Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2009

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Previsão do estado do tópico para amanhã (22):
-A norte do sistema montanhoso Montejunto/Estrela :
esperanças geralmente pouco importantes ou inexistentes.
Acentuado arrefecimento da expectativa, com formação de mais desânimo
em leitores/interventores não abrigados.
-Regioes a sul :
esperanças ainda pouco importantes,
aumentando gradualmente a sua consistência para a tarde,
onde há condições para a possibilidade da ocorrência do contentamento e
de tarde iluminada.
Estão igualmente previstos períodos de desilusão de uns,
contentamento de outros,
e até contentamento descontente ( aqueles que, só para acertarem nas previsões aqui avançadas,sacrificarão uma tarde de fascínios mil).
Em todo o território ( do tópico), subida gradual do anti-marasmo meteorológico com os seus valores a aproximarem-se gradualmente dos valores normais para a época.

Esta previsão foi feita com base no "Ensemble" das emoções.
É apenas uma previsão...


Simplesmente genial.
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Esta run das 6h elevou o CAPE previsto pela run das 0h



a precipitaçao é animadora e parece que o litoral , pricipalmente, entre sines e sintra incluindo lx poderá tambem ser animado á custa de aguaceiros e quiça trovoadas:D





tambem o painel do GFS das 00h está muito bom antevendo a progressao do AA para W e a entrada de uma depressao na europa central isto tudo aliado á frormaçao de um cavado entre frança e os açores que poderá ser no minimo interessante:eek:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
a precipitaçao é animadora e parece que o litoral , pricipalmente, entre sines e sintra incluindo lx poderá tambem ser animado á custa de aguaceiros e quiça trovoadas :D

A imagem que colocaste no tópico da Análise de Modelos (a imagem do estofex) serve para calar muita gente pessimista daqui.

Primeiro: se colocaram lá a possibilidade de trovoadas é porque ela existe.

Segundo: tudo bem que podem não haver trovoadas, nem sequer uma, mas a combinação de factores realmente permite a formação de algumas.

Terceiro: se repararem bem a área onde os meteorologistas do Estofex consideram que existe mais probabilidade para a formação destes fenómenos é em sua parte "dentro" de Portugal.

Já agora, refiro-me a esta imagem:



Não tenho mais nada a dizer, apenas que aconteça o que tiver que acontecer.
 

mocha

Nimbostratus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
1,596
Local
Barreiro
Ora bem ja temos alertas :D
f_imm_0212f58.jpg
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
bem....parece que por volta do dia 29 , com o deslocamento do AA para W, uma depressao deslocar-se-há para as ilhas britanicas criando um vale até marrocos .
devido ao vale e á supreficie frontal que antecederá o vale poderemos ter precipitaçao em quantidades razoaveis por todo o pais:) esta situaçao poderá desenvolver-se do seguinte modo, primeiro uma frente abre caminho ao ar frio e o encurvamento do jet dá origem ao cavado depois o AA retorna para NE isolando o ar frio em altura formando uma cut-off a SW do continente e com movimento para ENE. se esta minha visao se concretizar teremos primeiro algum frio e chuva seguidos de gradual e mais ou menos acentuada subida da temperatura e possiveis aguaceiros e trovoadas mais tarde com o movimento da cut-off para ENE o tempo ficará seco e ameno.
o ensemble está de acordo:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Porque é que os pessimistas agora não dizem nada? Perderam a língua foi?

Agora que sabem que afinal houve trovoada e alguma precipitação ficam calados como uns ratos...

Só falam quando vos apetece...
 

DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
Porque é que os pessimistas agora não dizem nada? Perderam a língua foi?

Agora que sabem que afinal houve trovoada e alguma precipitação ficam calados como uns ratos...

Só falam quando vos apetece...

Bem, eu tinh a razão.
Nem sequer umas nuvens de jeito apareceram por aqui.
Como seria de esperar no alentejo havia de cair alguma coisa mas não foi nada de especial, mas prontos.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bem, eu tinh a razão.
Nem sequer umas nuvens de jeito apareceram por aqui.
Como seria de esperar no alentejo havia de cair alguma coisa mas não foi nada de especial, mas prontos.

Exacto, já era de prever que ocorresse algum aguaceiro e trovoada no Alentejo (mais interior ) esta tarde como aliás se verificou/verifica...mas não é nada de especial....

O " pessimismo" tem mais a ver com facto de não ser uma situação mais abrangente/activa ... mais distribuida pelo território....

é uma situação vulgar de aguaceiros e trovoadas localizados....as nuvens devem em breve começar a dissipar e não chegarão activas ao litoral centro/sul...

Vamos aguardar por próximos dias o GFS está a modelar uma mudança que pode ser interessante como referiu o Stormy!:thumbsup:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Porque é que os pessimistas agora não dizem nada? Perderam a língua foi?

Agora que sabem que afinal houve trovoada e alguma precipitação ficam calados como uns ratos...

Só falam quando vos apetece...

Se bem te lembras, eu ontem defeni linha num mapa as regiões que iam ter trovoadas, e penso que não me enganei :lmao:

E eu não tive em casa porque eu o Daniel Vilão e o Gilmet graças ao dia esplenderoso de sol, aproveitámos para ir dar umas voltas por Lisboa, daí a nossa ausência no forum ;)

festam.png
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Se bem te lembras, eu ontem defeni linha num mapa as regiões que iam ter trovoadas, e penso que não me enganei :lmao:

E eu não tive em casa porque eu o Daniel Vilão e o Gilmet graças ao dia esplenderoso de sol, aproveitámos para ir dar umas voltas por Lisboa, daí a nossa ausência no forum ;)

Mas eu pergunto... Porquê tanto pessimismo? Porquê isto tudo se todos sabemos que melhores dias virão (mesmo não sabendo quando é que serão esses dias)?

Porquê dizer que "o tempo só vai estar bom" (é uma expressão) quando os coelhos puserem ovos? :dry: ( :lmao: )

Qualquer dia os visitantes deste fórum começam a pensar que NUNCA MAIS na vida vão ver trovoadas...

Está para vir (muito longe, por este andar) o dia em que finalmente te mostras contente com as previsões, satisfeito... Mas o que é que se há-de fazer... Cada um é como é...
 

Nortadas

Cirrus
Registo
5 Jan 2008
Mensagens
17
Local
Matosinho
Previsão do estado do tópico para amanhã (22):
...
aumentando gradualmente a sua consistência para a tarde,
onde há condições para a possibilidade da ocorrência do contentamento e
de tarde iluminada.
Estão igualmente previstos períodos de desilusão de uns,
contentamento de outros,
e até contentamento descontente ( aqueles que, só para acertarem nas previsões aqui avançadas,sacrificarão uma tarde de fascínios mil)...

Ora aqui está uma previsão que não andará muito longe da realidade, a julgar
pelas 1ªs reacções destes últimos posts.
E quantos não irão surgir ainda mais, uns de contentamento, outros
de mais uma desilusão.