Seguimento Litoral Norte - Março 2009

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
O aeroporto segundo o wunderground já estava ás 13 : 30 h com 28 graus,

eu tenho cerca de 27.6 neste momento ( o sensor está num terraço de um 8º andar ( 6 metros acima deste e completamente exposto aos ventos de todos os quadrantes e protegido num radiation shield!

Acho perfeitamente possivel no centro da cidade em certos locais as temperaturas estarem já nos 30 graus...

o dia está realmente quente! O mais quente do ano até ao momento!:thumbsup: Viva o Verão!:D

Deixa lá, não vale a pena. Está visto que os meus dados não são credíveis para esta fórum. Estou-me a enganar a mim próprio, embora tenha seguido todas as indicações para uma instalação correcta. Enfim...

despeço-me deste fórum, até sempre!

Ah e sim, ja ultrapassei os 30.
 


Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Deixa lá, não vale a pena. Está visto que os meus dados não são credíveis para esta fórum. Estou-me a enganar a mim próprio, embora tenha seguido todas as indicações para uma instalação correcta. Enfim...

despeço-me deste fórum, até sempre!

Ah e sim, ja ultrapassei os 30.

Ninguém disse para saires, aliás, no meu post disse desde logo que achava interessantes as tuas participações, mesmo sem esses dados.
Não acho sensato que deixes o fórum só por causa deste tipo de discussões, afinal penso que é legítimo termos dúvidas.

E que tal algumas fotos da instalação ?
Parece que nunca vimos nada nem quiseste saber o que os membros em geral iriam achar dela, possíveis conselhos, etc.

Penso que é pura parvoíce sair do fórum apenas por este tipo de dúvidas, afinal o fórum não é só dados e ninguém foi agressivo contigo...

Peço desculpa, se algo da minha parte te feriu dessa forma.
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Deixa lá, não vale a pena. Está visto que os meus dados não são credíveis para esta fórum. Estou-me a enganar a mim próprio, embora tenha seguido todas as indicações para uma instalação correcta. Enfim...

despeço-me deste fórum, até sempre!

Ah e sim, ja ultrapassei os 30.

Não desistas Skizzo, já trabalhei no centro do Porto, ao pé do Palácio da Bolsa, essa zona tem um relevo acidentado, ruas estreitas, muito casario antigo, não me admira que se formem bolsas de calor e que os teus registos sejam fidedignos;)

É importante a tua contribuição, nós aqui no Porto fazemos todos falta, tem piada que estamos bem distribuidos em locais distintos:)

Um abraço:thumbsup:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Deixa lá, não vale a pena. Está visto que os meus dados não são credíveis para esta fórum. Estou-me a enganar a mim próprio, embora tenha seguido todas as indicações para uma instalação correcta. Enfim...

despeço-me deste fórum, até sempre!

Ah e sim, ja ultrapassei os 30.

por vezes acontecem coisas esquisitas em meteorologia e eu acho perfeitamente possiveis as tuas mediçoes...eu mesmo na encarnação chego a ter diferenças de 8Cº em relaçao ao centro ( baixa).
ás vezes há situaçoes incriveis e que podem levar alguns membros a desconfiar mas acho que nenhum te quis ferir e penso que a tua decisao nao é a mais acertada:)
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Deixa lá, não vale a pena. Está visto que os meus dados não são credíveis para esta fórum. Estou-me a enganar a mim próprio, embora tenha seguido todas as indicações para uma instalação correcta. Enfim...

despeço-me deste fórum, até sempre!

Ah e sim, ja ultrapassei os 30.

Como coloquei a questão inicial devo esclarecer alguns pontos.

Mas em primeiro lugar acho que não deves ter essa atitude. Como já foi dito sempre tiveste uma contribuição boa no fórum e ninguém te desferiu qualquer espécie de ataque. Ao colocar a questão inicial não me quis referir ao dia de hoje. O dia de hoje foi um somatório. Na generalidade os teus valores são muito elevados comparados com os registados no Porto. Referi que o problema pode não estar na instalação em si mas em micro condições. As micro condições são representativas de um espaço mas não de um local mais abrangente. Entendo, e até hoje não tem havido problemas com isso, que é de todo o interesse os membros questionarem, no sentido de melhorar sempre, e corrigir pequenas falhas ou fazer upgrades que aumentem a fiabilidade dos dados, quer estes sejam ao nível do material, da instalação, ou das condições locais. Sei do que falo porque tenho uma estação, que tem muitas horas de trabalho meu em cima, e que no entanto apenas uso para controlo diário próprio de extremos, porque sei que não são representativos da realidade envolvente, devido a problemas existentes no próprio edifício e rua. E não tenho problemas com isso, prefiro aguardar e melhorar as condições de aquisição!

Isto para dizer. Ninguém critica por embirração! Dão-se sugestões dentro da maior cordialidade. Logo julgo não ser necessário qualquer atitude mais extremista. Estamos aqui todos por uma paixão comum :)
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
por vezes acontecem coisas esquisitas em meteorologia e eu acho perfeitamente possiveis as tuas mediçoes...eu mesmo na encarnação chego a ter diferenças de 8Cº em relaçao ao centro ( baixa).
ás vezes há situaçoes incriveis e que podem levar alguns membros a desconfiar mas acho que nenhum te quis ferir e penso que a tua decisao nao é a mais acertada:)

Exacto, eu também noto que as diferenças de temperatura entre a zona do marquês onde moro ( das mais altas da cidade ) e as zonas mais baixas são por vezes grandes e podem ser da ordem dos 3/4 graus no Verão, na minha zona pode correr um ar tépido e estar mais abafado na baixa....

a minha estação deve ser das mais altas e expostas da cidade.

neste momento 28.1 cº! Vento ESE 12 km /h humidade 27 %
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Deixa lá, não vale a pena. Está visto que os meus dados não são credíveis para esta fórum. Estou-me a enganar a mim próprio, embora tenha seguido todas as indicações para uma instalação correcta. Enfim...

despeço-me deste fórum, até sempre!


Se eu morasse na Rua do Ouro, na Rua Augusta, no Largo do Rato, no Camões, ou no Chiado (lugares lisboetas influênciados pelo calor tal como é a zona ribeirinha do Porto), por melhor que eu pudesse instalar um sensor de temperatura, os meus que obteria, nunca poderiam ser comparados com as EMA's de Lisboa.
Mas isso não quer dizer que o meu sensor estivesse mal inslatado, e que os meus dados não fossem fiáveis.

Ainda ontem em Évora às 20h deviam estar uns 21-22ºC dentro das muralhas.
Fora da cidade no cartodromo a temperatura não devia ir além dos 18ºC.
4ºC de diferença. Assim sendo, qual destas temperaturas era a real? Qual era a inflacionada?

As ilhas de calor das cidades existem! São reais! E quando se mora dentro de uma cidade densamente urbanizada, é impossivel não ter influência do urbanismo nas temperaturas.

O sensor do Skizzo até deve estar muito bem arejado, caso contrário não me espantaria que tivesse temperaturas na ordem dos 32ºC como chegam a ter as RUEMAs de Lisboa quando nas EMAs da capital estão apenas 25ºC.


Mas Skizzo, isso não é razão para reagires assim e deixares o fórum.
Há que saber falar e explicar as situações. ;)
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Não sei qual é o record absoluto da temperatura máxima no mês de Março em Aveiro, mas às 14h esta cidade estava com 27,7ºC.

A do Porto e segundo o IM, entre 1971-2000 o record foi 28,0ºC.

Pois segundo os dados de P.Rubras consultados hoje de manha uma vez que já suspeitava que esse recorde viesse a cair hoje, confirmo 28,0º no dia 17 de Março de 1997. Aliás todo esse mês de Março foi bastante seco e com temperaturas bem acima dos valores médios.
E assim sendo , em P.Rubras na EMA a máxima hoje chegou aos 27,9º
, mas no SIO (sistema integrado de Observação ) que é o aplicável aos metares já atingiu 28,3º, recorde desde 1970( pelo menos).
Agora na EMA 27,3º e no SIO 27,9.
Continua obviamente corrente fraca de Leste.
Humidade relativa de 18% !!!!!!
Tantos e tantos dias de Julho e Agosto que aqui não cheiram nem
a metade deste dia de Verão ......
Ah Grande Marçagão...
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
28, 7 cº um autêntico bafo de Verão, Vento Leste 9 KM /h humidade :20 %