Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas



Magnusson

Cirrus
Registo
6 Jan 2009
Mensagens
89
Local
Lisboa
Boa tarde,

Quais são as condições para por a estação? dá para por no telhado?

As oregon WMR100 e WMR100N no ebay arranjam-se a 45$ e 65$ respectivamente, mais transporte e alfandega.

Infelizmente creio que não deve dar para por no Telhado, é muito dificil por? Além disso duvido que tenha acesso...

Obrigado pela resposta!
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Infelizmente creio que não deve dar para por no Telhado, é muito dificil por? Além disso duvido que tenha acesso...

Obrigado pela resposta!

Se não for possível colocar no telhado, a qualidade dos dados ficará bastante comprometida e nunca irás tirar partido total do potencial de qualquer estação.

Sendo assim, para quê uma estação com anemómetro e pluviómetro se nunca irá recolher devidamente a precipitação nem medir correctamente a direcção e velocidade do vento ?

É bastante bom saber que alguém vai comprar uma estação de qualidade, mas uma boa instalação é imprescindível para usufruir ao máximo do potencial da estação e não parece que tal vá acontecer.

No teu caso, pareces só ter condições para instalar um termo-higrómetro e para tal nem precisas de gastar tanto dinheiro. Depois terás de instalar esse sensor numa vertente virada a Norte e posteriormente arranjar um abrigo.
 

DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
Eu tenho estado a pensar em comprar esta estação meteorológica.
Estação meteorologica WS2357
estava a pensar em pô-la na minha varanda, que apesar de ter pequenas dimensões, tem muito espaço do lado direito. A varanda está virada para sul/sudoeste. Gostaria de saber a vossa opinião e qual era a distância a que podia receber dados da estação na base.
Já agora, o preço que aparece é o preço definitivo? entrega, IVA etc?
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Eu tenho estado a pensar em comprar esta estação meteorológica.
Estação meteorologica WS2357
estava a pensar em pô-la na minha varanda, que apesar de ter pequenas dimensões, tem muito espaço do lado direito. A varanda está virada para sul/sudoeste. Gostaria de saber a vossa opinião e qual era a distância a que podia receber dados da estação na base.
Já agora, o preço que aparece é o preço definitivo? entrega, IVA etc?

À semelhança do que disse noutro tópico;

Apesar das supostas superiores características da La Crosse, nomeadamente no que respeita à resolução do pluviómetro; de 0,5mm, a Oregon é geralmente superior à La Crosse, na minha opinião.

A começar pela recepção de sinal, que nas La Crosse costuma ser má e, quando ligadas por fios (a opção alternativa ao wireless) costuma haver problemas na leitura dos dados, pois os fios partem-se facilmente e, mesmo enrolados, causam deturpações no envio de dados para as respectivas consolas.

Para além do mais, as La Crosse facilmente se avariam e apresentam, regra geral, uma durabilidade bastante fraca. Qualquer avaria se resume, praticamente, a um sensor novo, com a substituição do antigo e é frequente haver problemas nestes.

Como qualquer outra estação, é necessário instalar o termo-higrómetro dentro de um abrigo, normalmente um radiation shield, para que as leituras sejam o mais correctas possível, mas esta marca de estações apresenta uma certa tendência para apresentar mínimas bastante baixas e tendências de humidade inversas às reais, ou seja, facilmente um termo-higrómetro se descalibra e começa a apresentar níveis de humidade muito baixos quando na realidade são altos e, apresentam tendência de subida da humidade quando, na realidade, esta apresenta uma tendência de descida. São tendências relativamente vulgares nos sensores da La Crosse. Isto para não falar que, o anemómetro que vem normalmente nesta série é de ventoinha, que é um anemómetro menos sensível e fiável do que os de conchas. Se adquirires a série WS3650 terás de comprar um anemómetro de conchas à parte e deixar o original guardado, o que só por si representa uma despesa extra e um desperdício de material.

Já as Oregon apresentam uma maior versatilidade, durabilidade e fiabilidade no que respeita aos sensores, mas o termo-higrómetro não dispensa também a protecção de um radiation shield, abrigo mais comummente utilizado.

A WMR100N da Oregon permite a colocação do mesmo dentro de um abrigo e apresenta um sinal mais forte do que as La Crosse, assim como a qualidade e fiabilidade dos próprios sensores, apesar da fragilidade dos mesmos.

Tendencialmente as mínimas na La Crosse são normalmente mais baixas que as reais, de forma exagerada, na casa de 1 ºC, podendo ser mais, e as máximas são ela por ela, sendo que por vezes até são mais altas.

Mas isso é relativo a determinados modelos da La Crosse, a série WS3650 está menos susceptível a isso, mas é apenas uma tendência da marca para apresentar estes desvios.

A Oregon também avaria com alguma facilidade o higrómetro, começando a mostrar valores de humidade cada vez mais baixos ao longo do tempo, geralmente cerca de 15 % inferiores ao real. Mas este tipo de avarias nos termo-higrómetros da Oregon só costumam ocorrer quando os sensores não são protegidos dentro de abrigos. Se forem bem cuidados, estes problemas surgirão muito mais tarde e os sensores irão ter uma durabilidade bastante superior.

Portanto, em resumo, podes perfeitamente escolher entre a WS2357 e a WMR100, compara-as bem, não te limites a olhar para uma única estação. São ambas concorrentes e apenas a resolução do pluviómetro parece ser a principal desvantagem da Oregon face à La Crosse, fora a comum questão da fiabilidade das marcas.

Depois, em relação à instalação, toda a gente sabe a minha opinião em relação à instalação de estações em varandas. É desperdiçar recursos e instalar material num local que nunca irá trazer os melhores resultados. Se não tiveres condições para instalar devidamente uma estação, não faças despesas desnecessárias. É preferível instalares tudo como deve ser no telhado e adquirires ou construires um abrigo para o termo-higrómetro, toda uma série de cuidados é essencial para a manutenção e correcta utilização de uma estação meteorológica, com vista a tirar o máximo partido dela.
 

DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
Boas tardes!
Gostaria de saber se se pode pôr uma estação meteorológica num prédio, estando colocada num ferro aparafusado ao mesmo ou se pode ser considerado isso com ocupação da via-pública?
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
OREGON SCIENTIFIC Pluviómetro RGR126

Estou interessado em comprar uma estação básica, de momento, com pluviómetro.

Será que é uma boa compra atendendo ao preço (69 euros) e à qualidade?
Que acham? Está à venda na pixmania.
Alguém sabe de loja na área do porto onde se vendam produtos do género?

Obrigado pela atenção.:thumbsup:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Gostava de pedir um concelho para comprar uma estação meteorológica. Como moro em Portel, mas trabalho perto de Lisboa, estou fora durante os dias úteis. A minha estação, do Lidl, grava a máxima e a mínima absoluta, mas não consigo saber as temperaturas de cada dia, só tenho os extremos desses 5 dias. Há alguma estação não muito cara, que permita o armazenamento de dados, basta as temperaturas e a precipitação, durante o período em que estou fora?