Seguimento Interior Norte e Centro - Agosto 2009



ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
por aqui o ceu esteve ate as 14h limpo e sem vento
deve trovejar bem para viseu... ouço trovoes ao longe e as nuvens
estao muito bem desenvolvidas estou rodeado por elas mas nao querem nada comgo:sad: o vento sopra fraco.
max: 33.2 que ainda é a actual...
HR: 51%





 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Por Viseu depois de um pequeno período de aparente acalmia eis que volta a intensificar-se tanto a trovoada como a chuva:thumbsup:

A célula dessa região é a que mostra agora mais água no satélite/vapor de água e tem um overshooting top bastante alto mais ou menos à vertical de Seia/O.Hospital e nota-se ali um movimento anormal julgo que devido à serra da estrela.

98888110.gif


78077469.gif
 

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
a temperatura subiu repentinamente para 35.3ºC:shocking::surprise:
pus um video das nuvens no youtube
ocorreu uma forte trovoada em gouveia
segundo familia k la tenho
 
Editado por um moderador:

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Bastante suspeita esta assinatura do radar, mas pode ser apenas um mancha normal enganadora devido à falta de resolução da imagem de radar.

71258912.jpg
 

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
essa imagem de radar mostra uma celula bem desenvolvida.
provavelmente ha 50% de hipotese de tornado...
sé parecida com aquelas imagens de radar nos EUA
no video mostra a parte dessas nuvens (sao aquelas que
estao do lado do poste electrico)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Eu não estou a afirmar nada, pois não temos imagens de radar para ver isso, estou apenas a dizer que achei um pouco suspeito o movimento da célula no satelite talvez forçado pela serra da Estrela e a forma da mancha do radar, que embora não seja bem um gancho (hook echo) das supercelulas tem semelhanças. Mas pode ser apenas coincidência pois as imagens de radar a que temos acesso tem pouca resolução e intervalo de actualização para ver essas coisas.

E de qualquer forma, mesmo que fosse uma supercélula (mera hipótese muito especulativa) isso não e sinónimo de tornado, apenas uma minoria de supercelulas geram tornados.
 

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
sim claro e certo:thumbsup:
eu tambem so afirmei por ser parecida ... ;)
neste momento houve-se ao longe trovoes
agora levantou-se um bocado de vento a temperatura continua nos 35.3ºC
 

tclor

Cumulus
Registo
29 Nov 2008
Mensagens
112
Local
Loriga
Boa tarde, de facto essa mancha valeu uma forte trovoada aqui por Loriga, a qual originou algumas descargas eléctricas e falhas na luz. Levo já 30,4 mm acumulados, 10 dos quais resultantes dessa mesma trovoada e outros 20 de uma outra trovoada registada por volta do meio-dia. A temperatura cifra-se apenas nos 18,3 ºC e o céu, apesar de um pouco mais descarregado, ainda nos vai brindando com alguns aguaceiros fracos. :rain: