Seguimento - Outubro 2006

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)


Bruno Campos

Nimbostratus
Registo
7 Out 2005
Mensagens
646
Local
V. N. Famalicão
Eu tb gostava de comprar um pluviometro... ou então vou fazer um manual!!!
Esta noite mais uma mínima amena 17.9º C
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Boas,

Por cá devem de ter caído perto de 50mm, mas irei confirmar, contudo já se nota bem nos ribeiros, como neste caso que há uma semana tinha dois fios de água!;)

A precipitação que aí vem vai ser toda para escoamento superficial e certamente irá haver inundações e flashfoolds, isto pq o solo já está completamente saturado:( :shocking:


Aqui uma foto onde captei o tamanho das gotas ontem por volta das 15:00 onde chovia copiosamente e que irei colocar no blog a reportagem!
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Boas
Esta foi uma madrugada com fortes aguaceiros sei de pelo menos dois torrenciais:rain: mínima de 19ºC neste momento 22,3ºC e 1009hpa céu coberto...
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Bom dia

Por ser um considerável numero de fotografia, coloquei no Blog uma mini-análise da situação de ontem em:
http://meteoseringador.blogspot.com/
:) :hehe:

Tu andas-te à chuva!! :D ;)

Excelentes fotos Seringador, não sei qual é a tua máquina, mas estão muito boas, não só pela captação do fenómeno em si (adorei aquele mar tempestuoso), mas também em termos técnicos propriamente ditos! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup: :)
Parabéns e obrigado por andares ao frio :cold: e à chuva :rain: para nos mostrares esta bela reportagem a todos nós! :w00t:

E gostaria aqui de fazer um parêntese, para destacar a boa vontade de tantos Seringadores que por aqui há. Realmente não há dinheiro, nem elogios que compensem esta pancada que é andar à intempérie para mostrar aqui aos outros e ao mundo, o que se passa na sua área de residência. Não o faço para que nos sintamos orgulhosos de nós mesmos, uma vez que até tenho uma noção pouco positiva do que é ser-se orgulhoso, mas sim para simplesmente destacar este labor em prol da carolice, que no fundo e com o continuar dos meses e dos anos, terá um valor inestimável e quem sabe de consulta para outros meteorologistas, geógrafos, climatologistas, etc. :cool:

E mudando o assunto que já estou quase a chorar... :sad: :p tenho a dizer-vos que a minha min. foi de 16,1ºC com uma noite de temporal autentico ao ponto de eu acordar mais de uma vez, tal era o barulho da chuva e do vento, estas condições duraram de forma praticamente persistente até ás 10h da manhã. Só amanhã poderei saber quantos mm caíram mas foram com certeza muito perto de 50 mm!
A temp. actual é de 20,2ºC, o céu alterna entre o muito nublado e cinzentão com os períodos de algumas abertas.

A noite foi de cheias, desassogo em muitos lares aqui na região.

Aqui deixo duas notícias do site da Rádio Elvas


Elvas: chuva provoca abatimento de pisos
A chuva que caiu intensamente em Elvas durante a última madrugada e parte da manhã desta segunda-feira, 23 de Outubro, provocou o abatimento de piso em pelo menos dois locais. Um desses abatimentos aconteceu num pontão à saída da cidade, em direcção a Juromenha, nas proximidades do bairro do Revoltilho. Apesar deste aluimento a circulação automóvel continua a fazer-se naquela zona, embora com a chamada de atenção aos automobilistas para terem cuidados redobrados. Não muito longe dali, registou-se um outro abatimento de piso na estrada de Santa Rita, que liga o bairro do Revoltilho à zona do Jardim Municipal e Avenida António Sardiha, e vice-versa. Neste caso houve mesmo necessidade de proceder ao corte da circulação automóvel na estrada de Santa Rita, não se sabendo ainda quando a mesma será retomada. Finalmente na Estrada Nacional 4, no sítio do Morgadinho – junto ao complexo das Piscinas Municipais – a formação de diversos lençóis de água obriga os automobilistas a circular com precaução redobrada enquanto o pavimento não secar.

[12:09] 23/10/2006


Distrito de Portalegre: inundações e quedas de árvores
O mau tempo provocou estragos um pouco por todo o país, o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil foi ontem chamado a intervir em 177 quedas de árvores e 464 inundações que se registaram em todo o país. As ocorrências não causaram feridos.

No distrito de Portalegre, desde as 00horas de sábado, o Centro Operacional de Socorro e Protecção Civil, distrital registou 26 inundações, na sua maioria urbanas, 27 quedas de árvores, uma desabamento de terra na Nacional 2 que liga Ponte Sôr a Montargil e um deslizamento de terra, no concelho de Portalegre, na estrada que liga a localidade, de Varjem a Carreiras. Todas estas ocorrências não provocaram danos de maior e estão normalizadas, de acordo com o segundo Comandante do Centro Operacional de Socorro e Protecção Civil, Rui Conchinha. No distrito de Évora não há registo de ocorrências, apenas uma queda de árvore, de acordo com Jorge Rodrigues, Comandante do Centro Operacional de Socorro e Protecção Civil. O SNBC vai mater o alerta amarelo até às 21 horas desta segunda-feira, devido à previsão do Instituto de Meteorologia quanto ao mau tempo em Portugal.

[10:27] 23/10/2006



Enfim um pequeno caos, que infelizmente não pude acompanhar com a máquina na mão por ter sido de madrugada e por motivos laborais. :sad:

Segundo o INM aqui fica a precipitação acumulada nas últimas 24H na vizinha Extremadura, que não serão muito diferentes das que por aqui ocorreram, com destaque para a povoação de Llerena com 73 mm! :eek:

mapaprecipitaolj0.jpg
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Obrigado Kim,:sad: :) :thumbsup: pelas palavras mas, não chego aos caccanhares do Mestre Kim Fellini, no que toca ás reportagens!!:D
e é como tu dizes, o contributo de todos os membros do fórum é que nos faz agarrar esta paixão e tentar documentá-la para que não se perca informação!

Tu vais ter sorte no dia 25, vai ser a tua vez de documentar o díluvio:rain: :rain: :D
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Os termómetros devem-se vender bem no Lidl, fui lá hoje e já tinham lá outro modelo!

Hoje o dia começou chuvoso, registei 2,6 mm durante a manhã. Á tarde algumas nuvens mas com o sol sempre a espreitar e também bastante vento. Tive uma máxima de 15,6ºC e a mínima estou neste momento a batê-la, tenho 11,6ºC e a descer a uma boa velocidade. A ver de desço hoje dos 10ºC, o ponto de orvalho está em 6,9ºC neste momento.

PS: grandes quantidades que se registaram em Espanha no dia de ontem! :eek: