Seguimento diário de radiossondas em tempo real

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Espectacular projecto, este! :D

---

Hoje, a sonda caiu entre Unhos e São João da Talha, numa região habitada! A sua última transmissão foi aos 352m de altitude!

Local da queda:

sonda1.png


sonda2.png
 


DeltaDirac

Cirrus
Registo
1 Jul 2009
Mensagens
72
Local
Oeiras
Se eu nao tivesse a trabalhar esta hoje nao me escapava... em 20 minutos metia-me la...

Reparem que a partir das 15h o site mostra o percurso descendente a vermelho e nota-se bem o espelho que é o trajecto dela. Ou seja, a partir do momento em que ela atinge o ponto máximo de altitude e começa a cair, é mais ou menos facil prever o sitio da queda no solo a partir da análise do percurso ascendente.

DD
 

DeltaDirac

Cirrus
Registo
1 Jul 2009
Mensagens
72
Local
Oeiras
Se repararem o site tem agora um pequeno erro nos dados meteorologicos agora, mas logo à noite ja corrijo!

Futuramente o site vai ter mais informações da sonda: velocidade do vento e direcção, velocidade de subida/descida, entre outros.

Estou a estudar a hipotese de meter duas funcionalidades extra:
1) quem subscrever o serviço recebe no telemovel todos os dias um SMS com a posição final de queda da sonda;
2) poder ouvir o audio da sonda que no fundo é a informação que ela envia lá de cima... é um som parecido ao ZX Spectrum quando se metiam os jogos :)

DD
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Eh pá...começo a ficar preocupado com estas coisas "a virem lá de cima "pela hora da minha siesta :angry:



:lol:

Não há perigo de atingirem bens e pessoas?:huh:

Veem em queda livre a grande velocidade ?...e se atingirem alguém?

Quem se responsabiliza?

Não é perigoso? :scared:


Parabéns pelo projecto e site, está muito bom!:thumbsup:
 

DeltaDirac

Cirrus
Registo
1 Jul 2009
Mensagens
72
Local
Oeiras
A probabilidade de acertar em alguém é baixa mas sempre é mais alta do que acertar num avião. Quem se responsabiliza? Devia ser o IM... mas levar com uma sonda na cabeça e provar isso é complicado. Hoje a sonda caiu com uma velocidade de 47 Km/h... são cerca de 500 gramas a cair... já mata um gajo... Penso que a sonda de hoje trazia páraquedas, mas por norma não traz.

DD
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Os dados da sonda de hoje são estes, e de facto não coincidem com os emitidos em tempo real. Estarão a extrair o campo correcto ?, ou se calhar tem que se fazer algum tipo de cálculo à posteriori.

data.gif



CAPE de >300 ao meio dia, para Lisboa nada mau ! :)
200908141208579skewt.gif
 

DeltaDirac

Cirrus
Registo
1 Jul 2009
Mensagens
72
Local
Oeiras
Vince, vamos averiguar o que se passa e eventualmente corrigir em próximas versões do site.

Já agora, onde posso ver esses valores na internet?

DD
 

DeltaDirac

Cirrus
Registo
1 Jul 2009
Mensagens
72
Local
Oeiras
Não. A complexidade mecânica e aerodinâmica para fazer uma sonda radio-controlada é grande e depois estariamos a falar de um peso muito grande. Ainda assim se fosse, no balão nunca poderia estar o controlo, quanto muito estaria na própria sonda mas que puxada por um balão com 20 metros de corda, faria com que o seu movimento fosse muito mais determinado pelo próprio balão do que pelos mecanismos da sonda.

Isto tudo sem falar no custo que seria e no combustivel ou baterias a bordo... Definitivamente, não :)

Mas isto é a minha opinião... nada mais!

DD
 

DeltaDirac

Cirrus
Registo
1 Jul 2009
Mensagens
72
Local
Oeiras
Boas tardes,

eu hoje fui buscar a sonda... ah pois fui, porque caiu perto de mim e estava com feeling... azar dos azares... Isto é mais complicado do que parece... Também se perdeu a ligaçao a 1Km de altura o que dificulta sempre mas com o rádio nas maos as coisas ficam mais faceis. Andei muito perto dela. O truque de meter um clip no sitio da antena permite saber se estamos perto dela... quando se sente o sinal mais forte estamos mais perto e inclusivamente tirando o clip e ficando o radio sem qualquer tipo de antena, se estivermos muito perto dela o sinal ouve-se. Eu estive mesmo MUITO PERTO... sem antena o sinal era fortissimo... aposto que estava la nuns arbustos de dicil acesso... tambem o tempo nao era muito (usei a hora de almoço do emprego) e sem ter companhia é mais complicado.... mas se tivesse mais 1horita a sonda nao me escapava... Valeu pelo passeio...

De facto é um desporto engraçado este... E quando nao se apanha a sonda fica-se viciado para a proxima...

Amanha ha mais!!

Abç,

DD
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Boas tardes,

eu hoje fui buscar a sonda... ah pois fui, porque caiu perto de mim e estava com feeling... azar dos azares... Isto é mais complicado do que parece... Também se perdeu a ligaçao a 1Km de altura o que dificulta sempre mas com o rádio nas maos as coisas ficam mais faceis. Andei muito perto dela. O truque de meter um clip no sitio da antena permite saber se estamos perto dela... quando se sente o sinal mais forte estamos mais perto e inclusivamente tirando o clip e ficando o radio sem qualquer tipo de antena, se estivermos muito perto dela o sinal ouve-se. Eu estive mesmo MUITO PERTO... sem antena o sinal era fortissimo... aposto que estava la nuns arbustos de dicil acesso... tambem o tempo nao era muito (usei a hora de almoço do emprego) e sem ter companhia é mais complicado.... mas se tivesse mais 1horita a sonda nao me escapava... Valeu pelo passeio...

De facto é um desporto engraçado este... E quando nao se apanha a sonda fica-se viciado para a proxima...

Amanha ha mais!!

Abç,

DD


:lmao::lmao::lmao:.

Se eles chegassem até aqui :D!