Seguimento - Outubro 2006

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Tá safo o mês? :lmao: :lmao: Isso deve ser quase a quantidade de um outono normal por ai não?;) Tens 600mm por ano?

Agora ao ver o telejornal de hoje, todas estas desgraças e tragedias pessoais, fico a pensar qual a razão para não avisarem as pessoas para o que iria acontecer. Não custa nada prevenir. Se viram a reportagem da cheia de Águeda, verificaram que as pessoas preveniram-se, mas aí pela experiência e practica.

Muitas situações eram evitáveis, as Câmaras tiveram mais de 1 semana para limpar as principais linhas de escoamento. Nós aqui já sabiamos disto há 1 semana e não somos profissionais. Não custa nada prevenir, já imaginaram se o autocarro tem sido mesmo arrastado? Um distrito com alerta amarelo por chuva? Algo vai mal no sistema de avisos ás populações. As tv em vez de passarem numeros pra enviar sms em rodapé deveriam ter emitido o seguinte:

Todos os habitantes de zonas baixas de todo o país deverão tomar medidas para prevenir eventuais inundações durante a madrugada e dia de amanhã

Logicamente que os habitantes de zonas sensiveis, e eles sabem quem o são, tomariam as medidas que por bem achassem.

Pessoalmente alertei os meus familiares em Portimão, que tinham automoveis estacionados numa zona que eu sei que poderia ser critica, para os retirarem e os estacionrem numa zona onde estivessem a salvo de ficar com água pelo tejadilho. Infelizmente no nosso país ninguem tem a cultura da prevenção, como se pode ver pela 1.00h de telejornal dedicado ao mau tempo :disgust:


Eu acho todos uma cambada de irresponsáveis:

- O IM por que só à 00h é que emitiu o alerta de chuva e vento forte, quando já os MCS estavam já a entrar em território

- O SNPC que não ligou puto ao aviso do IM e não alertou todas as coorporações de Bombeiros visadas

- As Câmaras e Juntas de Freguesia por que não procederam à tarefa de limpar os leitos dos rios, regatos e limpeza de sarjetas

- Por fim, o condutor do autocarro que com o mínimo dos mínimos de responsabilidade ninguém se põe a atravessar um rio transbordado com um transporte público de passageiros e em que o passageiros eram crianças
 


Santos

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,110
Local
-------
Boa noite a todos, acho que vou ter a mínima mais baixa do mês, estou neste momento com 15,5.

A ver se na primeira quinzena de Novembro já neva algo pelas n/serras...:thumbsup:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Por aqui uma noite bem mais calma neste momento tenho 17,7ºC e 1000hpa tirei esta foto ao inicio da noite e resolvi partilha-la com voces porque é a minha primeira foto a um raio:o :cheers:


Parabens! Apanhado! :thumbsup: :thumbsup:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Por aqui uma noite bem mais calma neste momento tenho 17,7ºC e 1000hpa tirei esta foto ao inicio da noite e resolvi partilha-la com voces porque é a minha primeira foto a um raio:o :cheers:


Gosto sempre dumas imagens de trovoada :)

Eu devo ter de esperar até à próxima Primavera para poder ver imagens destas por aqui :D
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
Eu tenho tido várias nos últimos dias por aqui mas são fracas e sem raios ke se veja esta tive de tentar a minha sorte e levei meia hora para conseguir essa a única hehe a trovoada também não era forte pelo contrario:)
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Tá safo o mês? :lmao: :lmao: Isso deve ser quase a quantidade de um outono normal por ai não?;) Tens 600mm por ano?

Agora ao ver o telejornal de hoje, todas estas desgraças e tragedias pessoais, fico a pensar qual a razão para não avisarem as pessoas para o que iria acontecer. Não custa nada prevenir. Se viram a reportagem da cheia de Águeda, verificaram que as pessoas preveniram-se, mas aí pela experiência e practica.

Muitas situações eram evitáveis, as Câmaras tiveram mais de 1 semana para limpar as principais linhas de escoamento. Nós aqui já sabiamos disto há 1 semana e não somos profissionais. Não custa nada prevenir, já imaginaram se o autocarro tem sido mesmo arrastado? Um distrito com alerta amarelo por chuva? Algo vai mal no sistema de avisos ás populações. As tv em vez de passarem numeros pra enviar sms em rodapé deveriam ter emitido o seguinte:

Todos os habitantes de zonas baixas de todo o país deverão tomar medidas para prevenir eventuais inundações durante a madrugada e dia de amanhã

Logicamente que os habitantes de zonas sensiveis, e eles sabem quem o são, tomariam as medidas que por bem achassem.

Pessoalmente alertei os meus familiares em Portimão, que tinham automoveis estacionados numa zona que eu sei que poderia ser critica, para os retirarem e os estacionrem numa zona onde estivessem a salvo de ficar com água pelo tejadilho. Infelizmente no nosso país ninguem tem a cultura da prevenção, como se pode ver pela 1.00h de telejornal dedicado ao mau tempo :disgust:

LUPER, o mês de Outubro aqui é habitualmente muito chuvoso, pelo menos desde que eu tenho dados. Senão vê aqui http://www.meteopt.com/showpost.php?p=11708&postcount=16

Como vês é o mês mais pluvioso do ano, daí a minha afirmação! ;)
Quanto à pergunta se tenho 600mm/ano, sim é aproximadamente a média aqui da terrinha. :thumbsup:

No resto da tua excelente análise, concordo em pleno, disseste tudo!

Por aqui uma noite bem mais calma neste momento tenho 17,7ºC e 1000hpa tirei esta foto ao inicio da noite e resolvi partilha-la com voces porque é a minha primeira foto a um raio:o :cheers:



Miguel parabéns pela bela foto, para ser a primeira já estás um profissional!! :w00t:

Hoje estou sem ADSL, dizem-me que é uma avaria nacional, a ONI merecia era uma boa inundação na cabeça deles! :angry: Por isso tenho-me ligado aos poucos através de dial-up (isto assim fica carote!:eek: ). Assim sendo vou pra camita apenas registado aqui a temp. actual, 13,9ºC, ou seja uma noite que se apresenta fresquinha! :w00t:
 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Já repararam naquelas pequenas células que estão a entrar na costa W?
É que caíu agora um bruto aguaceiro em Lisboa e deve estar a chover em todo o litoral! Lá vão as águas subir outra vez?

Vêem do centro do vortex que ontem despejou toda aquela água...

(se calhar já estão todos a dormir...):cool:
 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Hoje estou sem ADSL, dizem-me que é uma avaria nacional, a ONI merecia era uma boa inundação na cabeça deles! :angry: Por isso tenho-me ligado aos poucos através de dial-up (isto assim fica carote!:eek: ).

Usas o Windows e ficaste sem ADSL? Não há azar - só tens que arranjar uma distro Live CD de Linux, um modem/router com porta de rede (RJ11) e tás a navegar... É que, se usares linux tens toda a largura de banda só para ti aí nas redondezas .... :thumbsup: :w00t: :surprise:
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Eu acho todos uma cambada de irresponsáveis:

- O IM por que só à 00h é que emitiu o alerta de chuva e vento forte, quando já os MCS estavam já a entrar em território

- O SNPC que não ligou puto ao aviso do IM e não alertou todas as coorporações de Bombeiros visadas

- As Câmaras e Juntas de Freguesia por que não procederam à tarefa de limpar os leitos dos rios, regatos e limpeza de sarjetas

- Por fim, o condutor do autocarro que com o mínimo dos mínimos de responsabilidade ninguém se põe a atravessar um rio transbordado com um transporte público de passageiros e em que o passageiros eram crianças

O IM lançou avisos de mau tempo...Podem não ter sido os adequados, mas lancou-os...Agora de quem é a culpa de a construção do pais ter sido feita em cima do joelho, e de se terem alterado cursos de rios ??? E de haver irresponsabilidade de muita gente????

O IM todos os dias de manha, faz um briefing para a proteção civil....Não acredito sinceramente que o IM não os tenha avisado....
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Usas o Windows e ficaste sem ADSL? Não há azar - só tens que arranjar uma distro Live CD de Linux, um modem/router com porta de rede (RJ11) e tás a navegar... É que, se usares linux tens toda a largura de banda só para ti aí nas redondezas .... :thumbsup: :w00t: :surprise:

Bons dias a todos, pelo que vejo continua a chover com alguma intensidade e de forma persistente no litoral, zona de Pombal Leiria e Coimbra... :unsure: Será que não vai agravar em nada as coisas :huh:

Por aqui tive uma mínima de 13,8ºC, mas noutro termómetro que lhe deve ter dado uma pancada qualquer, tinha hoje de mínima 7,9ºC :eek: :cold:

Quanto à tua explicação, Luís, não te entendi lá muito bem, desvenda lá melhor a situação? Como consigo aceder se o meu operador não me deixa autenticar? Tinha sinal de ADSL mas não me deixava autenticar. Acho que o que querias dizer era tendo eu o ADSL a funceminar, ai sim aplicar esse truque!? ou não?:unsure:
Desvenda lá isso pra malta aproveitar :cool: e já agora aconselha ai um distro live CD de confiança. :thumbsup: ;)
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
Boas
Máis uma madrugada de muita chuva acordei era 4:40 com uma forte chuva e vento ás 8:30 de novo uma fortíssima chuvada com muito vento.A mínima foi de 16,1ºC neste momento tenho 18,2ºC e 1004hpa e chove de novo com intensidade:rain:
 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Boas,

Kim, se tens linha ADSL com a luzinha a piscar constante (e se pagaste as contas), drivers instalados e linha activa (até há uns dias atrás), de certeza que é o Windows a marrar. Ora quando isto se verifica (ter linha activa), se o sistema operativo for Unix, Linux ou outro qq (sem ser o vindows), é defeito da Microsoft (já o experimentei dezenas de vezes). O passo seguinte é arrancares de CD-ROM (1st boot) com o Kurumin 6.1 ou 7beta. Podes sacá-lo em http://darkstar.ist.utl.pt/
Vais depois à BIOS » boot e escolhes cd-rom. Qual é a vantagem?
O kurumin instala-se e instala todos os drivers da tua máquina (tens é de ter um modem com ficha de rede, senão o processo é mais complicado = tens de escrever o driver :angry: ). Quando o Kurumin arranca configura logo o DHCP e tás ligado. Usas o Konqueror (equivalente ao IE) como eu estou a utilizá-lo neste momento, e depois navegas à brava, sem vírus e com firewall incorporada. E acedes nas calmas a qq site. É facílimo e ainda por cima é de borla, tens todos os programas necessários à escolha à borliú.
Se não tiveres entendido nada do que eu escrevi vão ao msn que voltarei a explicar de novo.:lol:

Entretanto, como disse ontem às 3 da matina, aquele vórtice continua a descarregar (obrigado Seringador) nesta 5ªfeira.:rain:
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Voltando à meteorologia, aqui ficam uns dados interessantes:

Unidades do caudal em m^3/s

Barragens :



Alto Lindoso : 74.2% da capacidade (Qin =51.86 ; Qout=234 )
Miranda : 93.1% (Qin =437.11; Qout=434.33)
Fratel : 93% (Qin =571.55; Qout = 718.31):surprise:
Alqueva: 64% (Qin e Qout n/d)
Roxo ; 20% (Qin e Qout n/d)

As 3 primeiras barragens, como podem ver, acabam por não estar a armazenar agua....Já que o Qout é maior que o Quin (mt semelhante em Miranda)

O caudal ontem em almourol atingiu os 1700m^3/s :surprise: