Portugal, o melhor clima do mundo?

Rtrinda

Cirrus
Registo
31 Mar 2009
Mensagens
51
Local
Pinhal de Frades
Boa noite antes de mais devo dizer que sou um apaixonado amador pela Meteorologia e todas as minhas opiniõe4s são baseadas naquilo que leio e investigo.
Antes de mais relativo a este tema gostaria de colocar so umas perguntas que julgo ainda não terem sido feitas.

Porquê que estamos a viver um mes de Março com valores baixos de precipitação e de humidade do ar com temperaturas elevadas juntando a isto ventos secos por vezes moderados e fortes de Leste temos a serra mais Atlântica e Húmida do Território (Peneda/Geres) vitima de fogos em Março e ninguém fala os meios de comunicação não dão especial relevância???

e por outro lado porquê que quando em Dezembro e Janeiro chove faz frio e neva no território Nacional temos directos,1ªs paginas de Jornais ,Programas género Prós e Contras ou Opiniões Publicas, debates; enfim faz uma semana de Frio em Janeiro em Portugal e ninguém fala em outra coisa????

Eu julgo que deriva do titulo deste tópico, os Portugueses de uma maneira geral convenceram-se que vivem num pais com o melhor clima do Mundo independentemente se tiverem em Miranda do Douro em Janeiro ou em Beja no Verão, ou se tiverem em Viana do Castelo em Novembro ou em Alcácer do Sal em Abril, os Portugueses de uma maneira geral e ai os meios de comunicação Social são muito responsáveis, convenceram-se que Portugal tem um clima suave ameno e quente, e muita gente muitos Pivots da Televisão nem sequer sabem distinguir um clima Subtropical de um clima temperado Mediterrâneo ou Atlântico.

Eu assisti é pena não ter conhecido este site antes, assisti a uns 2,3 anos quando surgiu uma frente Fria em Janeiro denominada Frente Polar Continental(era uma massa de ar frio vinda do Leste, que atingiu perifericamente o território nacional, sendo mais sentida da Europa central) que atingiu o território Nacional Continental durante se bem me lembro uma semana, em que surgiram temperaturas baixas em que se registou uma temperatura mínima em Lisboa perto dos 2,3 Graus Positivos mas nada de especial e julgo que não houve queda de neve em locais pouco habituais, lembro-me que os meios de comunicação principalmente o Canal Nº 4 da minha TV fizeram directos, entrevistas, noticiários ,enfim uma Histeria colectiva de todo o tamanho, passada essa semana mais fria, surgiu um aumento brusco da temperatura e lembro-me que tivemos uma temperatura Max. de 22º Graus em Janeiro em Lisboa, e nesse mesmo Canal nº4 a Pivot desse noticiário começou o telejornal da seguinte maneira:

-Boa noite o meu nome é...., a normalidade regressou a Portugal com temperaturas as quais os portugueses estão habituados.

Bem isto é de bradar aos céus é anormal para estes jornalistas estarem 3 graus em Lisboa de temperatura mínima ao ponto de ser uma noticia, mas já é perfeitamente normal estarem 22 graus em pleno mes de Janeiro.

Isto é revelador do que é o senso comum das pessoas em Portugal relativo ao clima e a maioria das pessoas Julga que Portugal tem um clima fantástico ameno dos melhores do mundo, e isto deve-se na minha opinião ao crescimento do turismo no Algarve onde todo o território se convenceu que tinha um clima idêntico ao algarvio e mais convenceu os estrangeiros desse facto.

Devido a esse factor é que na Praia do Meco Distrito de Setúbal tive a oportunidade neste verão de trocar impressões com um casal de turistas holandeses que estavam muito desiludidos por em pleno mes de Junho terem vindo para a Aldeia do Meco a procura de um clima mediterrâneo e o que encontram cá foi uma praia com Ondas de 4 metros, com agua fria, uma semana de tempo Nublado e fresco com noites com temperaturas perto dos 12,13 Graus isto em Junho, e falavam comigo que estavam totalmente desiludidos e sentiam-se enganados pois estava pior tempo nesta semana no Meco que estava na Holanda(que estava sob o efeito de uma vaga de calor) e eu expliquei-lhes que a Península Ibérica nomeadamente Portugal tem uma grande diversidade de climática e que o Meco não é Málaga que não tem um clima mediterrâneo de noites muito quentes e que o mar que banha a costa de Setúbal como toda a costa nacional é o Oceano Atlântico e que a temperatura da agua raramente ultrapassa os 18 Graus com uma forte ondulação e não o Mediterrâneo e eles sentiram-se totalmente enganados e eu disse-lhes que não eram os únicos que em Alcochete os ingleses também tentaram fazer um centro comercial ao ar livre convencidos que em Portugal não chovia.

Enfim posto isto será que essa historia de Portugal ter o melhor clima do Mundo não é grande parte uma grandíssima treta????

só na Europa lembro de 4,5 regiões com um clima mais ameno que o da maioria do território Nacional, Andaluzia, Malta, Chipre, Ilhas Gregas, Costa da Cecília, Córsega enfim para não entrar em mais especificidades

A questão que quero deixar aqui exposta é que esta coisa por vezes de acharmos que Portugal tem um clima perfeito prejudica a vida das pessoas e que os meios de comunicação dão mais importância a uma semana de frio em Pleno Inverno a que um Março atípico sem humidade sem chuva tão atípico que permitiu que na serra do geres que tem índices de humidade elevados e tem uma vegetação já do tipo atlântica arvores de folhas caduca, Pinheiros, muita humidade esteja arder em pleno Março e o que é mais prejudicial é fazer frio em Janeiro e as pessoas comprarem mais aquecedores ou mais lenha ou destruir-se um Património Natural importantíssimo???
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Boa noite antes de mais devo dizer que sou um apaixonado amador pela Meteorologia e todas as minhas opiniõe4s são baseadas naquilo que leio e investigo.
Antes de mais relativo a este tema gostaria de colocar so umas perguntas que julgo ainda não terem sido feitas.

Porquê que estamos a viver um mes de Março com valores baixos de precipitação e de humidade do ar com temperaturas elevadas juntando a isto ventos secos por vezes moderados e fortes de Leste temos a serra mais Atlântica e Húmida do Território (Peneda/Geres) vitima de fogos em Março e ninguém fala os meios de comunicação não dão especial relevância???

e por outro lado porquê que quando em Dezembro e Janeiro chove faz frio e neva no território Nacional temos directos,1ªs paginas de Jornais ,Programas género Prós e Contras ou Opiniões Publicas, debates; enfim faz uma semana de Frio em Janeiro em Portugal e ninguém fala em outra coisa????

Eu julgo que deriva do titulo deste tópico, os Portugueses de uma maneira geral convenceram-se que vivem num pais com o melhor clima do Mundo independentemente se tiverem em Miranda do Douro em Janeiro ou em Beja no Verão, ou se tiverem em Viana do Castelo em Novembro ou em Alcácer do Sal em Abril, os Portugueses de uma maneira geral e ai os meios de comunicação Social são muito responsáveis, convenceram-se que Portugal tem um clima suave ameno e quente, e muita gente muitos Pivots da Televisão nem sequer sabem distinguir um clima Subtropical de um clima temperado Mediterrâneo ou Atlântico.

Eu assisti é pena não ter conhecido este site antes, assisti a uns 2,3 anos quando surgiu uma frente Fria em Janeiro denominada Frente Polar Continental(era uma massa de ar frio vinda do Leste, que atingiu perifericamente o território nacional, sendo mais sentida da Europa central) que atingiu o território Nacional Continental durante se bem me lembro uma semana, em que surgiram temperaturas baixas em que se registou uma temperatura mínima em Lisboa perto dos 2,3 Graus Positivos mas nada de especial e julgo que não houve queda de neve em locais pouco habituais, lembro-me que os meios de comunicação principalmente o Canal Nº 4 da minha TV fizeram directos, entrevistas, noticiários ,enfim uma Histeria colectiva de todo o tamanho, passada essa semana mais fria, surgiu um aumento brusco da temperatura e lembro-me que tivemos uma temperatura Max. de 22º Graus em Janeiro em Lisboa, e nesse mesmo Canal nº4 a Pivot desse noticiário começou o telejornal da seguinte maneira:

-Boa noite o meu nome é...., a normalidade regressou a Portugal com temperaturas as quais os portugueses estão habituados.

Bem isto é de bradar aos céus é anormal para estes jornalistas estarem 3 graus em Lisboa de temperatura mínima ao ponto de ser uma noticia, mas já é perfeitamente normal estarem 22 graus em pleno mes de Janeiro.

Isto é revelador do que é o senso comum das pessoas em Portugal relativo ao clima e a maioria das pessoas Julga que Portugal tem um clima fantástico ameno dos melhores do mundo, e isto deve-se na minha opinião ao crescimento do turismo no Algarve onde todo o território se convenceu que tinha um clima idêntico ao algarvio e mais convenceu os estrangeiros desse facto.

Devido a esse factor é que na Praia do Meco Distrito de Setúbal tive a oportunidade neste verão de trocar impressões com um casal de turistas holandeses que estavam muito desiludidos por em pleno mes de Junho terem vindo para a Aldeia do Meco a procura de um clima mediterrâneo e o que encontram cá foi uma praia com Ondas de 4 metros, com agua fria, uma semana de tempo Nublado e fresco com noites com temperaturas perto dos 12,13 Graus isto em Junho, e falavam comigo que estavam totalmente desiludidos e sentiam-se enganados pois estava pior tempo nesta semana no Meco que estava na Holanda(que estava sob o efeito de uma vaga de calor) e eu expliquei-lhes que a Península Ibérica nomeadamente Portugal tem uma grande diversidade de climática e que o Meco não é Málaga que não tem um clima mediterrâneo de noites muito quentes e que o mar que banha a costa de Setúbal como toda a costa nacional é o Oceano Atlântico e que a temperatura da agua raramente ultrapassa os 18 Graus com uma forte ondulação e não o Mediterrâneo e eles sentiram-se totalmente enganados e eu disse-lhes que não eram os únicos que em Alcochete os ingleses também tentaram fazer um centro comercial ao ar livre convencidos que em Portugal não chovia.

Enfim posto isto será que essa historia de Portugal ter o melhor clima do Mundo não é grande parte uma grandíssima treta????

só na Europa lembro de 4,5 regiões com um clima mais ameno que o da maioria do território Nacional, Andaluzia, Malta, Chipre, Ilhas Gregas, Costa da Cecília, Córsega enfim para não entrar em mais especificidades

A questão que quero deixar aqui exposta é que esta coisa por vezes de acharmos que Portugal tem um clima perfeito prejudica a vida das pessoas e que os meios de comunicação dão mais importância a uma semana de frio em Pleno Inverno a que um Março atípico sem humidade sem chuva tão atípico que permitiu que na serra do geres que tem índices de humidade elevados e tem uma vegetação já do tipo atlântica arvores de folhas caduca, Pinheiros, muita humidade esteja arder em pleno Março e o que é mais prejudicial é fazer frio em Janeiro e as pessoas comprarem mais aquecedores ou mais lenha ou destruir-se um Património Natural importantíssimo???

A Europa é um continente vastíssimo e o facto de haver apenas 4 ou 5 regiões mais amenas ( a Córsega descordo completamente) que a maior parte do território nacional é muito bom.
O algarve tem as temperaturas médias anuais, nos locais mais quentes, muito semelhantes a muitos locais afamados das ilhas gregas e Sicília e poucos locais na Andaluzia têm os invernos algarvios.
Os vales mais quentes de Portugal, têm valores no verão só com paralelo em Espanha.
A minha irmã já teve nas ilhas gregas em Agosto com 22/23ºc de máxima e noite tinha de andar com camisola. Chegou a chover lá e tudo. (Em Janeiro até chegaram a ver neve. Neva muito mais na Grécia e em Itália do que em Portugal. E mesmo no sul.)
Cá em Portugal andávamos nos 32/33ºc.
Claro que, lá costuma de estar sol e calor no verão, mas variações acontecem em quase todo o lado. Quem quer sempre sol vai para o deserto do Sahara ou algo assim.
A temperatura do mar mediterrâneo tava nos 24ºc, algo igual ao que se apanha em Monte Gordo no Algarve com regularidade ( que tantas vezes recebe águas do Mediterrâneo, por estar tão próximo).
Claro que falar em Portugal, em termos climáticos baseando-nos em uns dias de Junho, em Alcochete ( um dos locais mais frescos no verão) como fez esse casal de holandeses, é no mínimo de rir.
Eu tive na Holanda em 2002, em Junho, de dia andava nos 16ºc e de noite andava à volta de 8ºc, um frio de tipo invernal, aqui entre nós.. No entanto, pensei e com razão, que era uma fase, eles na semana a seguir até tiveram calor.
A água «fria» é a razão pela qual Portugal, tem uma das zonas marítimas mais ricas da Europa( senão a mais rica, a zona costeira junto à Arrábida, foi descrita como a zona mais rica até agora estudada na Europa). São correntes de « upwelling» vindas do fundo do mar e alimentadas pelas nortadas, que criam grandes densidades de nutrientes.
O Mediterrâneo, ao pé da costa atlântica ocidental de Portugal, em biodiversidade parece um deserto estéril.
Mas tem as suas riquezas inerentes: salinidade, grandes amplitudes e pouca ondulação.
Claro que falar do clima de Portugal e excluir as nossas afamadas ilhas é um erro de primeira ordem.
Em termos de suavidade e amenidade, nada na Europa ( com a excepção das Canárias) se equipara à Madeira ou os Açores.
As Ilhas Selvagens, gozam até de uma clima desértico, coisa que na Grécia, na Itália, Chipre, na Malta, não há nem aparece.
Se os turistas, querem água do mar quente, vão para estas paragens e saem melhor servidos do que em Alcochete.
Nos Açores há regiões até com clima tropical e cruzeiros a estas regiões, teriam muita expressão.
Eu concordo que os media dão má cobertura, ora exageram para mal, ora exageram para bem. E o ambiente e o povo português é que sofre com isso.
Quanto ao que alguns nórdicos acham ( que nunca chove ou nunca faz frio aqui) só denota a falta de cultura básica desta gente.
Portugal não tem um clima perfeito, tem antes um clima salubre para sua latitude.
Variações grandes ocorrem no nosso território e permite uma ampla diversidade de climas para variados gostos.
 

Loureso

Cumulus
Registo
29 Jan 2009
Mensagens
106
Local
Loures e Sacavém(job)
Olá Rtrinda :)

Antes de mais sê bem-vindo a este espaço.
Essa é apenas uma das muitas razões que me leva a não ver telejornais, mas isto, como é óbvio, trata-se apenas da minha opinião.

Penso que a questão central prende-se pela existência de uma mentalidade transformada ao longo dos anos na sociedade portuguesa por via das circunstâncias.

Antes do Algarve ser descoberto pelas massas de Portugal era apenas acessível às elites de Portugal que era apenas uma minoria e por isso não reflectia o verdadeiro estado de alma do País nestas questões. Enquanto que há 20 ou até mesmo 30 anos atrás se assistia a um comportamento climático, segundo padrões oficiais, bem mais estável, com estações (segundo tais padrões) bem definidas, hoje assiste-se a um conjunto de situações que para além de serem motivo de preocupação por serem percursoras de um desequilíbrio do ponto de vista ambiental; paralelamente a este facto, existe uma vertente que beneficia das actuais condições; hoje é inconcebível para muitos terem um dia de trabalho ou um passeio de fim-de-semana com chuva e temperaturas baixas em pleno Inverno, no entanto, para tais, no mesmo período, sentirem na pele dias seguidos de sol com temperaturas na ordem dos 23 ou até 25 ºC é o ideal! Certamente desejariam que o tipo de clima encontrado no Algarve se estendesse a qualquer região para onde quer que fossem!

Actualmente as pessoas perante o estilo de vida que adquiriram, colocam um abismo entre o que consideram bom tempo e o que consideram mau tempo, mas na realidade tratam-se de faces distintas de tempo. Não é razoável desejarmos que chova na nossa horta ou jardim e na nossa piscina ou na praia logo à frente permanecer um Verão interminável!

Não acho que Portugal tenha o melhor clima do mundo; nem acredito que tal exista.
A subjectividade estará sempre presente. ;)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
o melhor clima do mundo é de facto um assunto muito subjectivo..:)
quanto ao facto do nosso clima ser menos ameno/ quente que algumas zonas da europa eu discordo...locais como malta teem temperaturas semelhantes a vila real de sto antonio ou monte gordo em todas as estaçoes do ano;) e claro, variaçoes ocorrem ou nao se lembram de cair chuva gelada na grecia no inverno e há 1 ou 2 anos estarem 48Cº ( esta temperatura é considerada a maxima absoluta do nosso pais e ocorreu na amareleja.
acerca do nosso inverno e dessa historia de 3 graus serem estranhos em lis e 22 nao é um erro pois AMBOS os valores para alem de possiveis sao igualmente normais ( mesmo em sines já ocorreram 25Cº em janeiro embora este valor nao seja aceite formalmente).
quanto ás praias o litoral a sul do cabo carvoeiro e claramente mais quente que o litoral a norte deste cabo sendo que se atinge uma maxima de 20-21 graus no litoral sines-sagres em setembro-outubro, 22-25 graus no litoral sagres-v.r.s.a. em agosto e a norte do cabo carvoeiro atinge-se uma maxima de 18-19 em setembro-outubro já as minimas atingem-se por volta de fevereiro e rondam os 12-14 graus no litoral oeste e os 13-15 graus no algarve ( valores estes muito proximos dos das areas mais a norte do mediterraneo).
o maior problema do litoral oeste é a nortada que "transforma" uma temperatura de 20-25 graus nuns gelidos 18:cold:
de resto concordo bastante com as opinioes do belem e do loureso
as areas mais amenas ( invernos mais quentes, veroes bastante quentes e medias anuais mais elevadas) da europa situam-se a sul da linha traçada no mapa:

esta imagem já está noutro topico.....desculpem estar a massa-los.....aberto a opinioes.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Algumas normais de localidades, próximas ao mar, no sul da Europa.



O Verão mais quente no leste do Mediterrâneo acaba por contribuir para valores de temperatura média anual também um pouco mais elevados.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Eu julgo que deriva do titulo deste tópico, os Portugueses de uma maneira geral convenceram-se que vivem num pais com o melhor clima do Mundo independentemente se tiverem em Miranda do Douro em Janeiro ou em Beja no Verão, ou se tiverem em Viana do Castelo em Novembro ou em Alcácer do Sal em Abril, os Portugueses de uma maneira geral e ai os meios de comunicação Social são muito responsáveis, convenceram-se que Portugal tem um clima suave ameno e quente, e muita gente muitos Pivots da Televisão nem sequer sabem distinguir um clima Subtropical de um clima temperado Mediterrâneo ou Atlântico.

Eu assisti é pena não ter conhecido este site antes, assisti a uns 2,3 anos quando surgiu uma frente Fria em Janeiro denominada Frente Polar Continental(era uma massa de ar frio vinda do Leste, que atingiu perifericamente o território nacional, sendo mais sentida da Europa central) que atingiu o território Nacional Continental durante se bem me lembro uma semana, em que surgiram temperaturas baixas em que se registou uma temperatura mínima em Lisboa perto dos 2,3 Graus Positivos mas nada de especial e julgo que não houve queda de neve em locais pouco habituais, lembro-me que os meios de comunicação principalmente o Canal Nº 4 da minha TV fizeram directos, entrevistas, noticiários ,enfim uma Histeria colectiva de todo o tamanho, passada essa semana mais fria, surgiu um aumento brusco da temperatura e lembro-me que tivemos uma temperatura Max. de 22º Graus em Janeiro em Lisboa, e nesse mesmo Canal nº4 a Pivot desse noticiário começou o telejornal da seguinte maneira:

-Boa noite o meu nome é...., a normalidade regressou a Portugal com temperaturas as quais os portugueses estão habituados.

Bem isto é de bradar aos céus é anormal para estes jornalistas estarem 3 graus em Lisboa de temperatura mínima ao ponto de ser uma noticia, mas já é perfeitamente normal estarem 22 graus em pleno mes de Janeiro.

Por acaso acho que isso acontece muito mais em Lisboa do que no resto do país. Lembro-me, não há muito tempo, num episódio de frio, um jornalista estar em Bragança a entrevistar as pessoas na rua, e perguntava/afirmava que estava muito frio e os velhotes muito naturalmente diziam: "Estamos no tempo dele (do frio), já estamos habituados." Mas o jornalista voltava a insistir no há quanto tempo não estava tanto frio, ou o que faz para se proteger desta vaga de frio.
Portanto, havia ali uma clara tendência para fazer manchete de algo que não era assim nada de extraórdinário.

Em Lisboa, e a clara noção que tenho, é que tudo o que é calor é bem vindo.
No Inverno se estiverem 10ºC anda toda a gente a lançar pragas contra o frio. Se estiverem mais de 20ºC, ninguém diz nada, porque "é assim que deveria ser".
No Verão então, tardes com vento e máximas < 25ºC é uma tragédia! Mas com > 35ºC tá-se bem! Isto quando o normal são 28ºC.

Com a chuva então, as opiniões, conseguem ser ainda mais vincadas. Se chuva no Inverno já é uma dor de cabeça, de Maio a Setembro, é uma catástrofe. E mais uma vez sinto que Lisboa é a capital dos "anti-chuva".


Quanto ao tempo bom para a praia além das médias é preciso também ter um pouco de sorte.
Vejam lá se adivinham onde é a seguinte praia: :p

semttulo2luv.png

Agosto, água limpa e tranquila, 17-18ºC. Belo dia de praia.

Não é mediterrâneo nem é em Portugal. Mas é na Europa!

Dias depois e em praias do Mediterrâneo, andava de casaco.
 

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Claro que é o melhor do mundo, não tenho dinheiro para ir para outro sitío :)
Estou a brincar claro que é o melhor, se não repárem que temos quase tudo, desde neve tornados, trovoadas, muito frio, muito calor, inundações, seca e outros fenomenos desconhecidos:lol:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Por acaso acho que isso acontece muito mais em Lisboa do que no resto do país. Lembro-me, não há muito tempo, num episódio de frio, um jornalista estar em Bragança a entrevistar as pessoas na rua, e perguntava/afirmava que estava muito frio e os velhotes muito naturalmente diziam: "Estamos no tempo dele (do frio), já estamos habituados." Mas o jornalista voltava a insistir no há quanto tempo não estava tanto frio, ou o que faz para se proteger desta vaga de frio.
Portanto, havia ali uma clara tendência para fazer manchete de algo que não era assim nada de extraórdinário.

Em Lisboa, e a clara noção que tenho, é que tudo o que é calor é bem vindo.
No Inverno se estiverem 10ºC anda toda a gente a lançar pragas contra o frio. Se estiverem mais de 20ºC, ninguém diz nada, porque "é assim que deveria ser".
No Verão então, tardes com vento e máximas < 25ºC é uma tragédia! Mas com > 35ºC tá-se bem! Isto quando o normal são 28ºC.

Com a chuva então, as opiniões, conseguem ser ainda mais vincadas. Se chuva no Inverno já é uma dor de cabeça, de Maio a Setembro, é uma catástrofe. E mais uma vez sinto que Lisboa é a capital dos "anti-chuva".


Quanto ao tempo bom para a praia além das médias é preciso também ter um pouco de sorte.
Vejam lá se adivinham onde é a seguinte praia: :p

semttulo2luv.png

Agosto, água limpa e tranquila, 17-18ºC. Belo dia de praia.

