Wmr200

xelect75

Cirrus
Registo
25 Ago 2009
Mensagens
13
Local
Aveiro
Boas, como já referi em outro tópico, optei por comprar uma wmr200.
já está instalada e em fase de teste.
Gostava de saber se é normal quando a ligo a um computador co o soft da oregon demorar tanto a actualizar os graficos com os dados do datalog. outra situação um pouco estranha é por vezes perder a ligação do anenometro quando está ligada em usb.
 


Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Boas, como já referi em outro tópico, optei por comprar uma wmr200.
já está instalada e em fase de teste.
Gostava de saber se é normal quando a ligo a um computador co o soft da oregon demorar tanto a actualizar os graficos com os dados do datalog. outra situação um pouco estranha é por vezes perder a ligação do anenometro quando está ligada em usb.

Eu quando tinha a minha WMR200 e liga ao pc para transferir os dados para o software, dependendo do tempo que ela tivesse acumulado dados, assim demorava a actualizar os gráficos e a descarregar os dados todos.

Por exemplo, se tiveres 12 horas sem ligá-la ao pc, é claro que quando a ligares ela vai transferir os dados todos registados nessas 12 horas, o que ainda é bastante... Logo vai demorar algum tempo a transferi-los, mesmo apesar de serem apenas uns megabytes...

Agora se a tiveres desligada durante 5 minutos e depois ligares ao pc vai demorar muito menos tempo claro, são muito menos dados, comparando com 12 horas...

Pelo menos comigo acontecia isso, o tempo que ela levava a descarregar os dados e a actualizar os gráficos dependia directamente do tempo que ela esteve desligada do pc e da quantidade de dados que ela acumulou.

Acho que deu para perceber a minha explicação. Espero ter ajudado. ;)

Quanto à situação do anemómetro já não sei ajudar-te... :(
 

xelect75

Cirrus
Registo
25 Ago 2009
Mensagens
13
Local
Aveiro
Boas, alguém mais sabedor pode-me dar uma definição e a diferença entre o valor indice chuva em mm e o valor indice chuva mm/h.
Ainda não vi muito bem a relação em tempo real.
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Boas, alguém mais sabedor pode-me dar uma definição e a diferença entre o valor indice chuva em mm e o valor indice chuva mm/h.
Ainda não vi muito bem a relação em tempo real.



Um é o valor acumulado (quantidade) do que chove (ou choveu), em mm

O outro (Rate) a intensidade (quantidade caída num determoinado espaço de tempo) em mm/h



Não sei se dá para entenderes mas é mais ou menos isto :confused:


Por exemplo: No último aguaceiro, acumulei 10,7mm e tive uma intensidade (rate) máxima de 23,9mm/h*
* Digamos que é a força com que a dita cai.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
eu falo entre o valor que está em mm e o segundo que está em mm/h

Não conhecendo a estação, mas falando no significado físico das unidades e em complemento ao dito pelo kraliv:

(entre parentesis um exemplo em unidades de distância)

precipitação em mm - será sempre algo registado num intervalo de tempo, ou seja, acumulado ou quanto choveu num dado espaço de tempo. (Na auto estrada do Norte fiz 120 Km no espaço de uma hora)

Precipitação em mm/h - Valor instantâneo no preciso momento, indica a intensidade da chuva a dado instante (Neste momento estou na A1 e o meu velocímetro indica que vou a 120km/h)

Espero ter passado a ideia :)
 

Puma

Cumulus
Registo
2 Jan 2010
Mensagens
135
Local
Oeiras
Boas….

A Oregon WMR 200 trás de origem um sensor de temperatura/humidade THGN801.

Alguém me sabe informar se a EM aceita outro sensor igual, ao que trás de origem, mas como 2º sensor ?

Pelo que entendi no manual, este sensor é por defeito sempre o 1º sensor, pelo que gostaria de saber a Vossa opinião se a estação permite estes dois sensores em simultâneo, sendo certo que os mesmos não permitem a permuta de canal.

Obrigado. :thumbsup:
 

Puma

Cumulus
Registo
2 Jan 2010
Mensagens
135
Local
Oeiras
Obrigado HotSpot pela tua resposta. :thumbsup:

Pois eu tambem tenho essa ideia, baseada naquilo que li no manual, embora o mesmo não seja conclusivo.
 

cmg

Cirrus
Registo
19 Jan 2010
Mensagens
92
Local
Lisboa
Caro xelect75

Se fizer uma busca verá que há vários posts com problemas da Oregon e computadores - não só neste forum como "lá fora" - e que normalmente são resolvidos com muita paciência e tempo.
Quanto ao tempo para os dados aparecerem no PC, a mim, que tenho uma WMR100, na primeira vez que fiz a ligação tive que fazer um reset à consola (e programar tudo nesta de novo). Remédio santo.
Quanto à perda de sinal do anemómetro posso contar-lhe o que me aconteceu (também já contada aqui). 2 consolas iguais, uma, logo que ligava o cabo USB perdia o sinal do anemómetro. Desligava o cabo e lá estava o sinal de novo. A outra não padecia deste "mal" mas de um outro (comum): gosta pouco de ter nas imediações um comp.. 1 cabo USB maior e muita, mesmo muita paciência para descobrir uma posição/lugar em que tudo funcionasse OK. E mesmo que finalmente descubra a posição ideal, não quer dizer que passado alguma tempo não tenha que alterar tudo de novo (falo por experiência :mad:)
Boa sorte ;)
Cumps
cmg