Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2009

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Stormy, falando em modelos e previsões para os próximos dias (falando até ao final desta semana que vai começar)...

Penso que os modelos ainda vão mexer bastante nas previsões... Colocar ou tirar um bocado de ar frio e não só...

bem....parece que por volta do dia 29 , com o deslocamento do AA para W, uma depressao deslocar-se-há para as ilhas britanicas criando um vale até marrocos .
devido ao vale e á supreficie frontal que antecederá o vale poderemos ter precipitaçao em quantidades razoaveis por todo o pais:) esta situaçao poderá desenvolver-se do seguinte modo, primeiro uma frente abre caminho ao ar frio e o encurvamento do jet dá origem ao cavado depois o AA retorna para NE isolando o ar frio em altura formando uma cut-off a W do continente e com movimento rapido para ENE. se esta minha visao se concretizar teremos primeiro algum frio e chuva seguidos de gradual e mais ou menos acentuada subida da temperatura e possiveis aguaceiros e trovoadas mais tarde com o movimento da cut-off para ENE o tempo ficará seco e ameno.
o ensemble está de acordo:

o ECMWF concorda com a minha visao dos prox dias :thumbsup: esta situaçao seria interessante se acontecer pois para alem de uma frente fria teriamos um cavado e a formaçao de uma baixa em altura com as respectivas trovoadas e instabilidade.
apesar de tudo seria um bem de pouca dura pois a frente entraria no sabado o cavado formar-se-ia domingo e 2f e a cut-off formar-se ia 3f e na 4f ( movendo-se rapidamente para ENE causando festa no mediterraneo ocidental) sendo que na 4f entraria uma segunda frente apos a qual o AA viria para NE portanto a partir de 4f/5f o ceu tornar-se-ia limpo, as temperaturas subiriam bem e o vento rodaria de N para o quadrante E.
é de realçar que esta situaçao traria temperaturas normais para a epoca ( nao traria muito frio devido ao trajecto maritimo da massa de ar) e com isso neve a cotas medias ( 900-1200mts).
nos prox dias até sabado ainda há condiçoes favoravei a convecçao vespertina especialmente no interior:thumbsup:








como ves eu já tinha feito um post sobre isso mas niguem ligou porque estavam todos a contar DEA´S e a discutir sobre quem tinha razao......e quem tinha? ninguem nem os modelos porque em meteo ninguem tem razao mas todos temos uma parte da razao.
o que dizes acerca de que os modelos vao mudar é logicamente verdade mas se veres o ensemble vês que há uma certa concordancia e acima de tudo o ecm e o gfs tambem estao em concordancia.
 


Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
como ves eu já tinha feito um post sobre isso mas niguem ligou porque estavam todos a contar DEA´S e a discutir sobre quem tinha razao......e quem tinha? ninguem nem os modelos porque em meteo ninguem tem razao mas todos temos uma parte da razao.
o que dizes acerca de que os modelos vao mudar é logicamente verdade mas se veres o ensemble vês que há uma certa concordancia e acima de tudo o ecm e o gfs tambem estao em concordancia.

Sim eu tinha visto o teu post, e acredita que não "ignorei" de todo. Existe uma concordância, tal como tu dizes, acredito que essa concordância nos próximos dias se vai manter. :thumbsup:
 

bezaranha

Cirrus
Registo
1 Fev 2009
Mensagens
12
Local
vila nova de santo andre
Peço desculpa pelo off-topic mas não resisto!!! Quando houver uma trovoada vou ter dificuldade em escolher entre: ir para a rua fotografar ou ficar agarrada ao pc seguindo o benfica/sporting dos pessimistas/optimistas:lol:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Sim eu tinha visto o teu post, e acredita que não "ignorei" de todo. Existe uma concordância, tal como tu dizes, acredito que essa concordância nos próximos dias se vai manter. :thumbsup:

:thumbsup:
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Interessante esta Run das 18z do GFS: segundo ela, no próximo sábado a depressão que continua a pairar nas costas ocidentais da PI atrai com grande intensidade uma enorme massa de ar frio proveniente do norte da Europa:) Sobre isso todos os modelos estão de acordo. Qustão a colocar: por quanto tempo se irá manter a instabilidade e de forma afectará o nosso país;)

 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
O que é que se passa com o Meteociel - modelos do GFS??

Reparem nas horas dos modelos a partir das 150h :confused:

1:00 - 7:00 - 13:00 - 19:00 - 1:00 - 8:00 - 14:00 - 20:00 - 2:00 por aí fora :confused:

Essas horas são diferentes das horas de previsão padrão. Porquê? :confused:
 

DMartins

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2008
Mensagens
834
Local
Guimarães - 199mts Altitude
O que é que se passa com o Meteociel - modelos do GFS??

Reparem nas horas dos modelos a partir das 150h :confused:

1:00 - 7:00 - 13:00 - 19:00 - 1:00 - 8:00 - 14:00 - 20:00 - 2:00 por aí fora :confused:

Essas horas são diferentes das horas de previsão padrão. Porquê? :confused:

Está marado como as previsões...
Além de que salta de dias para dias alternados :p
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Nem a montanha pariu um rato nem
os do contentamento descontente cantam vitória.
E neste empate técnico,tanta discussão estéril para quê?
Eu é que disse. Eu é que sei.
Vocês não pescam nada...etc,etc...
Este tópico não é, volto a insistir, com a liberdade que tenho
de apenas ser um entusiasta participante,
um tópico de fezadas e palpites.
E muito menos de louros.
E não me venham com a conversa de castrações.
Aqui pode-se também brincar.
Então não o fiz no meu último post?
O Vince não o faz com Obama?
Esta história do Eu é que, eu já vos avisei, Eu, o muito Eu,que tudo sei,
e todos sabemos que quando assim é pouco sabem,é mesmo incomodativa.
e inibe-me .
Mas afinal que é que eu vou dizer?
eu queria dizer que os modelos estão em sintonia para vários dias
e apontam para um próximo fim de semana que nada terá a ver com este.
Até já aqui o foi dito.
Mas o que é que isso interessa ?
Resvala na couraça deste eu é que sei,
como se a Meteorologia fosse um saber muito antigo.
Uma palavra para aqueles que, felizmente em maior número,
e que amiúde ,tentam interpretar o tempo que nos espera, com base nos modelos de previsão:
-continuem .
Vamos continuar a dar vida a este tópico.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Depois de alguns dias de autentico verão o tempo agora passou do sol para as nuvens altas ou baixas, e a ventania de leste.
Mantem-se o tempo seco e as previsões para os proximos dias mantem para aqui o tempo como tem estado.
Para o proximo fim de semana alguma coisa pode mudar ou então não ....