Portugal não tem potencial turístico?

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Dizer que Portugal não tem potencial turístico, quando Portugal está no Top20 dos países mais visitados do mundo sinceramente.... :lol:
 


]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Dizer que Portugal não tem potencial turístico, quando Portugal está no Top20 dos países mais visitados do mundo sinceramente.... :lol:

Concordo plenamente...

Portugal tem muito potencial, mas que vem diminuindo ao longo dos ultimos anos devido á construção massiva e mal planeada.

Um bom mau exemplo disso é Armação de Pera -Algarve (que para mim parece Alfragide com uma praia á frente) e outras situações repetem-se vezes se conta um pouco por todo o país!!

Por vezes a paisagem não é tudo, pois se a massificarem perde o seu valor!

Portugal adoptou um turismo de massa que levou tambem ao descontrole total (ex: Barlavento Algarvio/ Troia entre outros), mas muito usual nos anos 80 e 90!

Agora o conceito vira-se para não massificação da paisagem... mas sim para a recuperação e usufruto da mesma!

Contudo este pequeno retangulo tem : Montanha/ Neve/ Calor /Praia / Rio/ Lago/ Floresta /Vales glaciares/aguas quentes/ondas e muita borga!!

Basta ver que em certas zonas do Algarve que é o caso da minha tem uma media anual de temp de 18.2ºC+-...e pouco chove sendo comparado com a California!! Seria de perguntar se a California não teria pontecial turistico??
Tem todo o pontecial e não tem toda a diversidade que este retangulo tem!

País mais completo que este é quase impossivel;)
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
]ToRnAdO[;147191 disse:
Concordo plenamente...

Portugal tem muito potencial, mas que vem diminuindo ao longo dos ultimos anos devido á construção massiva e mal planeada.

Um bom mau exemplo disso é Armação de Pera -Algarve (que para mim parece Alfragide com uma praia á frente) e outras situações repetem-se vezes se conta um pouco por todo o país!!

Por vezes a paisagem não é tudo, pois se a massificarem perde o seu valor!

Portugal adoptou um turismo de massa que levou tambem ao descontrole total (ex: Barlavento Algarvio/ Troia entre outros), mas muito usual nos anos 80 e 90!

Agora o conceito vira-se para não massificação da paisagem... mas sim para a recuperação e usufruto da mesma!

Contudo este pequeno retangulo tem : Montanha/ Neve/ Calor /Praia / Rio/ Lago/ Floresta /Vales glaciares/aguas quentes/ondas e muita borga!!

Basta ver que em certas zonas do Algarve que é o caso da minha tem uma media anual de temp de 18.2ºC+-...e pouco chove sendo comparado com a California!! Seria de perguntar se a California não teria pontecial turistico??
Tem todo o pontecial e não tem toda a diversidade que este retangulo tem!

País mais completo que este é quase impossivel;)

A Espanha é mais completa... tem um deserto em Almeria...
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Tens toda a razão. Estão a estragar a ilha, felizmente por enquanto é apenas ponta delgada. Mas com esta política ainda vai chegar também a Angra



Em termos de benefícios económicos, o turismo de massas é menos benéfico que o turismo de qualidade. Mas penso que por enquanto os Açores vão escapar um bocado devido ao facto dos preços de avião e de alojamento serem menos convidativos do que a Madeira, as Canárias ou a costa leste de Espanha.
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Em termos de benefícios económicos, o turismo de massas é menos benéfico que o turismo de qualidade. Mas penso que por enquanto os Açores vão escapar um bocado devido ao facto dos preços de avião e de alojamento serem menos convidativos do que a Madeira, as Canárias ou a costa leste de Espanha.

Diguemos em poucas palavras, que o preço dos voos entre São Miguel e Lisboa ou Porto são um roubo! Carissimas, mesmo para residentes como eu. Apesar de fazerem promoções elas sao para um numero reduzido de lugares. Entre as ilhas os voos tb são caros.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Boa tarde!!!

Uma vez num jornal regional no Algarve li um artigo que afirmava que no futuro Portugal não teria condições para competir com o Chipre, o Líbano ou o sul da Turquia, por serem regiões mais quentes, menos chuvosas e com temperaturas da água do mar bem superiores. No entanto, esse artigo referia que numa coisa ficavamos a ganhar: em termos paisagísticos, por sermos menos áridos.

Eu acho que Portugal nem sequer estaria interessado em competir com o Médio Oriente em termos de sol, mas com trunfos diferentes.
E em comparação com a Madeira ou as zonas visitadas por cruzeiros nos Açores não tou a ver qual desses mencionados é assim tão mais quente. Eu diria até que nenhum deve ser. Só talvez e apenas no verão, mas não tem termos anuais e gerais.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
A Espanha é mais completa... tem um deserto em Almeria...

A Espanha tem condições para ser mais completa, naturalmente, pois tem 5 vezes o tamanho de Portugal, agora em termos práticos as diferenças não são assim tão notórias.
Portugal também tem uma região desértica, mais concretamente nas Ilhas Selvagens.
E a Espanha tem deserto em 2 regiões: Almeria como disseste muito bem e em algumas partes das Canárias.
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Portugal deve ser o país da Europa com maior potencial fotovoltaico, o que significa por consequente o país com mais horas de sol. Só no Sahara se encontra local com tamanho potencial como no sul do país.

eugloboptapresentation.png
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Já agora, porque não referir o nível de vida, ou melhor, o nível de preços praticado no nosso país?

Como sabem, Portugal ainda possui essa vantagem em relação a outros destinos turísticos e nesta época de crise a nível mundial, será um factor a considerar por parte de potenciais viajantes:).

As nossas vias de comunicação estão ao nível europeu, o que para quem viaja de carro se torna apelativo.

São factores económicos, que associados a mais-valias ambientais podem contribuir para um somatório convincente de potencial turístico:thumbsup:.

P.S. E convém não esquecer a simpatia das gentes portuguesas, que até tem facilidade em falar outras línguas:D.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
É a mania de nunca nos valorizarmos,está tudo sempre mau,e vai sempre piorar mais ainda..

Acho que a galeria de fotografias do fórum, é já contém um bom leque de postais do nosso país.
Eu, pelo menos, não me canso das paisagens e da história de Portugal.

Agora há uma coisa que funciona muito mal no nosso país e não tem nada a ver com o clima. É o planeamento do território!!
Do betão nas praias, à construção de elefantes brancos em centros históricos, dos bairros clandestinos, à desorganização florestal... Até o ponto mais alto do território continental é uma lixeira.

Se calhar é aí que devemos batalhar, para um turismo com melhor qualidade. ;)
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Acho que a galeria de fotografias do fórum, é já contém um bom leque de postais do nosso país.
Eu, pelo menos, não me canso das paisagens e da história de Portugal.

Agora há uma coisa que funciona muito mal no nosso país e não tem nada a ver com o clima. É o planeamento do território!!
Do betão nas praias, à construção de elefantes brancos em centros históricos, dos bairros clandestinos, à desorganização floresta... Até o ponto mais alto do território continental é uma lixeira.

Se calhar é aí que devemos batalhar, para um turismo com melhor qualidade. ;)

Olá AnDré, ;)
acho que tens toda a razão... :thumbsup:

Na área do urbanismo, dou um exemplo da essência de uma matéria que tive que desenvolver há cerca de algumas semanas para um trabalho no âmbito de uma anterior actividade profissional ligada à arquitectura:

"(...) Na minha opinião, além de minimamente formada com base em regras específicas de construção adquiridos na empresa X, acho que é muito importante não esquecer que a cultura baseada nas raízes de cada região tem o seu legítimo valor e como tal deve ser preservado e respeitado. Se existe uma considerável falta de respeito pelos valores patrimoniais, acredito que em matéria de construção, muito do que é feito, certamente contribui para a descaracterização da cultura do país.

Actualmente, verifica-se uma maior sensibilização com vista à preservação do património arquitectónico por parte de particulares, mas sobretudo por parte dos Municípios que por demasiado tempo, de forma permissiva, contribuíram para este estado de coisas. Mesmo assim, ainda há um longo caminho a percorrer. Se desde já não atribuirmos a esta questão o devido valor, sucede o que já temos vindo a assistir: alguns cidadãos de outras nacionalidades que se instalam em Portugal, mesmo que temporariamente, respeitosamente preservam e até estimulam a manutenção dos modelos regionais de construção, o que para nós como portugueses, face a esta atitude, a nossa é de lamentar!

É ainda notória alguma resistência quanto ao cumprimento de determinados requisitos legais de construção. Longe de pensar que os métodos restritivos aplicados antes de 1974 (...) quanto a regras de construção, pudessem ser a solução diante de tal desordenamento; acredito realmente que a formação e sensibilização das populações constituam uma solução eficaz.

Alguns elementos a ter conta como: a tipologia das edificações já presentes na área que determinam o número de pisos a aplicar em construções posteriores; o impacto visual na paisagem envolvendo estilos, materiais e cores; a morfologia do terreno e características climáticas de forma a que se reduzam os gastos energéticos com a iluminação e climatização; etc.

Programas como: Plano Director Municipal e Plano de Ordenamento do Território, fariam todo o sentido se para além da aplicação de regras como as descritas acima e das formalidades que lhes estão associadas em matéria de urbanismo, fossem integrados no seu plano de acção mecanismos eficientes de uma reculturalização das populações com a finalidade de se ter a devida percepção do que de facto está envolvido quando se constrói uma edificação.

Acho que é importante perceber que uma das riquezas mais importantes que Portugal tem como cartão de visita é a forma como se apresenta ao forasteiro, porque a imagem que vê obviamente traduz-se no seu grau de satisfação; mas não menos importante é aquilo que também vemos e fazemos, o que determina o grau de importância que atribuímos à nossa identidade.(...)"

... ah, não que seja importante, mas fica a informação de que este argumento por reflectir a realidade do País, foi efectivamente aceite!
 

Rtrinda

Cirrus
Registo
31 Mar 2009
Mensagens
51
Local
Pinhal de Frades
Continuo a dizer Portugal tem potencial turístico não tem é o potencial que muita gente pensa que tem, ou melhor para o tursimo tipico de praia e de sol porque continua-se a insistir na relação directa entre horas de sol e potencial turístico e esse na minha opinião é um erro comum de palmatória, pois o facto uma região ser mais ou menos atractiva para a pratica turística balnear não depende necessariamente das horas de sol de um pais considero que quem procura praias tem em consideração não so a temperatura e o sol mas como a ondulação e a temperatura da agua, mas como nos em Portugal passamos décadas desde dos anos 70 a ouvirmos dizer que o nosso tempo é o melhor do mundo eu so pergunto o nosso clima é o mais atractivo comparando como quem??? Com a Rússia com a Inglaterra, com a Holanda, com a Alemanha e então o Chipre não existe???? Malta não existe???? Creta não existe???? Sardenha não existe???? Ibiza e Maiorca não existe???? Costa do Sol não existe????Sul de Itália não existe???? Enfim julgo que esta nossa noção colectiva do clima ainda nos vai prejudicar pois penso que poderemos cair no erro de querer competir com esses países quando nem sequer temos condições para o fazer.


Epah não vamos comparar alhos com bugalhos. A Galiza não é nenhuma Benidorm e nem gostaria de ser".Belem

Ok vamos então esquecer a Galiza só faço uma pergunta muito mas muito simples, olhando para o Mapa do Sul de Espanha nomeadamente para a Costa Andaluza qual a razão ou motivo para que a actividade turística( seja ela de luxo , praia por ai fora) está concentrada em maior nº para lá do estreito de Gibraltar a chamada Costa Del Sol (Pourto Banus, Marbelha, estendo-se depois pela restante costa Almeria e de Múrcia) e que parte ocidental da costa da Andaluzia a chamada costa da Luz( Huelva, ilhas Cristinas ,etc) tem uma actividade turística bem menor e reduzida?????? Porquê que existe um aeroporto internacional em Málaga e não existe por exemplo em Huelva??? Qual a razão o motivo para que o investimento turístico espanhol tenha sido feita nesse lado da costa oriental(mediterraneo) e não no lado mais ocidental(atlantico)?????


"Por isso é como já lhe disse, variável, dependendo do local e das fases.
Eu diria que Setembro é um mês onde já apanhei frequentemente a água na Caparica a 21 e 22 graus. Aliás creio que a média para Setembro será à volta disso ( o André postou uns dados uma vez)."- Belem


Ok vamos então comparar e deixarmos de suposições:

2006070826eurl4uhfndmed.jpg



Valores Medios mensais da temperatura da agua na costa portuguesa e na na Costa Mediterranea:

Portugal:

Região Sul:

Algarve-Praia da Rocha

praiadarocha.png


Litoral alentejano- Porto Covo

portocovo.png



Região Centro:

Centro sul(Oeste)-Ericeira

ribeiradilhas.png


Centro- Nazaré

nazare.png


Centro Norte- Aveiro

furadouro.png



Região Norte:

Douro Litoral- Espinho

espinho.png


Minho- Viana do Castelo

vianadocastelo.png



Mediterraneo Ocidental:

Espanha:

Andaluzia- Costa del Sol

lascaracolas.png


Catalunha-Barcelona

platjadelabarceloneta.png



França:

Cote d azur- Cannes

cannes.png


Corsega

pinarellu.png



Italia:

Toscania:

levanto.png


Sardenha:

poettocagliari.png


Sicilia:

isoladellefemmine.png



Mediterraneo Oriental:

Italia:

Costa do Adriatico:

anconad.png


Israel:

hazuk.png



Conclusão:

A temperatura da agua no Mediterraneo nos meses de Verão é bem mais elevada que na costa portuguesa, por isso julgo que não seja nada de extraordinario que a temperatura media da agua do mar em Setembro na Costa da Caparica seja de 21 graus não é isso que faz a diferença.

“Aqui ao pé da minha casa, na linha, ainda na semana passada a praia de Carcavelos tava cheia e muita gente estava na água. Não estou a dizer que a costa ocidental tem a água à maneira, mas tem fases que sim e a ondulação nesta zona é muito fraquinha. Se chegar a 1 metro já é bom”.- Belem

E porque será que existe menos ondulação em Carcavelos ou Caxias ou no rio Tejo ?????
E Porque será que existe menos ondulação em Sesimbra, na Arrábida e no Rio Sado????

Existe devido ao recorte da Costa e por serem zonas que não estão tão expostas ao oceano e que se encontram perto da foz do rio.
Mas não são representativas de nada alias são apenas excepções a regra numa pequena escala

A seguir a zona da Cantábria e algumas zonas do Litoral Francês atlântico, a Costa portuguesa é aquela que recebe mais ondulação.
Alias das maiores vagas a nível de ondulação na Europa surgem na Praia do Norte na Nazaré e mesmo em outras zonas(Ericeira ,Peniche ,Meco ,Praia Grande ,por ai fora).
E mesmo assim duvido que se consegue ter um oceano atractivo para turistas que se virem uma onda de 0,5 m já ficam todos assustados, pois são pessoas muitas delas que só tem contacto com piscinas


As imagens falam por si ,mais que mil palavras

Portugal:

Nazaré

nazare07059xw5.jpg


Nota: Ali no meio da onda está uma pessoa que mede no maximo 1,90 m vejam o tamanho da onda-Praia do Norte-Nazaré

Praia do Meco:

imageu.jpg


Ja estou a ver esta praia carregada de alemães e lngleses a nadarem nestas aguas calmas...


Mediterraneo- Palma de Maiorca:

78366370.png




O que apenas quero referir é que considero ser muito superficial argumentar que Portugal tem excelentes condições para o turismo baseando so esse argumento nas horas de sol ou na temperatura que se tem em Portugal, alias podemos dizer que Portugal tem muitas horas de sol comparativamente com muitas regiões ou quase todas na Europa, mas depois por outro lado quase toda a costa portuguesa(Principalmente de Sintra para cima) temos valores de precipitação bem elevados e bem superiores a muitas regiões mediterrâneas, e considero e foi isso que tentei aqui demonstra que o factor da temperatura Ada agua como da ondulação pode e condiciona no meu ponto de vista a actividade turística balnear de uma região e de facto todo o território português tem muita influencia atlântica o que no meu ponto de vista torna-o menos atractivo para a pratica turística tradicional de praia pois apenas de termos sol é um facto não temos o resto( Agua quente, noites agradáveis, ondulação do mar baixa) e essa realidade no meu ponto de vista não deverá ser ignorada mas isso não significa que não tenhamos outras potencialidades e capacidades.

Cumps.:)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Continuo a dizer Portugal tem potencial turístico não tem é o potencial que muita gente pensa que tem, ou melhor para o tursimo tipico de praia e de sol porque continua-se a insistir na relação directa entre horas de sol e potencial turístico e esse na minha opinião é um erro comum de palmatória, pois o facto uma região ser mais ou menos atractiva para a pratica turística balnear não depende necessariamente das horas de sol de um pais considero que quem procura praias tem em consideração não so a temperatura e o sol mas como a ondulação e a temperatura da agua, mas como nos em Portugal passamos décadas desde dos anos 70 a ouvirmos dizer que o nosso tempo é o melhor do mundo eu so pergunto o nosso clima é o mais atractivo comparando como quem???

Mas ninguém vem para Portugal, por causa das suas "águas quentes". Ainda que muitos possam pensar que Portugal é uma província de Espanha, ou que o "Allgarve" é um país à parte, todos sabem que as águas que nos banham são do gélido Atlântico.
E se assim é, qual é o segredo para que o turismo vingue? Talvez a qualidade face ao preço praticada no nosso país quando comparado com a Itália ou França. Ou a diversão nocturna aliada à segurança, quando comparada com a França, Itália ou Grécia.

E no que diz respeito ao melhor do mundo, penso tratar-se da conjugação de diversidade do clima anual face à distância. Não é percorrendo muitos quilómetros que chegamos à neve, ou à praia consoante a estação do ano em que estamos.
Vamos tendo umas trovoadas de quando em vez, algum granizo.
Temos provavelmente o melhor sol de Inverno da Europa, aliado ao vento fresco que nos faz lembrar a estação em que estamos.

Portanto, é difícil enjoar do tempo em Portugal. Muito mais agora, que dizem já nem existir estações. :lol:


Ok vamos então esquecer a Galiza só faço uma pergunta muito mas muito simples, olhando para o Mapa do Sul de Espanha nomeadamente para a Costa Andaluza qual a razão ou motivo para que a actividade turística( seja ela de luxo , praia por ai fora) está concentrada em maior nº para lá do estreito de Gibraltar a chamada Costa Del Sol (Pourto Banus, Marbelha, estendo-se depois pela restante costa Almeria e de Múrcia) e que parte ocidental da costa da Andaluzia a chamada costa da Luz( Huelva, ilhas Cristinas ,etc) tem uma actividade turística bem menor e reduzida?????? Porquê que existe um aeroporto internacional em Málaga e não existe por exemplo em Huelva??? Qual a razão o motivo para que o investimento turístico espanhol tenha sido feita nesse lado da costa oriental(mediterraneo) e não no lado mais ocidental(atlantico)?????

Não é pela qualidade das praias nem da água. De certeza.

Eu acho que mais depressa uma pessoa mergulha numa água a 18ºC e límpida/cristalina, do que numa água a 30ºC, cheia de algas, e com a água baça.

Por exemplo, aquela fotografia do Mediterrâneo bem que podia ser do Portinho da Arrábida. Claro que a água do Portinho é mais fria que a do Adriático. Mas mais paradisiaca que a de Loret. :lol:

O que apenas quero referir é que considero ser muito superficial argumentar que Portugal tem excelentes condições para o turismo baseando so esse argumento nas horas de sol ou na temperatura que se tem em Portugal

Claro que não! Mas que ajuda, ajuda.

Como disse no inicio, é um conjunto de factores que nos dão o turismo que temos.
E com os países do mediterrâneo a apostar em grande no turismo, ou damos atenção ao nosso património, planeamento do território, oferta diversificada em actividades de lazer, ou depois ficamos a "chuchar no dedo".
Depois a culpa é da crise.