Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2009

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Ele prevê pancadas....:lmao::lmao: de chuva... ou seja que andemos todos á pancada em luta pela água que escasseia??:lmao:

não me parece que se baseie no GFS pois para esse dia e segundo a última run 12 Z, não está prevista precipitação...é o AA e a sua corrente de Leste seca sobre nós...

parece-me sim umas previsão feita ás três pancadas baseado não sei em que modelo....:angry:

Penso que ainda vamos ter que esperar mais uns largos dias até o padrão mudar...talvez mais para o fim do mês...

há já desfazamentos no final do ensemble:thumbsup:
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
A run das 18z do GFS acabada de sair adia a migração do anticiclone para norte e retira algum frio e precipitação:mad:

Nada que nos ponha mal dispostos, amanhã regressamos à luta:thumbsup:



Esta última run é um pesadelo, AA até perder de vista... o frio previsto e precipitação ( que já de si eram de hipótesse remota devido á distância temporal ) estão aos poucos a desaparecer....:angry::mad:

Melhores runs virão concerteza...:thumbsup:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
todos sabemos que com o AA em cima o continente tende a aquecer e sabemos que basta um pouco de ar frio em altura para desencadear convecção:rolleyes:
segundo o 3º painel do GFS uma depressao centrada a NNO dos açores introduzirá ar frio em altura e a configuraçao do jet aumentará a vorticidade formando uma cut-off que se movimentará lentamente para E....é só um esboço pois muita coisa mudará mas já há alguns modelos a "aceitar" esse esboço que poderá ser a primeira cut-off do ano;):thumbsup:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
todos sabemos que com o AA em cima o continente tende a aquecer e sabemos que basta um pouco de ar frio em altura para desencadear convecção:rolleyes:
segundo o 3º painel do GFS uma depressao centrada a NNO dos açores introduzirá ar frio em altura e a configuraçao do jet aumentará a vorticidade formando uma cut-off que se movimentará lentamente para E....é só um esboço pois muita coisa mudará mas já há alguns modelos a "aceitar" esse esboço que poderá ser a primeira cut-off do ano;):thumbsup:


É sempre uma hipótese que já começa a ser equacionada. No entanto no curto prazo, mais do mesmo...

temp4.png


prec4.png


http://wxmaps.org/pix/clim.html


Vamos ver como será a saída desta situação... Pelo menos o forno já está quente :D
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Esta última run do GFS mete muita animação para Itália, chegando a pôr a iso -10 no primeiro dia de Primavera. Consolida-se uma possível entrada fria no sudoeste europeu.
Por cá, e após um primeiro painel que é mais do mesmo, temos no segundo alguns motivos de interesse.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
a tendencia para a formaçao de um sistema de baixas pressoes em altura mantem-se marcada no final do 2º e no 3º painel do GFS uma frente fria associada a uma depressao centrada nas proximidades das ilhas britanicas introduzirá ar frio em altura proveniente da gronelandia com iso 0 a 850hpa ligeiramente a E dos açores e o jet favorecerá a ciclogenese e o sistema isolar-se-ha gradualmente da corrente de W tranformando-o numa cut-off "pura"com movimento para E na circulaçao da cut-off ar muito quente fará a sua advecçao á peninsula alimentando a depressao já com expressao á superficie o destino desta cut-off é inderteminado mas o GFS acredita na formaçao subsequente de um sistema depressionario no mediterraneo que absorvera a cut-off e introduzirá ar frio de N ou NE na peninsula ( lá para as 300 e tal horas) éde realçar que se tudo correr bem grandes acumulaçoes de precipitaçao ocorrerão de um modo generalizado no centro e sul e já há modelos a concordar com o GFS omo mostra o ensemble...........há qe ter esperança:thumbsup:
dia 16 o GFS poe precipitaçao ás 18horas no sul e centro:thumbsup::w00t:será que temos festa????
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
Nós com este tempo quase sem fim à vista, e no Atlântico duas belas depressões só para os peixes

dep.jpg

não é bem para os peixes aqui nos Açores uma das depressões está a fazer sentir embora não seja nada de especial, mas sente-se o vento e chuva.
e em principio também devemos levar com qualquer coisa da outra
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
..............e a formação subsequente de um sistema depressionario no mediterraneo que absorvera a cut-off e introduzirá ar frio de N ou NE na peninsula ( lá para as 300 e tal horas) é de realçar que se tudo correr bem grandes acumulaçoes de precipitaçao ocorrerão de um modo generalizado no centro e sul e já há modelos a concordar com o GFS omo mostra o ensemble...........há qe ter esperança:
dia 16 o GFS poe precipitaçao ás 18horas no sul e centro:thumbsup::w00t:será que temos festa????

Oh stromy a tua análise é excelente, porque bem estruturada e bem interpretada .
Mas tem um defeito grande e saberás qual é.
Para as 300 e mais horas e vou obviamente repetir-me ,
tudo se esvai ao virar da próxima run ,tudo se esfuma
e toda a tua boa análise estatela-se logo no 1º degrau
e transforma-se em ficção dejá vu.
Para menos, para muito menos horas vê lá o que amiude acontece:
-O ECMWF no passado sábado para 200 e tais horas (segunda-feira próxima)era todo esperança

my.php
[/URL][/IMG]

Lembram-se?
E o GFS, embora apresentasse um quadro diferente era ainda assim
algo que ameaçaria o domínio Anticiclónico na Ibéria

my.php
[/URL][/IMG]

Pois muito bem.
E hoje? A 100 horas para a mesma segunda-feira,
com muita mais óbvia fiabilidade o que é que esse modelos nos apresentam?

my.php
[/URL][/IMG]

Les uns et les autres

my.php
[/URL][/IMG]

Estes dois modelos e quase todos os outros,
lá nos vão dizendo que afinal,
àquelas conjecturas feitas então,
terão faltado dados, elementos, variáveis
e que por tal, estarão desculpados.
A gente desculpa.Claro que a gente desculpa-os.
E também questionamos para quê a tantas horas ,
dizerem-nos o que na esmagadora maioria já sabemos
que aquilo que nos é dito não tem sustentabilidade, logo razoabilidade?

Pois é.
Para uns ,ainda não estará para breve a saída desta pobreza franciscana.
Para outros vai ser um fartar de vilanagem os primeiros dias de praia desde Setembro/Outubro...
É pró que está...
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Oh stromy a tua análise é excelente, porque bem estruturada e bem interpretada .
Mas tem um defeito grande e saberás qual é.
Para as 300 e mais horas e vou obviamente repetir-me ,
tudo se esvai ao virar da próxima run ,tudo se esfuma
e toda a tua boa análise estatela-se logo no 1º degrau
e transforma-se em ficção dejá vu.

A sina de quem como o Stormy e eu tenta apresentar alguma novidade no longo prazo é, como bem dizes nimboestrato, assistir ao esfumar de tudo nas runs seguintes.:(

É um risco que se corre, mas (por mim falo) na vida temos de arriscar por vezes, mantendo contudo os pés bem assentes na terra:)

Sendo assim, a run 6z do GFS apresenta a esperança da criação de uma depressão a sudoeste da PI, o que seria óptimo para os nossos amigos algarvios. Nem me vou alongar mais, o horizonte ultrapassa as 200 horas, fica a boa vontade;)

gfs-0-216_pxx8.png
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
É um risco que se corre, mas (por mim falo) na vida temos de arriscar por vezes, mantendo contudo os pés bem assentes na terra:)
Sendo assim, a run 6z do GFS apresenta a esperança da criação de uma depressão a sudoeste da PI, o que seria óptimo para os nossos amigos algarvios. Nem me vou alongar mais, o horizonte ultrapassa as 200 horas, fica a boa vontade;)
Eu vejo :confused::cool: MAIS ALÉM - vejo essa depressão a formar-se a sudoeste e vejo o AA a colar-se ao AA da escandinávia (que está um pouco "baixo" mas que será empurrado para cima pela depressão que se vê na "bota de cano alto", vulgo península Itálica), abrindo caminho a uma corrente tardia de leste, e que irá arrefecer os nossos narizes e tudo o mais exposto nestes dias de calor, mas irá seguramente aquecer os nossos corações e as nossas mentes.
:assobio::assobio::malandro: