Caminhada na Sanabria - dia 4 de Abril de 2009



Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Vamos lá então reportar o acontecimento!



07:30 - Saída da Pousada da Juventude de Bragança!

08:48 - Chegada à Laguna des Peces, local de partida!

Iniciámos então a caminhada. O nevoeiro era uma realidade acima dos 1700m, sensivelmente e a temperatura rondava os 8ºC.

03243.jpg


03248.jpg


03251.jpg


03266.jpg


03268.jpg


09:46 - Chegámos então ao fim da 1ª etapa ! Aqui, a temperatura rondava os 6ºC, e caía um chuvisco contínuo!

03269.jpg


Começou então a descida, até ao fundo do Vale Glaciar.

03277.jpg


10:58 - E eis que, com alguns sobressaltos pelo caminho, lá chegámos!

03289.jpg


03290.jpg


O Rio Tera, com um bom volume de àgua, derivado da Fusão da Neve e do Gelo.

03296.jpg


Prosseguimos então pelo Vale Glaciar.

03298.jpg


12:07 - Eis que começa a verdadeira subida! A neve acumulada nas encostas era cada vez mais!

03313.jpg


03316.jpg


13:26 - Finalmente alcançámos o topo da Peña Trevinca! Estavamos a 2127m de altitude! À nossa volta, Serras pintadas de branco e um monstruoso Vale Glaciar regalavam os nossos olhos! A temperatura devia andar à volta dos 10ºC, e o vento soprava fraco a moderado!

03335.jpg


03338.jpg


14:01 - Iniciámos o regresso. A descida, inclinada e coberta de neve, tornou-se num óptimo lugar para fazer Sku!:D

03343.jpg


03350.jpg


18:00 - Tocamos outra vez uma estrada de alcatrão! Regressámos ao parque de estacionamento! Para trás ficavam mais de 9h de caminhada!

03364.jpg



Para terminar, a foto de grupo MeteoPT! O nosso amigo João Soares não se encontra aqui presente, uma vez que, pelo facto de não se sentir muito bem, ficou um pouco antes, no Vale Glaciar, à nossa espera, até passarmos de novo por esse ponto! No entanto, ele esteve presente na caminhada, e o espírito dele encontra-se em nós, na foto!:D

MeteoPTSanbria2009.png


É também importante salientar a minha cara... Eu explico: Não foi nada, mas nada fácil subir 600m quase na vertical...:p:p
 

iceworld

Nimbostratus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
1,052
Local
coimbra ( 85m )
Mais uma óptima reportagem METEOPT :thumbsup:
Mais uma vez parabéns!
Durante essas 9 horas :hehe::hehe: de caminhada encontraram mais alguém a fazer o percurso?
Sempre houve o jantar em Gimonde?
:1143:
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Mais uma óptima reportagem METEOPT :thumbsup:
Mais uma vez parabéns!
Durante essas 9 horas :hehe::hehe: de caminhada encontraram mais alguém a fazer o percurso?
Sempre houve o jantar em Gimonde?
:1143:

Vimos à distância dois caminheiros, nós já vinhamos na descida, estavam eles ainda a subir o Peña Trevinca.;)

O jantar de confraternização só não teve lugar em Gimonde porque o restaurante escolhido estava cheio!

Acabamos por escolher um local em Babe, por sinal óptimo, com a fome que levávamos as costeletas e as postas marcharam num instante...:D
 

Loureso

Cumulus
Registo
29 Jan 2009
Mensagens
106
Local
Loures e Sacavém(job)
Se tão somente tivesse disponível material necessário para o fazer, adoraria participar numa destas.
Como pratico campismo, quase ininterruptamente desde 86, esta é uma actividade que lhe está fortemente associada e na qual juntamente com pessoal com energia para dar e vender, se tornaria numa caminhada para a posteridade. :thumbsup:
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Bem, vou reportar, o que aconteceu (mas sem fotos, não levei pilhas :p)

6h15 - Acordar, tomar-banho, vestir, e ir a Cantina.

7h00 - Encontro no parque de Estacionamento da Pousada da Juventude de Bragança, onde tomamos o pequeno-almoço.. Aí, deu-me uma quebra de tensão, e logo a seguir outra (pensei em ficar já ali, mas como não queria ficar para trás, fui)

7h30 - Saída da Pousada.

7h30 - 8h45 (sensivelmente) - Viagem de Bragança até ao parque de Estacionamento da Laguna des Peces; Onde nos equipamos.. E começamos com uns 8º-7,5ºC

8h50 - Começa a Caminhada. Nevoeiro e alguma neve.

Por volta, das 10h descida ao Vale Galciar, onde fizemos corta-mato até lá abaixo.

Atravessemos uma Ponte de Pedra, para nos dirigirmos a Peña Trevinca. Aí, o Dan e o Veterano, perguntaram-me se eu não queria ficar ali à espera deles, enquantos os próprios e o resto da malta iam ao Topo. Concordei, e combinámos encontrarmo-nos na outra Ponte (a Ponte de madeira), fiquei aí aguardando por eles, das 11h50 até as 15h20..
Olhando para aqueles montes que me rodeavam, replecto de bicharada e sozinho, sem rede, lá tava eu :) . O sol aquecia-me, de vez em quando, mas quando uma nuvem o tapava, fazia imenso frio.

Às 15h20, chegaram e tiveram a comer alguma coisa, para subir o monte que nos levaria ao Parque de estacionamento, mas engana-se se pensa que era só subir e tinhamos logo ali o carro.. Não, tinhamos que subir o monte (uns 400-500mts) e depois seguir em frente uns 3km.

O Gilmet, fez-me companhia desde a Ponte até ao fim :w00t: e cada paragem, era um sonho para nós.. Tivemos uma paragem quase no topo do monte, e depois foi sempre a andar, com eles separados de nós uns 500metros.

Gostei muito de ir, as paisagens são algo que nem uma foto consegue descrever..
Foi pena não ter subido lá acima, e acho que dececcionei-os :( .

18h10 - Chegada ao Parque de estacionamento, onde nos metemos logo no carro, para irmos para Portugal :p
Ia eu e o Dan (no seu carro), e tivemos literalmente que abrandar, pois uma vaca decidiu nesse instante atravessar a rua :lol: (isto, a poucos mts do parque)

19h30 - 19h45 - Chegada a Pousada da Juventude, onde chegamos e nos enfiamos logo no chuveiro. Tratar das bolhas, e equiparmo-nos para o jantar em Gimonde (que não ocorreu nessa localidade)

20h15 - Dan e a Esposa (Helena), Z13 e o Veterano vieram-nos buscar a Pousada para "o nosso jantar".. Chegamos em Gimonde, onde iriamos jantar, mas tinhamos que esperar 30 minutos, pois o restaurante estava completamente cheio.. Então, decidiram ir a outro.. Escolhemos a aldeia de Babe, onde fomos muito bem recebidos. ;)

Muito Obrigado, ao Dan (Daniel), ao André, ao Gilmet (Gil), ao Veterano (Mário) e ao Zoalae (Vitor) e também a Helena. :thumbsup::w00t:

E não me esqueço do Miguel (Z13) e da sua esposa, do Pedro (Bringatia) que sempre foram muito atenciosos e muito simpáticos connosco.

Vale sempre a pena ir a Bragança, onde somos muito bem acolhidos, numa Pousada (que considero uma das melhores do País), e aos membros deste fórum, desta comunidade, desta Família :D:D

Um Grande Abraço,
João Soares ;)
:thumbsup:

Adoro esta foto! :D
Pensei sempre em vocês enquanto estive lá em baixo! :p
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Tinha aqui um leque de fotos para postar, mas felizmente o que não falta no fórum são bons fotógrafos! :)
Fotógrafos, caminheiros, companheiros, descritores de viagem... Enfim.

Vai daí, peguei no que a minha máquina captou, mais um pouco do que aqui já foi postado, juntei tudo e o resultado foi o que se segue:


(ver em alta qualidade)

Quero mais! :D
 
Editado por um moderador:

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Vai daí, peguei no que a minha máquina captou, mais um pouco do que aqui já foi postado, juntei tudo e o resultado foi o que se segue:

O vídeo está excelente ! ;)

Gostava tanto, mas tanto de ter ido... :(

Numa próxima oportunidade não falho.

Muitos parabéns por este encontro, parece que correu tudo às mil maravilhas.