Local mais quente de Portugal ? 50°C é possível ?

Rtrinda

Cirrus
Registo
31 Mar 2009
Mensagens
51
Local
Pinhal de Frades
Sim é possível já ter feito 50 graus em Portugal em condições muito excepcionais, alias e baseio esta minha informação única exclusivamente no facto de a temperatura mais elevada registada em Portugal Continental ter sido como todos sabemos de 47,4 Graus na localidade de Amareleja DISTRITO DE BEJA á data de 01/08/2003 mesmo considerando que uma temperatura acima dos 42,43 graus mesmo na região mais quente do Pais no Distrito de Beja so surgir muito raramente talvez de 10 em 10 anos, considero em teoria que nesse mesmo dia de Agosto de 2003 em certas zonas do Vale do Guadiana se possam ter atingindo de facto os 50 graus, mas para todos os efeitos estamos a falar de uma situação climática muito excepcional e rara.
Agora o que eu duvido e não acredito mesmo de todo é que se atingiam temperaturas de 50 graus ou algo que se pareça em Trás-os-Montes mesmo sendo na chamada Terra Quente e não me baseio apenas numa questão de fé de acreditar ou deixar de acreditar baseio-me em factos e nos valores normativos da região que nunca registaram valores que se aproximam sequer dos tais 50 graus, por isso como não vi não li e não se consegue provar não acredito que em tempo algum se atingem temperaturas a sombra em Trás-Montes de 50 Graus e afirmo que em Portugal a única zona onde isso possa por ventura acontecer mesmo que não haja provas palpáveis reais de uma temperatura de 50 graus e no DISTRITO DE BEJA nomeadamente no Vale do Guadiana e na região raiana de Amareleja e Barrancos.

Relativo ao afirmarem que a temperatura mais elevada registada no CONTINENTE EUROPEU verificou-se numa latitude superior há de Roma ou de Atenas nomeadamente na região de Trás-os-Montes no século passado pois bem pelo que li aqui nada prova que isso de facto tenha acontecido pelas fontes que consultei muito menos, mas eu tenho uma teoria para esse tal acontecimento eu também em dias de muito calor o termómetro do meu carro marca 44,45 graus quando a temperatura em Lisboa e em Setúbal é de 36,37 graus e julgo que é um pouco por ai concerteza algum estrangeiro inglês trouxe um termómetro qualquer numa expedição qualquer ao verão continental seco de Trás-os-Montes e por algum motivo marcou essa tal temperatura de 52 graus e disse olha afinal em Portugal faz 52 graus no Verão(EM LONDRES JÁ VI EU COMO OS MEUS OLHOS NO MÊS DE JULHO UM TERMOTRO DA CIDADE QUE MARCAVA 37 GRAUS –COM ISTO NÃO ESTOU A DIZER QUE EM LONDRES FAZEM 37 GRAUS POIS A MAXIMA DESSE DIA ERA DE 32 GRAUS), agora isso a mim não me diz nada como também não diz nada a comunidade cientifica e dados oficiais e pelo que consultei a temperatura mais elevada registada na Europa foi sem surpresas na cidade de Sevilha a 4 de Agosto de 1888 da tal barreira dos tais 50º graus


Fonte:

http://www.ncdc.noaa.gov/oa/climate/globalextremes.html

Quanto ao resto é pura especulação misturada com alguma fantasia daqui a pouco so falta dizer que Trás-os-Montes tem um clima Árido com temperaturas perto dos 50º graus e que a Costa Portuguesa é uma Costa Tropical cheia não de Pinheiros mas de Mangueiras e Coqueiros.