Não é mediterrâneo nem é em Portugal. Mas é na Europa!

Dias depois e em praias do Mediterrâneo, andava de casaco.

diz lá onde é:p
de resto tens muita razao.....o melhor clima para mim é o tropical pois tem de tudo por isso é que odeio uma semana de morrinha e nevoeiro mas adoro uma trovoada na praia com muita animaçao e chuva ou uma frente atlantica ou uma cut-off:rolleyes::D
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
diz lá onde é:p
de resto tens muita razao.....o melhor clima para mim é o tropical pois tem de tudo por isso é que odeio uma semana de morrinha e nevoeiro mas adoro uma trovoada na praia com muita animaçao e chuva ou uma frente atlantica ou uma cut-off:rolleyes::D

Estão a ver aquela pontinha no norte da Dinamarca, onde se junta o mar do Norte com o mar Báltico? É aí.
Skagen.

Digamos que tive muita sorte. :p
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Estão a ver aquela pontinha no norte da Dinamarca, onde se junta o mar do Norte com o mar Báltico? É aí.
Skagen.

Digamos que tive muita sorte. :p

bem....que sorte:shocking::lmao:
a agua tava a 17Cº:surprise: o baltico pode chegar a esses valores mas no mar do norte é impossivel.....
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Média anual da temperatura mínima absoluta na Europa.



Legenda:



As áreas da zona 10 têm, em média, uma mínima anual entre -1,1ºC e 4,4ºC.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
o melhor clima do mundo é de facto um assunto muito subjectivo..:)
quanto ao facto do nosso clima ser menos ameno/ quente que algumas zonas da europa eu discordo...locais como malta teem temperaturas semelhantes a vila real de sto antonio ou monte gordo em todas as estaçoes do ano;) e claro, variaçoes ocorrem ou nao se lembram de cair chuva gelada na grecia no inverno e há 1 ou 2 anos estarem 48Cº ( esta temperatura é considerada a maxima absoluta do nosso pais e ocorreu na amareleja.
acerca do nosso inverno e dessa historia de 3 graus serem estranhos em lis e 22 nao é um erro pois AMBOS os valores para alem de possiveis sao igualmente normais ( mesmo em sines já ocorreram 25Cº em janeiro embora este valor nao seja aceite formalmente).
quanto ás praias o litoral a sul do cabo carvoeiro e claramente mais quente que o litoral a norte deste cabo sendo que se atinge uma maxima de 20-21 graus no litoral sines-sagres em setembro-outubro, 22-25 graus no litoral sagres-v.r.s.a. em agosto e a norte do cabo carvoeiro atinge-se uma maxima de 18-19 em setembro-outubro já as minimas atingem-se por volta de fevereiro e rondam os 12-14 graus no litoral oeste e os 13-15 graus no algarve ( valores estes muito proximos dos das areas mais a norte do mediterraneo).
o maior problema do litoral oeste é a nortada que "transforma" uma temperatura de 20-25 graus nuns gelidos 18:cold:
de resto concordo bastante com as opinioes do belem e do loureso
as areas mais amenas ( invernos mais quentes, veroes bastante quentes e medias anuais mais elevadas) da europa situam-se a sul da linha traçada no mapa:



Um erro no texto! As praias a sul do Cabo Carvoeiro serem mais quentes do que a norte, está errado são sim a sul do Cabo da Roca.
Em relação à linha em Portugal está errada no litoral oeste, poderá ser feita a partir de Sagres até vila real de Santo António, mas nunca a norte de Sagres

ps: Não há nenhuma estação meteorologica entre o Cabo da Roca e o Cabo Carvoeiro no litoral, e as extrapolações de temperatura e neblusidade são feitas por imagem de satelite.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Um erro no texto! As praias a sul do Cabo Carvoeiro serem mais quentes do que a norte, está errado são sim a sul do Cabo da Roca.
Em relação à linha em Portugal está errada no litoral oeste, poderá ser feita a partir de Sagres até vila real de Santo António, mas nunca a norte de Sagres

ps: Não há nenhuma estação meteorologica entre o Cabo da Roca e o Cabo Carvoeiro no litoral, e as extrapolações de temperatura e neblusidade são feitas por imagem de satelite.[/QUOTE]

sim, é o cabo da roca:thumbsup:
eu dividi o litoral em 3 partes : V.R.S.A.-Sagres; Sagres-Cabo da roca e Cabo da roca-foz do minho.
:thumbsup:
 

Rtrinda

Cirrus
Registo
31 Mar 2009
Mensagens
51
Local
Pinhal de Frades
Antes de mais boa tarde e mais uma vez demonstro meu total agrado pela existência deste espaço na Net onde se debate estas questões climáticas que eu de facto me interesso bastante.
Fico contente pelo meu comentário ter sido lido por vos e ter sido questionado, mas também quero referir que todas as afirmações que eu fiz foram baseadas em factos e não em opniões factos estatísticos devidamente recolhidos e so baseado nestes factos é que pdoerei discordar de alguns psts aqui publicados.

Através do site : http://www.tutiempo.net/clima tenho acesso a todos os registos climáticos de todos os dias de todos os anos aqui poderemos ter acesso a todos os relatórios climáticos diários que existiram em qualquer lugar do mundo.
Neste sentido tirei algumas conclusões devo dizer que esta pesquisa que fiz foi bastante rápida demorei cerca de 15 minutos ao faze-la e que conclusões é que me saltam a vista primeiro é que é muito mais comum fazerem temperaturas abaixo dos 5 Graus positivos em Janeiro em Lisboa do que fazerem temperaturas acima dos 19,5 na mesma cidade, logo o grau de normalidade para temperaturas abaixo dos 5 graus são maiores que temperaturas acima dos 20º
Em segundo lugar constata-se facilmente que de facto Lisboa não é a cidade nem a região mais amena da Europa e que zonas da Costa da Cecília ilha de Malta, costa mediterrânea do sul de Espanha entre Huelva e Alicante têm todas elas um clima mais ameno que a cidade de Lisboa para não referir outras cidades dentro do território nacional como Porto,Braga,Guarda,Viseu,Castelo Branco, Bragança,Vila Real, Portalegre,Covilhã onde as diferenças são ainda maiores e mais significativas e gritantes .
Bem mas vamos então a estatística e aos factos .

No seguinte quadro eu fiz um levantamento do mês de Janeiro dos últimos 10 anos na cidade de Lisboa onde num lado do Quadro tenho o Numero de dias( e os próprios dias) em que a temperatura Máxima REGISTADA foi superior a 20 Graus e no outro o numero de dias em que a temperatura foi inferior a 5 Graus Positivos.
Nota refiro a cidade de Lisboa que dentro do contexto Nacional apresenta dos números mais agradáveis comparativamente com cidades do interior ou mesmo do norte e centro.
Devo referir que toda esta informação esta disponível no site anteriormente já referido e que nada aqui é inventado ou baseado no diz que disse, isto são factos estatísticos baseados numa fonte real, disponível para toda a gente consultar.








Anos +20 menos de 5
1999 Nenhum Dias: 12,13,14
Total:3
2000 Nenhum Dias:1,2,3,4,5,11,15,20,23,24,25 e 27
Total:12
2001 Nenhum Nenhum
2002 Nenhum Nenhum
2003 Dias:26,28
Total:2 Dias:11,12,13,14,15,16,17
Total:7
2004
Nenhum Dia:20
Total: 1
2005
Nenhum Dias:7,11,12,23,24,26,27,28,30,31
Total:10

2006 Nenhum Dias:29,30,31
Total:3

2007 Nenhum Dias:24,27,28
Total:3

2008 Dias: 22
Total:1
Nenhum
2009 Nenhum Dias:8,9,10,11,12
Total:5



Totais:

Mais de 19,5 Graus - 3 Dias
Menos de 5 Graus – 40 Dias


Vendo esta analise que fiz concluísse que nos últimos dez anos tivemos 3 dias em Janeiro com uma temperatura registada Máxima igual ou superior a 20 Graus e que por outro lado tivemos 40 dias com temperaturas mínimas registadas inferiores a 5 Graus, bem isto estamos a falar de Lisboa porque se falarmos em outras cidades do Interior ou mesmo do Litoral Norte estes números são bem mais gritantes.
Ou seja isto para dizer e responder que é muito mais comum termos em Janeiro temperaturas mínimas abaixo dos 5 Graus positivos que temperaturas Máximas acima dos 20 Graus, logo, ambos os fenómenos não deverão de acordo com a ciência dos factos serem postos no mesmo saco, porque a normalidade de ocorrência de temperaturas abaixo dos 5 Graus é bem maior que a normalidade de frequência das temperaturas acima dos 20 Graus e não vale a pena falarmos que vivemos uma altura marcada pelas Alterações Climáticas porque este site supra referido tem dados e relatórios da Década de 50,60,70,80 e em décadas anteriores esta tendência mantem-se.
Devo referir que o episodio que referi no meu anterior comentário :
Eu assisti é pena não ter conhecido este site antes, assisti a uns 2,3 anos quando surgiu uma frente Fria em Janeiro denominada Frente Polar Continental(era uma massa de ar frio vinda do Leste, que atingiu perifericamente o território nacional, sendo mais sentida da Europa central) que atingiu o território Nacional Continental durante se bem me lembro uma semana, em que surgiram temperaturas baixas em que se registou uma temperatura mínima em Lisboa perto dos 2,3 Graus Positivos mas nada de especial e julgo que não houve queda de neve em locais pouco habituais, lembro-me que os meios de comunicação principalmente o Canal Nº 4 da minha TV fizeram directos, entrevistas, noticiários ,enfim uma Histeria colectiva de todo o tamanho, passada essa semana mais fria, surgiu um aumento brusco da temperatura e lembro-me que tivemos uma temperatura Max. de 22º Graus em Janeiro em Lisboa, e nesse mesmo Canal nº4 a Pivot desse noticiário começou o telejornal da seguinte maneira:

Boa noite o meu nome é...., a normalidade regressou a Portugal com temperaturas as quais os portugueses estão habituados.

Refere-se ao ano de 2003 como podem constatar no seguinte site:
http://www.tutiempo.net/clima/LISBOA_GAGO_COUTINH/01-2003/85790.htm
e que não falei por falar porque neste ano tivemos os tais 7 dias de Vaga de Frio Polar com temperaturas mínimas abaixo dos 5 Graus em Lisboa, que fez com que houvesse directos nas Televisões e depois la surgiram os tais 2 dias de temperaturas de 20 Graus ,que provocaram esse tal comentário da tal Pivot do Canal 4.

Bem eu não sou ninguém para julgar certos assuntos so acho que os Jornalistas deveriam ter formação especifica e estarem devidamente documentados quando dão as noticias nada mais.

E baseado em isto tudo devo referir que de acordo com esta investigação que fiz para mim e baseado nestes factos ter temperaturas acima dos 20 Graus em Janeiro é Raro e deveria ser noticia agora fazer frio deve sim ser noticia mas dentro limites da Normalidade que a estatística assim o demonstra.
Claro que respondendo ao Lureso ,claro que essa coisa de sentirmos na pele é muito subjectiva pois hoje 4 de Abril estão cerca de 20 Graus em Lisboa eu se for para uma zona ao sol a temperatura pode subir aos 26,27 graus mas se for para junto da praia género para o Guincho ela poderá descer aos 16 Graus, alias já sai um dia de Leiria com 4 graus de negativos e cheguei a Lisboa e estavam 10 Graus postivos, mas a conclusão quer se descorde ou não está ai nos últimos 10 anos os relatórios dizem-nos que tivemos 3 dias em Janeiro em Lisboa com temperaturas acima dos 20 Graus e por outro lado tivemos 40 dias com temperaturas inferiores a 5 Graus, contra factos não há argumentos.

Por outro lado pesquisei neste site os últimos 10 anos da cidade de Luga na Ilha de Malta pesquisei Malta como poderia ter pesquisado o Sul de Espanha ou a Costa de Cecilia e conclui uma coisa muito simples nos últimos 10 anos Luga em Malta teve 10 dias com temperaturas acima dos 20 graus no mês de Janeiro, mas por outro lado teve apenas 3 dias com temperaturas abaixo dos 5 Graus.
Isto refere o quê???? Uma coisa muito simples é que não sei se Portugal tem o melhor clima do mundo ou não porque para mim um clima bom é um clima fresco com uma temperatura por volta dos 17,18 Graus não mais nem menos, mas que Lisboa que é das zxonas com o clima mais amenos de Portugal continental ,tem muito mais dias frios do que por exemplo a cidade de Luga isto concluísse que se para a maioria das pessoas o sinonimo de clima espectacular for clima ameno decididamente o clima da cidade de Luga é bem mais ameno que da cidade de Lisboa, concluou então que esta coisa de Portugal ter o melhor clima do mundo é propaganda e vontade da maioria dos portugueses, nada mais .

P.S-
Gostaria so de fazer uma correcção a ao Post do Belém, eu sei perfeitamente que a Holanda tem temperaturas mais baixas que Portugal ou Lisboa, falei apenas de um episódio pessoal aqueles turistas tiveram azar poderiam vir cá e estar 35 graus em Junho mas não vieram numa altura em que o tempo estava mais frescote, eu também já estive em Londres em Agosto com uma temperatura de 32 graus, mas sei perfeitamente que foi uma excepção do Verão Londrino, o que eu uis referir é que a nossa posição geográfica é muito suigeneris e temos um clima pouco definido e que um Holandês se for para o Guincho ou para o Meco a procura de uma agua quente um mar parado, noites quentes o que caracteriza o clima por exemplo do Algarve ou da Costa da Andaluzia ,não o vai encontrar nada mais. Por isso não me venham dizer que Portugal tem um clima tipicamente mediterrâneo pois não concordo, pois tem muita influencia Atlântica que o faz diferente, e mais se me disserem uma cidade em que tem 1200 mm de precipitação anual como é Viana do Castelo ou o Porto e me disserem que estamos na presença de um clima mediterrâneo só porque temos 1 ou dois meses secos ou discordo totalmente.
Outra coisa Alcochete não é uma zona fresca pois já se encontra fora da zona costeira certo.