Estação Meteorológica CT1ETE - Guimarães

CT1ETE

Cirrus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
34
Local
Guimarães (339m)
Tenho notado que as temperaturas mínimas, a partir de determinada hora que coincide com o funcionamento do ar condicionado que pode ser visto na última foto do lado direito da montagem, tem subido ligeiramente. Estou quase certo de que tem a ver com o calor expelido pelo equipamento de ar condicionado. Como neste momento não tenho melhor local no telhado para colocar a estação, agradecia que me dessem sugestões para tentar evitar esse efeito nefasto. Colocar uma superfície de fibra de vidro lateral para minimizar o efeito?

Agradeço ideias e sugestões.

Obrigado
 


Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Tenho notado que as temperaturas mínimas, a partir de determinada hora que coincide com o funcionamento do ar condicionado que pode ser visto na última foto do lado direito da montagem, tem subido ligeiramente. Estou quase certo de que tem a ver com o calor expelido pelo equipamento de ar condicionado. Como neste momento não tenho melhor local no telhado para colocar a estação, agradecia que me dessem sugestões para tentar evitar esse efeito nefasto. Colocar uma superfície de fibra de vidro lateral para minimizar o efeito?

Agradeço ideias e sugestões.

Obrigado

Evitando mudar a estação de local, não vejo mais nada senão tentar vedar um pouco o espaço em torno do ar condicionado, forçando a saída do ar para outro lado.
Mas o melhor mesmo era tirar a estação desse sítio; se notas assim tanto esse efeito não deve haver nada a fazer.

Tens algum sítio igualmente bom a nível de exposição e arejamento que dê para montar o módulo principal da estação, seja num telhado ou ao nível do solo ?
O anemómetro podia ficar por aí, com um re-transmissor, pois esse sítio parece ser óptimo para fazer medições de vento e podias, desse modo, deixar a estação dividida em duas partes.
 

CT1ETE

Cirrus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
34
Local
Guimarães (339m)
Vou colocar fotos do meu jardim, de várias perspectivas, e dir-me-ás se o sítio é indicado para a montagem. Há uma zona que recebe quase sempre sombra da casa, pois o jardim fica virado a norte a a casa tapa o sol. Mas no fundo do jardim, dá o sol. Fica é um pouco baixo e com um prédio a uns 15 metros à frente.

Logo que possa fotografo o local.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Vou colocar fotos do meu jardim, de várias perspectivas, e dir-me-ás se o sítio é indicado para a montagem. Há uma zona que recebe quase sempre sombra da casa, pois o jardim fica virado a norte a a casa tapa o sol. Mas no fundo do jardim, dá o sol. Fica é um pouco baixo e com um prédio a uns 15 metros à frente.

Logo que possa fotografo o local.

O ideal é que bata sempre o sol, mas que o local seja arejado, fresco, com uma boa circulação de ventos de todos os quadrantes e o mais livre possível de obstáculos.
O sol deve sempre bater, não só para que os períodos de aquecimento e arrefecimento registados pela estação coincidam o mais possível com a realidade, mas também te irá ser bastante útil no caso de vires a adquirir sensores UV e Solar, nos quais o sol terá de incidir durante todo o dia, desde o início até ao fim do período solar diário.
Para o bem da estação, o painel solar do ISS também deve receber o máximo de horas de sol por dia.
 

CT1ETE

Cirrus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
34
Local
Guimarães (339m)
Pensando melhor, talvez tente deslocalizar o grupo dos sensores para outra zona do telhado. Talvez com um braço a sair da torre (na foto) e que suporte a estação, colocando-a bem mais alta e mais longe do aparelho de ar condicionado. É que no jardim ficará muito tapada no que diz respeito à luz solar e a correntes de vento de norte.

Tenho que pensar melhor.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Pois, não tinha pensado no ar condicionado, pensava que era mesmo da localização num sítio alto, pois não tinha reparado em nenhum "degrau" nas séries.. Mas sim, já tinha reparado que as séries têm mínimas, que apesar de não conhecer o clima de Guimarães, me parecem muito altas!
 

ct5iul

Nimbostratus
Registo
27 Mar 2008
Mensagens
782
Local
Lisboa Ajuda (110m)
Bom dia 73 amigo Paulo parabéns pela montagem e pela estação espero que não venha a ter o mesmo problema do que eu em 10m e 80m eu tenho uma WMR200 e quando falo em 10 e 80 metros com cerca de 100w o meu pluviômetro dispara agua com fartura mesmo não estando a chover :( ele acusa agua já retirei os sensores do sitio e instalei noutro sitio mas acontece o mesmo não há remédio as antenas estão a cerca de 10 metros de distancia dos sensores tirando o anemómetro que esta no mastro da x510 que tem 12 metros de altura mas como a x510 e de vhf e uhf nao tem nada a ver pois o pluviômetro so dispara agua em hf alem disso o anemometro funciona bem espero que não tenha o mesmo problema ate porque as estações são diferentes
só mais uma coisa se poder pode por os dados via APRS um abraço de CT2IUL
 

CT1ETE

Cirrus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
34
Local
Guimarães (339m)
Olá Daniel,

É estranho que HF esteja a interferir nos sensores. As antenas estão ligadas à terra? Que tipo de antenas de HF são? Dipolos, Yaguis?

Em relação ao dados para APRS, tens que ver se o software que usas com a WMR200 extrai dados para o formato APRS. Depois, é só injectares no servidor rotate.aprs.net.

Podes ter informação mais detalhada em http://www.wxqa.com/

73
 

CT1ETE

Cirrus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
34
Local
Guimarães (339m)
Tive hoje um problema.

Reparei que os dados que estavam no Wunderground davam leituras absurdas. Quando cheguei a casa, a consola estava sem comunicação. Entrei no menu de setup, esperei pela recepção do sinal, carreguei em DONE e a consola passou a receber os dados novamente.

É normal bloquear a recepção desta forma? Os meus dados da ISS vêm sempre a 100%. Isto aconteceu só hoje e a estação está 24horas em funcionamento desde o dia 13.

Agradeço ajuda.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Tive hoje um problema.

Reparei que os dados que estavam no Wunderground davam leituras absurdas. Quando cheguei a casa, a consola estava sem comunicação. Entrei no menu de setup, esperei pela recepção do sinal, carreguei em DONE e a consola passou a receber os dados novamente.

É normal bloquear a recepção desta forma? Os meus dados da ISS vêm sempre a 100%. Isto aconteceu só hoje e a estação está 24horas em funcionamento desde o dia 13.

Agradeço ajuda.

Qual é o software que estás a utilizar?
O convencional WeatherLink?

Pode ter sido algo esporádico, já me aconteceu uma vez, pouco dias depois de ter adquirido a minha, são apenas acasos.
A partir de agora, não deve acontecer mais nenhuma vez, pois já deves ter feito toda a configuração da consola.

Já agora, já verificaste se está tudo bem no WeatherLink, a nível de bateria, recepção de sinal?
Como tens a consola alimentada; com pilhas, directamente à corrente eléctrica ou com ambas?

Se tiveres a consola alimentada por corrente eléctrica, convém que também coloques pilhas no seu interior, no caso de vir a faltar a luz, para que não percas dados nem haja erros de gravação de dados.
 

CT1ETE

Cirrus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
34
Local
Guimarães (339m)
Olá Daniel,

A consola está a ser alimentada apenas por pilhas que coloquei há dois dias. O problemas voltou a surgir cerca de uma hora após ter recolocado a funcionar. Não verifiquei nada no Weatherlink, com excepção da ligação do datalogger.

Já é a segunda vez que falha e no mesmo dia. Desde o dia 13 até hoje de manhã nunca perdi dados. Não me parece ser um problema de distância.

Quando chegar a casa vou ligar também o transformador.

Já agora diz-como ver no Weatherlink outros dados que me possam ajudar a descobrir a origem do problema.

Obrigado.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Já agora diz-como ver no Weatherlink outros dados que me possam ajudar a descobrir a origem do problema.


Consulta este ecrã, em Alarm and Battery Status.





A voltagem da bateria deverá rondar os 3,14 / 3,18 V e não deverá aparecer a vermelho; aqui apenas aparece assim porque não estou a utilizar o WeatherLink como software de transmissão de dados.

Verifica se as mínimas e máximas na consola coincidem com as do software, para se conseguir perceber onde está realmente o problema.

O problema é só a perda de dados no software ou também na consola?
 

CT1ETE

Cirrus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
34
Local
Guimarães (339m)
Perdem-se os dados na consola e no software.

Faleu com a Gestel e aconselharam-me a ligar sempre o transformador. E falei-lhes do problema da subida da temperatura à noite. Disseram-me que o ar condicionado podia estar a 1,50m sem problemas. Acho que o sensor de temperatura está com problemas.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Perdem-se os dados na consola e no software.

Faleu com a Gestel e aconselharam-me a ligar sempre o transformador. E falei-lhes do problema da subida da temperatura à noite. Disseram-me que o ar condicionado podia estar a 1,50m sem problemas. Acho que o sensor de temperatura está com problemas.

Quando perdes os dados são os de todos os sensores ou apenas do termo-higrómetro?

Experimenta mudar, por uns dias, a estação de local, para analisares o seu comportamento.
Eu sei que pode ser maçador, mas de outra forma não podes dizer que o sensor esteja com problemas e isso seria muito estranho, a ser verdade.
 

CT1ETE

Cirrus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
34
Local
Guimarães (339m)
Perco os dados de todos os sensores. Agora verifiquei o Wunderground e voltou a recuperar a comunicação.

Logo mais vejo a questão das pilhas.

Vou mudar a estação de local durante uns dias para me certificar do problema da temperatura.