Influências da Lua e do Sol



Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
De facto vendo a presentação vi dados interessantes que explicam a física e a inter-acção da lua com o sol e com a terra. A lua e o sol nunca estão à mesma distância da terra e por isso é natural que ao longo do ano (já para não falar em anos) haja uma interacção que leve a resultados diferentes. se assim não fosse o clima seria sempre igual: nas 4 estações teríamos sempre um clima muito igual, com pequenas diferenças apenas relacionadas com a mudança do eixo da terra.
Quanto à passagem da lua pelas constalações zodiacais penso que apenas há uma relação causal (sem efeito) que nos é dada pela passagem da lua em frente a essas constelações - um fenómeno visualmente atraente - mas que pode ajudar no plano das observações - uma grande ajuda pois permite a qualquer um orientar-se no céu profundo.
Este não é um assunto que se esgota em meia dúzia de opiniões. Mais membros deste fórum podiam expor o que pensam deste assunto - sem fundamentalismos pois aqui o tema não tem um resultado final; é de uma aprendizagem que se trata, e com mais a expressarem-se podíamos ter uma saudável "tertúlia" para crescermos enquanto membros entusiastas do clima.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Há muitos cépticos por aqui...convido a observarem as alterações do clima que coincidem com o dia da mudança de fase lunar. Façam-no durante 3\4 meses e depois digam alguma coisa.

Pedir isso no mínimo é muito deselegante :) Quer dizer, alguém tem uma teoria e pede aos outros para ter o trabalhão de demonstrar que é errada? Por amor de Deus, as coisas funcionam exactamente ao contrário ;)

Já agora, há estudos científicos onde já se encontrou alguma relação entre fases lunares e a convecção por exemplo, onde a relação pode eventualmente estar ligada às marés e o efeito desta na convecção, embora para já nada de muito sólido exista, apenas hipóteses. Mesmo havendo relações também é preciso encontrar as suas causas. Além disso, existindo uma hipoteticamente uma influência das marés sobre a convecção, essa influência também não consegue ser isolada só por si, seria uma influência a interagir com todos os restantes factores. Estas coisas não são uma questão de cepticismo, é apenas de muito estudo e de dados. Isto falando da Lua e das marés, que o resto (outros planetas) já me parece a mim tudo muito rebuscado, para não dizer outra coisa.

Sim, é isso mesmo Aristocrata.
Eu verifiquei igualmente essas mudanças.
Também devo dizer que segundo o que tenho andado a ver, então o de hoje será ainda fresco e húmido, mas depois de amanhã irá aquecer, ter mais ar abafado e quente, e então os dias de 31 Março ou 1 Abril serão mais agradáveis (temperatura primaveril e sol), no espaço de uma semana. E segundo a minhas observações da lua, também serão os dias que se seguem mais frescos e quase de certeza

Mas essas influências da Lua são locais ou globais ? ? As previsões que referes já agora são para aonde ?
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Aceitei o desafio e estive a verificar as vossas teses. Para tal usei os registos do INAG nos últimos 50 anos em alguns postos de Portugal Continental. Amanhã, se tiver tempo, público o método e os resultados, mas avanço já com as conclusões:
-Não vale a pena virem dizer que dia tal vai estar frio ou calor porque vai estar Lua Cheia ou Lua Nova. Há alguma tendência de temperaturas máximas um pouco mais elevadas por alturas de Quarto Minguante, mas para valores somente 2% acima da média. Ou seja, se a média forem 20 graus, a temperatura subia para 20,4.
-Não há prevalência de dias frios em qualquer das fases da Lua. Há uma pequena prevalência de dias quentes durante a Lua Cheia, mas nada que não se possa ficar a dever à margem de erro.
-Alguma tendência para uma diminuição de precipitação nos primeiros dias de Lua Cheia. É provavelmente o dado mais relevante do estudo, até porque há concordância em postos de norte a sul e do interior ao litoral do país. Os valores neste período correspondem a 90% da média. E tenho registos de mais de 600 ciclos lunares. A investigar o porquê destes valores.
-Também não vale a pena dizerem que vai chover porque vai mudar a Lua. As alterações de precipitação ocorrem na mesma medida nos dias de mudança de Lua como nos dias intermédios. Mais, é nos dias de Lua Cheia que se registam menores variações deste parâmetro, ao contrário do que costuma ser apregoado.
Atenção que isto são dados para Portugal Continental. Pode haver alguma influência a outras latitudes, embora eu não acredite. Seria interessante estudar fenómenos mais globais, como o índice NAO, por exemplo.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Se alguém quiser observar não há mal nisso. Não peço que usem métodos de investigação a não ser que o desejem...isto apenas!
O interessante é observar que na generalidade as mudanças de ciclo lunar apresentam mudanças na tendência do clima para as próximas 4 semanas (+/-). Empiricamente tenho observado - sem rigor científico ;) - que há mudanças de tempo assinaláveis coincidentes com mudanças da fase da lua. Por exemplo de tempo húmido para seco de um dia para o outro (cerca de 7 dias de tempo húmido para cerca de 7 dias de ausência de chuva) coincidindo esta mudança com a mudança de fase lunar.
Volto a frisar: empiricamente observei situações análogas em várias fases lunares ao longo de bastantes anos.
Perdoem-me voltar à carga: o que o senso comum denomina de "lua nova trovejada, 30 dias é molhada" não mais corresponde do que a uma observação empírica, feita ao longo de inúmeras gerações, as quais viam nela uma tendência coincidente com a fase da lua nova para a fase lunar que só acabaria na próxima fase de lua nova. se uma fase de lua nova começava seca e permanecia assim nos 5\7 dias posteriores o tempo restante até lua nova seria similar e pouca ou nenhuma chuva viria até lá.
Estas observações podem parecer ignorância pura mas denotam o que os agricultores de outrora usavam para basear o seu trabalho - com base nisto decidiam sementeiras, podas, etc. Uma simples observação do pôr-do-sol bastava-lhes para saber com o que contar no dia seguinte. Rigor, ciência? Não, concerteza que não...mas gerações de observadores ao acaso trouxeram ao mundo mais conhecimento do mundo que nos rodeava - neste caso relativamente ao clima.
Concerteza que estamos noutros tempos, noutra dimensão de conhecimento, mas onde está a verdade absoluta? Onde está a origem de muitos fenómenos? Observamos e medimos os fenómenos como em nenhuma era, fazemos predições para amnhã e para daqui a 15 dias ou previsões de médio\longo prazo. Mas já chegamos ao ponto em que sabemos qual a origem de todos os fenómenos atmosféricos? Não me parece...e como tal não podemos descartar simples observações por incriveis que sejam, por mais retrógradas que pareçam aos olhos de alguns. Sem estas não pode a ciência evoluir pois na incerteza é que avança o conhecimento.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Explicitando a minha mensagem anterior, vou descrever o método utilizado e os resultados a que cheguei da relação ESTATÍSTICA entre as fases da Lua e as condições meteorológicas verificadas em Portugal Continental.
Para tal, utilizei os dados de algumas estações meteorológicas do INAG, as que eu encontrei que tinham séries maiores de temperaturas e precipitação. Para o estudo da temperatura foram utilizados:
-Moinhola, situado na zona de Pegões, na confluência dos distritos de Santarém, Setúbal e Évora, com dados de 1956 a 1979;
-Monchique, no oeste da serra algarvia, com dados de 1984 a 1998;
-Barragem do Divor, perto de Évora e Barragem do Vale do Gaio entre Torrão e Alcácer do Sal, com dados de 1979 a 2000;
-Folgares, perto de Carrazeda de Ansiães, com dados de 1981 a 1997.
O número de ciclos lunares compreendidos em cada estação varia dos 170 aos 300, pelo que julgo que a amostragem é bastante relevante.
Então, para os instantes Lua Cheia (LC), LC+2, LC+4, LC+6, Quarto Minguante (QM),…, calculei a média da temperatura em cada estação meteorológica. Depois, para se entender melhor, adimensionalizei-os, divindindo-os pela média da temperatura em cada posto. Os resultados (faz de conta que são os diagramas de ensembles):
-Temperatura máxima:

my.php
[/URL]
[/IMG]

-Temperatura mínima:

my.php
[/URL]
[/IMG]

Como se vê, há uma ligeiríssima tendência para uma temperatura máxima mais elevada um pouco antes da Lua Nova, mas pouco acima da média (menos de 2%). Na temperatura mínima não se vislumbra qualquer relação, até pela divergência dos valores recolhidos em cada estação. Por aqui não há grande relação, mas quem quer provar que a Lua influencia o clima, que tente pegar nas temperaturas máximas mais altas antes da Lua Nova.
Depois estudei a existência de dias de calor e frio extremos, considerando que dia de calor extremo é um dia cujas temperaturas máximas são superiores a 35ºC, exceptuando em Monchique e Folgares, que considerei 32ºC. Quanto a frio extremo considerei temperaturas mínimas negativas, excepto em Monchique, onde foram contabilizadas as temperaturas abaixo de 5ºC.
Os resultados:
-Dias de calor (a laranja o número de dias de calor cujo valor ultrapassa a soma da média com o desvio padrão; a azul claro o número de dias cujo valor é inferior à diferença entre a média e o desvio padrão);
-Dias de frio (a azul o número de dias de frio cujo valor ultrapassa a soma da média com o desvio padrão; a amarelo o número de dias de frio cujo valor é inferior à diferença entre a média e o desvio padrão):

my.php
[/URL]
[/IMG]

Nota-se que há uma prevalência de dias quentes durante a lua cheia, e que há menos dias frios durante o período de Quarto Crescente, mas é uma tendência muito suave. Quanto aos dias de frio não há nenhuma relação.

Quanto à precipitação fui buscar os seguintes postos:
-Barragem do Divor, com dados de 1964 a 2008;
-Cela, junto a São Martinho do Porto, com dados de 1984 a 2009:
- Folgares, com dados de 1956 a 2008;
-Moimenta da Raia, junto à Serra de Montesinho, dados de 1956 a 2008;
-Monchique, dados de 1956 a 2009, com interrupção entre 1963 a 1970;
-Monte Real, perto de Leiria, dados de 1956 a 2008.
Exceptuando Celas, com 300, os restantes postos têm registos de cerca de 600 ciclos lunares.
Somei a quantidade de precipitação para cada momento do ciclo lunar, adimensionalizei, e chegou-se a isto:

my.php
[/URL][/IMG]

Nota-se que neste caso as diferenças estão mais vincadas, estando a média compreendida entre os 90 e os 110%. Exceptuando Cela que destoa, todas as restantes linhas são mais ou menos coincidentes. Nota-se que nos primeiros dias de Lua Cheia a precipitação é mais reduzida, havendo um pico um pouco antes de Quarto Minguante. Nota-se também alguma diminuição no dia de Quarto Crescente. Não sei o que acham disto, mas se no que respeita às temperaturas as pequenas diferenças estão dentro da margem de erro, aqui nota-se que pode haver alguma influência (ou não). Quanto à divergência de Cela tal não se deve ao facto de ter menos registos, pois verifiquei nos outros postos os valores da precipitação só dentro do intervalo de dados de Cela, e a tendência não só se manteve como se acentuou.
Por fim fui verificar se na mudança de fase lunar há tendência para a mudança de tempo. Para tal fui subtrair o valor da precipitação no dia antes de cada fase lunar ao do dia seguinte. Os resultados:

my.php
[/URL][/IMG]

-Em valores reais:Ligeira descida (cor de laranja) dos valores de precipitação entre Quarto Minguante e Quarto Crescente e ligeira subida (azul) na outra metade.
-Em valores absolutos, para avaliar a tendência de mudança, independentemente de se tratar de um aumento ou diminuição da precipitação:Nota-se que, ao contrário do que é dito, é na Lua Cheia que há menos mudanças (a verde) e na Lua Nova (a vermelho) em que há mais. E que nos dias de mudança de fase lunar não há maiores alterações que nos dias intermédios
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Interessante o trabalho do david sf. Não dá para afirmar com certeza absoluta que haja influência da lua sobre o clima das regiões citadas nos apontamentos dele. Há alguns dados que mostram alguma tendência de variações em determinadas fases lunares mas nada mais. Um estudo mais aprofundado só seria possível com muitos meios, com muita (!) paciência, com objectivos bem definidos, enfim, com rigor científico e a abordar mais elementos de estudo como a nebulosidade, os ventos, etc., e em mais locais.
Mas se houver alguém que deseje fazer algum estudo deste tipo de forma retrospectiva, porque não? Pode ser o início de um novo caminho na meteorologia...quem sabe?
David sf - claramente o meu aplauso para ti pelo trabalho que tiveste e que connosco partilhaste.
Um aparte: dizia eu há dias (a 27 de Março - num post mais atrás...) que uma mudança poderia vir para o dia 2 de Abril, coincidente com a fase de quarto crescente (hoje pelas 14h36) - "...Reparem que a partir de ontem (lua nova) começou a haver uma mudança; a próxima anuncia-se para dia 2 de abril - fico à espera que traga alguma chuva e tempo mais adequado a "Abril, águas mil".
Eu não fiz nenhum tipo de previsão, limitei-me a dar conta da minha experiência de observações simples, em que a haver algum tipo de alteração notória seria sempre coincidente ou aproximada à mudança da fase lunar. Hoje, de manhã bem cedo, e contrariando as últimas semanas acordei com céu muito nublado, nevoeiro cerrado...exactamente o contrário dos últimos tempos em que as manhãs invariavelmente eram de sol fino.
Não se trata de uma mudança que corresponda a chuva (era bom se o "abril águas mil" se confirmasse) ou a grandes variações na temperatura - os 2 dados mais apontados para uma mudança no clima. Apenas e só a constatação que algo mudou coincidente com a mudança da fase lunar.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Interessante o trabalho do david sf. Não dá para afirmar com certeza absoluta que haja influência da lua sobre o clima das regiões citadas nos apontamentos dele. Há alguns dados que mostram alguma tendência de variações em determinadas fases lunares mas nada mais. Um estudo mais aprofundado só seria possível com muitos meios, com muita (!) paciência, com objectivos bem definidos, enfim, com rigor científico e a abordar mais elementos de estudo como a nebulosidade, os ventos, etc., e em mais locais.
Mas se houver alguém que deseje fazer algum estudo deste tipo de forma retrospectiva, porque não? Pode ser o início de um novo caminho na meteorologia...quem sabe?
David sf - claramente o meu aplauso para ti pelo trabalho que tiveste e que connosco partilhaste.
Um aparte: dizia eu há dias (a 27 de Março - num post mais atrás...) que uma mudança poderia vir para o dia 2 de Abril, coincidente com a fase de quarto crescente (hoje pelas 14h36) - "...Reparem que a partir de ontem (lua nova) começou a haver uma mudança; a próxima anuncia-se para dia 2 de abril - fico à espera que traga alguma chuva e tempo mais adequado a "Abril, águas mil".
Eu não fiz nenhum tipo de previsão, limitei-me a dar conta da minha experiência de observações simples, em que a haver algum tipo de alteração notória seria sempre coincidente ou aproximada à mudança da fase lunar. Hoje, de manhã bem cedo, e contrariando as últimas semanas acordei com céu muito nublado, nevoeiro cerrado...exactamente o contrário dos últimos tempos em que as manhãs invariavelmente eram de sol fino.
Não se trata de uma mudança que corresponda a chuva (era bom se o "abril águas mil" se confirmasse) ou a grandes variações na temperatura - os 2 dados mais apontados para uma mudança no clima. Apenas e só a constatação que algo mudou coincidente com a mudança da fase lunar.

Seria complicado fazer um estudo da nebulosidade, pois não há registos históricos sobre isso. Quanto aos ventos, é algo que ainda vou fazer, mas será um trabalho mais árduo, uma vez que existem registos horários e não diários, o que faz com que haja 24 vezes mais dados.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Seria complicado fazer um estudo da nebulosidade, pois não há registos históricos sobre isso. Quanto aos ventos, é algo que ainda vou fazer, mas será um trabalho mais árduo, uma vez que existem registos horários e não diários, o que faz com que haja 24 vezes mais dados.

Sem dúvida um trabalho exigente e com dificuldades acrescidas na obtenção dos dados.:thumbsup:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Um aparte: dizia eu há dias (a 27 de Março - num post mais atrás...) que uma mudança poderia vir para o dia 2 de Abril, coincidente com a fase de quarto crescente (hoje pelas 14h36) - "...Reparem que a partir de ontem (lua nova) começou a haver uma mudança; a próxima anuncia-se para dia 2 de abril - fico à espera que traga alguma chuva e tempo mais adequado a "Abril, águas mil".
Eu não fiz nenhum tipo de previsão, limitei-me a dar conta da minha experiência de observações simples, em que a haver algum tipo de alteração notória seria sempre coincidente ou aproximada à mudança da fase lunar. Hoje, de manhã bem cedo, e contrariando as últimas semanas acordei com céu muito nublado, nevoeiro cerrado...exactamente o contrário dos últimos tempos em que as manhãs invariavelmente eram de sol fino.
Não se trata de uma mudança que corresponda a chuva (era bom se o "abril águas mil" se confirmasse) ou a grandes variações na temperatura - os 2 dados mais apontados para uma mudança no clima. Apenas e só a constatação que algo mudou coincidente com a mudança da fase lunar.

Não me leves a mal, mas não posso deixar de opinar sobre isso!
Estás a referir-te a um local concreto, acho que muito longe de uma mudança de padrão generalizada.. Provavelmente em 80% do país ou mais foi um dia igual aos anteriores...
E nem que Portugal todo mudasse, o que era isso em relação a uma escala global, para servir de argumento que a mudança da lua trás mudança de padrão?
Todos os dias em milhentos locais há mudanças de padrão dessas...
Acho que isso é ir buscar detalhes ou coincidências para querer acreditar! ;)
É como em 50 características de um signo segundo o horóscopo, só repararmos na que realmente coincide connosco e dizermos "Ena pá! Isto dos signos funciona mesmo!" :p

De resto, eu pessoalmente, acho que a influência deverá ser mínima, praticamente desprezável, embora certamente haja, mais que não seja pelas marés.. Que pelo menos o clima costeiro podem influenciar, logo aí a Lua indirectamente está a influênciar o clima de um local sim.. Mas agora que influencie em escala relevante e mais do que isso, num padrão consistente e bem caracterizável.. Não acredito até ver um estudo realmente bem fundamentado e científico!

De qualquer forma, parabéns ao david pela sua paciência e trabalho, que apesar de precisar de mais dados e séries temporais, já tem algum significado. Com a cautela necessária tendo em conta o tipo de estudo, até me arriscaria a dizer que até mostra que realmente a influência não só é mínima, como também imensamente variável conforme o local, ou seja, em encontro ao que tinha dito no parágrafo anterior.. Mas isto estou só em suposições, longe de mim tomar isto como certo...

:thumbsup:
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Não me leves a mal, mas não posso deixar de opinar sobre isso!
Estás a referir-te a um local concreto, acho que muito longe de uma mudança de padrão generalizada.. Provavelmente em 80% do país ou mais foi um dia igual aos anteriores...
E nem que Portugal todo mudasse, o que era isso em relação a uma escala global, para servir de argumento que a mudança da lua trás mudança de padrão?
Todos os dias em milhentos locais há mudanças de padrão dessas...
Acho que isso é ir buscar detalhes ou coincidências para querer acreditar! ;)
É como em 50 características de um signo segundo o horóscopo, só repararmos na que realmente coincide connosco e dizermos "Ena pá! Isto dos signos funciona mesmo!" :p

De resto, eu pessoalmente, acho que a influência deverá ser mínima, praticamente desprezável, embora certamente haja, mais que não seja pelas marés.. Que pelo menos o clima costeiro podem influenciar, logo aí a Lua indirectamente está a influênciar o clima de um local sim.. Mas agora que influencie em escala relevante e mais do que isso, num padrão consistente e bem caracterizável.. Não acredito até ver um estudo realmente bem fundamentado e científico!

De qualquer forma, parabéns ao david pela sua paciência e trabalho, que apesar de precisar de mais dados e séries temporais, já tem algum significado. Com a cautela necessária tendo em conta o tipo de estudo, até me arriscaria a dizer que até mostra que realmente a influência não só é mínima, como também imensamente variável conforme o local, ou seja, em encontro ao que tinha dito no parágrafo anterior.. Mas isto estou só em suposições, longe de mim tomar isto como certo...

:thumbsup:



Subscrevo tudo o que está escrito:):thumbsup:!
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Subscrevo tudo o que está escrito:):thumbsup:!

Dupla subscrição!

No fundo faz lembrar um pouco (embora sejam casos diferentes) a história do Verão de São Martinho, que também já foi discutida neste fórum. Por uma questão sazonal é frequente esse dito Verão acontecer. Mas não é um adágio ou crença Portuguesa, descobrimos aqui neste mesmo fórum que existe a mesma lenda (ou similares) noutros pontos do globo. Assim sendo era impossível o tempo se apresentar da mesma forama em todos os locais.

Da mesma forma e por mais que a Lua exerça a sua influência, nomeadamente ao nível da marés e de alguma alterações subjacentes a esses fenómenos e que eu acredito que possam acontecer, nomeadamente em zona do Litoral, não me parece correcto afirmar que a lua pode, em grande escala, influenciar o estado do tempo.

Mera opinião pessoal claro.

PS: Obrigado David sf pelo teu dedicado trabalho
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Já agora, com o que escrevi, volto a realçar que não quero negar absolutamente que a Lua possa ter alguma influência.
Se a atmosfera é um fluído como os oceanos, que sofrem o efeito da Lua nas marés, então certamente haverá algum efeito tipo "maré", de compressão na atmosfera.. Imagino que haja estudos sobre o assunto. Mas nunca vi nada sobre isso, logo imagino que seja praticamente desprezável, daí a "suspeita" que essas influências no fim, sejam praticamente insignificantes em termos meteorológicos..
De qualquer forma, nem que seja com uma influência de 0.1%, certamente a posição da Lua terá alguma influência na atmosfera, e digo até que me parece fazer mais sentido ter uma ligeira influência num ciclo diurno de posição relativamente à Terra, do que propriamente na posição nas fases da Lua.. Mas provavelmente insignificante..
De resto, enquanto não vir um estudo credível e científico profundo, não me vou por ditados populares.. :p
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Se há causa efeito não posso afirmar...não tenho dados para afirmar isso. Coincidência? Talvez...mas será estranho tal coincidência se dar em mudanças de fases lunares e como tal afirmo que observei muitas situações análogas ao longo dos últimos 20 anos. Nunca fiz observações sistemáticas por isso não tenho dados.
Poderá (no campo das hipóteses) haver uma interacção entre o sol, o posicionamento da lua e a própria terra que levem a estas alterações. Posições diversas da lua ao longo do ciclo lunar (que não a mera aparência da lua ao longo dos cerca de 28 dias que dura o ciclo lunar completo) podem levar a alterações discretas da microgravidade ou do campo magnético da terra...mas é apenas uma hipótese minha sem qualquer sustentação científica.
Acredito na génese multifactorial do clima e como tal penso que nada se poderá rejeitar sem que hajam estudos que apontem claramente em sentido contrário.