Seguimento diário de radiossondas em tempo real

DeltaDirac

Cirrus
Registo
1 Jul 2009
Mensagens
72
Local
Oeiras
Boa noite,

eu e mais uns amigos recuperámos a sonda de ontem que caiu no Poceirão na margem sul. A de hoje que caiu no Pinhal Novo, caiu dentro de um quintal ao que parece.

Fica a fotografia do local da sonda do Poceirão e a fotografia da sonda (à esquerda) dos 50 metros de corda e do balão de látex.

poceirao1.jpg


sonda12-09-09.jpg


DD
 


DeltaDirac

Cirrus
Registo
1 Jul 2009
Mensagens
72
Local
Oeiras
Sim, é deixar cair e acabou... e poluir os mares e terrenos por aí fora...

Cada uma sao uns 300 euros, mas fica mais caro meter um gajo atrás delas.

DD
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Estás enganado Daniel Vilão... 90% delas ficam boas... raras são as sondas que caem em terra e ficam estragadas...

DD

Até hoje muitos me tinham dito o contrário, desconhecia... ;)

Mas dessa forma é realmente um desperdício de material, mas compreende-se os gastos que haveria a ir buscar as sondas aos locais, apesar de muitas vezes compensarem face à compra de sondas novas, quando os locais de queda são mais próximos.
 

DeltaDirac

Cirrus
Registo
1 Jul 2009
Mensagens
72
Local
Oeiras
A informação dos 300€ de cada sonda vi eu no site do IM há uns tempos. Eles têm lá os custos anuais com sondas e equipamento para as sondas e eram qualquer coisa como mais de 120 000 euros por ano... quem paga isto somos todos nós em impostos!!

Mas quem está mesmo rico sao os gajos da Vaisala que fabricam as sondas... mundialmente toda a gente usa as sondas deles, pelo menos é o que tenho visto em sites. Se forem lançadas 5000 sondas por dia (há vários paises que lançam muitas por dia)... façam as contas...

DD
 

under

Cumulus
Registo
20 Fev 2009
Mensagens
116
Local
coimbra (130 metros)
Atao mas esperem la...e se alguma cair na cabeçona de alguem ou fizer um tecto de abrir num carro?como fica?... :huh: e os instrumentos tipo o gps nao dao para aproveitar?
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Todos os dias são largadas milhares de sondas em todo o mundo e em lado nenhum são recolhidas pois provavelmente ficaria mais caro as operações de as procurar em que apenas uma minoria seria recuperada. E também desconheço qualquer caso de danos humanos ou materiais, a ocorrerem, estão certamente segurados para isso, a sonda traz a identificação da entidade que a lançou.

E já agora, essa informação diz de que é propriedade do IM e quem a encontrar deve devolvê-la ao IM através dos CTT sem encargos. Uma sonda é como qualquer outra coisa perdida com proprietário identificado, uma carteira por exemplo, e legalmente deve ser devolvido ao legítimo proprietário.
 

DeltaDirac

Cirrus
Registo
1 Jul 2009
Mensagens
72
Local
Oeiras
Se alguma cair na cabeça de alguém, é morte certa! Ontem pesei a sonda... cerca de 260 gramas... mas vem a cair a 50/60 Km/h... :)

Os instrumentos dão para aproveitar. Há pessoal maluco em certos países que aproveita isto para tracking de carros e pessoas.

Concordo com o Vince... fica mais caro recuperá-las. Isto dá trabalho meus amigos... gasta-se tempo e gasolina... quem faz isto é mesmo por gosto/pancada...

A sonda de sábado que caiu no Poceirão, na margem Sul, nao trazia qualquer tipo de identificação.

DD