Ajuda - Linksys NSLU2 e Meteohub

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
O problema já foi resolvido.
Afinal estava na configuração do modem e em absolutamente mais nada.

Ainda assim, um muito obrigado ao Minho que fez todos os possíveis para me ajudar. ;)
 


Lumes

Cirrus
Registo
26 Dez 2007
Mensagens
27
Local
Santa Maria - Açores
Re: How-to - Converter o NSLU2 em Meteohub

O MeteoPT.com oferece o alojamento grátis no nosso servidor. O único custo será apenas o de registar um domínio (por ex. aqui http://www.godaddy.com/ ) com o nome que queres dar ao teu site. Depois contacta-me por mensagem privada para te dar acesso ao alojamento e informação ou ajuda adicional.

Alo Minho
Após algum tempo ausente em que estive a preparar a pagina web, com a ajuda do Vince, ja faltava pouco para o final, e agora o meu NSLU2 pifou....
Nos ultimos dias ele ja tinha alguns sintomas de instabilidade pois deixou de apanhar alguns sensores da estação Wmr200.
Tentei configurar de novo, mas ele não reconhece o computador ligado pela porta ethernet (o led nao acende). E há pouco ao tentar ligar de novo, só acende a luz do botão de Power, e os restantes led´s estão apagados. Já sei que a garantia "foi-se", mas gostaria de o reparar se for possivel. Onde poderei tentar a reparação? O equipameto foi adquirido na Pixmania.
Abraço.
Lumes
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: How-to - Converter o NSLU2 em Meteohub

Alo Minho
Após algum tempo ausente em que estive a preparar a pagina web, com a ajuda do Vince, ja faltava pouco para o final, e agora o meu NSLU2 pifou....
Nos ultimos dias ele ja tinha alguns sintomas de instabilidade pois deixou de apanhar alguns sensores da estação Wmr200.
Tentei configurar de novo, mas ele não reconhece o computador ligado pela porta ethernet (o led nao acende). E há pouco ao tentar ligar de novo, só acende a luz do botão de Power, e os restantes led´s estão apagados. Já sei que a garantia "foi-se", mas gostaria de o reparar se for possivel. Onde poderei tentar a reparação? O equipameto foi adquirido na Pixmania.
Abraço.
Lumes



Tens a certeza que o hub ou router ao qual está ligado está a funcionar? Já experimentaste trocar o cabo de rede por outro?

Convém colocarmos todas as hipóteses antes de declararmos a morte do NSLU :)

De todos os modos penso que não vai compensar reparar uma vez que todos os componentes estão on-board por isso qualquer reparação implica em princípio substituir toda a placa. Mas de qualquer modo se ela está completamente inacessível sempre podes tentar enviar para garantia pois trata-se de um problema de hardware uma vez que a led nem acende indicia ser um problema a nível electrónico e não de software.
 

Lumes

Cirrus
Registo
26 Dez 2007
Mensagens
27
Local
Santa Maria - Açores
Re: How-to - Converter o NSLU2 em Meteohub

Tens a certeza que o hub ou router ao qual está ligado está a funcionar? Já experimentaste trocar o cabo de rede por outro?

Convém colocarmos todas as hipóteses antes de declararmos a morte do NSLU :)

De todos os modos penso que não vai compensar reparar uma vez que todos os componentes estão on-board por isso qualquer reparação implica em princípio substituir toda a placa. Mas de qualquer modo se ela está completamente inacessível sempre podes tentar enviar para garantia pois trata-se de um problema de hardware uma vez que a led nem acende indicia ser um problema a nível electrónico e não de software.

Obrigado pela resposta.
Depois de varias tentativas sem sucesso de "entrar" no NSLU2 contactei o suporte tecnico da linksys em Portugal. Tivemos ao telefone cerca de meia hora e tentamos tudo o que havia a tentar. De facto ele está avariado e vou envia-lo amanha para a holanda, em principio para substituiçao.


Depois dou noticias.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Boas a todos

Preciso de uma opinião sobre o NSLU2, e penso que esta é a secção mais correcta para o perguntar. É que queria comprar um, mas antes queria ter uma opinião vossa (de quem perçeba do assunto e de quem tenha este aparelho, se é "bom", como é que se comporta, se estão satisfeitos com a compra, se alguma vez já vos deu problemas e se foram muito graves, etc etc...). :)
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Boas a todos

Preciso de uma opinião sobre o NSLU2, e penso que esta é a secção mais correcta para o perguntar. É que queria comprar um, mas antes queria ter uma opinião vossa (de quem perçeba do assunto e de quem tenha este aparelho, se é "bom", como é que se comporta, se estão satisfeitos com a compra, se alguma vez já vos deu problemas e se foram muito graves, etc etc...). :)

O meu foi um pouco confuso de «atinar» com o acesso ao IP, mas de resto tudo correu como previsto e com sucesso.
Até agora, nada de problemas e tudo a funcionar pelo melhor, sem alguma razão de queixa, espero que assim continue.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
O único conselho que dou é que compres uma PEN de marca (Sandisk, Kingston, etc) pois muitas das existentes no mercado não são o melhor para o tipo de uso que vai ter: escrita e leitura intensiva 24/24 horas.

De resto, não tenho nada a apontar ao NSLU. Fazendo o balanço custo/benefício o único ponto negativo a apontar é o facto de quando a alimentação eléctrica é desligada o NSLU não retoma o estado em que estava ou seja, não se liga automaticamente, sendo necessário carregar no botão de energia. Existem no entanto algumas "soluções" para este problema mas não me quero meter em aventuras...

E claro nunca esquecer de periodicamente fazer as cópias de segurança da informação usando a função de backup que o Meteohub tem.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
O único conselho que dou é que compres uma PEN de marca (Sandisk, Kingston, etc) pois muitas das existentes no mercado não são o melhor para o tipo de uso que vai ter: escrita e leitura intensiva 24/24 horas.

De resto, não tenho nada a apontar ao NSLU. Fazendo o balanço custo/benefício o único ponto negativo a apontar é o facto de quando a alimentação eléctrica é desligada o NSLU não retoma o estado em que estava ou seja, não se liga automaticamente, sendo necessário carregar no botão de energia. Existem no entanto algumas "soluções" para este problema mas não me quero meter em aventuras...

E claro nunca esquecer de periodicamente fazer as cópias de segurança da informação usando a função de backup que o Meteohub tem.

Obrigado Minho pela opinião e pelas dicas. ;)
 

henriquesillva

Cumulus
Registo
13 Dez 2007
Mensagens
496
Local
Guimarães
Olá a todos:

Também já tenho o meu NSLU, (foi uma das prendas de aniversário).
Segui atentamente o tópico de instalação, mas ando um pouco baralhado/desconfiado.
Na parte traseira do aparelho, tenho introduzido, de cima para baixo, o cabo de rede que vai ao router, depois a pen de 4 Gb, depois o USB da minha estação (WMR100N) e finalmente o cabo da alimentação.
No ecrã do computador aparece-me isto:

http://192.168.1.77/cgi-bin/meteohub.cgi?page=0


Não percebo este aviso amarelo na parte superior:
Warning: Weather station does not have a sensor assigne


Cá no fundo também não percebo isto:
Weather Data Logging: running (last data: never)

Já agora, onde posso confirmar que os meus dados estão a ser enviados para a net?

Obrigado a quem me ajudar:huh::sad::huh::sad::huh::sad::huh:
 

Lumes

Cirrus
Registo
26 Dez 2007
Mensagens
27
Local
Santa Maria - Açores
Re: How-to - Converter o NSLU2 em Meteohub

Alo Vince
Estive ausente algum tempo por motivos profissionais. Entretanto o meu NSLU2foi substituido por um novo (a Linksys tomou essa iniciativa), mas 2 meses dp de estar a trabalhar bem, tb este pifou.Bloqueou e não conseguia entrar nele nem com o cabo ethernet. Contactei o apoio telefonico da Linksys, mas apos varios testes concluiu-se que não tinha reparação. Assim desisti do NSLU2 após ter "pifado" 2 equipamentos seguidos. Foi uma má experiencia, porque ainda custou uma nota.
Agora vou optar por ligar a estação WMR200 a um computador, mante-lo ligado para ter os dados actualizados na net. A minha questão é saber qual dos 2 programas devo utilizar - Meteohub ou Weather Display? (comprei ambos)
Qual dos 2 programas é mais estavel, e qual o mais facil de programar para debitar dados para a net?
Neste momento já tenho a web page a bombar com webcam, mas faltam-me os dados meteo: www.praiaformosalive.com
Obrigado por qq resposta.
Lumes
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: How-to - Converter o NSLU2 em Meteohub

Agora vou optar por ligar a estação WMR200 a um computador, mante-lo ligado para ter os dados actualizados na net. A minha questão é saber qual dos 2 programas devo utilizar - Meteohub ou Weather Display? (comprei ambos)


A estação, qualquer que ela seja, dispõe de 2 formas de conexão; ou ao PC para trabalhar com um software próprio nesse mesmo PC e, para isso, ele terá de ficar sempre ligado, ou então ligada ao Linksys NSLU2 ou qualquer dispositivo do género, para poder funcionar com o software Meteohub. É impossível utilizar os dois programas ao mesmo tempo por uma questão de conexão, pois ela é diferente em ambos os casos. A única coisa que se altera quando se usa o Linksys é a interface entre a estação e o router, que passa a ser essa ou o computador, consoante a preferência.

Qual dos 2 programas é mais estavel, e qual o mais facil de programar para debitar dados para a net?

O Meteohub, por ser um programa mais generalista apresenta maiores susceptibilidades de resultar em alguns problemas, como aliás tenho tido e algumas pessoas já tiveram. Incompatibilidades ou problemas sem diagnóstico, pode surgir de tudo um pouco. O Weather Display tem uma vantagem enorme face ao Meteohub que é o facto de fazer resumos diários com tabelas, algo que não é possível no Meteohub, apenas com gráficos e, por isso, perde-se alguma precisão se as análises forem feitas apenas neles. Esse também aparenta ter uma versatilidade um pouco superior, menos susceptível a falhas.