Aquecimento Global

Registo
22 Fev 2009
Mensagens
57
Local
brasil
Abusando da Paciência:

Vince: Eu ainda não li este trabalho inteiro.

Mas eu penso que existe alguma curruptela estatisca no meio, mas não li por inteiro o artigo.

Scafetta N., R. C. Willson (2009), Geophys. Res. Lett., 36, L05701...trabalho de primeira linha.
The authors state in their conclusions that:
"This finding has evident repercussions for climate change and solar physics. Increasing TSI between 1980 and 2000 could have contributed significantly to global warming during the last three decades [Scafetta and West, 2007, 2008]. Current climate models [Intergovernmental Panel on Climate Change, 2007] have assumed that the TSI did not vary significantly during the last 30 years and have therefore underestimated the solar contribution and overestimated the anthropogenic contribution to global warming."
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Vince: Não há variação na TSI desde o ínicio das medições por satélites, portanto, no caso, Bill e Tamino, na pressa de correlacionar algo que não existe fizeram esta asneira que você relatou. (ambos estão errados)
Extrapolando os dados dos últimos 30 NOS ( CONCORDO QUE É POUCO) não há variação da atividade solar para justifica arrefecimentos ou aquecimento significativos. [ realmente houve aquecimento desde 1860, mas a razão não é atividade solar]

Abraços


Se pomos de lado o Sol, se pomos de lado os Vulcões, e sabendo que a Terra ou os seus Oceanos dificilmente tem uma inércia décadal para suportar alterações provocadas pelos acima referidos, sobra o quê ? Alterações planetárias/cósmicas ? Isso muito menos, sabemos que isso provoca as glaciações, mas isso em escalas temporais muito maiores que não conseguem explicar o que se passou nas últimas décadas.

Sobra portanto o quê ? Sobra uma causa antropogénica. Para já é a melhor hipótese que temos. Comprovada em simulações de modelos baseadas no conhecimento que temos. Pode estar tudo errado, claro que sim. Mas até que apareça alguém ou algo a provar que isto tudo está errado, é esta a teoria mais lógica. E é sobre isto que as politicas decidem. Errado seria haver políticas sobre meras hipóteses sem qualquer tipo de comprovação.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Peço desculpa por só agora responder

É o CO2 um Gaz causador de um efeito de estufa com influência significativa

nas temperaturas globais?

http://www.geocraft.com/WVFossils/greenhouse_data.html


Relação entre o CO2 e a Temperatura Global

Ao longo da histório a temperatura aumentou sempre antes dos niveis de CO2, ou seja, ao longo dos ultimos milhões de anos o CO2 nunca provocou aumentos de temperatura, esta é a mensagem dos Ice Cores.

http://www.heartland.org/policybot/results/22787/Report_Temperature_Changes_Precede_CO2_Changes.html


Mas a tua questão é se esta influência humana no sistema está a provocar aumentos de temperatura, penso que não. O CO2 não tem propriedades de efeito de estufa suficientes para interferir de forma significativa nas temperaturas globais.
Vêr primeiro link que coloquei.

Espero têr contribuido :)





Eu só agora respondo.


Eu quando mencionei o facto de 1 kg de carvão estar a ser queimado, e que esse mesmo carvão advem do carbonico, que esteve armazenado desde uma altura geológica em que os niveis de co2 eram extremamente elevados; terei de correlacionar os dados que me são dados pela ciencia de que alguma ligação terá que existir com o aumento das PPM de carbono, desde a revolução industrial.
Tal como mencionei anteriormente o ciclo do carbono é um ciclo extremamente longo na questão de tempo, em que volta a ser armazenado na terra (solo, mar, seres vivos), e não contando com a acidificação do mar que atrasa a velocidade com que vai ser armazenado.

Outro grande problema já mencionado por mim e por outros, é o metano. Muita gente fala do carbono, e eu insisto que o metano é extremamente perigoso(em especial a grande quantidade de hidratos de metano no fundo do mar) e o alterar esse equilibrio que existe neste momento, é como abrir uma caixa de pandora(não sei se já não está aberta).
 
Registo
22 Fev 2009
Mensagens
57
Local
brasil
Certo! Não vamos descartar o Sol no momento.

a-A terra pode ter uma hipersensibilidade climática relacionada com a variação da TSI isto implica na existência de um sistema amplificador escondido em algum lugar.

b-O vento solar>>>> heliosfera >>>>raios cósmicos.
Neste caso uma possibilidade para a teoria de Henrik Svensmark

c-O vento solar>>>>> heliosfera >>>>>raios cósmicos
Talvez modulando a camada de Ozônio.

Abraços
 

Laredo

Cirrus
Registo
1 Jan 2009
Mensagens
45
Local
Aveiro
Ora viva, peço desde já desculpa por só levar isto a debate agora.
Lembro me de à algumas paginas atrás vir alguém afirmar, que as árvores crescem melhor numa atmosfera rica em CO2, permitindo assim uma melhor fixação do gás em questão, e que tinha dados que o comprovam...

Pois bem pela pesquisa que fiz, descobri que de facto as arvores crescem mais, mas a sua massa é menor (logo menos captação de CO2 que é o que lhes dá massa) e de que o seu tempo de vida é menor...

referencia:
http://environmentalresearchweb.org/blog/2009/03/climate-change-congress-climat.html
 

Schuch

Cirrus
Registo
30 Out 2008
Mensagens
2
Local
Brasil
O Intituto Meteorologico Brasileiro fez um relatorio sobre aquecimento global, acho que vale a pena dar uma olhada:

http://www6.cptec.inpe.br/mudancas_climaticas/prod_probio.shtml

Na minha opinião, essa história é uma questão mais de microclima de cidades do que de um real aquecimento de uma massa de ar na ordem de 10 na 13 toneladas.

Também tem muita midia enchendo o saco... eu concordo com a conclusão do ultimo trabalho de Edward N. Lorenz: o tempo e o clima oscila em determinados modos, é basicamente uma forma de rearanjo gerada por acumulo de energia, que em situações criticas oscilam em outro modo. escrevi alguma coisa no link abaixo:

http://barbaroocasional.blogspot.com/2009/03/sai-o-relatoriode-mudancas-climaticas.html
 
Registo
22 Fev 2009
Mensagens
57
Local
brasil
Schuch: acho que é isto.


Considerando que a temperatura do planeta Terra nos últimos bláblá anos está estacionada em 288 +/- 5 Kelvin ( usar graus Kelvin é apelação cientifica, eu sei).

Imagine que temos na figura do link abaixo (demora para carregar) dois atratores climatológicos: um 283 K ( frio, era glacial, etc) outro 293K ( aquecimento global, etc)

http://www.conjuntura.com.br/fhono/modelos/lorenz/index.html

abraços. Fernando:cold::hehe:
 

Laredo

Cirrus
Registo
1 Jan 2009
Mensagens
45
Local
Aveiro
O nível da água dos mares tem vindo a descer nos últimos três anos. A referência do nível de mar, http://sealevel.colorado.edu/, recentemente baixou a taxa de subida de 3.3mm por ano, para 3.2mm. Embora seja uma variação muito pequena, a tendência está lá, e continuará a baixar, até porque é negativa nos últimos três anos...
Ecotretas
http://ecotretas.blogspot.com

providing an estimate of global mean sea level every 10 days with an uncertainty of 3-4 mm.

tou a pegar naquilo que postaste
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Pouco a pouco a teoria que a tantos faz suar devido ao seu elevado calor lá vai caíndo :D:D :lmao: e ainda a festa vai no início.

Parece que um determinado gráfico foi ao cabeleireio, visto que o anterior era com uma linha contínua a subir a partir da década de 70 :D



VS

 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Pouco a pouco a teoria que a tantos faz suar devido ao seu elevado calor lá vai caíndo :D:D :lmao: e ainda a festa vai no início.

Parece que um determinado gráfico foi ao cabeleireio, visto que o anterior era com uma linha contínua a subir a partir da década de 70 :D


Mesmo que a temperatura desca até -0.3Cº em relação á media nos prox 20 anos quem te garante que nao volta a subir para valores actuais daqui a 40 anos? quem te garante que o clima portugues aquece 1Cº mesmo que o global arrefeca 0.5Cº?
tu conheces todas as variaveis?consegues fazer previsões com base em 3 anos em que a tmed desceu ligeiramente ou estabilizou?
 
Registo
22 Fev 2009
Mensagens
57
Local
brasil
Stormy; parabéns... a tua resposta é a definitiva.

Como que o nosso amigo Mario Barros pode (poderia ou poderá) saber como será o clima no futuro imediato? Não!_ Ele não sabe, nem eu, nem você e muito menos o tal do IPCC 4 [a cada dia nós estamos aprendendo sobre o clima] qualquer previsão com mais de 3 dias é pura arrogancia de qualquer lado desta discussão sem fim.

Eu desisto:

Quem acha que o planeta vai ser assado? [ levanta a mão]
Quem acha que estamos indo para uma era glacial? [levanta a mão]

Se alguém esta disposto a salvar o planeta pode contar com o meu irrestrito apoio.

Mas salvar do quê?

Não há mais gelo no polo norte e nem no polo sul. Certo!

E o que mudou na nossa mediocre vida?

Nada!

Levantar, trabalhar, ganhar dinheiro, comprar comida e dormir.

e depois:

Levantar, trabalhar, ganhar dinheiro, comprar comida e dormir.

Com absoluta certeza; um dia não haverá amanhã, para mim e todos os humanos...claro podemos prorrogar; Não FUME, não Beba, não coma proteinas, não coma açúcar, não coma gorduras. Faça exercícios físicos, caminhe, faça sexo seguro. Você tem que ser pró ativo ser for conveniente, passivo, Socialista, Comunista ou de Direita.

no meio do caminho tinha pandas, baleias, CO2, metano....

Nenhum modelo computadorizado ou humano sabe como será o clima em 4 dias.

boa noite

Fernando Mafili
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Quem acha que estamos indo para uma era glacial? [levanta a mão]

Então eu levanto a mão :D

Na minha sincera opnião acho que vamos gelar nos próximos 30 anos, algo que já começou pelo menos na Europa e na América do Norte, neste momento parece ser essa a tendência o próprio gráfico que eu coloquei em cima já reflecte essas mudanças, de qualquer das maneiras as coisas podem mudar a qualquer momento, é por isso que o clima é tão interessante.

O gelo dos polos está a crescer pouco a pouco, essencialmente no polo sul, após termos atingindo mínimos históricos em 2007, mesmo que não aconteça aquilo que eu quero, que é o arrefecimento global, vou continuar a gostar do clima e do mundo da mesma forma :D:D


 
Editado por um moderador:

olheiro

Cumulus
Registo
18 Nov 2007
Mensagens
138
Local
Santo Estêvão - Santarém
A propósito das teses que aqui vão sendo defendidas também acredito que os grilos se masturbam....

Como todos os ângulos do problema já foram visionados...repisados...e refugados....proponho que se dê algum tempo ao tempo....

A partir de agora corre-se o risco de cada um procurar o melhor ângulo do espelho....

Humildade precisa-se.....:D:thumbsup:
 

Loureso

Cumulus
Registo
29 Jan 2009
Mensagens
106
Local
Loures e Sacavém(job)
O Aquecimento/Arrefecimento Global já provou ser um tema bastante controverso e susceptível das mais variadas abordagens quer por especialistas credenciados, outros nem tanto e por curiosos.
Se deixássemos o tema repousar um pouco, talvez o suficiente para que à eventual chegada de novos e concretos elementos lhe pudéssemos dar novo folgo e assim abordá-lo de uma forma renovada e coerente, seria talvez uma boa opção!
É como vermos sempre o(a) mesmo(a) artista em cena em vários filmes na mesma época; A imagem deste(a) esgota-se em curto espaço de tempo! ;)