Construção Radiation Shield ou Abrigo (faça você mesmo)



joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
:lmao::lmao::lmao:

Bem... sabem uma coisa?

Vou fazer um RS!

Tenho aqui o material. Vou aplicar o mesmo sistema de circulação de ar forçado...


Até lá ;)

*Dave*

Tendo apenas como base o que até ao momento pude apurar, na minha opinião acho que tomaste a decisão certa!

Acredito que pode não ter sido fácil para ti chegar a esta simples conclusão, visto que pelo que percebi, na base da construção de um abrigo com as características do teu, estiveram envolvidos empenho, determinação e entusiasmo qb; é a velha história do "contra factos não há argumentos" e de alguma forma rendermo-nos às evidências...

No meu caso, após tanta indecisão por achar que não reunia as condições necessárias para usufruir de um RS, penso que bastaram alguns pormenores para lhe dar seguimento.

Venha daí esse RS! :thumbsup:
 

duncan

Cumulus
Registo
24 Set 2006
Mensagens
150
Local
palmela
boas, eu tenho uma duvida ,se o abrigo tem que ficar de branco para nao reter o calor e os pratos tem 1cm de distancia de enre eles para haver circulaçao de ar porque è necessario ter um ventilador,ja que pelas image:huh:ns que vi ,parece me entrar luz por esse espaço aberto do ventilador?
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
parece me entrar luz por esse espaço aberto do ventilador?

Isso não pode nunca acontecer. Pode acontecer o último prato de cima estar mais distanciado para poder albergar o ventilador, mas nunca poderá entrar radiação solar para dentro do abrigo, pois isso inutilizaria o trabalho feito até então.
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
*Dave*

Tendo apenas como base o que até ao momento pude apurar, na minha opinião acho que tomaste a decisão certa!

Acredito que pode não ter sido fácil para ti chegar a esta simples conclusão, visto que pelo que percebi, na base da construção de um abrigo com as características do teu, estiveram envolvidos empenho, determinação e entusiasmo qb; é a velha história do "contra factos não há argumentos" e de alguma forma rendermo-nos às evidências...

No meu caso, após tanta indecisão por achar que não reunia as condições necessárias para usufruir de um RS, penso que bastaram alguns pormenores para lhe dar seguimento.

Venha daí esse RS! :thumbsup:

Mas eu não vou desistir do outro.
Vou pôr este há experiência e ver se o construí como bom material e se ficou bem construído para depois ter como comparar e concluir tudo isto.

Mais tarde, não sei...
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Mas eu não vou desistir do outro.
Vou pôr este há experiência e ver se o construí como bom material e se ficou bem construído para depois ter como comparar e concluir tudo isto.

Mais tarde, não sei...

:lol: Não gostei de como ficou :lol:.

O material talvez não seja o melhor, nem a posição.

IMG_3442.jpg


Este regista 37,2ºC, enquanto o outro regista 27,8ºC.

Onde estará o problema maior?

EDIT: Está a descer... 35,6ºC
O ventilado: 28,2ºC
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Este regista 37,2ºC, enquanto o outro regista 27,8ºC.

Onde estará o problema maior?

EDIT: Está a descer... 35,6ºC
O ventilado: 28,2ºC

Assim à primeira vista vejo dois problemas.

O primeiro prende-se com a distância do RS às telhas. As telhas com o sol, são um material que aquece bastante. O calor ao subir, vai directamente para o RS.

O segundo tem a ver com o isolante branco mesmo por baixo do RS, que está a reflectir a luz solar, que poderá estar a entrar pelo espaçamento entre os pratos do RS. :hehe:
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Assim à primeira vista vejo dois problemas.

O primeiro prende-se com a distância do RS às telhas. As telhas com o sol, são um material que aquece bastante. O calor ao subir, vai directamente para o RS.

O segundo tem a ver com o isolante branco mesmo por baixo do RS, que está a reflectir a luz solar, que poderá estar a entrar pelo espaçamento entre os pratos do RS. :hehe:

Bem... está visto.

Tenho de me chatear com isto e construir uma coisa à minha maneira.

Ainda tenho aqui pratos, mas estes são mais largos e vou fazer outro melhor.

Mas tenho receio de ir a ter trabalho e de os pratos não darem grande resultado... é que eles são meio transparentes.

São brancos, mas como o plástico é fino dá a impressão de ser transparente.

Dará resultado?
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Olá Dave ;)

De acordo com o que o AnDré referiu acerca do calor emanado das telhas e dessa terrível tela isoladora de alumínio que para o RS é uma autêntica fornalha como reflector de luz, acrescento um outro ponto em forma de pergunta:

De que tipo de plástico são constituídos os pratos do RS na foto?

Parecem ser daqueles pratos de piquenique muito finos de usar só uma vez pois parecem ser demasiado finos e transparentes!
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Ponto de situação do meu RS:

O meu sensor desde ontem que o retirei do RS (anteriormente só em teste) visto que irei pintá-lo e adaptá-lo a um suporte para o mastro no exterior.

Perdi imenso tempo ontem à procura de peças para esse suporte e não encontrei as que seriam ideais; tive que inventar uma forma com outro tipo de peças que penso que irão resultar, só tenho que prepará-las para o efeito.
Terei mais trabalho mas penso que hoje ao final do dia ficará totalmente pronto e instalado no exterior; assim o espero!

Lamento que à semelhança de outros membros que nos vão informando dos passos na execução do RS através de imagens, não o possa fazer por ainda não possuir câmara, mas assim que possa, colocarei alguns registos do que consegui.
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Olá Dave ;)

De acordo com o que o AnDré referiu acerca do calor emanado das telhas e dessa terrível tela isoladora de alumínio que para o RS é uma autêntica fornalha como reflector de luz, acrescento um outro ponto em forma de pergunta:

De que tipo de plástico são constituídos os pratos do RS na foto?

Parecem ser daqueles pratos de piquenique muito finos de usar só uma vez pois parecem ser demasiado finos e transparentes!

Sim já reparei que há uma série de irregularidades nessa amostra de RS.

Concluí também que prefiro o abrigo que construí há tempos do que isto, visto que não ficou lá muito bem construído.

Já estou a fazer testes com a grande e preciosa ajuda do AnDré e estou a ficar muito contente com o "menino dos meus olhos":inocente: (abrigo :D).

STAY;)
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Actualização...

Previa até ao final da tarde de ontem ter terminado e instalado o meu RS mas tal não aconteceu! :mad:

Devido a uma (a meu ver) demorada secagem da tinta branca que apliquei nas peças (2 demãos), achei que ao final da tarde e sem uma secagem completa, instalá-lo assim seria uma tontice! Espero que hoje, ainda de manhã já esteja em condições de ser instalado.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Finally...

Montado e instalado no exterior durante esta quentíssima tarde, mas teve que ser!!!

Veremos como se comporta com a continuidade.
Pelo menos estou optimista! ;)
 

Joebernard

Cirrus
Registo
28 Out 2007
Mensagens
9
Local
Cascais e Santa Maria, Açores
Re: Estação Meteorológica: Construção Radiation Shield (faça você mesmo)

Boas pessoal espero que se encontrem bem:thumbsup: aqui fica uma invençao minha para podermos medir a veloçidade do vento ou seja um anemometro de fabrico caseiro que eu fiz e fonçiona bem comprei um conta km de biciclete por 5 euros no lidl com funçao temperatura relogio tempo precorrido etc fui a uma fonte de alimentaçao de um competador e retirei a ventuinha da mesma, depois colei o sensor e o iman na ventuinha um de cada lado a montagem e igual ao do peneu da bicilete depois vem o pior que e calibrar a veloçidade da ventuinha no conta km para quem quizer fazer este teste e comprar o conta km no lidl a programaçao de calibragem no conta km com uma ventuinha da fonte de um competador de 250w e de 00800 depois de tudo calibrado para quem quizer pode obtar por a ventuinha a girar ao sabor do vento para isso eu aproveitei um rotativo tipo os rotativos das gruas das obras colei a ventuinha ao rotativo com cola super3 e cola quente depois ha ums destruçedores de fios tipo os de pesca para os enzois convem por o destroçedor para quando a ventuinha andar as voltas o fio nao ficar enrolado tanbem podem uzar os destruçedores de fio de telefone que ha a venda nas lojas de chineses e ja esta tudo isto fica bastante economico
comparaçoes entre a minha estaçao La Crosse WS3600 e esta invençao

TESTES
anemometro da estaçao La Crosse WS3600 veloçidade do vento 14km/h
anemometro de fabrico caseiro veloçidade do vento 12km/h
a margem de erro nao e muinta alem disso para quem nao tem um anemometro portatil pode sempre levar este de fabrico caseiro ideal para quem gosta de fazer radio nos sitios altos e quer saber a veloçidade do vento
um abraço a todos

Nunca vi tanto erro de portugês em tão pouco texto...
Livra...!!!