Cumprimentos
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Agora o que eu duvido e não acredito mesmo de todo é que se atingiam temperaturas de 50 graus ou algo que se pareça em Trás-os-Montes mesmo sendo na chamada Terra Quente e não me baseio apenas numa questão de fé de acreditar ou deixar de acreditar baseio-me em factos e nos valores normativos da região que nunca registaram valores que se aproximam sequer dos tais 50 graus


Meu caro Rtinda.
Como está?
Ainda hoje cheguei do trabalho de campo e estive em alguns locais quentes de Portugal.
Andei em Mértola, Alcoutim, Vila Real de Santo António, Alte, Monchique ( novamente bem quente de noite) a belíssima Fonte da Benémola ( autêntico oásis da paisagem algarvia), etc, vi muitos turistas e durante a noite experimentei sempre temperaturas bem elevadas ( em Alte deviam estar mais de 25 de mínima) assim como as máximas em Castro Marim e no barrocal algarvio andaram bem altas (perto de Alcoutim andámos à volta dos 40ºc de dia, com muita facilidade).
Acho que viajar faz bem e ajuda-nos a entender muita coisa. É estando nos locais que se aprende.
Em relação ao Alto Douro, aconselho-o vivamente a conhecer a região.
Em Pinhão já se registaram 46ºc e não estamos a falar da região mais quente do local, nem de perto.


por isso como não vi não li e não se consegue provar não acredito que em tempo algum se atingem temperaturas a sombra em Trás-Montes de 50 Graus.


OK.


e afirmo que em Portugal a única zona onde isso possa por ventura acontecer mesmo que não haja provas palpáveis reais de uma temperatura de 50 graus e no DISTRITO DE BEJA nomeadamente no Vale do Guadiana e na região raiana de Amareleja e Barrancos.


Dentro do DISTRITO DE BEJA há numerosos microclimas, já vi que já entendeu isso.
Muito bem!:thumbsup:



...agora isso a mim não me diz nada como também não diz nada a comunidade cientifica e dados oficiais e pelo que consultei a temperatura mais elevada registada na Europa foi sem surpresas na cidade de Sevilha a 4 de Agosto de 1888 da tal barreira dos tais 50º graus


Receio que a comunidade científica já não dá valor a esse recorde tal como o de Riodades, que até é o valor mais alto revindicado na Europa e foi registado no mesmo dia que o de Sevilha.




Quanto ao resto é pura especulação misturada com alguma fantasia daqui a pouco so falta dizer que Trás-os-Montes tem um clima Árido


Segundo cientistas bastante bem cotados como Koppen-Geiger, Trás-os-Montes têm regiões com clima árido ( > 500mm anuais), nomeadamente no Vale do Côa e em Barca de Alva.


com temperaturas perto dos 50º graus e que a Costa Portuguesa é uma Costa Tropical cheia não de Pinheiros mas de Mangueiras e Coqueiros.



Quem é que disse que a costa portuguesa é assim?
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Agora o que eu duvido e não acredito mesmo de todo é que se atingiam temperaturas de 50 graus ou algo que se pareça em Trás-os-Montes mesmo sendo na chamada Terra Quente e não me baseio apenas numa questão de fé de acreditar ou deixar de acreditar baseio-me em factos e nos valores normativos da região que nunca registaram valores que se aproximam sequer dos tais 50 graus, por isso como não vi não li e não se consegue provar não acredito que em tempo algum se atingem temperaturas a sombra em Trás-Montes de 50 Graus e afirmo que em Portugal a única zona onde isso possa por ventura acontecer mesmo que não haja provas palpáveis reais de uma temperatura de 50 graus e no DISTRITO DE BEJA nomeadamente no Vale do Guadiana e na região raiana de Amareleja e Barrancos.

Sem querer entrar em polémica, acredito que a região do Pinhão, 20 km acima da Régua, ao longo do rio Douro, tem ou tinha capacidade para atingir temperaturas da ordem dos 50º. Refiro que tinha, porque desde que se construiu a barragem de Bagauste, perto de Régua, o rio traz um maior caudal na zona do Pinhão, o que pode contribuir para uma moderação do calor.

Seja como for, esta região, incrustada entre várias encostas sobranceiras ao Douro, concentra um bafo tórrido, o xisto das terras absorve e potencia o efeito calorífico, em alturas de vento leste, com céu limpo, alguém com coragem que faça uma medição rigorosa e depois falamos...;)
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Sem querer entrar em polémica, acredito que a região do Pinhão, 20 km acima da Régua, ao longo do rio Douro, tem ou tinha capacidade para atingir temperaturas da ordem dos 50º. Refiro que tinha, porque desde que se construiu a barragem de Bagauste, perto de Régua, o rio traz um maior caudal na zona do Pinhão, o que pode contribuir para uma moderação do calor.

Seja como for, esta região, incrustada entre várias encostas sobranceiras ao Douro, concentra um bafo tórrido, o xisto das terras absorve e potencia o efeito calorífico, em alturas de vento leste, com céu limpo, alguém com coragem que faça uma medição rigorosa e depois falamos...;)



Desculpa de corrigir só um pequeno pormenor, mas tudo o que seja rochas siliciosas não absorvem muito calor, já quanto ao calcário, e mesmo que sendo branco absorve imensa energia tem haver com a reação quimica do calcio em oposição ao silicio na absorção de energia:);).
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Sem querer entrar em polémica, acredito que a região do Pinhão, 20 km acima da Régua, ao longo do rio Douro, tem ou tinha capacidade para atingir temperaturas da ordem dos 50º. Refiro que tinha, porque desde que se construiu a barragem de Bagauste, perto de Régua, o rio traz um maior caudal na zona do Pinhão, o que pode contribuir para uma moderação do calor.

Seja como for, esta região, incrustada entre várias encostas sobranceiras ao Douro, concentra um bafo tórrido, o xisto das terras absorve e potencia o efeito calorífico, em alturas de vento leste, com céu limpo, alguém com coragem que faça uma medição rigorosa e depois falamos...;)

Existem zonas no Douro com mais potencial do que essa.
Embora sem dúvida que o aumento do caudal em algumas regiões pode ocasionar mudanças.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Compreendo a tua razão para achares muito complicado ou quase impossível haver 50º em Trás os Montes, apenas só no Alentejo.

Pois normalmente o Alentejo é mais quente, mas isso não quer dizer que em circunstâncias excepcionais se atinga temperaturas também iguais ou acima dos 45º noutros locais do país. Acho é bem díficil.
Certamente que acima dos 40º atinge-se sim, em Trás-os-Montes, em alguns locais mais quentes.
Afinal até alguns locais do Porto ultrapassaram-se os 40º naqueles primeiros dias de Agosto de 2003.
Um microclima poderia aumentar a temperatura em pelo menos em 3-4º, mas mais que isso duvido.

É uma questão de alguém tentar obter os máximos históricos de algumas destas estações de Portugal (Elvas, Estremoz, Foz Coa, etc...) e comparar.
Aqui vão algumas das máximas oficiais de 2003: A maioria do país vai pelo menos 5º abaixo do Alentejo.

Se houve 52º em Riodades, Amareleja então ultrapassava isso!

Amareleja 47.5
(Sevilha 47.0)
(Badajoz 46.0)
(Córdoba 46.0)
(Jerez de la frontera 45.1)
Beja 45.4
Évora 44.5
Lisboa 43.0
(Murcia 42.0)
Castelo Branco 41.6
Portalegre 41.3
Porto 39.5
Bragança 39.5

Curioso tb que na heatwave de 2007, vários locais na Europa de Leste tb ultrapassaram os 45ºC! Quem sabe chegou-se aos 50ºC em algum lado...
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Máximos absolutos para algumas estações meteorológicas em Espanha:

Badajoz - Talavera la Real / B. Aérea 44.8 (01 ago 2003)
Córdoba / Aeroporto 46.6 (23 jul 1995)
Sevilla / Aeroporto 46.6 (23 jul 1995)
Sevilla / Morón de la Frontera / B. Aérea 46.6 (19 jul 1967)
Sevilla - Tablada 45.4 (23 jul 1995)

http://www.aemet.es/es/portada
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
As zonas onde se podem registar as temperaturas absolutas mais elevadas são as que coincidem com vales encaixados e não em áreas planas (tem de corresponder a sítios onde seja possível formarem-se “bolsas” de ar quente subsidentes que ficam retidas pelo próprio relevo). Assim, troços de rios ou de ribeiras bem encaixadas nas bacias do Guadiana, Tejo e Douro, nos seus troços iniciais dentro de Portugal Continental facilmente atingem temperaturas na ordem dos 45 ºC nos dias mais quentes do ano.
Acontece que esses mesmos locais poderão é não apresentar todas as condições que se considerem válidas para a localização de uma estação meteorológica.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
As zonas onde se podem registar as temperaturas absolutas mais elevadas são as que coincidem com vales encaixados e não em áreas planas (tem de corresponder a sítios onde seja possível formarem-se “bolsas” de ar quente subsidentes que ficam retidas pelo próprio relevo). Assim, troços de rios ou de ribeiras bem encaixadas nas bacias do Guadiana, Tejo e Douro, nos seus troços iniciais dentro de Portugal Continental facilmente atingem temperaturas na ordem dos 45 ºC nos dias mais quentes do ano.
Acontece que esses mesmos locais poderão é não apresentar todas as condições que se considerem válidas para a localização de uma estação meteorológica.

Os primeiros troços são de facto quentes, mas só são os mais quentes no caso do Tejo, porque tanto no Guadiana como no Douro, ainda ficam a alguns kms da fronteira.
Quanto às condições para uma estação meteorológica é uma questão de averiguar fazendo trabalho de campo no local.
Mesmo que não sejam reunidas condições para tal, seria interessante fazer registos para conhecer a climatologia da zona.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Haverá dados nalgum lado sobre as temperaturas sentidas em 2003, durante a vaga de calor, especificamente para Mirandela, Vila-Flor e outras localidades da chamada "terra quente transmontana"? Penso que os vales do rio sabor deverão ter temperaturas muito altas - mas não tenho dados concretos para afirmar isso, só a minha percepção...

Perdoem-me só mais uma pergunta: já alguém fez um estudo do impacto da massa de água do Alqueva no clima e, especificamente, nas temperaturas do interior Alentejano?

:)
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Haverá dados nalgum lado sobre as temperaturas sentidas em 2003, durante a vaga de calor, especificamente para Mirandela, Vila-Flor e outras localidades da chamada "terra quente transmontana"? Penso que os vales do rio sabor deverão ter temperaturas muito altas - mas não tenho dados concretos para afirmar isso, só a minha percepção...

Perdoem-me só mais uma pergunta: já alguém fez um estudo do impacto da massa de água do Alqueva no clima e, especificamente, nas temperaturas do interior Alentejano?

:)

Assim por alto pelo que li, o Alqueva só terá uma influência assinalável em áreas relativamente próximas da barragem.
A zona mais quente do Guadiana ainda fica a uns bons kms para que pudesse ser influenciada.
Mas claro que isto é um assunto algo delicado que exige mais anos de estudo.
Relativamente à vaga de calor de 2003, acredito que o Vale do Côa e mais algumas regiões tenham atingido bons valores.
Para terem uma ideia da facilidade com se chega a valores altos em alguns vales ou encostas desta região, lembro-me de uma Volta à Portugal de bicicleta em que enquanto o país andava influenciado na sua fachada ocidental por nortada e o sul andava com valores pouco acima de 30, numa terriola da região quente do Douro, durante um troço da Volta, foi indicado que estavam 37 graus.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
A minha dúvida em relação à terra quente transmontana, prende-se com o facto de ter constantemente temperaturas um bocado acima das regiões circundantes, nomeadamente no seu curso inferior, onde o calor se sente, de facto, durante o verão de forma marcada - até final de Setembro...
Quanto ao resto, muito obrigado pela ajuda:thumbsup: