A tua Estação Meteorológica

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Olá! :)

Bem, se apanha sol até às 13h, imagino que esteja voltado a este. E a levar com o sol desde que ele nasce. Como está no parapeito da janela, está directamente sobre a influência do calor da parede que aquece ao sol. Calor esse que permanecerá armazenado, ainda que o sol não lhe incida directamente.

O ninho de piriquitos, penso também não ser o melhor isolante.
Imagina um novelo de lã branco ao sol. Apesar de branco, acaba por aquecer na mesma, e se não houver vento, este é capaz de armazenar calor no seu interior durante bastante tempo.

Penso que a solução passa por: expor o sensor, distanciando-o o máximo possível das paredes; evitar que apanhe sol o máximo possível, e usar um material isolante, mas ao mesmo tempo que permita a circulação do ar. ;)

Está virado a sudeste. O facto de não apanhar sol à tarde tem a ver com a varanda da marquise que tapa a incidência do sol directamente. De facto, a minha casa é muito complicada de arranjar um local onde o sol pouco incida. Tenho uma janela a oeste...a partir das 15h já está lá o sol.

Quanto à madeira, pensava que fosse um bom isolante térmico...será que o problema não estará na colocação directa sobre o parapeito e na não circulação de ar?

Cumprimentos
 


Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Está virado a sudeste. O facto de não apanhar sol à tarde tem a ver com a varanda da marquise que tapa a incidência do sol directamente. De facto, a minha casa é muito complicada de arranjar um local onde o sol pouco incida. Tenho uma janela a oeste...a partir das 15h já está lá o sol.

Quanto à madeira, pensava que fosse um bom isolante térmico...será que o problema não estará na colocação directa sobre o parapeito e na não circulação de ar?

Cumprimentos

Qual é a estação que utilizas?
Tem o sensor de temperatura e humidade separado dos restantes?

Se sim, podes sempre investir num RS e colocá-lo no telhado, longe de paredes e pelo menos 1,20 m acima da superfície do mesmo.
É uma solução radical e que implica alguns custos, mas que garante um certo rigor e deverás seguir no caso de não haver volta a dar aos problemas locais de radiação solar directa ou difusa.
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Qual é a estação que utilizas?
Tem o sensor de temperatura e humidade separado dos restantes?

Se sim, podes sempre investir num RS e colocá-lo no telhado, longe de paredes e cerca de 1,50m acima da superfície do mesmo.
É uma solução radical e que implica alguns custos, mas que garante um certo rigor e deverás seguir no caso de não haver volta a dar aos problemas locais de radiação solar directa ou difusa.

Boas,

É um sensor da estação do Lidl e penso que já tenha conseguido resolver o problema. Hoje sigo com 17,1ºC pelo que penso que está melhor. A máxima foi de 23ºC.

Aqui fica o "abriguinho":


 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Boas,

É um sensor da estação do Lidl e penso que já tenha conseguido resolver o problema. Hoje sigo com 17,1ºC pelo que penso que está melhor. A máxima foi de 23ºC.

Aqui fica o "abriguinho":



Todavia, ainda me parece uma máxima relativamente inflacionada.
Se fosse mais rigorosa, provavelmente nem chegava aos 21 ºC.

O abrigo parece ser de esferovite, o que não é muito boa ideia; é preferível madeira, mas é apenas um conselho que deriva de algumas experiências minhas. ;)

Se não conseguires contornar esse problema, tem de ser mesmo como te disse no post anterior.
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
É madeira mesmo e sim pode ainda levar mais uma afinação. Mesmo assim está mais longe do que ontem tinha registado. Abri um nadinha a ventilação na parte superior e instalei o sensor sem tocar na parte inferior da caixa...ainda vou tentar dar mais uns toques para ver se melhora mas para já não está tão mau quanto ontem ;)
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
É madeira mesmo.

Então está tudo bem, desde que não apanhe sol.
Se porventura apanhar sol, está mais do que explicada a razão das inflações.
Esse abrigo e as condições que apresenta não lhe permitem apanhar radiação solar directa, pois irá demonstrar claramente um efeito estufa.
 

C.R

Cumulus
Registo
19 Out 2008
Mensagens
120
Local
Armamar / Matosinhos
Re: Seguimento Interior Norte e Centro - Março 2009

Boa noite. Desculpem o off-topic, mas tenho algumas duvidas, e penso que aqui ha alguem que me possa ajudar. Bem, finalmente comprei uma estação meteorologica, e das mais baratuxas mas n interessa, e trouxe um emissor, nas instruçoes nao diz se e para colocar no exterior, sao pouco lucidativas as instrucoes, por isso gostava d saber a vossa opiniao. Neste momento marca uma temperatura de 10.9C e 56% que suponho que seja a humidade... Outra coisa, e que tem uma previsao do tempo de aproximadamente 8 horas(segundo as instruçoes) e por baixo tem um tipo de um pequeno grafico que por baixo dix tendencia, que tbm ainda n sei para que serve... Vou aprendendo com o tempo... Ja agora comprei no e.leclerc e o modelo e: siplec 34861-42 ws303-ed. No entanto a temperatura subiu para os 11.1C. Ou seja, uma noite quente para a epoca em que estamos. Ate amanha. Obrigado. E deskulpem mais uma vex.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: Seguimento Interior Norte e Centro - Março 2009

Bem, finalmente comprei uma estação meteorologica, e das mais baratuxas mas n interessa, e trouxe um emissor, nas instruçoes nao diz se e para colocar no exterior, sao pouco lucidativas as instrucoes, por isso gostava d saber a vossa opiniao.

Depende de onde queiras obter dados, se do interior de casa ou do exterior.
No caso de quereres fazer uma observação dos dados da temperatura exterior, talvez fosse conveniente colocar o emissor no exterior e o interior receberá dados do exterior sem problemas, desde que a distância e o número de obstáculos entre o emissor e o receptor não seja muito grande; o ideal é que a distância máxima efectiva entre estes seja inferior a 10 metros, para que haja o mínimo possível de perturbações no sinal de transmissão.
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Caros amigos foristas!

Hoje coloquei mãos à obra e, com a ajuda insubstituivel do nosso colega Brigantia, montei uma "espécie" de Radiation Shield para a minha WMR 100.

A montagem fui muito similar à que vem descrita aqui no Fórum, utilizando pratos de plástico, daqueles dos vasos, e umas varetas em metal.

Aqui fica uma imagem da estação "antigamente":





E agora com o novo acessório!:D





Espero acima de tudo uma correcção em baixa das temperaturas máximas, que andavam muito inflacionadas.... a ver vamos!;)
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Parabéns pela grande melhoria ! ;)

Também eu espero que a fiabilidade dos dados aumente, era uma excelente notícia que isso acontecesse.

As Oregon WMR100 dificultam a colocação de um possível radiation shield, obrigando a colocação do sensor ao sol, o que leva a grandes inflações nas máximas em ambientes de pouco vento.

Com essa melhoria, parte do problema deve ficar resolvido, mas gostava bastante que ficasse resolvido de vez.


Um abraço. :D
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
E agora com o novo acessório!:D





Espero acima de tudo uma correcção em baixa das temperaturas máximas, que andavam muito inflacionadas.... a ver vamos!;)

:thumbsup::thumbsup: Ficou com muito bom aspecto:)

Vamos esperar pelos resultados, mas acho que a fiabilidade dos dados vai aumentar muito.

A minha estação no futuro terá também esse aspecto;)
 

C.R

Cumulus
Registo
19 Out 2008
Mensagens
120
Local
Armamar / Matosinhos
Re: Seguimento Interior Norte e Centro - Março 2009

Depende de onde queiras obter dados, se do interior de casa ou do exterior.
No caso de quereres fazer uma observação dos dados da temperatura exterior, talvez fosse conveniente colocar o emissor no exterior e o interior receberá dados do exterior sem problemas, desde que a distância e o número de obstáculos entre o emissor e o receptor não seja muito grande; o ideal é que a distância máxima efectiva entre estes seja inferior a 10 metros, para que haja o mínimo possível de perturbações no sinal de transmissão.

Sim, muito obrigado.

Só tenho um problema, mas resolve-se, é que o sol bate em força na minha casa de manha a noite, e nao tenho sitio onde colocar o sensor, tenho que investigar um refugio algures a volta da casa...
Muito obrigado Daniel.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: Seguimento Interior Norte e Centro - Março 2009

Sim, muito obrigado.

Só tenho um problema, mas resolve-se, é que o sol bate em força na minha casa de manha a noite, e nao tenho sitio onde colocar o sensor, tenho que investigar um refugio algures a volta da casa...
Muito obrigado Daniel.

Talvez a solução mais indicada e definitiva fosse instalá-lo dentro de um radiation shield, no telhado da casa.
Se puderes colocá-lo ao nível do solo, num jardim, sem obstáculos próximos dele e num local bastante arejado, também é uma boa solução.
 

C.R

Cumulus
Registo
19 Out 2008
Mensagens
120
Local
Armamar / Matosinhos
Re: Seguimento Interior Norte e Centro - Março 2009

Talvez a solução mais indicada e definitiva fosse instalá-lo dentro de um radiation shield, no telhado da casa.
Se puderes colocá-lo ao nível do solo, num jardim, sem obstáculos próximos dele e num local bastante arejado, também é uma boa solução.

Sim, muito obrigado pela sua opinião.

Vou tentar descobrir um refugio mais correcto "do sitio que está agora" para colocar o sensor da minha estação meteorolica.
Mais uma vez, agradecido.