Seguimento - Outubro 2006

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Sem dúvida Fil, os primeiro sinais são dos ribeiros e pequenos cursos de água e numa bacia, segundo o modelo de Horton, a coisa vai-se complicando em escala crescente, mas para aí é bem vinda, hoje só chuviscou à 30 minutos, isto desde manhã, nada mais;)
 


Angelstorm

Cumulus
Registo
11 Out 2005
Mensagens
386
Local
Tomar
Depois de casa roubada, trancas na porta. :angry:

Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil

Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém

INFORMAÇÃO GERAL:

As condições meteorológicas adversas dos últimos dias e a precipitação ocorrida no Distrito de Santarém, nomeadamente nas últimas horas nas Bacias do Rio Ocreza, Rio Nabão, Rio Almonda e Rio Alviela, determinaram fortes aumentos de caudais nestes rios e que determinou a ACTIVAÇÂO DO PLANO ESPECIAL DE EMERGÊNCIA PARA CHEIAS COM O NÍVEL DE ALERTA AZUL

PREVISÃO:

Em consequência do aumento do Caudal do Rio Nabão, monitorizado na estação do Agroal, são actualizados os cenários previstos no Comunicado 1 de 25.10.2006

Assim, prevêem-se os seguintes cenários:

- Submersão da E.N. 365, na Ponte do Alviela;

Para o Fim da Tarde, início da noite:

- Submersão da E.N. 365 a jusante do Pombalinho, podendo eventualmente vir a isolar o Reguengo do Alviela;

- Inundação na Zona do Mouchão, Zona Baixa do Centro Histórico e Flecheiro em Tomar.

Com base na previsão meteorológica para as próximas horas com ocorrências de Trovoadas e com ligeira melhoria de previsões a situação poderá vir a normalizar-se de forma lenta, no Tejo.

Será emitido um novo comunicado ao final da tarde. Caso se verifiquem alterações significativas ao cenário previsto no presente comunicado, será emitido um comunicado intercalar.

SITUAÇÕES ESPECIAIS:

Durante a noite e devido às fortes precipitações sentidas no Distrito algumas estradas ficaram condicionadas ao Trânsito.

O ponto de situação é o seguinte:

E.N. 3 AZOIA DE BAIXO – I.E.P. em trabalhos

E.N. 3 CONSTÃNCIA SUL – A PROCEDER á lavagem da estrada

E.N. 118 SANTA MARGARIDA – A proceder à lavagem da estrada

E.N. 349 OURÉM – Cortada em cerca de 10 m por aluimento do alcatrão dentro de Ourém, tem alternativa

E.N. 114 RIO MAIOR – Condicionada durante a noite, já se encontra transitável

I.C. 2 Km 65 ALTO DA SERRA – Condicionada durante a noite por lençol de água

E.N. 2 BEMPOSTA – Condicionada por árvore caída, já desimpedida

E.N. 118 ROSSIO AO SUL DO TEJO/TRAMAGAL – Condicionada durante a noite por lençol de água, já desimpedida

CONSELHOS À POPULAÇÃO

Manter-se informada, principalmente se reside numa região habitualmente sujeita a inundações, e desenvolver as acções necessárias para a sua protecção, da família e bens.

Acompanhar o evoluir da situação junto das entidades competentes e pelos órgãos de comunicação social.

É importante que as pessoas tenham consigo um rádio e pilhas e que cumpram as informações dadas

Alerta-se a população em geral para a salvaguarda de pessoas e bens nas zonas susceptíveis de inundações

A população deve abster-se de circular nas zonas susceptíveis de inundação.

Nestas mesmas zonas as actividades em curso (estaleiros, areeiros, reparação de pontes e outra infra-estruturas, pastoreio, devem ser acautelados

O Comandante Distrital Joaquim Chambel
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Tenho neste momento a minha frente uma trovoada algo forte;) máxima do dia 19,8ºC e 998hpa ameaça cair uma chuvada monumental a trovoada já é bem audível:thumbsup:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Esta tarde o rio Sabor ainda levava bastante água.





Esta ponte foi galgada durante a noite, agora a água já está bem mais baixa.




 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço

Zico

Cirrus
Registo
28 Out 2005
Mensagens
21
Local
Alfragide
;) Estou curioso, neste momento apresenta-se uma grande celula com bastante actividade, promete...
Temp:18ºC
Hr:73%
Vento SW 25Km/h

Boas,
aqui em Alfragide vejo que SW se aproximam células bem "carregadinhas", estando já bem próximas do estuário do Tejo (Forte de S.Julião da Barra, Carcavelos). Mas de trovoada...nem vê-la ! Mas a borasca aproxima-se.
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Infelizmente não tive hipotese hoje de ir a Águeda tirar umas fotos. Mas prometo que para a próxima cheia irei ;) . Sim pq da forma como os solos estão, muito dificilmente isto não vai ser bem pior;)
 

Angelstorm

Cumulus
Registo
11 Out 2005
Mensagens
386
Local
Tomar
Boa noite a todos.
À pouco estive a ver as noticias, e pareceu-me que houve mais estragos do que inicialmente se poderia prever (nada que o pessoal aqui não tivesse alertado).
No entanto, mais uma vez fico com a idéia que os estragos maiores estão todos no mesmo alinhamento, desde a zona de Porto de Mós / Leiria, a Coimbra, o que me leva a crer que terá sido a mesma célula a provocar estas situações.
É provavel que a maior parte já tenha visto as imagens, mas aqui fica mais uma pequena fotoreportagem sobre as cheias na cidade de Tomar, e nos campos banhados pelo Nabão a jusante, desde Tomar, até a zona de Matrena (Linhaceira).

Podem ver as imagens em

http://www.meteo.linhaceira.net/thumbnails.php?album=3


 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Temp. 15,7ºC e descendo :cold: , vento moderado e começa a cair mais um aguaceiro moderado! Está uma linda noite Outonal! :D ;)

E a acreditar no radar ainda cairá mais por aqui até ao final do dia e madrugada! :w00t:

Não sei quanto levamos em mm, só amanhã saberei, mas hoje foram mais de 20 mm. Este mês, sem o dia de hoje, já levamos 150mm, por isso este mês etá safo! e caíram quase todos neste últimos 5 dias! :surprise:

Aqui deixo os valores mais recentes, colhidos numa estação meteorológica da Associação de regantes à qual tenho acesso.
20-10-2006 --> 40,30mm
21-10-2006 --> 00,30mm
22-10-2006 --> 18,40mm
23-10-2006 --> 56,40mm
24-10-2006 --> 06,70mm
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Temp. 15,7ºC e descendo :cold: , vento moderado e começa a cair mais um aguaceiro moderado! Está uma linda noite Outonal! :D ;)

E a acreditar no radar ainda cairá mais por aqui até ao final do dia e madrugada! :w00t:

Não sei quanto levamos em mm, só amanhã saberei, mas hoje foram mais de 20 mm. Este mês, sem o dia de hoje, já levamos 150mm, por isso este mês etá safo! e caíram quase todos neste últimos 5 dias! :surprise:

Aqui deixo os valores mais recentes, colhidos numa estação meteorológica da Associação de regantes à qual tenho acesso.
20-10-2006 --> 40,30mm
21-10-2006 --> 00,30mm
22-10-2006 --> 18,40mm
23-10-2006 --> 56,40mm
24-10-2006 --> 06,70mm


Tá safo o mês? :lmao: :lmao: Isso deve ser quase a quantidade de um outono normal por ai não?;) Tens 600mm por ano?

Agora ao ver o telejornal de hoje, todas estas desgraças e tragedias pessoais, fico a pensar qual a razão para não avisarem as pessoas para o que iria acontecer. Não custa nada prevenir. Se viram a reportagem da cheia de Águeda, verificaram que as pessoas preveniram-se, mas aí pela experiência e practica.

Muitas situações eram evitáveis, as Câmaras tiveram mais de 1 semana para limpar as principais linhas de escoamento. Nós aqui já sabiamos disto há 1 semana e não somos profissionais. Não custa nada prevenir, já imaginaram se o autocarro tem sido mesmo arrastado? Um distrito com alerta amarelo por chuva? Algo vai mal no sistema de avisos ás populações. As tv em vez de passarem numeros pra enviar sms em rodapé deveriam ter emitido o seguinte:

Todos os habitantes de zonas baixas de todo o país deverão tomar medidas para prevenir eventuais inundações durante a madrugada e dia de amanhã

Logicamente que os habitantes de zonas sensiveis, e eles sabem quem o são, tomariam as medidas que por bem achassem.

Pessoalmente alertei os meus familiares em Portimão, que tinham automoveis estacionados numa zona que eu sei que poderia ser critica, para os retirarem e os estacionrem numa zona onde estivessem a salvo de ficar com água pelo tejadilho. Infelizmente no nosso país ninguem tem a cultura da prevenção, como se pode ver pela 1.00h de telejornal dedicado ao mau tempo :disgust:
 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Porque não vivo em Espanha? Poderia ser um novo post pelo seguinte: os espanhóis têm a ombridade de colocar alertas com vários dias de antecedência (são responsáveis) para as populações em geral, nós somos os badalhocos da Europa - está sempre tudo controlado, tá-se bem e por aí fora.

Sem comentários.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Por aqui uma noite bem mais calma neste momento tenho 17,7ºC e 1000hpa tirei esta foto ao inicio da noite e resolvi partilha-la com voces porque é a minha primeira foto a um raio:o :cheers: