, que por acaso até estão presentes noutros tópicos do fórum.

Alguns dos posts que aqui estão completamente off-topic, poderiam estar:

-> Previsão Sazonal e Desejos - Inverno 2008/2009
-> Portugal, o melhor clima do mundo?
-> Seguimento Rios e Albufeiras - 2009
-> Chill Out Zone - Zona de relaxe
-> Os nossos Aniversários!

Com isto quero dizer que não é preciso estarmos em off-topic, quando existem tópicos para os mais diversos e determinados assuntos.

E que este seja o tópico de: "Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009", como o título indica. ;)
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Também espero que o desfecho deste AA não se transforme em algo parecido com 2005, com o AA a vaguear ora para Oeste, ora para Norte com umas entradas frias mas secas pelo meio. O lado positivo da posição actual do anticiclone é que pode facilmente favorecer uma boa entrada de Noroeste.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Grande reforço da advecção de norte na última run do GFS, com uma união dos anticiclones atlântico e da Gronelândia. Começa a haver uma lufada de ar fresco nas previsões a médio prazo, pode ser que ainda melhore na próxima run. Temos muito frio humido e muito perto, qualquer desvio para o nosso lado pode dar grande festa. Ou não.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Penso que vendo as runs que tem saido hoje há possibilidades de uma pequena mudança lá para 25\26 deste mês; talvez para um tempo mais frio e com alguma possibilidade de neve para as terras altas. Sei que ainda vai uma semana até lá mas há algumas expectativas nesse sentido. Agora voltar o clima húmido do início do ano não me parece plausível.
Fiquem bem...;)
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Penso que vendo as runs que tem saido hoje há possibilidades de uma pequena mudança lá para 25\26 deste mês; talvez para um tempo mais frio e com alguma possibilidade de neve para as terras altas. Sei que ainda vai uma semana até lá mas há algumas expectativas nesse sentido. Agora voltar o clima húmido do início do ano não me parece plausível.
Fiquem bem...;)


A curto prazo, não vejo como o ar frio pode entrar, veja-se a posição do anticiclone::mad:

gfs-0-114_zds9.png


Depois, a acreditar no GFS a médio prazo (o que não devemos fazer), haveria festa na PI:lol:

gfs-2-228_nbj0.png
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
A curto prazo, não vejo como o ar frio pode entrar, veja-se a posição do anticiclone::mad:
Depois, a acreditar no GFS a médio prazo (o que não devemos fazer), haveria festa na PI:lol:

Era exactamente isso que eu queria dizer quando apontei somente alguma mudança mais sensível a partir dos dias 25\26 deste mês - é a médio prazo...
E parece haver alguma mudança no horizonte para essas datas.
O que me parece é que o anticiclone irá subir e afastar a depressão localizada na escandinávia mais para leste e posicionar-se sobre ou localizar-se no mar do norte empurrando algum ar frio de leste para a península - não como em Janeiro mas reduzindo um pouco as temperaturas actuais. repare-se que há uma potencial depressão na zona da "bota" de Itália e Grécia, o que poderia ajudar a arrastar mais o ar continental para a Europa se se conjugar o o referido AA.
Mas como tudo, são suposições minhas e nada mais. Nada que possa configurar um fim apocalíptico desta parte primaveril do inverno.:rolleyes:
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Grande reforço da advecção de norte na última run do GFS, com uma união dos anticiclones atlântico e da Gronelândia. Começa a haver uma lufada de ar fresco nas previsões a médio prazo, pode ser que ainda melhore na próxima run. Temos muito frio humido e muito perto, qualquer desvio para o nosso lado pode dar grande festa. Ou não.

Ou não.
Mas é de facto uma boa análise.
Ou melhor, não sei se é boa ou má.
Será semelhante à minha.
Isto é:
os modelos vão apontando consistentemente,uns e outros, para que haja essa advecção de norte...e como há muito frio húmido por perto,nunca se sabe...
Mas sabemos a lenga-lenga do costume:
-Para os próximos dias já por aqui passaram depressões que morreram à nascença, precipitações de Noroeste para o Carnaval seguidas de muito Oeste precipitoso e afinal o AA até lá, não dará qualquer hipótese.
E assim sendo,nada se alterou desde o meu último post , tudo prossegue em velocidade de cruzeiro, até à eventual mudança para depois do carnaval...
Tão longe ...
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Ou não.
Mas é de facto uma boa análise.
Ou melhor, não sei se é boa ou má.
Será semelhante à minha.
Isto é:
os modelos vão apontando consistentemente,uns e outros, para que haja essa advecção de norte...e como há muito frio húmido por perto,nunca se sabe...
Mas sabemos a lenga-lenga do costume:
-Para os próximos dias já por aqui passaram depressões que morreram à nascença, precipitações de Noroeste para o Carnaval seguidas de muito Oeste precipitoso e afinal o AA até lá, não dará qualquer hipótese.
E assim sendo,nada se alterou desde o meu último post , tudo prossegue em velocidade de cruzeiro, até à eventual mudança para depois do carnaval...
Tão longe ...

Até domingo, meus amigos, não há hipóteses, o AA estacionou em cima da PI e por lá ficou.:mad: Mais tarde, o modelo europeu não vislumbra grande alteração, o GFS atira-nos com uma vaga de frio (iso -8), que neste momento só acredito vir a registá-la no meu frigorífico:lol:

gfs-0-108_cie5.png


gfs-1-336_pvd9.png
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Até domingo, meus amigos, não há hipóteses, o AA estacionou em cima da PI e por lá ficou.:mad: Mais tarde, o modelo europeu não vislumbra grande alteração, o GFS atira-nos com uma vaga de frio (iso -8), que neste momento só acredito vir a registá-la no meu frigorífico:lol:

E com isto tudo, andamos há 216 horas a ver o frio e a precipitação a serem constantemente adiados. O AA ouviu os profundos desejos da esmagadora maioria dos portugueses que nas últimas semanas tanto criticou e desejou o fim da chuva, do frio e da neve. :(
Ancorou completamente em terras lusas e sem uma partida à vista.

Melhor estão os países do leste europeu, que ficam com todo o frio e precipitação confinados aos seus territórios: