Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
A WMR100N tem ;)

c795c71e.jpg


WMR100N-2T.gif

Ya peço desculpa não reparei que era a N :rolleyes: sim a N tem ;)
 


Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Há algum equipamento de instrumentos meteorológicos, baratucho?

Termómetro, barómetro, anemómetro...
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Há algum equipamento de instrumentos meteorológicos, baratucho?

Termómetro, barómetro, anemómetro...

A mais barata e melhor na relação preço/qualidade parece ser a Oregon WMR100N, que podes comprar em lojas portuguesas como a Media Markt e outras do ramo.

Se moras longe dessas lojas, grande parte delas faz distribuição ao domicílio.

Um equipamento como o que referi encontra-se a cerca de 150 €.*

---

*Consulta o post que dirigi ao AJB, neste mesmo tópico, parece adequar-se a ti.
 

Breitling

Cirrus
Registo
13 Abr 2008
Mensagens
44
Local
Espanha
A mais barata e melhor na relação preço/qualidade parece ser a Oregon WMR100N, que podes comprar em lojas portuguesas como a Media Markt e outras do ramo.

Levando em conta a baixa (ou baixíssima) qualidade do protetor de radiação e do sensor de umidade da Oregon WMR100N, acho que a relação é favorável para a PCE-FWS20, também conhecida como Watson WX1080. Cerca de 80€ na Espanha. Por enquanto todas as que temos funcionando em Meteoclimatic estão dando bom resultado.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Levando em conta a baixa (ou baixíssima) qualidade do protetor de radiação e do sensor de umidade da Oregon WMR100N, acho que a relação é favorável para a PCE-FWS20, também conhecida como Watson WX1080. Cerca de 80€ na Espanha. Por enquanto todas as que temos funcionando em Meteoclimatic estão dando bom resultado.

Mas independentemente da marca dos sensores é indispensável a instalação de um radiation shield para proteger os sensores dos efeitos da radiação quer directa quer difusa, recomendando-se o modelo Davis Passive 7714, que custa cerca de 85 €.
 

Breitling

Cirrus
Registo
13 Abr 2008
Mensagens
44
Local
Espanha
Mas independentemente da marca dos sensores é indispensável a instalação de um radiation shield para proteger os sensores dos efeitos da radiação quer directa quer difusa, recomendando-se o modelo Davis Passive 7714, que custa cerca de 85 €.

Efetivamente, tanto as Oregon como as PCE precisam disso.
 

xico253

Cirrus
Registo
7 Jul 2009
Mensagens
3
Local
Braga
Boa tarde,
Agradecia que me informassem sobre estações meteorológicas profissionais.
Necessito uma que meça a temperatura, a humidade, o vento, a precipitação, a radiação solar e que comunique com o pc.
Como não entendo nada sobre estações meteorológicas estou na esperança que me possam ajudar, indicando os modelos que preenchem os requisitos acima indicados.
Sem mais de momento despeço-me, agradecendo desde ja os vossos esclarecimentos.
 

lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar
Boa tarde,
Agradecia que me informassem sobre estações meteorológicas profissionais.
Necessito uma que meça a temperatura, a humidade, o vento, a precipitação, a radiação solar e que comunique com o pc.
Como não entendo nada sobre estações meteorológicas estou na esperança que me possam ajudar, indicando os modelos que preenchem os requisitos acima indicados.
Sem mais de momento despeço-me, agradecendo desde ja os vossos esclarecimentos.

Oi Xico253, primeiro que tudo bem vindo a esta casa.

Para te podermos dar umas dicas sobre a estação que pretendes adquirir tudo tera muito a haver com o orçamento que podes dispensar, a partir dai podes começar a ter algumas ideias.

Um abraço e até ja.
 

xico253

Cirrus
Registo
7 Jul 2009
Mensagens
3
Local
Braga
Oi Xico253, primeiro que tudo bem vindo a esta casa.

Para te podermos dar umas dicas sobre a estação que pretendes adquirir tudo tera muito a haver com o orçamento que podes dispensar, a partir dai podes começar a ter algumas ideias.

Um abraço e até ja.

De momento o orçamento não é limitativo, sendo óbvio que terá um peso na escolha do equipamento.
Considero mais importante um equipamento de qualidade que preencha os requisitos, sendo que posteriormente para a escolha do equipamento terei em atençao o preço.
Assim poderiam orientar-me sendo que só mais tarde irei ter em atenção o preço do equipamento.
Muito Obrigado
 

lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar
Olá, AJB. ;)

Parece que procuras uma Oregon ou uma Davis, mas acho que a tua decisão irá depender da utilização que pretendas dar ao equipamento, ao nível da precisão de medição de que necessitas e, obviamente, do preço do mesmo.
Para te esclarecer um pouco acerca desses aspectos, aqui fica uma ideia acerca das estações meteorológicas Oregon e Davis e dos seus constrastes.
As Davis, claramente superiores às Oregon, quer pela taxa de actualização dos dados, sensibilidade de medição do vento em quadrantes direccionais e intervalos de intensidade, maior precisão na medição da precipitação, com uma resolução pluviómetrica de 0,2 mm contra os 1,0 mm da Oregon (claramente melhor do que a Oregon neste aspecto), possibilidade de calibração de variáveis directamente na consola, alcance de sinal do ISS do módulo principal da estação (exterior) até à consola de 300 m e extensível até 2,7 km através de um repetidor de sinal, etc etc.
Muitos são os factores que nos poderão fazer optar por uma Davis ao invés de uma Oregon, mas o preço é também um factor de bastante importância, pelo que é importante ponderar bem a nossa escolha.


Quantos aos modelos Oregon mais competitivos (nenhum deles inclui um abrigo para o termo-higrómetro):

WMR100N (versão WMR100 com o termo-higrómetro separado do tubo do anemómetro, para que possa ser colocado no interior de um abrigo, normalmente um radiation shield - imprescindível para proteger os sensores da radiação solar e também da incidência de chuva, que deturparão os dados e poderão pôr em causa a integridade do sensor) - cerca de 150 €
(encontra-se em lojas como a Media Markt e do mesmo ramo)

WMR928NX/WMR968 (muito idêntica à anterior no que toca à fiabilidade e resolução dos sensores, mas com uma consola melhorada, com a função touchscreen; os sensores têm uma aparência diferente, mas os parâmetros de observação são muito idênticos) - cerca de 230 €
(encontra-se no ebay americano e alemão; ter em atenção que se for comprada fora da UE irão incidir nela taxas alfandegárias - explicadas em baixo)

WMR200 (inclui, de uma forma geral, tudo o que os anteriores incluem + sensor UV; o design dos sensores é diferente, mas os parâmetros de medição e resolução são bastante idênticos, a consola tem a função de touchscreen) - cerca de 300 €
(encontra-se no ebay americano e alemão; ter em atenção que se for comprada fora da UE irão incidir nela taxas alfandegárias - explicadas em baixo)


Há vários modelos da Davis Vantage:

6152 (versão base Vantage Pro2)
6153 (inclui Fan-Aspirated Radiation Shield [FARS 24h])
6162 (o que o modelo 6152 traz de série + sensor UV + sensor solar)
6163 (o que o modelo 6152 traz de série + FARS 24h + sensor UV + sensor solar)


Se comprares pelo ebay alemão ou americano (este último aparentemente mais barato, mas depois está sujeito a taxas alfandegárias e outros direitos aduaneiros) estes serão os preços, falando por alto (os preços baixaram):

6152 (cerca de 550 €)
6153 (cerca de 760 €)
6162 (cerca de 900 €)
6163 (cerca de 1180 €)


Estes preços são muito generalistas e já estou a incluir as taxas alfandegárias no preço final dos produtos Davis para simplificar aquilo que te quero dizer, claro que podes encontrar um pouco mais barato, mas também encontras muito mais caro, se for preciso.

Em Portugal, para te dar uma ideia, a mais barata fica acima dos 800 € e o modelo 6163 ascende praticamente aos 2000 €, pelo que comprar cá parece não ser muito compensatório.


Atenção: Os preços que referi não incluem o datalogger com o software WeatherLink, que é o que irá permitir a ligação da estação ao computador e à Internet.
Este aparelho custa cerca de 160 €, já com os portes e taxas incluídos, que se deverão somar ao preço-base de cada uma das estações.


No final, para dar o exemplo, um modelo que custe 420 € no país onde compras - vindo de fora da União Europeia - irá estar sujeito aos portes (cerca de 50 €) e a 20 % de IVA, a algumas taxas mistério de valor reduzido (cerca de 5 €) e o datalogger também estará sujeito a taxas alfandegárias.


Assim, o modelo 6152 (por alto);

420 € + 50 € + 20 % = 564 € (estação + portes + alfândega)

+ datalogger (cerca de 160 €)

=

~ 720 €


Tudo isto, cálculos feitos de forma muito grosseira e muito por alto, mas penso que dá para ter uma ideia de como as coisas se processam.

---

Em Portugal, podes comprar material Davis na Gestel, em Linda-a-Velha.

Há também a alternativa de procurares no ebay americano ou alemão, não obstante tudo o que referi atrás.

Há também algumas alternativas dentro da Europa: http://www.ukweathershop.co.uk/acatalog/davis_instruments.html


---


Mas, apesar de os preços não serem propriamente baixos, são estações de excelente qualidade e fiabilidade, pelo que - se quiseres a minha opinião - afirmo com toda a certeza que são estações que valem a pena.
Se tiveres possibilidades financeiras para comprar material Davis, não hesites, pois a sua robustez e durabilidade compensam bastante o dinheiro que se dá por ele.

Utilizado o post anterior do nosso prezado colega Daniel Vilão podes ter uma ideia de preços e estações. ;)