Seguimento Sul - Junho 2009

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Podias ter tirado fotos da decadente...actual...estação meteorologica de Portalegre!!!! A mesma de a 30 anos.

Podes consultar o tópico da estação meteorológica de Portalegre, se ainda não o viste.

Visitei a estação em Março e coloquei lá algumas fotografias da instalação e da localização da estação.

Quem quiser poderá completar ainda mais o tópico. :thumbsup:


Consulta aqui:

http://www.meteopt.com/forum/instru...rtalegre-im-20-03-2009-a-3215.html#post135565
 


Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Ah...céu limpo.Vento fraco. 21,4º . Imagino os proximos dias (noites), lá vamos nós para as minimas de 27º....
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Não entendo pq no inverno, com águas mais frias, chegam cá formações de impor respeito vindas do golfo de cadiz e agora que está aqui grande instabilidade... não há nada. Será pq perdem a força toda ao atravessar o território marroquino?! Alguém me dá umas luzes?

Penso que com esta imagem compreendes algumas coisas:

aaauar.jpg


A cordilheira do Atlas explica muita coisa do que se passa ali, todas aquelas trovoadas, repara que são serras de grandes altitudes, uma fila de 700 km de serras com muitos picos acima dos 3000 e 4000 metros, muita convergência de ventos, calor, humidade, convecção elevada, etc, etc, e explicam também muitas das nuvens desinteressantes e enganadoras que por vezes chegam cá ao Algarve.

Sistemas convectivos para chegarem ao Algarve tem normalmente que ter uma génese e dinâmica oceânica, virem de S ou SW e não virem de Marrocos/Terra. Não quer dizer que não aconteça, acontece por vezes, embora maioritariamente migrem rumo ao sul de Espanha, como poderia acontecer por exemplo com umas das células que está agora mais próxima do estreito. Há todo um processo mais complicado para um sistema convectivo vir de terra, adaptar-se bem à transição terra-mar, e chegar ao Algarve.


Não espero que chegue nada ao Algarve do que se vê no satélite. A célula próxima do estreito nunca viria para aqui, e a outra no oeste de Marrocos está a 400km de distância :)

aaaavem.gif
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Para já trocaram pessoas por informática...por isso aquele aspecto miseravel da estação.Hj em dia até se compreende....lol mas a imagem é degradante.Vendam o imovel...arranjem-no....deitei-no ao chão....
Vivo entre a praça da republica e o Atalãião.Nuns prédios amarelos....que mais posso dizer?

Pois apanhas-te grande bafo...e para aki pq?

Qd vieres diz qq coisa. Mail: ngmapimenta@hotmail ou gmail.com

Acho que sei quais os prédios amarelos que falas.
Eu ficava/fico entre a Praça da República e o Cemitério. :p

Obrigado pelos mails ;)
Quando tiver aí combino alguma coisa consigo/contigo :thumbsup:
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Penso que com esta imagem compreendes algumas coisas:

aaauar.jpg


A cordilheira do Atlas explica muita coisa do que se passa ali, todas aquelas trovoadas, repara que são serras de grandes altitudes, uma fila de 700 km de serras com muitos picos acima dos 3000 e 4000 metros, muita convergência de ventos, calor, humidade, convecção elevada, etc, etc, e explicam também muitas das nuvens desinteressantes e enganadoras que por vezes chegam cá ao Algarve.

Sistemas convectivos para chegarem ao Algarve tem normalmente que ter uma génese e dinâmica oceânica, virem de S ou SW e não virem de Marrocos/Terra. Não quer dizer que não aconteça, acontece por vezes, embora maioritariamente migrem rumo ao sul de Espanha, como poderia acontecer por exemplo com umas das células que está agora mais próxima do estreito. Há todo um processo mais complicado para um sistema convectivo vir de terra, adaptar-se bem à transição terra-mar, e chegar ao Algarve.


Não espero que chegue nada ao Algarve do que se vê no satélite. A célula próxima do estreito nunca viria para aqui, e a outra no oeste de Marrocos está a 400km de distância :)

aaaavem.gif

Muito obrigado Vince pelo esclarecimento :thumbsup:
O Atlas marroquino é de facto uma grande "bomba convectiva", assim como a Sierra Nevada, em menor escala.
Como dizes, é um longo percurso para um sistema convectivo chegar à costa algarvia, a juntar à interacção terra-mar etc..
A grande maioria das células que cá chegam formam-se no mar a uma curta distância da costa, e isto geralmente implica que o centro depressionário se localize mais a NE, isto é, mais perto do Cabo de S Vicente.
Contudo, lembro-me perfeitamente de uma célula muito potente que inundou o sotavento e o brindou com um aparato eléctrico fantástico em finais de Agosto de 2007, situação que, se bem me recordo, não estava de todo prevista. Até julgo ter-se tratado de um SCM, com alguma rotatividade à mistura. Não me recordo da situação sinóptica do evento (nem sei como obte-la :huh:), mas penso que se trataria de uma depressão em altura, em tudo semelhante a esta, mas mais proxima da peninsula. E essa célula, apesar de ter vindo de SE, formou-se quanto muito na zona do estreito, o que vai de encontro à situação que tão bem explicaste. :thumbsup:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)


Formou-se uma pequena célula no Alentejo.

Durante a tarde foram-se formando vários cumulus nessa região, impedindo que a Amareleja tivesse uma máxima superior à que acabou por alcançar. Ainda assim chegou aos 38ºC ao inicio da tarde.

Desse desenvolvimento, resultaram já algumas descargas eléctricas.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Boas malta...

Por aqui max de 32.1ºC

E min em principio de 21.8ºC

... Mais uma vez o Algarve vai levar com os 'CADAVERES' de Marrocos...
:angry:

O tempo manteve-se ao longo do dia com algumas nuvens altas e vento fraco de E até ao meio do dia e depois virou para S!!

Uma celula visivel a N... para as bandas alentejanas;)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu pouco nublado, o dia mais fresco desde do dia 10, já vamos com a 5º noite tropical este mês, a continuar assim, deve bater recorde em termos de noites tropicais.:hehe:

Máxima: 29.4ºC
mínima: 21.8ºC