Seguimento Sul - Junho 2009

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Por Portalegre choveu muito?

É que a previsão do IM era de aguaceiros moderados e, com aviso amarelo para a possibilidade de aguaceiros fortes.
 


Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Por Portalegre choveu muito?

É que a previsão do IM era de aguaceiros moderados e, com aviso amarelo para a possibilidade de aguaceiros fortes.

Choveu desde as 10h as 12h. Não em quantidades significativas, mas ainda assim, mais do que nos outros dias. Arrisco uns 2 mm no máximo. Frustrante !!!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
É que a previsão do IM era de aguaceiros moderados e, com aviso amarelo para a possibilidade de aguaceiros fortes.

Caro Pedro, e o mesmo digo para outros, se continuar a frequentar o fórum, vai ver que vai aprendendo muito ao longo dos meses e dos anos, e parece-me que tem vontade nisso.

Com o tempo vai acabar por perceber que em situações como estas de possível instabilidade e mesmo noutras, as previsões são sempre uma coisa com elevada incerteza. Trovoadas são coisas muito difíceis de prever, quer quanto a ocorrerem ou não, quer quanto à intensidade e localização. Repare por exemplo que ainda ontem na mesma cidade, Lisboa, numa estação meteorológica registaram-se 16mm de precipitação e ao lado registaram-se 0,4mm. E a incerteza não tem a ver apenas com a precipitação, se num local se formam células, muita da nebulosidade alta resultante das mesmas pode depois afectar as temperaturas a bastante distância, mesmo que por lá não passem as células.

Ou seja, tudo isto para dizer que por vezes vejo criticas um bocado descabidas (há outras críticas que são perfeitamente válidas e até necessárias) mas sobretudo nestas situações de instabilidade dá-me ideia que a quantidade ou virulência da critica é inversamente proporcional à qualidade do conhecimento. Pelo menos comigo foi assim, há uns anos não entendia nada disto e era incompreensível para mim certos erros nas previsões. Curiosamente com o tempo, quanto mais vou aprendendo, mais vai aumentando a minha compreensão e tolerância para essa incerteza nas previsões. Posso estar enganado, mas é o que se passa comigo.
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Choveu desde as 10h as 12h. Não em quantidades significativas, mas ainda assim, mais do que nos outros dias. Arrisco uns 2 mm no máximo. Frustrante !!!

A Estação de Portalegre do IM, também registou precipitação :

portalegre1.png
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
A Estação de Portalegre do IM, também registou precipitação :

portalegre1.png

Muito bem!!! Eu que estou cá....assim o confirmo.A instabilidade, o regime de aguaceiros, proporciona grandes descontinuidades nas quantidades de precipitação registada localmente.Ainda ontem constatamos, por exemplo, o que se passou em Lisboa.Por cá, refiro que a estação meteorologica "oficial", não é demonstrantiva do que se passa de facto na cidade.Normalissimo e em concordancia com outras cidades do Pais.
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Muito bem!!! Eu que estou cá....assim o confirmo.A instabilidade, o regime de aguaceiros, proporciona grandes descontinuidades nas quantidades de precipitação registada localmente.Ainda ontem constatamos, por exemplo, o que se passou em Lisboa.Por cá, refiro que a estação meteorologica "oficial", não é demonstrantiva do que se passa de facto na cidade.Normalissimo e em concordancia com outras cidades do Pais.

Sim, Tive em Portalegre há uma semana atrás, e reparei que a Estação está no Bairro mais alto da cidade, no Atalaião.
A Estação dentro da cidade não teria tanta importância como ela está agora, mas poderia ficar localizada perto do IPJ ou na Serra da Pena (perto da capela) aí teria melhores dados da cidade.

No entanto, temos que nos contentarmos com o que temos :p
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Sim, Tive em Portalegre há uma semana atrás, e reparei que a Estação está no Bairro mais alto da cidade, no Atalaião.
A Estação dentro da cidade não teria tanta importância como ela está agora, mas poderia ficar localizada perto do IPJ ou na Serra da Pena (perto da capela) aí teria melhores dados da cidade.

No entanto, temos que nos contentarmos com o que temos :p

Quem conhece Portalegre sabe bem a diferença de "viver" um dia de verão na "cidade" e outra no Atalaião.A circulação do ar é completamente diferente.E falo em anomalias negativas, como em positivas quando estamos no inverno. Quantas vezes estamos com nevoeiro...e cá para cima um céu azul intenso????!!! Do mal o menos essa zona do IPJ seria mais "realista"....
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Sim, Tive em Portalegre há uma semana atrás, e reparei que a Estação está no Bairro mais alto da cidade, no Atalaião.
A Estação dentro da cidade não teria tanta importância como ela está agora, mas poderia ficar localizada perto do IPJ ou na Serra da Pena (perto da capela) aí teria melhores dados da cidade.

No entanto, temos que nos contentarmos com o que temos :p

Podias ter tirado fotos da decadente...actual...estação meteorologica de Portalegre!!!! A mesma de a 30 anos.
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Já repararam na imagem do Sat24?!
Mais uma vez cresceram em Marrocos fortes linhas de instabilidade com grande aparato electrico e chuva (o que já tem acontecido há alguns dias seguidos e é típico aquando desta posição das depressões).
A novidade é que parece que estas massas não estão a perder força, pelo contrário, uma já está bem proxima do estreito e continua a formar células!
A pergunta coloca-se, mais uma vez: chegará cá alguma actividade ou vai tudo dissipar-se, como de costume? :angry:
Não entendo pq no inverno, com águas mais frias, chegam cá formações de impor respeito vindas do golfo de cadiz e agora que está aqui grande instabilidade... não há nada. Será pq perdem a força toda ao atravessar o território marroquino?! Alguém me dá umas luzes?
De momento, 25º, vento fraco variável, mais uma tropical :hehe:
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Podias ter tirado fotos da decadente...actual...estação meteorologica de Portalegre!!!! A mesma de a 30 anos.

Poderia tirar umas fotos, se subisse a rua que vai dar a Estação Meteorológica ! E que ir da IPJ até ao Miradouro com um calor daqueles não é pêra doce. Ainda subimos o Bairro do Atalaião, mas como estávamos com pressa porque a casa ficava do outro lado da cidade, tivemos que nos despachar, e já não deu para ir a Estação.
Mas, em Agosto, eu vou visita-la :p

Mas a questão das Estações Meteorológicas já é normal de não representarem bem a cidade. E como a do Porto, mas isso já é outra história de alguns Km's fora da cidade, como essas existem várias.

Pode ser que um dia (se o estado ou governo fornecer mais dinheiro ao IM), eles pensem em arranjar/substituir ou até mesmo, alargar a rede de Estações por esse Portugal Continental e arquipélagos (mas se isso acontecer não é daqui a poucos anos, ainda teremos que esperar muito).

Já agora, de que zona de Portalegre vives ? ;)
Abraços :thumbsup:
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Poderia tirar umas fotos, se subisse a rua que vai dar a Estação Meteorológica ! E que ir da IPJ até ao Miradouro com um calor daqueles não é pêra doce. Ainda subimos o Bairro do Atalaião, mas como estávamos com pressa porque a casa ficava do outro lado da cidade, tivemos que nos despachar, e já não deu para ir a Estação.
Mas, em Agosto, eu vou visita-la :p

Mas a questão das Estações Meteorológicas já é normal de não representarem bem a cidade. E como a do Porto, mas isso já é outra história de alguns Km's fora da cidade, como essas existem várias.

Pode ser que um dia (se o estado ou governo fornecer mais dinheiro ao IM), eles pensem em arranjar/substituir ou até mesmo, alargar a rede de Estações por esse Portugal Continental e arquipélagos (mas se isso acontecer não é daqui a poucos anos, ainda teremos que esperar muito).

Já agora, de que zona de Portalegre vives ? ;)
Abraços :thumbsup:

Para já trocaram pessoas por informática...por isso aquele aspecto miseravel da estação.Hj em dia até se compreende....lol mas a imagem é degradante.Vendam o imovel...arranjem-no....deitei-no ao chão....
Vivo entre a praça da republica e o Atalãião.Nuns prédios amarelos....que mais posso dizer?

Pois apanhas-te grande bafo...e para aki pq?

Qd vieres diz qq coisa. Mail: ngmapimenta@hotmail ou gmail.com