Seguimento diário de radiossondas em tempo real



Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Se alguma cair na cabeça de alguém, é morte certa! Ontem pesei a sonda... cerca de 260 gramas... mas vem a cair a 50/60 Km/h... :)

Como talvez saibas, em termos de observações as sondas uma das peças fundamentais na previsão meteorológica à escala global, são elas que definem o perfil vertical da atmosfera para os modelos nos locais onde são lançadas.
E a previsão meteorológica salva milhares de vidas todos os anos, em certas situações (grandes temporais, ciclones tropicais, etc) pode até salvar dezenas ou centenas de milhar de uma só vez, e nunca ouvi falar de uma morte provocada por uma sonda. Há que pôr as coisas no seu devido contexto ;)
 

DeltaDirac

Cirrus
Registo
1 Jul 2009
Mensagens
72
Local
Oeiras
Claro, não sou contra as sondas Vince! Apenas constatei um facto: se cairem na cabeça de alguém, é morte certa. Ou se acertar num avião faz estragos. Mas claro que a probabilidade é MUITO reduzida... Por cada 1 000 000 pessoas que salva, se calhar mata uma... e se essa uma for eu ou tu... é um grande azar...

De qualquer forma, poluem o ambiente... isso não há duvidas. Látex nos mares e rios faz estragos... para não falar da bateria...

DD
 

DeltaDirac

Cirrus
Registo
1 Jul 2009
Mensagens
72
Local
Oeiras
Boa noite a todos,

esqueçam o antigo URL do site. Agora o novo e definitivo é: http://www.airnav-pt.com
Actualizem os vossos favoritos sff.

O site conta com mais funcionalidades e brevemente com mais coisas... :)

Podem deixar um comentário simpático no site... ;)

Abç,

DD
 

DeltaDirac

Cirrus
Registo
1 Jul 2009
Mensagens
72
Local
Oeiras
Obrigado :)

Os valores penso que nao estao correctos ainda... estamos a tentar corrigir isso!

Ainda hoje conto meter uma versao do site optimizada para Firefox, Opera e Safari.

Sejam fofinhos e deixem mensagens bonitas no site :)

Tks

DD
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
eu moro atras do IM de Coimbra e nunca vi eles a lançarem sondas.... :confused:

Devo dizer que nunca existiu delegação do I.M. em Coimbra.
Existe desde o século XIX o Instituto Geofísico da Universidade de Coimbra, que teve uma cooperação muito estreita com o SMN e o INMG (actual IM). Pessoal do SMN trabalhava nas instalações da Universidade...conjuntamente com funcionários dessa Universidade.
Nos anos 90 do século passado, a Universidade pretendeu um pagamento (renda) pela utilização das instalações por parte do IM e este passou o seu Pessoal Observador para o Aeródromo de Cernache...a cerca de 10 km do Instituto Geofísico que, actualmente, só trabalha para a Universidade...perdeu-se muita coisa...nomeadamente uma cooperação entre Instituições de prestigio - quem perdeu foi a "arte" nas guerrinhas menores, de prestigios pessoais...
Antigamente (anos 50 - 60) fizeram-se observações, em Coimbra, com o balão piloto - seguia-se, a trajectória ascendente de um balão com hidrogénio, com um teodolito óptico, admitindo-se uma velocidade ascencional do balão constante.
Cumpts
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Alguém sabe desde quando o IM lança sondas?

DD

Antes de haver sondagens com Sondas radioeléctricas, o SMN lançava balões cheios de hidrogénio para determinar o vento na baixa troposfera...exigências do desenvolvimento da aviação (causa da criação em 1946 do SMN)...
No inicio dos anos 60, do século passado, utilizou-se um sistema Canadiano em que já existiam sensores de Temperatura e de Humidade associados a uma cápsula aneroide que permitia ajustar o registo a cada nível de pressão. Nos finais dos anos 60 adoptou-se o sistema Americano, que se estendeu a Cabo-Verde, Angola e Moçambique depois de implementado em Lisboa, Funchal e Lajes.
Nos anos 80 o INMG passou para o sistema Vaisala de origem Finlandesa.