Apagão em Lisboa alerta para mudança climática

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Apagão em Lisboa alerta para mudança climática

Hora do planeta. Portugal adere a iniciativa de sensibilização

Dia 28, monumentos vão ficar às escuras e reduzir os consumos de energia

Durante uma hora, Lisboa sofrerá um apagão e os principais monumentos da cidade ficarão às escuras. No dia 28, esta será a forma da capital portuguesa aderir à Hora do Planeta, uma iniciativa da organização internacional de ambiente WWF, que tem por objectivo alertar os líderes políticos para a necessidade de adoptarem medidas urgentes contra as alterações climáticas.

Cristo-Rei, Ponte 25 de Abril, Mosteiro dos Jerónimos, Palácio de Belém, Museu da Electricidade, Torre de Belém, Padrão das Descobertas, Castelo de São Jorge e Paços de Concelho ficarão apenas iluminados pelas estrelas entre as 20.30 e as 21.30. O Centro Cultural de Belém também aderirá à iniciativa, apagando as luzes durante quinze minutos.

Lisboa junta-se assim, pela primeira vez, às mais de 700 cidades que participam na Hora do Planeta. No ano passado, mais de 5o milhões de pessoas em todo o mundo fizeram parte desta mega mobilização, esperando-se este ano uma adesão de mil milhões de pessoas.

Todos os portugueses serão convidados também a apagar as luzes das suas casas, reduzindo o consumo eléctrico e as emissões de gases com efeito de estufa, juntando-se assim ao coro de vozes que tenta sensibilizar os responsáveis políticos para o problema do aquecimento global, explicou ao DN Ângela Morgado, da WWF Portugal.

As empresas em Portugal também se mobilizaram e prometem apagões e acções de sensibilização nos seus espaços durante a Hora do Planeta. Entre elas estão já confirmadas a Coca-Cola, o IKEA, a Ogilvy Mather, a Nokia, a SIC e a Visão.

Fonte : http://dn.sapo.pt/inicio/interior.aspx?content_id=1173613
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Esta é uma campanha que tem sido divulgada pelos órgãos de comunicação social, que tem batido à porta de todas as caixas de correio electrónico, e até alvo de temas de conversa de café.

Mas será uma iniciativa assim tão louvável?
Os propósitos até são os melhores, mas pensando na energia electrica e na forma como ela é gerada e transportada.

É uma energia que não se acumula, e como tal, toda a electricidade que está de momento a ser produzida é imediatamente consumida.

Olhando para um diagrama de cargas diário de Sábado, temos que o pico de consumo de electricidade em Portugal, é por volta das 20h-21h. Horário nobre nas televisões, na hora de jantar, na hora de pôr a máquina a lavar...



Agora imaginem que esta campanha tinha 100% de êxito, e que às 20h30 toda a gente desligava todos os equipamentos e se abstinha de toda a luz.

Fontes renováveis como a eólica e a hídrica, são facilmente desligadas, mas centrais térmicas não se desligam de um minuto para o outro.

E às 21h30 quando todos ligassem tudo outra vez, o que se sucederia?
Talvez seja essa a chave do sucesso de uma campanha assim: Um incrível apagão! :p


E se durante essa hora ninguém circulasse de carro nessas mesmas cidades?
Não seria algo mais benéfico para o ambiente?
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Já há algum tempo que tenho acompanhado o debate gerado por esta iniciativa e precisamente pelos argumentos fundamentados pelo André e dos quais também já tinha conhecimento, resolvi não aderir.

Eu tenho uma opinião um bocado "radical" em relação a este tipo de iniciativas. Acho que são muitas vezes mediáticas de mais, e cheias de segundos significados! Acima de tudo devem-se promover iniciativas práticas! Com efeitos concretos! Por exemplo: Um dia sem carros, pode não resolver nada mas é uma iniciativa que durante 24 horas (ou seja o que for) contribui para um ar mais respirável, permite fazer estudos in loco das melhorias ao nível da circulação, efectuar medições atmosféricas, ver até que impactos positivos e negativos essas escassas horas estão a ter. Tem INTERESSE, é PRODUTIVO!

Apagar as luzes uns minutinhos para mim não serve de nada... Aliás além de não produzir, acaba por gastar!
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
A notícia de capa do Jornal Global de hoje:

digitalizar0004copy.jpg
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Oceanário de Lisboa vai ficar às escuras durante uma hora

O Oceanário vai associar-se à Hora do Planeta, amanhã, dia 28 de Março. Às 20h30 as luzes dos dois edifícios do Oceanário serão apagadas para fomentar a sensibilidade mundial sobre o futuro do Planeta.

Juntamente com mais de 2000 cidades, em 81 países, e mil milhões de pessoas, a cidade de Lisboa vai aderir pela primeira vez esta iniciativa.

Para além do Oceanário, também o Cristo-Rei assim, a Ponte 25 de Abril, o Palácio de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, o Padrão das Descobertas, o Castelo de São Jorge, os Paços do Concelho e o Museu da Electricidade vão ficar apenas iluminados pela luz das estrelas. O Centro Cultural de Belém (CCB) vai desligar as luzes durante 15 minutos. O Ikea vai desligar as luzes exteriores durante uma hora e a Coca-Cola irá apagar todos os outdoors entre as 20h30 e as 21h30.

In:Lusa

Os peixinhos vão pensar que voltaram ao oceano :lmao:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Portanto, apagão amanhã por 1h, começando às 20:30, ou seja:
20:30->21:30
Ora..
A selecção joga às 20:45..:unsure:
Apagão? Deve ser deve! :lmao:
Vá lá que a cidade do Porto não aderiu? :p

E a meu ver também não faz muito sentido, os argumentos apresentados pelo André são bastante interessantes..
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
O Algarve foi o 1º a aderir porque houve falhas de energia em quase todo o Algarve logo a seguir à meia-noite.:lol:
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
A notícia de capa do Jornal Global de hoje:

digitalizar0004copy.jpg

Era bom que todos os que promovem esta ideia romântica fizessem uma visitinha ao centro de comando da REN em Sacavém para terem uma pequena ideia da preparação que é preciso fazer para antecipar o tipo de problemas que esta treta do apagão provoca na rede eléctrica nacional. :D
 

Loureso

Cumulus
Registo
29 Jan 2009
Mensagens
106
Local
Loures e Sacavém(job)
Iniciativas como estas seriam louváveis se subjacente às mesmas estivessem em curso medidas concretas a implementar ao nível macro-estrutural.
A sociedade está cheia de boas intenções porém vazia no seu esforço em abdicar de certas comodidades até ao momento conquistadas.
Claro que a abordagem deste tipo de preocupações é sempre mais um passo com vista a possíveis soluções, mas quantos passos serão ainda necessários para que tais objectivos se concretizem? Acredito que ninguém saiba!
A meu ver, estamos numa era de simbolismos em que as ideias abundam e as acções escasseiam.
Urge a tomada de consciência da realidade, não com 1, 2 ou 3 dias por ano de bom comportamento como se isso atenuasse a nossa irresponsabilidade quanto à forma como cuidamos do planeta.
Não passam de gotas num oceano! :rolleyes: