Dúvida técnica - Anuários climatológicos

ecorreia

Cirrus
Registo
17 Out 2006
Mensagens
2
Caros utilizadores,

Sendo que a minha área de actividade não é a climatologia, nem nenhuma ligada à meterologia, colocou-se-me uma questão, que para vocês talvez seja simples, e que me ajudaria muito a resolver um problema técnico.

A informação que posso obter nos anuários climatológicos é a mesma que posso obter nas normais climatológicas? Se não, qual a diferença.

Onde posso consultar informações climatológicas online, para além do site do instituto de meterologia?

Desde já agardeço a vossa atenção.

Cumprimentos,

Eugénia Correia
 


Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Boas ecorreia!

Um anuário climatológico contém somente os dados de cada estação do ano em questão, como pode ser por exemplo o de 2005, que é dividido pelos 12 meses do ano. As normais climatológicas são algo distinto. Os seus dados (as médias mensais de temperatura, precipitação, nº de dias de chuva, de neve, etc..) são calculados a partir de um período de referência, que normalmente é de 30 anos. O IM usa neste momento as normais 1961-1990.

Se tiveres alguma dúvida ou não entendeste alguma coisa, avisa :D
 

Bruno Campos

Nimbostratus
Registo
7 Out 2005
Mensagens
646
Local
V. N. Famalicão
Caros utilizadores,

Sendo que a minha área de actividade não é a climatologia, nem nenhuma ligada à meterologia, colocou-se-me uma questão, que para vocês talvez seja simples, e que me ajudaria muito a resolver um problema técnico.

A informação que posso obter nos anuários climatológicos é a mesma que posso obter nas normais climatológicas? Se não, qual a diferença.

Onde posso consultar informações climatológicas online, para além do site do instituto de meterologia?

Desde já agardeço a vossa atenção.

Cumprimentos,

Eugénia Correia

Cara Eugénia,

No site do INAG http://www.inag.pt bem como no http://snirh.inag.pt/ existe muita informação online.
Por exemplo existe uma densa rede de estações meteorológicas e meteorológicas automáticas, onde podemos fazer a descarga de todos os dados registados.

cumprimentos.