Afinal não existe Inverno no Brasil- especificidades dos climas subtropicais

Estado
Fechado para novas mensagens.

Rtrinda

Cirrus
Registo
31 Mar 2009
Mensagens
51
Local
Pinhal de Frades
"Ter as 4 estações bem definidas não é sinónimo de não ser subtropical.
E novamente, não entendo porque compara climas subtropicais secos com húmidos.
Como já foi explicado até apresentado com gráficos, nos secos, típicos das fachadas ocidentais dos continentes, as variações são menores do que nos subtropicais húmidos das fachadas opostas dos continentes ( orientais).
Não é preciso ser um académico para saber isto".

Sim Belém não me está a dar grande novidade os climas subtropicais nas fachadas ocidentais as variações são menores agora eu dei-lhe o exemplo de JacksonVille a Norte da Florida que fica na faxada Ocidental do continente americano com o clima Subtropical Húmido típico mas que em Janeiro de 2008 apresentou com temperatura mais baixa registada de -8 graus(oito graus negativos) e nesse mesmo mês também registou uma temperatura de 27 graus positivos, estamos a falar da Florida EUA a 300 Kms de Miami e estamos a falar de uma cidade a 30kms da Costa numa zona subtropical mas que no Inverno quase todos os anos neva e que por exemplo este Inverno registou uma temperatura de oito graus negativos uma temperatura que por exemplo não se verificou este ano em cidades como Londres ou Dublin mas que nesse mesmo mês também atingiu uma temperatura perto de 27 graus temperatura essa que em nenhuma zona que eu conheça na Europa se atingiu no mês de Janeiro.
Aqui quando as pessoas em geral se queixam das mudanças bruscas de temperatura bem não sei o que fariam numa região deste género (se agora andam todas aflitas pois a 3 dias estavam 22 graus e agora estão 32 graus).
Apenas acho este fenómeno bem interessante e nesse sentido dei o exemplo do Sul do Brasil onde se verifica o mesmo tipo de fenómeno mas não tão acentuado ou com variações de temperatura tão bruscas mas falamos também de uma região de clima subtropical húmido junto a faixa costeira.
O que eu julgo é que clima subtropical húmido não tem nada a ver com o clima mediterrâneo que se verifica por exemplo na península ibérica e dei exemplos disso mesmo pois as diferenças são brutais logo não concordo que existam pelo menos em Portugal continental volto a referir CONTINENTAL variações de temperatura significativas durante o período do Inverno achando que o conceito de subtropicalismo (mesmo sendo seco) não se adequo-a na totalidade ao nosso território esta é a minha opinião, ai estou de acordo consigo pois prefiro chamar clima temperado mediterrâneo e não subtropical seco.





“Você continuamente ignora exemplos pedidos, não usa os mesmos critérios de avaliação para diferentes países, esquece-se de exemplos concretos que já foram dados e parece que tudo lá fora é que é bom.
Eu sou uma pessoa relativamente viajada e há coisas melhores e piores em Portugal, que em outros países. Mas criteriosamente, não sou exclusivista.
Quando me dão exemplos concretos e abundantes, tenho-os em conta.”

BAHHHHHHHHH EHEHEHEH bem Belém esta é demais, o que é que uma coisa tem a ver com outras?????
Mas alguém eu pessoalmente alguma vez disse que o que vem de fora é bom?????
Eu acredito na diferença e julgo que todas as regiões tem coisas boas e outras menos boas nunca ai critiquei Portugal apenas afirmei e afirmo que devido ao crescimento turístico da década de 1970 no Algarve criou-se a falsa ideia que Portugal tinha um super clima em que praticamente so fazia sol mas esta ideia já esta muito entranhada nas pessoas eu já vi artistas britânicos a virem a Portugal e estar a chover a potes e eles afirmarem que adoram o clima as pessoas de Portugal, com isto não digo que de facto o clima de algumas regiões de Portugal não seja invejável em comparação com a maioria das regiões europeias, mas também consigo ver que prefiro o Inverno Londrino ao Inverno da região de Bragança pois o Inverno Trás-montano é bem mais rigoroso quer em duração como em rigor.
Mais ainda vou mais longe quando se fala em investir em turismo em Portugal junto a costa acho muito bem sim senhor mas digo que pode ser um erro ou um Flop, pois o inglês e o alemão quando fazem turismo pretendem zonas quentes, com praias pouco ventosas com a temperatura da agua alta e praias sem ondulação, clima e praias tipicamente mediterrâneas( Costa da Sardenha, Sul de França ,Zona do Sul de Espanha ,Toscânia em Itália ,Grécia ilhas gregas, Mar Egeu) diga-me Belém com a excepção da zona do Algarve onde é que pode oferecer com quase 100% de garantia estas condições na Costa Portuguesa????? Esssa zonas que referi POR NÃO TER A INFLUENCIA ATLANTICA APRESENTAM VERÕES BEM MAIS AGRAVEIS QUE POR EXEMPLO DA ZONA DE SINTRA PARA CIMA PELO MENOS JUNTO AS PRAIAS BENEFECIAM DE ALGUMA AQUECIMENTO DE MASSAS DE AR QUENTE CONTINENTAIS.
Não me diga vai por os ingleses na praia do Guincho ou na Praia Grande(Para não falar na Nazaré,Peniche,Aveiro,Figueira da Foz,Espinho,Moledo) com Nortadas em Pleno Agosto e ondulação de 3 metros????? E com noites desagradáveis????( MAS NÃO É DIZER MAL DE PORTUGAL OK É DIZER A REALIDADE)
Mas não me vou alongar muito mais pois vou fazer um tópico aqui sobre este tema.

Mais Belém eu também já viajei já estive em alguns países e cidades na Europa e em outros continentes, já estive por exemplo na Baviera em Outubro com 29graus estava mais calor em Munique que em Lisboa, mas não refiro isto pois passado 3 dias estava a chover e a temperatura não passava dos 12º, já estive em Roma com temperaturas negativas em Março, mas com dias de Primavera lindíssimos como também já estive em Agadir na zona centro de Marrocos com 42º graus de temperatura no mês de Maio, mas não partilho estes fenómenos aqui pois são situações que acontecem mas que não trazem nada de novo. Por isso o facto de se viajar é sempre bom mas não entendo o que isso tem a ver com o tópico do Fórum em questão e reconheço perfeitamente com ORGULHO que Portugal tem muito boas coisas e muito atractivas e defendo sempre o meu pais em todo lado , por isso não entendo quando afirma que eu digo mal de Portugal, o quê é dizer bem de Portugal PARA SI???

“É uma característica de zonas continentais da fachada oriental de clima subtropical húmido.
O Rtinda, também deveria achar interessante, os debates que já vi, em que se discutem sobre certos zonas incluídas nesse clima, que já têm características bem próximas de um clima temperado continental. A meu ver abaixo de zero em média no mês mais frio do ano, nunca deveria ser considerado subtropical húmido mas antes temperado continental.
Este foi e tem sido o único assunto, discutido sobre esse clima, que tenha visto. “

Não podia estar mais de acordo, mas eu alguma vez dei-lhe exemplos de regiões de transição de clima subtropical com clima continental????

Leia o que escrevi caro Belém, eu falei-lhe da região da Florida e da Região do Sul do Brasil, ninguém aqui referiu regiões com traços continentais certo????
Mas não deixa também de ser um ponto interessante.


"A conclusão é que você continua a querer comparar zonas diferentes das que lhe foram pedidas e ainda por cima baseando-se em apenas um mês de um determinado ano.
Beja tem uma norma climatológica de 24 para o mês mais quente, sensivelmente o mesmo que Bucareste. Lá porque em 2008 tenha estado menos, não quer dizer nada. Eu estou a referir-me a dados com muitos anos de base.
E já lhe dei um exemplo com um gráfico sobre um local, que embora não seja das regiões mais quentes referidas pelo IM, ultrapassa facilmente o de Beja e o de Bucareste, em Portugal."

Ok está a falar de Moura???? Moura fica em que região???? Poderia falar da Amerleija também por exemplo. Mas eu não comparei zonas diferentes que foram pedidas COMPAREI A CIDADE PORTUGUESA CAPITAL DO DISTRITO MAIS QUENTE DO PAIS, como não tenho aqui dados da Amerleija ou de Moura falei-lhe de Beja, agora não entendi mas ok duvido que haja regiões muito mais quentes que a região de Beja pelo menos em Portugal.


“Os climas são bem diferentes e essa semelhança é muito residual.
Até porque os verões no Leste, são por norma muito mais chuvosos do que em Portugal “

Sim são chuvosos sem duvida alias passar os meses de verão nessa região do Leste europeu é quase a mesma coisa que estar num pais Tropical pois a media de temperaturas é elevada e precipitação também(climas continentais com verões quentes - em que a estação do verão tem características quase tropicais), mas você tinha-me falado de temperaturas certo????
Eu dei-lhe o exemplo mas se quiser dou-lhe mais….
:):lol:
 


psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Vou fazer uma pergunta a si rtrinda.

Por acaso sabe o que são massas de ar, e suas carecteristicas, e o porquê delas existirem?
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Já agora! Pergunto eu. E Braga que clima tem? Uma cidade que de inverno chega a ter amplitudes termicas grandes comparando com Porto ou Viana.
Nunca percebi se era interior ou litoral.

Pois de inverno tem minimas baixas como por exemplo Bragança ou Vila Real, mas as máximas são praticamente identicas às das cidades junta ao mar.

De verão as temperaturas nada tem a ver com o litoral, pois são bem mais elevadas.


Quanto aqui á ilha de São Miguel, no geral qual é o clima da ilha, sabendo que aqui quase cada freguesia tem um clima diferente.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Alguns dados de diferentes tipos de climas.

Clima Tropical Húmido - Com todos os meses acima de 18ºC.


Clima Subtropical Húmido - Já com alguns meses abaixo de 18ºC e com um Verão chuvoso.


Clima Subtropical Húmido - Tal como o anterior


Clima Mediterrâneo - Quase todos os meses acima de 10ºC e 7 meses secos no Verão.


Clima Semi-árido - Todos os meses acima de 10ºC e quase todos os meses secos.


Clima Mediterrâneo- Todos os meses acima de 10ºC e 4 meses secos no Verão.


Clima Subtropical Húmido - Quase todos os meses acima de 10ºC e um Verão chuvoso.


Clima Temperado Continental - Elevada amplitude térmica anual e um Inverno frio.


Clima Temperado Oceânico - Fraca amplitude térmica anual com Inverno suave e Verão fresco (neste caso 6 meses com temperatura média inferior a 10ºC).


Clima Temperado Oceânico - O mesmo que o anterior
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Já agora! Pergunto eu. E Braga que clima tem? Uma cidade que de inverno chega a ter amplitudes termicas grandes comparando com Porto ou Viana.
Nunca percebi se era interior ou litoral.



Com os dados da normal de 1931 / 1960 podemos considerar o clima como Mediterrâneo, pois ainda apresenta, no Verão, dois meses com défice hídrico. Mas evidencia já uma grande influência oceânica bem patente nos elevados quantitativos de precipitação e na fraca amplitude térmica anual (11,8ºC).
 

Rtrinda

Cirrus
Registo
31 Mar 2009
Mensagens
51
Local
Pinhal de Frades
Vou fazer uma pergunta a si rtrinda.

Por acaso sabe o que são massas de ar, e suas carecteristicas, e o porquê delas existirem?


Psm como já aqui referi eu sou apenas um interessado pelos fenómenos meteorológicos, não tenho conhecimentos técnicos suficientes por vezes para sustentar certas afirmações, mas contudo neste fórum também tenho possibilidades de aprender alguma coisa de uma forma construtiva.

Pelo que sei Massas de Ar são grandes volumes de ar podendo ter vários quilómetros de espessura com valores de temperatura e humidade mais ou menos uniforme, elas são determinadas pelas zonas onde se desenvolvem ou seja as suas características:

Equatoriais( quentes e muito húmidas)
Tropicais(Quentes)
Polares(frias)
Martimas(húmidas)
Continentais(Maioria secas)

As massas de ar que normalmente afectam Portugal :

1.Massas de ar Polar Continental Frio
-entre Novembro a Fevereiro
Provoca:
Arrefecimento;
Vento Fraco de Leste;
Formação de Geada.

2.Massas de ar Continental quente
-Ocorre nos meses de Inverno
Provoca:
Céu pouco nublado;
Vento de Leste;
Massa de ar estável;
Ocorrência de queda de Neva nas terras altas quando existe percipitação

3.Massa de ar Polar Marítimo
Ocorre no Inverno
Provoca:
Céu muito nublado
Aguaceiros fortes
Granizo e neve
Possibilidade de trovoadas

4.Massa de ar Polar Marítima Quente
de Setembro a Março
Provoca:
Céu muito nublado
Aguaceiros
5.massa de ar tropical Marítima
Durante todo o ano, mas quando o anticiclone dos açores esta centrado nas ilhas
Provoca:
Chuvisco
Nevoeiro ou neblina

6.tropical continental
Ocorre no verão
Provoca:
Temperaturas elevadas
Céu limpo

O Sul do Brasil está sujeito MARIORITARIAMENTE a massas de ar Tropicais e equatoriais e EXCEPCIONALEMNTE sujeito a massas de ar Polares, quando surgem os tais dias frios no Sul do Brasil.
O mesmo se sucede na Região da Florida sujeita Maioria das vezes a massas de Ar Tropical e por vezes sujeitas a frentes frias atlânticas ou Polares que SURGEM EXCEPCIONALEMNTE também, mas quando se fazem sentir fazem-se sentir com grande intensidade.


E são estas massas de ar que provocam estas alterações de temperatura nos climas subtropicais fenómeno que julgo que não surge em Portugal E ESTAMOS A FALAR DE REGIÕES COSTEIRAS (FLORIDA EUA E RIO GRANDE DO SUL-BRASIL).

Mas isso já sabia mas o tema do meu Post- É MAS AFINAL NÃO EXISTE INVERNO NO BRASIL- E NA MINHA OPINIÃO NÃO EXISTE EXISTE SIM ALGUNS DIAS FRIOS QUE FOGEM A NORMA DETERMINADOS POR MASSAS DE AR POLARES. POR ESTAS E MUITAS RAZÕES PENSO QUE INVERNO COMO ESTAÇÃO DO ANO REGULARMENTE FRIA NÃO EXISTE NO BRASIL SO ISTO QUE QUERIA DIZER NADA MAIS.
;)
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Mas isso já sabia mas o tema do meu Post- É MAS AFINAL NÃO EXISTE INVERNO NO BRASIL- E NA MINHA OPINIÃO NÃO EXISTE EXISTE SIM ALGUNS DIAS FRIOS QUE FOGEM A NORMA DETERMINADOS POR MASSAS DE AR POLARES. POR ESTAS E MUITAS RAZÕES PENSO QUE INVERNO COMO ESTAÇÃO DO ANO REGULARMENTE FRIA NÃO EXISTE NO BRASIL SO ISTO QUE QUERIA DIZER NADA MAIS.
;)

Em função do critério que utiliza, não deixa de ter razão.

O ponto que o psm queria frisar era apenas que o clima mediterrâneo podia também ser considerado subtropical, pois numa parte do ano é afectado fundamentalmente por massas de ar tropical.
 

Rtrinda

Cirrus
Registo
31 Mar 2009
Mensagens
51
Local
Pinhal de Frades
Em função do critério que utiliza, não deixa de ter razão.

O ponto que o psm queria frisar era apenas que o clima mediterrâneo podia também ser considerado subtropical, pois numa parte do ano é afectado fundamentalmente por massas de ar tropical.

E ISSO CHEGA????
TENHO AS MINHAS DUVIDAS, ALIAS QUEM SOU EU PARA TER DUVIDAS APENAS ACHO POUCO COERENTE E MUITO GENERALISTA???

Olha-se o exemplo de Braga é das zonas da europa onde chove mais pelo menos a zona Norte do Distrito tem temperaturas baixas no Inverno, tem as 4 estações do ano definidas e só por nos ultimos 40,50 anos terem feito uma media e terem verificado que tem dois 2 meses secos( O que eu tambem duvido que sejam todos os anos assim/Julgo que existem muitos bons anos em Braga onde se verifica a ausencia de meses secos) e só esses 2 meses chemgam para determinar uma tipologia de um clima que na minha opinião tem muito mais caracterisitcas de clima Atlantico do que de clima Mediterraneo, mas essa é so a minha opinião.

Cumprimentos :)
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
E ISSO CHEGA????
TENHO AS MINHAS DUVIDAS, ALIAS QUEM SOU EU PARA TER DUVIDAS APENAS ACHO POUCO COERENTE E MUITO GENERALISTA???

Olha-se o exemplo de Braga é das zonas da europa onde chove mais pelo menos a zona Norte do Distrito tem temperaturas baixas no Inverno, tem as 4 estações do ano definidas e só por nos ultimos 40,50 anos terem feito uma media e terem verificado que tem dois 2 meses secos( O que eu tambem duvido que sejam todos os anos assim/Julgo que existem muitos bons anos em Braga onde se verifica a ausencia de meses secos) e só esses 2 meses chemgam para determinar uma tipologia de um clima que na minha opinião tem muito mais caracterisitcas de clima Atlantico do que de clima Mediterraneo, mas essa é so a minha opinião.

Cumprimentos :)

O que são quatro estações do ano bem definidas?

Qual o critério para se considerar que existe Inverno?

A Europa Temperada apresenta já 5 a 8 meses com temperatura média mensal inferior a 10ºC. Braga apresenta 3 meses com temperatura média mensal inferior a 10ºC na normal de 1931 /1960, actualmente pode nem ser já assim.
 

Rtrinda

Cirrus
Registo
31 Mar 2009
Mensagens
51
Local
Pinhal de Frades
O que são quatro estações do ano bem definidas?

Qual o critério para se considerar que existe Inverno?

A Europa Temperada apresenta já 5 a 8 meses com temperatura média mensal inferior a 10ºC. Braga apresenta 3 meses com temperatura média mensal inferior a 10ºC na normal de 1931 /1960, actualmente pode nem ser já assim.

Bem Dan que complicação afinal o que é as 4 estações ehehehehe isto esta difícil.
Bem como a minha professora primaria dizia:
No Inverno- as arvores estão sem folhas;
Na Primavera- os campos ficam floridos e os Pinhais libertam o seu Pólen;
No Verão- as cearas secam ;
No Outono- as follhas das arvores caem e os dias ficam mais curtos.

Ehehehehe bem Dan apesar de simplista julgo que a difinição é um pouco por ai e eu aqui na Península de Setúbal assisto todos os anos a este ciclo natural das coisas.
Já sei que no Inverno entre Dezembro e Março tenho dias com temperaturas entre os 14,15 graus de dia e 7,8 graus a noite, e isso faz com que passe mais tempo em casa pois esta frio os dias estão pequenos está mao tempo, que entre Março a Junho a temperatura tem tendência a subir e ai uma pessoa ja sai ja da uns passeios pelo campo e com um pouco de sorte ja da um pulo a praia,o que não sginifica que não tenhamos dias invernosos pelo meio; no Verão entre Junho a Setembro e em Portugal como em todo o Hemisferio Norte as pessoas tiram ferias, umas vão para as praias,outras para o campo, enfim tiram ferias pois está bom tempo, temos tempo quente e de Setembro a Dezembro temos progressivamente a temperatura a descer- e ai volta-se a comprar roupa quente os dias ficam mais curtos, ja se fica mais tempo em casa as crinças voltam a escola encerra-se a temporada balnear.
Claro que o Inverno lisboeta é bastante ameno se compararmos com muitas regiões europeias, mas não deixa de ser Inverno, claro que se um Islandês vier a Lisboa em Janeiro vai achar que os 14,15 graus que temos de temperatura são iguais aos dias de verão que ele tem na Islândia, mas isso não significa que não existe em Portugal continental na sua globalidade um padrão definido coisa que não verifico nos CLIMAS SUBTROPICAIS onde temos um dia de quatro graus e outro de 30 como acontece no sul do Brasil-ISSO PARA MIM É QUE NÃO É INVERNO ate podia fazer 30graus negativos que continuaria achar que essas regiões não tem estações do ano definidas.
Agora claro que no hemisfério norte em Portugal em França em Espanha, seja onde for o Inverno Lisboeta e diferente do Inverno Parisiense, pois em Lisboa durante o dia estão 14,15 graus e em Paris estarão 7,8 graus ,mas não deixa de existir uma tendência lógica visível na própria fauna e flora das regiões e na sua biodiversidade.
Dan acho que lhe respondi a questão.
Por exemplo uma situação interessante é o clima Irlandês que julgo que não tem as 4 estações do ano tão bem definidas como tem o território nacional por exemplo, pois as amplitudes térmicas são quase nulas.
Será que a questão da Irlanda já foi debatida?????
Não deixa de ser uma questão também interessante, pois atingem-se temperaturas bem mais baixas em Trás-Montes no Inverno do que na maioria das zonas da Irlanda e raramente no Verão Irlandês as temperaturas sobem alem dos 17,18 graus.
:)
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Acho que não está a ver bem as características do clima mediterrâneo. Essa definição das 4 estações que utilizou é aquela que se verifica nas regiões temperadas. Nessas regiões, o Verão é a estação mais favorável ao crescimento das plantas. Em contra partida, os Invernos das regiões temperadas apresentam um elevado número de dias de geada o que condiciona bastante a actividade das plantas. Em grande parte de Portugal, e nas regiões mediterrâneas em geral, a estação mais agreste não é o "Inverno", mas sim o Verão devido ao défice hídrico.
 

Rtrinda

Cirrus
Registo
31 Mar 2009
Mensagens
51
Local
Pinhal de Frades
Acho que não está a ver bem as características do clima mediterrâneo. Essa definição das 4 estações que utilizou é aquela que se verifica nas regiões temperadas. Nessas regiões, o Verão é a estação mais favorável ao crescimento das plantas. Em contra partida, os Invernos das regiões temperadas apresentam um elevado número de dias de geada o que condiciona bastante a actividade das plantas. Em grande parte de Portugal, e nas regiões mediterrâneas em geral, a estação mais agreste não é o "Inverno", mas sim o Verão devido ao défice hídrico.

Sim estou a enteder perfeitamente o que me está a dizer ou seja o Factor Percipitação influencia bastante sem duvida, e de facto se nos clima mediterraneos a ausencia de percipitação durante 2,3,4 meses condiciona e muito as estações do ano bem como a respectiva flora e fauna das regiões.
Mas o que eu quis dizer apenas Dan é que existe um padrão definido de estações do ano em Portugal e que julgo não existe em climas subtropicais como o clima do Sul do Brasil era apenas isso que quis e tenho estado a querer trasmitir, pois como lhe disse eu e toda a sociedade sabe que no Inverno faz mais frio no Verão mais calor e que no Inverno não faz 30 graus e no verão não faz 5 graus era ai que queria chegar.
Mas por todos os efeitos no Alentejo continua-se a explorar cereais como o Trigo da mesma forma que se explora nas Planicies Francesas ou alemas tambem da que pensar.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Sim, comparativamente o Inverno português é bem mais estável que o do sul do Brasil. No entanto, o Inverno em algumas regiões do nosso país é apenas um pouco mais fresco que o Verão na Escócia ou Irlanda.
 

Rtrinda

Cirrus
Registo
31 Mar 2009
Mensagens
51
Local
Pinhal de Frades
Sim, comparativamente o Inverno português é bem mais estável que o do sul do Brasil. No entanto, o Inverno em algumas regiões do nosso país é apenas um pouco mais fresco que o Verão na Escócia ou Irlanda.

Sim de acordo o ponto que eu queria enunciar era realmente a questão da estabilidade e do padrão das temperaturas, por essa mesma razão o titulo do Topico é: Afinal Não existe Inverno no Brasil( tive cuidado com as palavras não disse que não havia frio no Brasil/Frio existe em QUASE todo o lado do globo ate em zonas mais estranhas possiveis)
Sim claramente que o Inverno de Vila Nova de Mil Fontes ou de Vila Real de Santo Antonio deve ser um pouco so mais fresco que um verão irlandes ou escocês, mas como isso é um facto tambem é um facto que em Tras-Montes o Inverno é mais rigoroso severo que em muitas zonas das ilhas britanicas.
São fenomenos interessantes as generalizações é que por vezes são mas na minha opinião.:)
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
«O que eu julgo é que clima subtropical húmido não tem nada a ver com o clima mediterrâneo que se verifica por exemplo na península ibérica e dei exemplos disso mesmo pois as diferenças são brutais logo não concordo que existam pelo menos em Portugal continental volto a referir CONTINENTAL variações de temperatura significativas durante o período do Inverno achando que o conceito de subtropicalismo (mesmo sendo seco) não se adequo-a na totalidade ao nosso território esta é a minha opinião, ai estou de acordo consigo pois prefiro chamar clima temperado mediterrâneo e não subtropical seco.»- Rtinda.

Sim, penso que aqui ninguém confunde o clima mediterrânico com o subtropical húmido.
Ah e o que eu disse foi que prefiro não chamar nem de subtropical seco nem de temperado mediterrâneo ao clima mediterrânico. Apenas mediterrânico para mim chega. Mas gosto de o dividir consoante o calor do verão.
Há o que tem verões pouco quentes e o que tem verões quentes.
Contudo por razões lógicas e científicas, considero o clima mediterrânico como um clima subtropical seco.






«... mas também consigo ver que prefiro o Inverno Londrino ao Inverno da região de Bragança pois o Inverno Trás-montano é bem mais rigoroso quer em duração como em rigor.»- Rtinda.


Depende da zona transmontana que estejamos a falar. Há zonas no Nordeste com invernos bem mais amenos e soalheiros que o de Londres.


«Mais ainda vou mais longe quando se fala em investir em turismo em Portugal junto a costa acho muito bem sim senhor mas digo que pode ser um erro ou um Flop, pois o inglês e o alemão quando fazem turismo pretendem zonas quentes, com praias pouco ventosas com a temperatura da agua alta e praias sem ondulação»- Rtinda.

Eu conheço muitos estrangeiros, eu próprio aliás tenho a minha família com origem inglesa, italiana, grega e portuguesa e sei de muita gente que prefere a Portugal a essas Rivieras apinhadas de gente e de poluição.
Sou sincero e frontal para lhe dizer isso.
Na Grécia há ilhas muito bonitas contudo e quase sem ninguém. Mas ao contrário que o zé povinho pensa faz muito vento nas ilhas gregas, tanto que até os moinhos são lá frequentes.
Se alguém quiser pouco vento vai para praias mais resguardadas. Mas isso acontece um pouco por todo o lado.
Conheço casos de italianos que adoram os invernos de Portugal e há anos que vêm sempre cá.



«clima e praias tipicamente mediterrâneas( Costa da Sardenha, Sul de França ,Zona do Sul de Espanha ,Toscânia em Itália ,Grécia ilhas gregas, Mar Egeu) diga-me Belém com a excepção da zona do Algarve onde é que pode oferecer com quase 100% de garantia estas condições na Costa Portuguesa?????»- Rtinda.

Lá está você com as excepções lol.
Anteriormente a condição era sem as ilhas , agora é sem o Algarve,como li mais ali pra frente, era sem a região mais quente do Alentejo, por esse prisma, já só ficamos com um bocado de Portugal daqui a nada, para fazer as suas comparações mirabolantes.
Os gregos gostam mais de Portugal do que você alguma vez sonhou! Eles conhecem a Madeira e reconhecem-na como muito bonita e subtropical. Em Creta admiram o azeite milenar português, embora tenham também um bom azeite, em França o vinho português é excelentemente cotado como produto mediterrânico por excelência. A cortiça no exterior é um produto extraordinário, multiusos, tido como nobre e importante para ser preservado. Portugal é onde esta cultura mediterrânica, tem maior expressão.
Sem ser pretensioso, todos têm qualidades e reconhecem-nas bem mais depressa do que as pessoas pensam.



«Esssa zonas que referi POR NÃO TER A INFLUENCIA ATLANTICA APRESENTAM VERÕES BEM MAIS AGRAVEIS QUE POR EXEMPLO DA ZONA DE SINTRA PARA CIMA PELO MENOS JUNTO AS PRAIAS BENEFECIAM DE ALGUMA AQUECIMENTO DE MASSAS DE AR QUENTE CONTINENTAIS.»- Rtinda.

Desculpa lá que lhe diga, mas que disparate!
Lá está você a comparar alhos com bugalhos.
Sintra com Rivieras mediterrânicas, vejam só! lol
Sintra é afamada não pelo calor do verão, mas pela frescura do verão e doçura do inverno, é um clima mais húmido e fresco que as regiões em redor , pois está paralela à linha da costa, servindo como barreira de condensação.
Aposto que os sintrenses adoram a sua serra, lindissima e toda fidalga, com uma flora ÚNICA na Europa. Não há muitos locais na Europa, com tantas plantas exóticas a crescerem ao ar livre, sem murcharem com o inverno, numa zona de montanha. E nisso até a comparo com muitos outros locais da Bacia do Mediterrâneo.
Não é que seja melhor ou pior, é característica do local.





«Não me diga vai por os ingleses na praia do Guincho ou na Praia Grande(Para não falar na Nazaré,Peniche,Aveiro,Figueira da Foz,Espinho,Moledo) com Nortadas em Pleno Agosto e ondulação de 3 metros????? E com noites desagradáveis????( MAS NÃO É DIZER MAL DE PORTUGAL OK É DIZER A REALIDADE)»- Rtinda.

Os ingleses são mais espertos do que você pensa.
Quando cá chegam, esses locais eles gostam de visitar para comer um bom peixe do Atlântico e quando querem bronze e calor é no algarve eles gostam de ficar.
Até conheço uns, que gostam de ir para os vales quentes do interior do Alentejo, que em comparação com os locais que mencionou ( e que curiosamente já os tinha mencionado uns posts antes), têm verões mais quentes e águas fluviais mais quentes.
Nos Açores e Madeira, nem se fala da qualidade dos banhos que oferecem.
Nos Açores até há uma região tropical influenciada pela Corrente do Golfo.
Banhos em tal local devem ser agradáveis.
No Mediterrâneo aconselho as ilhas Baleares, porque têm uma água limpissima, assim como algumas partes da Sardenha.
Em Portugal, em termos de claridade das águas , as Ilhas Selvagens.




«Mas não me vou alongar muito mais pois vou fazer um tópico aqui sobre este tema.»- Rtinda.

Eu estava a ver o tempo que aguentava sem ir falar de novo no mesmo e vi que não foi assim muito.




« ...o facto de se viajar é sempre bom mas não entendo o que isso tem a ver com o tópico do Fórum em questão»- Rtinda.

Você tem que ler com mais cuidado. O que quis dizer é que cada local tem as suas coisas boas e más, daí que não vejo o interesse de estar a comparar por exemplo o Guincho com a Cote de Azur.



«... e reconheço perfeitamente com ORGULHO que Portugal tem muito boas coisas e muito atractivas e defendo sempre o meu pais em todo lado , por isso não entendo quando afirma que eu digo mal de Portugal, o quê é dizer bem de Portugal PARA SI???»- Rtinda.

Para mim é dizer nem bem nem mal, é descrever fenómenos como se tem feito por aqui e ir em frente. Ninguém aqui, fez o número de comparações com outros países que você já fez.
Ainda mais, por exemplo, ir comparar a Sintra com a Costa do Sol, diz o quanto estranho e pretensioso tem sido.



«Não podia estar mais de acordo, mas eu alguma vez dei-lhe exemplos de regiões de transição de clima subtropical com clima continental????»- Rtinda

LOL

Onde é que eu disse que você tinha dado exemplos de tal?


«Leia o que escrevi caro Belém, eu falei-lhe da região da Florida e da Região do Sul do Brasil, ninguém aqui referiu regiões com traços continentais certo????
Mas não deixa também de ser um ponto interessante.»- Rtinda.

LOL

De novo?




«Ok está a falar de Moura???? Moura fica em que região????»- Rtinda.

Região de Moura.


«Poderia falar da Amerleija também por exemplo.»- Rtinda.

Você dá erros de português a torto e a direito. Devia saber que aqui as pessoas esforçam-se por escrever correctamente e como tal devia tentar respeitar isso.
A Amareleja, não é tão quente, em termos de média como Moura e nem Moura é sequer um dos locais ( quanto mais o local) mais quentes do Alentejo.



«Mas eu não comparei zonas diferentes que foram pedidas COMPAREI A CIDADE PORTUGUESA CAPITAL DO DISTRITO MAIS QUENTE DO PAIS, como não tenho aqui dados da Amerleija ou de Moura falei-lhe de Beja, agora não entendi mas ok duvido que haja regiões muito mais quentes que a região de Beja pelo menos em Portugal.»- Rtinda.


Mais quente em termos de quê?
Você está a falar por alto.
Há zonas mais quentes em Portugal tanto em valores de verão como em média anual. lol
E se você quisesse mesmo saber a verdade, teria dado algum crédito ao menos ao local que afinal sempre chega aos 25ºc em Janeiro e que chega e sobra para esclarecê-lo sobre algumas comparações algo descabidas que tem feito para aqui.
Se quer mesmo saber, Beja não é nem nunca foi, o local mais quente de Portugal e digo-lhe mais , nem de perto.





«Sim são chuvosos sem duvida alias passar os meses de verão nessa região do Leste europeu é quase a mesma coisa que estar num pais Tropical pois a media de temperaturas é elevada e precipitação também(climas continentais com verões quentes - em que a estação do verão tem características quase tropicais), mas você tinha-me falado de temperaturas certo????
Eu dei-lhe o exemplo mas se quiser dou-lhe mais….»-Rtinda.

Eu não falei em nada, você é começou pra aqui a fazer comparações como já tinha feito anteriormente.
Além daquela confusão que fez entre climas subtropicais húmidos e secos que depois de ir consultar dados e a custo lá começou a entender, porque antes e teimosamente mesmo com muita gente educadamente a tentar esclarecê-lo, não sabia reconhecer...
Você quer dar mais exemplo de quê? Das suas comparações fantásticas de novo?
Porque continua a evitar o ponto que lhe coloquei, que foi singelamente, comparar os locais mais quentes desses países com os de Portugal?
Ou vai continuar a comparar a Figueira da Foz com a Sardenha e Lisboa com Bucareste?
 
Estado
Fechado para novas mensagens.