Portugal não tem potencial turístico?

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Nazaré

nazare07059xw5.jpg



Mediterraneo- Palma de Maiorca:

78366370.png

Agora é a minha vez ok?

Nazaré:
nazarenazarra.jpg


Palma de Maiorca:
3079968631f549607d77b.jpg
 


Rtrinda

Cirrus
Registo
31 Mar 2009
Mensagens
51
Local
Pinhal de Frades
"Por exemplo, aquela fotografia do Mediterrâneo bem que podia ser do Portinho da Arrábida. Claro que a água do Portinho é mais fria que a do Adriático. Mas mais paradisiaca que a de Loret."- André

A questão é que os países do mediterrâneo tem varias serras da Arrábida e vários Portinhos da Arrábida, mais que Portugal seguramente quer em quantidade e qualidade, pois como todos nos sabemos a serra da Arrábida foge a tipologia atlântica que predomina na nossa costa devido a uma conjugação de factores entre os quais ser uma zona que não esteja tão exposta ao oceano atlântico.
E mais se reparamos com atenção com a excepção do Algarve as duas zonas que tem um maior fluxo e tradição turística na costa continental portuguesa é a zona da arrábida( com Sesimbra e Tróia) e a Linha de Cascais/Estoril e eu pergunto qual a razão desse facto???
Eu considero por ambas essas zonas terem características bem mais idênticas com a costa mediterrânea devido ao facto de não estarem expostas directamente ao oceano atlântico e nestas zonas o turística encontra uma pequena amostra daquilo que usufrui no Mediterrâneo e mesmo no Algarve, julgo que as coisas não acontecem por acaso.
Relativo a costa Andaluza é um facto que a costa oriental é muito mais explorada pelo turismo que a costa ocidental e na minha opinião também esse fenómeno não acontece por acaso .
Mas estou 100% de acordo Portugal deverá assumir sem complexos a influencia norte atlântica da nossa costa e aproveita-la daquilo que ela poderá oferecer que não é seguramente a actividade balnear típica pois ai não temos muitas hipóteses por tudo o que já disse anteriormente e deixarmos definitivamente a ideia que como temos muito sol logo temos excelentes condições para o turismo, pois as coisas não são tão lineares e simples assim, pois da mesma maneira que temos muito sol também temos muita chuva principalmente do Cabo da Roca para cima refiro-me ao litoral obviamente.

Cumprs
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
A questão é que os países do mediterrâneo tem varias serras da Arrábida e vários Portinhos da Arrábida, mais que Portugal seguramente quer em quantidade e qualidade, pois como todos nos sabemos a serra da Arrábida foge a tipologia atlântica que predomina na nossa costa devido a uma conjugação de factores entre os quais ser uma zona que não esteja tão exposta ao oceano atlântico.
E mais se reparamos com atenção com a excepção do Algarve as duas zonas que tem um maior fluxo e tradição turística na costa continental portuguesa é a zona da arrábida( com Sesimbra e Tróia) e a Linha de Cascais/Estoril e eu pergunto qual a razão desse facto???
Eu considero por ambas essas zonas terem características bem mais idênticas com a costa mediterrânea devido ao facto de não estarem expostas directamente ao oceano atlântico e nestas zonas o turística encontra uma pequena amostra daquilo que usufrui no Mediterrâneo e mesmo no Algarve, julgo que as coisas não acontecem por acaso.
Relativo a costa Andaluza é um facto que a costa oriental é muito mais explorada pelo turismo que a costa ocidental e na minha opinião também esse fenómeno não acontece por acaso .
Mas estou 100% de acordo Portugal deverá assumir sem complexos a influencia norte atlântica da nossa costa e aproveita-la daquilo que ela poderá oferecer que não é seguramente a actividade balnear típica pois ai não temos muitas hipóteses por tudo o que já disse anteriormente e deixarmos definitivamente a ideia que como temos muito sol logo temos excelentes condições para o turismo, pois as coisas não são tão lineares e simples assim, pois da mesma maneira que temos muito sol também temos muita chuva principalmente do Cabo da Roca para cima refiro-me ao litoral obviamente.

Cumprs

Postei há instantes uma noticia sobre a atribuição de Bandeiras Azuis nas praias portuguesas, onde se pode ler o seguinte:

"Países como a Espanha, a Grécia ou a Itália têm percentagens muito inferiores", diz José Archer, reconhecendo que beneficiamos do facto de sermos banhados pelo Atlântico, com uma renovação de águas muito superior à do Mediterrâneo, "o que favorece a qualidade".

Seguimento Praias 2009

Portanto, o responsável pela nossa água fria, é também o responsável pela boa qualidade da água na costa portuguesa.
No campo de requalificação das praias até temos dado bons passos.

;)
 

Rtrinda

Cirrus
Registo
31 Mar 2009
Mensagens
51
Local
Pinhal de Frades
Agora é a minha vez ok?

Nazaré:
nazarenazarra.jpg


Palma de Maiorca:
3079968631f549607d77b.jpg

Ok o que é que eu vejo nessa imagem um dia de tempestade com o mar picado a nível de ondulação nada a referir esta imagem nem sequer mostra nada a que se possa chamar Onda,vê-se um dia de tempestade de ventos forte e um mar revolto condições que podem acontecer ate no rio Tejo ou em qualquer outro lugar. isto parece-me um dia de tempestade no Rio Tejo em Alcochete ou no Seixal ou em Caxias já vi condições bem identicas a estas .
Agora vagas de 5,6,7 metros como se verificam na Praia do Norte e em outras praias portuguesas isso garanto que só em mais meia dúzia de praias em toda mas em toda a Europa e´que se verificam.
Nesta tematica nem sequer ha comparação possivel tal as diferenças consideraveis.


Cumprimentos,
 

Rtrinda

Cirrus
Registo
31 Mar 2009
Mensagens
51
Local
Pinhal de Frades
Postei há instantes uma noticia sobre a atribuição de Bandeiras Azuis nas praias portuguesas, onde se pode ler o seguinte:

"Países como a Espanha, a Grécia ou a Itália têm percentagens muito inferiores", diz José Archer, reconhecendo que beneficiamos do facto de sermos banhados pelo Atlântico, com uma renovação de águas muito superior à do Mediterrâneo, "o que favorece a qualidade".

Seguimento Praias 2009

Portanto, o responsável pela nossa água fria, é também o responsável pela boa qualidade da água na costa portuguesa.
No campo de requalificação das praias até temos dado bons passos.

;)

Ainda bem fico muito contente por isso alias eu gosto da nossa costa tal e qual como ela está nem imagino-a de outra forma.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
«... anos 70 a ouvirmos dizer que o nosso tempo é o melhor do mundo eu so pergunto o nosso clima é o mais atractivo comparando como quem???»- Rtinda.

Continuamos a bater no ceguinho?
Eu já disse que não acho que Portugal tenha o melhor clima do mundo.


« Com a Rússia com a Inglaterra, com a Holanda, com a Alemanha e então o Chipre não existe???? Malta não existe???? Creta não existe???? Sardenha não existe???? Ibiza e Maiorca não existe???? Costa do Sol não existe????Sul de Itália não existe????»- Rtinda.

Nenhum desses é tropical como algumas partes de Portugal.
Deve estar a dar uma perspectiva apenas baseada no verão e mesmo aí nem sei...


«Enfim julgo que esta nossa noção colectiva do clima ainda nos vai prejudicar pois penso que poderemos cair no erro de querer competir com esses países quando nem sequer temos condições para o fazer.»- Rtinda.

A minha perspectiva não é competir, pois Portugal tem sítios melhores e piores que muitas rivieras de que tanto fala. Apenas é um local diferente com perspectivas diferentes. Acredito mais num turismo mais selectivo e não tão de massas. Convenhamos, mais de qualidade e menos de quantidade.
É pelas suas características que Portugal tem que vingar, ter uma atitude mais realista e ainda mais ecológica.
É aí que se pode fazer a diferença.



«Ok vamos então esquecer a Galiza só faço uma pergunta muito mas muito simples, olhando para o Mapa do Sul de Espanha nomeadamente para a Costa Andaluza qual a razão ou motivo para que a actividade turística( seja ela de luxo , praia por ai fora) está concentrada em maior nº para lá do estreito de Gibraltar a chamada Costa Del Sol (Pourto Banus, Marbelha, estendo-se depois pela restante costa Almeria e de Múrcia) e que parte ocidental da costa da Andaluzia a chamada costa da Luz( Huelva, ilhas Cristinas ,etc) tem uma actividade turística bem menor e reduzida?????? Porquê que existe um aeroporto internacional em Málaga e não existe por exemplo em Huelva??? Qual a razão o motivo para que o investimento turístico espanhol tenha sido feita nesse lado da costa oriental(mediterraneo) e não no lado mais ocidental(atlantico)?????»- Rtinda.

As Canárias também são muito turísticas e tal como a Madeira não padecem tanto do mal das enchentes de verão, pois graças a um clima mais quente e estável do que o das Rivieras de que tanto tem falado aqui, são visitadas em diferentes fases do ano. Espero que não se tornem em mais uma Benidorm ou Vilamoura.




«Ok vamos então comparar e deixarmos de suposições:»- Rtinda.

Mas quem é que aqui anda a supôr? Eu falei-lhe em dados concretos.
Mas olhando para os mapas das temperaturas que tão criteriosamente seleccionou, vejo que as ilhas gregas estão com a água mais fria que algumas partes do Algarve e que após Gibraltar, as águas em vez de aquecerem esfriaram. Mas realmente ali a Itália, parece estar bem quentinha...

Mas já que estamos a falar de mar ( e até alto mar), de certeza que não se deve importar que coloque aqui os meus dados, que não falam apenas de um dia, mas de vários e em diferentes fases do ano:



27 Outubro de 2008

Nem há muitas diferenças entre o algarve e o Mediterrâneo central.
Mas o mar dos Açores vai com 25ºc!



3 de Novembro de 2008

Açores ainda nos 25ºc em uma vasta zona marítima.
Apenas um local visível no Mediterrâneo (costa argelina) consegue num pontinho os 24ºc.



19 de Novembro

Mar dos Açores a 24ºc.
Mediterrâneo mal chega aos 20ºc.



24 de Novembro.

24 graus nas zonas mais quentes do mar dos Açores.
19-20 no mar Mediterrâneo.




1 de Dezembro

24 graus na zona meridional do mar dos açores.
23-23,5 numa área mais vasta.
Mediterrâneo 18,19. Possivelmente águas nos 20 em zonas mais quentes.




8 de Dezembro

E agora começa a prova de inverno.
21-22 para os Açores.
15-16 para o Mediterrâneo.



17 de Dezembro
23 nas zonas meridionais ainda dos Açores.
22,5 numa área maior.
18 nas áreas mais quentes do Mediterrâneo.
No Mediterrâneo do leste os valores andam nos 19 ainda. Vi isso no Chipre, mas não tenho aqui os dados. É por palavra, acredite quem quiser.
Alexandria ( Egipto) andou nos 20 até Janeiro. Depois baixou até aos 18.



26 de Dezembro

Açores: 22,5.
Mediterrâneo: 17ºc.





11 de Janeiro

Açores: 22,5.
Mediterrâneo: 16-17ºc.




23 de Janeiro
Açores: 22 numa zona mais quente.
21,5 numa vasta zona.
Mediterrâneo: 16 numa zona mais quente.
15,5 no resto.



1 de Fevereiro

Açores:
Em zona mais quente: 22ºc
Em área mais vasta: 21, 21,5ºc.
Mediterrâneo: 16,5.




17 de Fevereiro

Açores: 21,5-22ºc
Mediterrâneo: 16 junto a Gibraltar e 15,5 nas partes mais quentes.




3 de Março

Açores: 23 na zona meridional.
21,5 -22 numa zona mais vasta.
Mediterrâneo: 16 nas zonas mais quentes e 15,5 nas zonas mais quentes restantes.




15 de Março

Açores: 22 nas partes mais quentes.
21-21,5 numa zona mais vasta.
Mediterrâneo:
17-18 nas partes mais quentes.



5 de Abril
Açores: 22-23 para as zonas mais quentes.
21,5-22 numa extensão maior.
Mediterrâneo: zonas mais quentes: 19ºc.



29 de Abril

Açores: 23-24. 22 numa área mais vasta.
Mediterrâneo: 19,5-20 junto ao Atlântico.



4 de Maio
Açores: 23-24ºc. 22,5 num área mais vasta.
Mediterrâneo: 19-20ºc.




31 de Maio:
E a aproximar do período quente:
Açores: 25-26ºc nas zonas mais quentes. 27 numa zona ainda mais quente.
24-25ºc num área vasta.
Mediterrâneo: 27 no alto Adriático.
25-26ºc em zonas mais quentes.
23-24 numa área vasta.

Estas gravei no ano passado, mas infelizmente não meti as datas:








Isto foi mais lá para o verão.
Valores de temperatura oceânica constantes acima de 20ºc mesmo no inverno, representam o começo da zona tropical ( onde já cresce o coral de águas quentes). Na área terrestre possivelmente serão acima de 18ºc ( segundo Koppen-Geiger entre outros).
Resumindo os Açores têm condições para efectuar turismo baseado na observação de cetáceos, tubarões e tartarugas marinhas, no seu vasto mar, que é extensão importante do território marítimo português( área essa que se prevê provavelmente aumentada). Claro que não é de massas como outras rivieras ( pois não há linha costeira sequer na sua parte meridional), mas é bastante especializado.
Banhos num mar tão convidativo e LIMPO também podem ser interessantes evidentemente.
Tem valores de temperatura que a meu ver não têm nada a dever ao Mediterrâneo. Estive mesmo a ver a zona de Israel-Egipto e junto ao Mediterrâneo sempre descem aos 17-18ºc.
Mas não acho um melhor ou outro pior, apenas os acho diferentes.
Isto claro, corresponde a turismo especializado. Agora também vejo grande interesse científico!
Vi na National Geographic um documentário sobre o mar dos Açores, em que uma vez por ano, cardumes de vários milhares de peixes se reúnem nas suas águas atraindo vários predadores! Estava muito bem documentado, filmado e eu só soube que era nos Açores mesmo no fim, porque antes disso pareceu-me que estava em algum local bem mais distante e perto do Equador ( cheguei a pensar em Oceano Índico junto à Corrente das Agulhas).
Sem dúvida que a Corrente do Golfo é a responsável por tais acontecimentos.






«Conclusão:
A temperatura da agua no Mediterraneo nos meses de Verão é bem mais elevada que na costa portuguesa, por isso julgo que não seja nada de extraordinario que a temperatura media da agua do mar em Setembro na Costa da Caparica seja de 21 graus não é isso que faz a diferença.»-Rtinda.

Mas ninguém disse que fazia a diferença.
O que se disse é não era tão fria assim como andou aqui a dizer. Inclusivamente foi dito que haviam variações.
Eu já lhe expliquei o comportamente do oceano junto à costa ocidental portuguesa e o porquê das águas serem frescas mas tão ricas em biodiversidade mas você teima em comparar alhos com bugalhos.




«E porque será que existe menos ondulação em Carcavelos ou Caxias ou no rio Tejo ?????
E Porque será que existe menos ondulação em Sesimbra, na Arrábida e no Rio Sado????

Existe devido ao recorte da Costa e por serem zonas que não estão tão expostas ao oceano e que se encontram perto da foz do rio.
Mas não são representativas de nada alias são apenas excepções a regra numa pequena escala»- Rtinda.

O que quis dizer é que há variações.


«A seguir a zona da Cantábria e algumas zonas do Litoral Francês atlântico, a Costa portuguesa é aquela que recebe mais ondulação.
Alias das maiores vagas a nível de ondulação na Europa surgem na Praia do Norte na Nazaré e mesmo em outras zonas(Ericeira ,Peniche ,Meco ,Praia Grande ,por ai fora).
E mesmo assim duvido que se consegue ter um oceano atractivo para turistas que se virem uma onda de 0,5 m já ficam todos assustados, pois são pessoas muitas delas que só tem contacto com piscinas.»- Rtinda.

A costa ocidental da Galiza também não é muito meiga em ondulação, mas por mim as ondas são muito bem vindas, porque assim tenho a Costa da Caparica para mim e os surfistas, vindos de várias partes do mundo podem assim continuar-nos a visitar.
Os turistas que são amigos do caldo, têm por escolher cá ou em outras partes do mundo, mas não será na nossa selvagem costa ocidental de certeza. Essa é para os da casa que gostam dela.:thumbsup:



«O que apenas quero referir é que considero ser muito superficial argumentar que Portugal tem excelentes condições para o turismo baseando so esse argumento nas horas de sol ou na temperatura que se tem em Portugal, alias podemos dizer que Portugal tem muitas horas de sol comparativamente com muitas regiões ou quase todas na Europa, mas depois por outro lado quase toda a costa portuguesa(Principalmente de Sintra para cima) temos valores de precipitação bem elevados e bem superiores a muitas regiões mediterrâneas»- Rtinda.

Penso que até o nortenho e fresco Porto tem mais horas de sol que a tão afamada Roma.
Quanto às temperaturas, no norte interior temos locais com a mesma temperatura de inverno, verão e até mais altas.
O que quero dizer é que é tudo muito variável. Depende do local.
Mas se está a comparar a costa a norte de Sintra com locais mais vocacionados em termos de praia isso diz o quanto tendencioso tem sido.
Eu também não vou comparar a temperatura do mar da costa da California com a da Florida ou dos Açores, porque simplesmente existem correntes opostas.


«...e considero e foi isso que tentei aqui demonstra que o factor da temperatura Ada agua como da ondulação pode e condiciona no meu ponto de vista a actividade turística balnear de uma região e de facto todo o território português tem muita influencia atlântica o que no meu ponto de vista torna-o menos atractivo para a pratica turística tradicional de praia pois apenas de termos sol é um facto não temos o resto( Agua quente, noites agradáveis, ondulação do mar baixa) e essa realidade no meu ponto de vista não deverá ser ignorada mas isso não significa que não tenhamos outras potencialidades e capacidades.»-Rtinda.

Mas isso é uma coisa que penso que quase toda a gente sabe.
Mas o facto é que temos locais com muito interesse até com climas mais quentes do que pensa.
Não digo que Monte Gordo, tenha as mesmas condições que toda costa ocidental, mas as nossas ilhas sim e até são mais quentes, embora não estejam tanto sujeitas a enchentes de verão e felizmente sempre recebem alguma humidade para terem paisagens verdes, porque do amarelo estamos nós todos habituados a ver aqui no continente.
Felizmente, não temos condições para urbanizar a nossa costa, porque nem há dinheiro para fazer tal em pouco tempo, porque felizmente algumas zonas são área protegida e Monte Gordo não fica em todo o lado.
 

Rtrinda

Cirrus
Registo
31 Mar 2009
Mensagens
51
Local
Pinhal de Frades
Clima tropical em Portugal continental ?????

Surfar com 5º graus de temperatura exterior e 12 graus de temperatura da agua do mar é gostar de caldo, pois é o que muitos surfistas portugueses as 8h fazem quando muita gente esta a dormir nos domingos de manha invernosos claro que a sensação que se tem é que agua esta quentinha pois se estão 5 graus cá fora e 12 dentro de agua a sensação que se tem é que esta a tomar banho de agua morna .


Comparar alhos com bugalhos ou ter argumentos tendenciosos era dizer do género Portugal tem um clima tropical ou dizer que na Normandia na Bélgica ou na Holanda existem melhores condições para o turismo balnear ou que tem praias mais apetecíveis para o turismo que Portugal, como não disse nem uma coisa nem outra julgo que as comparações que fiz é referentes aos países do sul da Europa espaço a que Portugal pertence e a nível de turismo sim é com esses países que devermo-nos comparar, por isso julgo que as comparações que fiz ate tem uma certa lógica e obedecem a alguma coerência .
Faz mais sol em Roma que no Norte de Portugal, ok não vou discutir esse ponto ,so que que existem zonas no Norte de Portugal em que a precipitação anual é superior aos 2000 mm por ano e que na globalidade chove mais vezes em mais quantidade que naa cidade de Roma ou na provincia da Lazio e claro que em Roma temos um verão quente com noites quentes e nas praias da provincia da Lazio temos aguas a rondar os 23º 24º graus e no Norte de Portugal vamos a banhos com temperaturas de 18º graus um mar por vezes agressivo e muitas vezes as noites são fustigadas por nortadas que dão uma sensação térmica bem desagradável ISTO NÃO SGNIFICA QUE NO MEDITERRANEO NÃO HAJA VENTO NO VERÃO SÃO É MASSAS DE AR CONTNETAL BEM MAIS QUENTES E AMENAS QUE NA COSTA ATLANTICA PORTUGUESA MAS RECONHEÇO DA MESMA MANEIRA QUE NO INVERNO ACONTECE O EFEITO CONTRARIO OU SEJA A TEMPERATURA É MAIS SUPORTAVEL DURANTE OS MESES DE INVERNO NA NOSSA COSTA QUE EM MUITAS DAS REGIÕES MEDITERRANEAS .

Sim mas o turismo ecológico poderá vir a ser uma realidade isso concordo interiamente com essa perspectiva a nível de um turismo de qualidade pode ser uma boa solução.

Cumprs
:)
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Por uma questão informal agradece-se aos membros do Fórum que não se faça uso sistemático do "Copy and Paste"; o Fórum não é nenhum chat, pelo que a Administração do Fórum poderá eliminar mensagens de membros que façam uso sistemático desse recurso.
Muitas opiniões divergentes num dado ponto circunstancial podem ser discutidas em privado, evitando assim sobrecarregar o tópico de mensagens que pouca ou nenhuma mais valia trazem ao tema em discussão.
Por favor, limitem-se a discutir apenas o assunto identificado no título do Tópico.
A Administração do Fórum pede aos membros que levem em linha de conta as indicações atrás referidas, a fim de evitar a eliminação de futuras mensagens.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Clima tropical em Portugal continental ?????

Melhor que isso.
Eu disse em PORTUGAL.
E provei-o com dados.
Penso que o Rtinda, respondeu antes de eu editar a minha mensagem e postar gráficos de temperatura dos Açores.




Surfar com 5º graus de temperatura exterior e 12 graus de temperatura da agua do mar é gostar de caldo, pois é o que muitos surfistas portugueses as 8h fazem quando muita gente esta a dormir nos domingos de manha invernosos claro que a sensação que se tem é que agua esta quentinha pois se estão 5 graus cá fora e 12 dentro de agua a sensação que se tem é que esta a tomar banho de agua morna .

Eu não sei o que os surfistas portugueses fazem nas manhãs de inverno, mas apanhar a água a 12 graus deve ser uma sorte brutal!!
Sim, porque não será de certeza a média. Só baixa a 12 muito ocasionalmente em anos extremos e será apenas nas zonas mais frias da Costa Ocidental.
Mas indiferentes a isso parecem estar os campeonatos internacionais cá realizados.
Não sei porque exagera em dizer mal. Você tem algum ódio?


Comparar alhos com bugalhos ou ter argumentos tendenciosos era dizer do género Portugal tem um clima tropical

E tem sim senhor.


como não disse nem uma coisa nem outra julgo que as comparações que fiz é referentes aos países do sul da Europa espaço a que Portugal pertence e a nível de turismo sim é com esses países que devermo-nos comparar, por isso julgo que as comparações que fiz ate tem uma certa lógica e obedecem a alguma coerência


Então não.
Teria coerência se tivesse um conhecimento mais aprofundado da dinâmica dos oceanos. Ninguém no seu perfeito juízo compara zonas de correntes quentes com frias em termos de temperatura!


Faz mais sol em Roma que no Norte de Portugal, ok não vou discutir esse ponto ,so que que existem zonas no Norte de Portugal em que a precipitação anual é superior aos 2000 mm

Tivemos que subir até ao Gerês para chegar a tal conclusão!
Obrigado.
Até diria que ultrapassa esse valor, pois parecem-me muito conservadores esses «apenas» 2000 mm!
E acho que isso é a razão pela qual a vegetação é tão luxuriante e espectacular nessa região.:thumbsup:


por ano e que na globalidade chove mais vezes em mais quantidade que naa cidade de Roma ou na provincia da Lazio e claro que em Roma temos um verão quente com noites quentes e nas praias da provincia da Lazio temos aguas a rondar os 23º 24º graus e no Norte de Portugal vamos a banhos com temperaturas de 18º graus um mar por vezes agressivo e muitas vezes as noites são fustigadas por nortadas que dão uma sensação térmica bem desagradável

Pois claro, quando você compara zonas de água quente com zonas de água fria, prova uma grande coisa. Que as zonas de água quente têm água mais quente que as zonas de água fria.
Ora a meu ver é mais interessante, saber que num local em que chove bem mais do que Roma ( como o Porto) consegue ainda ter mais horas de sol por ano!
Isto sim é de realçar.
E lá está não é que seja melhor ou pior, é DIFERENTE.
Quanto aos valores de verão não precisamos de ir para o Sul e nem para o Centro, se formos para o interior e para zonas quentes do Douro nem vale a pena a comparar. Não só são muito mais secas, que zonas de latitude equivalente no Mediterrâneo mas também mais quentes.
Mas não as acho melhores ou piores. Se for para turismo de massas, evidentemente que a zona costeira da Sardenha terá mais interesse por exemplo, mas em termos de clima propriamente dito e turismo mais selectivo, tudo depende de cada um.


ISTO NÃO SGNIFICA QUE NO MEDITERRANEO NÃO HAJA VENTO NO VERÃO SÃO É MASSAS DE AR CONTNETAL BEM MAIS QUENTES E AMENAS QUE NA COSTA ATLANTICA PORTUGUESA MAS RECONHEÇO DA MESMA MANEIRA QUE NO INVERNO ACONTECE O EFEITO CONTRARIO OU SEJA A TEMPERATURA É MAIS SUPORTAVEL DURANTE OS MESES DE INVERNO NA NOSSA COSTA QUE EM MUITAS DAS REGIÕES MEDITERRANEAS .

Massas de ar continental quente no verão em Portugal também há, sobretudo no interior. Na Península Ibérica elas chegam do Sahara, pois não têm uma grande distância de mar para atravessar e assim não arrefecem tanto. De resto, agradeço a sua franqueza, mas eu já conheço o Mediterrâneo.

Sim mas o turismo ecológico poderá vir a ser uma realidade isso concordo interiamente com essa perspectiva a nível de um turismo de qualidade pode ser uma boa solução.

Com áreas enormes de costa com pouca construção e acima de tudo, LIMPAS, penso que é o caminho correcto.
Também temos a serra, a riqueza do mar, a vegetação luxuriante de alguns locais que são aspectos a ter em conta.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
A serra da Arrábida tem um dos últimos vestígios primitivos do que foi a floresta mediterrânica há alguns milhares de anos, que no dizer do famoso botânico suíço Chodat, encerra algumas plantas que usualmente são pequenas mas na Arrábida atingem dimensões ao ponto de formarem floresta, parecendo que fomos transportados para alguns períodos geológicos atrás.
No mundo restam uns 2 ou 3% de floresta primitiva mediterrânica, por isso como deve calcular não há assim tantas Arrábidas espalhadas por outras zonas mediterrânicas. Quem nos dera que assim fosse!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,391
Local
Olhão (24 m)
Portugal tem muito potencial turístico ou não morasse numa região turística como é o Algarve e não "Allgarve" como alguns dizem :angry::angry::angry:irra que mato ainda algum que volte a dizer Allgarve:angry::angry::disgust:.:lol:

Este é um vasto tema, quando se fala em potencial turístico porque razão só se fala em praias e nada mais, será que o nosso turismo só vêm cá por causa da praia, mesmo no Algarve e sendo algarvio a praia tem a sua importância mas não é tudo o que se possa querer, o nosso turismo no Algarve é sobretudo ingleses, alemães e muitos nórdicos que procuram o calor, as nossas águas limpas e as suas belas praias, não é por termos a água mais fria que outros concorrentes directos que não deixamos de ter turistas, ah vou para maiorca que a água é mais quente:lmao:, quanto ao membro "Rtrinda" eu também podia colocar aqui uma foto com o mar revolto no Algarve e outra da Grécia com o mar calmo, e dizer que na Grécia é muito melhor mais calmo do que no Algarve, prontos não temos potencial turístico isto tem muita ondulação:lol:.
O Algarve não é só sol e praia, nos últimos anos começámos a investir noutra área do turismo, o chamado turismo rural, aquele que não gosta tanto de sol e praia, e procura nos nossos recantos mais interiores das nossas serras,a paz, a tranquilidade e a harmonia que é passar umas férias calmas à sombra de uma albarrofeira. Comparem os hóteis rurais ou casas rurais que existiam há cerca de 10 anos atrás e agora no Algarve, será que o turismo só vem cá pela praia, ou já começa também a interessar-se pela beleza da nossa região.:unsure:

Eu sou algarvio até não sou muito doido por praia, mas gosto da região onde vivo, porque tem muitas outras coisas para descobrir do que somente a praia, agora aqueles que só pensam sol e praia e nada mais, claro que dizem sempre que Portugal não tem nada de interesse, os outros têm sempre melhores condições que nós, muito típico dos portugueses.:disgust:

Será que a região do Douro não tem potencial? Será que a Serra da Estrela não tem potencial? Será que a zona da Narazé até Aveiro não tem potencial? Será que do Porto a Viana do Catelo não tem potencial? Será que a região de Lisboa e Setúbal não tem potencial? Será que os Açores e a Madeira não têm potencial?

Todas estas regiões têm potencial mas cada uma com a sua especificidade da sua região, ou não será assim, o turismo não gira todo à volta do sol e da praia.
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Penso que Portugal tem um optimo potencial turístico, pois o turismo não é sinónimo de praia e calor.

Portugal tem belos monumentos, tem belas paisagens, tem bons museus, tem optima gastronomia, tem festas religiosas e profanas.

Por exemplo aqui em São Miguel, tanto as festas do Senhor Santo Cristo como as festas do Divino Espírito Santo atraem milhares de pessoas, assim como em Braga a Semana Santa trás milhares de turistas á cidade. Na Madeira tanto a passagem de ano como a festa da flor também atrai muito turista. Isto são só alguns exemplos de que turismo não é sinónimo de sol e calor e praia
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
924
Local
Entre BRG e GMR
Em primeiro lugar, como tecnico superior de turismo devo dizer o seguinte:

O Turismo dos 3 S (Sex, Sand and Sun)não interessa a ninguém e cada vez está mais morto. Prova disso é a queda do algarve que apenas se recompões com a afluência de Portugueses que até uns anos atrás não migravam tão massivamente para esta colónia estrangeira.

Em seguida há que ter em conta o seguinte. Portugal enquanto potencial turístico é uma amostra insignificante do que países como França. Itália, Inglaterra ou Espanha demonstram. Na verdade não podemos competir com estes destinos em absolutamente NADA. E quem viaja sabe disso.

Praias? Espanha e Sul de França batem Portugal de longe.
Montanha e Neve? Nem vale a pena falar disso.
História? Não somos mais que ninguem.
Monumentos? Os nossos monumentos são modestos em comparação.
Religião? Temos Fátima e os outros tem Santiago, Lurdes ou o Vaticano.

Isso tudo não para menorizar Portugal mas para termos consciência das nossas limitações e acabar com os disparates "Temos o mais belo país do Mundo". Portugal é bonito e era-o ainda mais há décadas atrás mas deve em todos os aspectos a outras nações bem mais competitivas.

A maior riqueza de Portugal é a variedade cultural, climática e geográfica em tão pequeno território. Somos ricos em tradições e em variedade etnográfica ao contrário do que se apregoa nas escolas ainda um pouco nacionalistas e fascistas.

No entanto, estas gentes que hoje ainda fazem Portugal, estas que nasceram na idade média e hoje estão alheadas da modernidade, são as que atraem os turistas valiosos. São estes os Novos turistas que tem educação superior, gastam imenso e respeitam e interessam-se pela qualidade ambiental, social e cultural do país que visitam.

São estas características únicas tradicionais que fazem de Portugal um mosaico de povos e regiões dentro de um povo e País maior. Porém, daqui uma ou duas décadas, a genuinidade das pessoas mais antigas acabará e os mais jovens, estes, são todos iguais uns aos outros.

Além da perda de identidade das regiões, o urbanismo acelerado e patrocinado por pessoas sem escrúpulos está a dizimar o valor paisagístico do país. Este é um problema atroz que salta aos olhos a quem visitar por exemplo o Minho e verificar que metade dele está engolido por betão. Mais umas décadas e o Alto Minho seguirá o mau exemplo do Distrito de Braga se não tomar precauções.

No fundo, com as limitações que Portugal tem, tendo em conta que o seu maior e mais famoso destino é um produto de massas desactualizado e utilizado por todo o mundo como O QUE NÃO FAZER (Algarve) tendo em conta a preservação do recurso, haveria que cuidar muito bem do que faz de nós diferentes dos outros.

O que causa atracção é a diferença, o desconhecido e não mais uns quilómetros de praias standard. E esta diferença e qualidade ambiental que se perde todos os dias e que risca de causar sérios problemas a quem quiser no futuro continuar a desenvolver esta industria.

Muito mais há para dizer sobre isso mas enfim.. é hora de jantar..
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Dizer que Portugal não tem potencial turístico, quando Portugal está no Top20 dos países mais visitados do mundo sinceramente....

Acrescentaria ainda que ser 20º no total de turistas é uma comparação injusta. Peguei nos números dos 20 maiores (espero não me ter enganado nas contas) e deixo aqui mais estes dados que penso que são adequados a esta discussão. Quem nos queira a competir em total de números com a França ou a Espanha deveria saber que isso é impossível, em termos de área geográfica estamos à frente desses dois líderes e em 3º na Europa (5º no mundo) atrás da Áustria e Itália.

turismo.gif


A leitura que faço é que Portugal tem tido mais do que potencial turístico, está nos países com maior atracção turística do mundo. E isto nada tem a ver com argumentos patrióticos saloios, eu também detesto isso, são apenas factos que coloco em cima.

Na minha opinião a questão não é o número de turistas, parece-me que já temos turistas a mais e que isso teve consequências graves no ordenamento nalgumas zonas, queremos é melhor rentabilidade por turista, e isso não a vamos encontrar nas praias. Temos que a encontrar na diversidade paisagista, arquitectónica, cultural, histórica, etc. Esse segmento das praias está esgotadissimo e em muitos lados até já irreversivelmente destruído.

E também não alinho na visão pessimista, tem-se feito algumas coisas boas, por exemplo no segmento do City & Short Breaks ou do Turismo de Negócios, Lisboa por exemplo tem conseguido resultados espectaculares nos últimos 10 anos (é uma cidade que já está no top10 de grandes eventos como conferências a nível mundial), é um segmento de maior capacidade financeira, classe média e alta e formação superior.

Quanto aos Açores, é para mim um tesouro escondido, um destino de sonho onde nos sentimos uma criança. Por mim podia ficar assim para sempre, em segredo, só para quem conhece. Mas compreendo que quem lá viva mereça uma vida melhor, por isso há que ir construindo maior oferta turística mas equlibrada, olhando sempre para o que de pior se fez nalgumas zonas de Portugal.